Ouvir o texto...

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Cuando Cubango: Cadeias do Missombo serão transformadas em museu

Menongue - As cadeias de repressão colonial da comuna do Missombo, localizadas a cerca de 18 quilómetros de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, vão ser transformadas em museu, para a honra dos nacionalistas angolanos que lutaram pela liberdade.


O anúncio foi feito terça-feira pelo governador do Cuando Cubango, Higino Carneiro, quando discursava no município do Cuchi, no âmbito das comemorações dos 39 anos de independência nacional, celebrado sob lema: ““Unidos evoquemos os ideias de liberdade e Justiça social”.


O governador fez saber, mesmo sem detalhar, que o governo tem um programa que consiste em transformar em museu as antigas cadeias do Missombo, por formas a imortalizar e honrar os feitos protagonizados pelos nacionalistas na luta pela autodeterminação dos angolanos.


Sublinhou que o museu vai permitir manter nos registos da história de Angola a coragem e o patriotismo dos precursores da independência, permitindo que as distintas gerações, ao visitarem a mesma, possam conhecer quão dura foi a luta para conquistar da independência e o que os nacionalistas consentiram para que Angola pudesse alcançar a independência.


Argumento u que foi nas cadeias do Missombo que muitos angolanos que se manifestavam contra o governo instituído na altura, foram presos e mortos.
“ Era um local de prisões tenebrosas e por lá passaram muitos angolanos”, disse.
 
 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2014/10/46/Cuando-Cubango-Cadeias-Missombo-serao-transformadas-museu,824c9fd7-6cc0-4b1d-8033-cc491a6ce425.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário