Ouvir o texto...

domingo, 16 de novembro de 2014

Festa tradicional indígena está em exposição no Museu Goeldi

Visitantes poderão conhecer um pouco mais da Festa do Caium, uma tradição que marca vários ritos da etnia Ka´apor.

A exposição "A Festa do Caium - Ka'apor akaju kawĩ ta'yn muherha" está aberta para visitação pública no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI).

A mostra é dedicada à Festa do Cauim, celebração que marca vários ritos de passagem do povo indígena Ka'apor, como a iniciação feminina, o casamento, a posse do cacique e a nominação das crianças.

Os visitantes poderão ver um rico acervo da cultura material Ka'apor, que traz objetos de arte plumária, cestaria, flechas, adornos de miçangas e sementes, desenhos, além de indumentárias masculinas e femininas.

Outro destaque da exposição são as fotografias do acervo do Museu do Índio e vídeos de registro da festa do Cauim, as imagens foram gravadas na década de 1960 e em 2007 nas aldeias Ka'apor.

"Nós trouxemos das aldeias Ka'apor peças de caça, pesca e adorno que podem ser tocadas por visitantes com baixa visão ou deficiência visual completa. Isso ainda é raro em museus", ressalta o coordenador-substituto de Museologia do MPEG, Horácio Higuchi.

De acordo com o diretor, a autoria e montagem da exposição são compartilhadas com os Ka'apor, que sugeriram o tema e construíram os conteúdos em conjunto com o Museu Goeldi e o Museu de Etnografia de Leiden, na Holanda, parceiros no projeto.

A antropóloga do Museu Goeldi, Claudia López, uma das curadoras da exposição e estudiosa das dinâmicas sociais e culturais da etnia Ka'apor, afirma que "apresentar as tradições Ka'apor é uma maneira de mostrar que o povo está vivo, que resiste, que tem uma cultura viva e que eles estão defendendo seu território".

A exposição "A Festa do Caium - Ka'apor akaju kawĩ ta'yn muherha" segue até 28 de setembro de 2015. As visitações ocorrem das terças-feiras aos domingos, de 9h às 17h.
Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário