Ouvir o texto...

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Museu dos Escravos será Casa da Cultura afro em São Vicente, SP


Espaço será pólo de difusão da cultura afro-brasileira.

Local será reinaugurado, com o novo nome, em janeiro de 2015.

Local está em obras em São Vicente, SP (Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de São Vicente)

O Museu dos Escravos de São Vicente irá receber uma nova nomenclatura, escolhida por representantes de vários segmentos da Comunidade Negra da cidade do litoral de São Paulo, na roda de conversa sobre futuras atividades no local. O espaço passará a se chamar 'Casa da Cultura Afro-Brasileira - Memorial ao Escravizado'.

O espaço será transformado em um pólo de difusão da cultura afro-brasileira. A ideia da Secretaria de Cultura do município é manter acesa na memória do povo brasileiro a história de tantas pessoas que trabalharam na construção do país, oriundas do continente africano, e que formaram boa parte da identidade cultural brasileira.

O espaço, localizado no Parque Ecológico do Voturuá, será reinaugurado, já com o novo nome, em janeiro de 2015, em meio às comemorações pelo aniversário de São Vicente.

A casa irá conter um acervo permanente do escultor Geraldo Albertini, que tem as paredes do local e mais 135 peças em barro e madeira como referência, o novo modelo de utilização - que será apresentado por edital de chamada pública - prevê a participação de entidades e movimentos culturais.

As obras de recuperação do local estão em fase final. O telhado foi adequado para evitar infiltrações, foi criado um deck e as paredes com figuras em relevo foram restauradas, entre outras intervenções.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/11/museu-dos-escravos-sera-casa-da-cultura-afro-em-sao-vicente-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário