Ouvir o texto...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Museu Mariano Procópio passa por restauração em Juiz de Fora

Local está fechado desde 2008 para visitação. Restauração conta com quase 100 trabalhadores.

Um trabalho minucioso reúne cerca de 100 profissionais em uma força tarefa para restaurar o Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora. O local está fechado desde 2008 para visitação, devido à realização das obras orçadas inicialmente em R$ 5 milhões. "Quando você inicia o processo, há algumas especificações e diretrizes no projeto, que quando você começa a mexer no patrimônio, ela começa a te revelar coisas que antes não estavam previstas”, disse o gestor da obra, Vinícius Alonso.

O trabalho tem início na fundação da Villa Ferreira Lage. Com o tempo, problemas na estrutura da casa levaram ao aparecimento de rachaduras e fissuras nas paredes centenárias, mas características técnicas utilizadas em 1861 pelo alemão Carlos Augusto Gambs serão mantidas. "A gente primeiro escava o solo, trata a fundação e, depois, coloca um novo solo. E com isso você volta a fazer com que a fundação possa trabalhar nas condições originais", explica Silvia Puccione, engenheira.
saiba mais

Antes mesmo de entrar no edifício, os visitantes já se surpreendiam com os elementos artísticos nos jardins e fachadas do museu. Segundo o restaurador Elísio Moura Barros, tudo será restaurado. “Estou moendo e triturando os tijolos antigos, usando a própria coloração para tentar recompor os tijolos que tiveram as maiores perdas", detalha o restaurador.

"Teve uma sala que estava em ótimo estado. Mas em outras, a decapagem estava muito difícil, teve que ser feita com muito cuidado, porque as pinturas originais estavam em descolamento. Depois, a gente teve que fazer a fixação dessa camada pictórica, para não se perder a pintura original", completa Alice Medina, também restauradora.

Segundo a arquiteta especialista em patrimônio histórico Mônica Olender, o museu já havia passado por outras reformas. Porém, desta vez, a obra de restauro e conservação pode ser considerada ainda mais importante para o país. "É significativo não só pelo seu valor histórico e cultural, mas também por tudo que está proporcionando durante os trabalhos, que tem permitido descobertas de vários elementos que sequer tinham sido cogitados no início de todo o processo", afirmou Mônica Olender.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/11/museu-mariano-procopio-passa-por-restauracao-em-juiz-de-fora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário