Ouvir o texto...

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ouro Preto comemora o bicentenário da morte de Aleijadinho

Entre os dias 17 e 21 de novembro, a cidade mineira de Ouro Preto irá celebrar o bicentenário da morte de Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) preparou uma programação especial que inclui seminário com palestras temáticas sobre o mestre, suas obras e barroco brasileiro, oficina de educação patrimonial, exposição, restauração da matriz entre outras. 

Semana_Aleijadinho





No dia 18, o Seminário Aleijadinho e os próximos 100 anos, promovido pelo Instituto acontecerá na Matriz de Nossa Senhora de Antônio Dias, será aberto pelo Diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM/Iphan), Andrey Schlee, juntamente com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Ângelo Oswaldo, o Conego da Diocese de Mariana, Luis Carlos Ferreira, e representante da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

A Programação conta também com os temas: novos campos de estudo da obra de Aleijadinho – primeiras notas da Comissão de Assessoramentoe o PAC Cidades Históricas e a proteção da obra de Aleijadinho em Minas Gerais – intervenções programadas e em curso, palestra do diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida. As experiências de restauração e documentação da obra de Aleijadinho; as Tecnologias Computacionais, e as expressões contemporâneas e o barroco brasileiro também serão assuntos de palestra nos dias 18 e 19 do Seminário a ser realizada na Matriz de Nossa Senhora de Antônio Dias.

Oficina
Com o objetivo de promover o conhecimento e valorização da arte barroca ouro-pretana e despertar nos participantes o interesse e sentimento de apropriação do patrimônio cultural de Ouro Preto, em especial àquela de autoria do mestre Aleijadinho, o Iphan realizará nos dias 14, 18 e 19, a Oficina Olhares sobre Aleijadinho, iniciativa de educação patrimonial que contemplam um conjunto de bens culturais, móveis e imóveis do artista.

As atividades serão desenvolvidas em dois encontros para cada oficina. As comemorações do Bicentenário da Morte do Mestre Aleijadinho acontecerão no período de 11 a 19 de novembro. Desenhos, ilustrações e fotografias, inspirados nas obras do mestre do Barroco, produzidas durante as oficinas pelos alunos da Escola Municipal Professora Juventina Drummond Mendes farão parte da Exposição Olhares sobre Aleijadinho, a ser montada na plataforma da Estação de Ouro Preto, no dia 22 de novembro, culminando as celebrações.

Lançamento
Para finalizar as atividades do Seminário comemorativo da Semana do Aleijadinho, a publicação Antônio Francisco Lisboa: Moldagens de gesso como instrumento de preservação da sua obra, patrocinada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será lançada na próxima quarta-feira, dia 19.

O livro apresenta informações históricas, teóricas e práticas envolvidas na proteção, preservação e perpetuação da Aleijadinho por meio dos moldes e moldagens confeccionados entre as décadas de 1930 a 1960, encomendados pelo então diretor do Sphan Rodrigo Melo de Franco Andrade para o acervo do futuro Museu de Moldagens.

A publicação originária de tese de Doutorado defendida em 2013 no Departamento de Pós-Graduação da Escola de Arquitetura (UFMG), em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, aborda a origem e a história das coleções de gesso; do desenvolvimento do uso da técnica dos moldes e moldagens ao longo dos séculos e de sua importância na história da arte e da arquitetura.

Restauração da Matriz
Construída entre 1727 e 1746 com projeto e execução de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, a paróquia, que é uma das mais antigas de Minas Gerais e caracteriza-se como um dos elementos de maior representatividade da arquitetura barroca brasileira, receberá recursos do PAC Cidades Históricas e passará os próximos dois anos por sua maior intervenção restaurativa estrutural e arquitetônica.  

Entre as ações da primeira etapa está a implantação de reservatório de água para a inserção de quatro hidrantes no entorno da matriz, o que amplia sua rede de segurança ao seu entorno imediato e bairro Antônio Dias. O investimento previsto para as três fases da restauração são de aproximadamente R$ 6,5 milhões.


Sobre a Semana do Aleijadinho
Criada em 1968, mesmo ano da fundação do Museu Aleijadinho, em uma iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto, a Semana do Aleijadinho tem a finalidade de homenagear o grande ícone do Barroco Mineiro, contribuindo para a preservação da memória artística, histórica e cultural do estado e para a valorização dos artistas contemporâneos. “O Brasil é um país rico em diversidades culturais e artísticas. A obra do Aleijadinho se revela neste cenário pela grandiosa contribuição na formação histórica e artística nacional”, afirma o cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro, presidente do Museu Aleijadinho, também pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. A 37ª Semana do Aleijadinho é uma realização da Livraria e Editora Graphar e o Museu Aleijadinho de Ouro Preto, em parceria com Claquete Comunicação e diversos apoiadores.

Confira aqui a íntegra da Programação fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário