Ouvir o texto...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

10 anos do tsunami: Recriação de maremoto em museu gera curiosidade e sobressaltos


A recriação do maremoto de 2004 no Museu do Tsunami de Banda Aceh, na província indonésia da Samatra, gera curiosidade entre os visitantes e sobressaltos entre a população local, segundo a guia do museu Gaya Triana.
 
10 anos do tsunami: Recriação de maremoto em museu gera curiosidade e sobressaltos
Fotografia © Andreia Nogueira - Lusa

"Nós esperamos que nunca nos esqueçamos do maior desastre que já aconteceu em Aceh", refere Gaya Triana, frisando que o espaço turístico em que trabalha é um museu icónico da cidade que foi devastada pelo desastre natural de há dez anos e que agora aposta no turismo de maremoto.

Os visitantes entram no museu atravessando um corredor estreito e escuro com paredes altas de onde cai água e que visa recriar o barulho e o pânico do maremoto.

Segundo Gaya Triana, ao atravessar o chamado "beco do tsunami", algumas pessoas de Aceh "lembram-se da sua família" e da experiência que viveram, "ficam assustadas e traumatizadas de novo e decidem não vir mais a este museu".

Gaya Triana, enquanto guia do museu, não tem a mesma oportunidade de alienação e, por isso e com propósitos educativos, relata a sua história diariamente, com uma emoção que a repetição não apagou.

Na altura, com 22 anos, pensou que tinha chegado "o fim do mundo" ao ser banhada pela onda gigante até ao pescoço, quando se encontrava no segundo andar da casa do seu vizinho, que hoje é uma atração turística por ter uma embarcação no topo.




fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4309181

Nenhum comentário:

Postar um comentário