Ouvir o texto...

sábado, 20 de dezembro de 2014

Arte Urbana se destaca em muro de Santa Cruz

Nos grandes centros urbanos por todo canto do mundo é fácil encontrar cores e desenhos que transformam muros em grandes obras. Manifestações artísticas que são capazes de mudar, encantar e disseminar a técnica do grafite entre admiradores e apreciadores da arte de rua. E por aqui, em Santa Cruz de Minas, uma iniciativa de um grupo de jovens trouxe para a pequena cidade a chance de vivenciar a experiência. Organizado pelo grupo Custom Skate Art em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Meio Ambiente de Santa Cruz de Minas, a 1ª Bienal de Arte Urbana Mineira (BAUM) aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de dezembro e deixou para a comunidade uma galeria a céu aberto que ganhou o mesmo nome do evento.



Muro do circuito Estrada Real virou telas para grafiteiros – Foto: JP Souza/Divulgação

Inspirada em espaços de cidades como Nova York e Miami, a galeria BAUM reúne obras de três artistas locais e dois convidados vindos da capital mineira. O muro escolhido para receber as criações está localizado na Avenida Ministro Gabriel Passos, na estrada real que liga Tiradentes a São João del-Rei, em Santa Cruz. “Escolhemos o muro porque ele já sofria com pichação há algum tempo e é um lugar estratégico onde passa bastante gente. Nosso objetivo é justamente esse, alcançar o maior número de pessoas e fazer a arte de rua ganhar sempre mais visibilidade e espaço”, disse o idealizador e um dos organizadores do evento, Francisco de Assis Silva.

Segundo Silva o que motivou a criação do evento é a chance de descentralizar a cultura urbana, criando outras formas de ver e experimentar a arte nas suas diferentes facetas. “Nosso objetivo é sempre contrariar as estatísticas, então organizar uma bienal de arte em uma das menores cidades do Brasil é algo diferente e motivador. As pessoas esperam que um evento desse aspecto aconteça em grandes centros urbanos, por isso planejamos a BAUM aqui para mostrar a força do interior”, concluiu.
 
Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti Por Gazeta de São João del-Rei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário