Listen to the text.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Museu do Suíno inaugura nova sede com mais de 25 mil peças

Criado em 05 de outubro de 2005, o Museu de Suíno, localizado no munícipio de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, busca resgatar, preservar e divulgar a história da suinocultura. Desmitificando o animal e divulgando suas utilidades e curiosidades a fim de incentivar a criação e o consumo de carne suína.


Museu do Suíno inaugura nova sede com mais de 25 mil peças

O local recentemente passou por uma ampla reforma e recentemente a nova sede foi inaugurada. Atualmente são mais de 220 m2 de área construída que abrigam cinco salas onde são apresentadas etapas da suinocultura, desde a domesticação do suíno, sua evolução, raças, granjas, abate caseiro e industrial e outras utilidades. São mais de 25 mil peças em exposição. De acordo com o médico veterinário especialista em suínos, Hiran Castagnino Kunert, o acervo não para de crescer e novas ampliações deverão ser feitas no local futuramente.

O Museu do Suino é um trabalho de mais de 35 anos de Kunert, que sem suporte financeiro, sempre usou seus recursos próprios. O local é cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e é reconhecido pelo Mesc. "Qualquer pessoa pode ajudar o museu. Temos interesse em qualquer objeto relacionado à suinocultura. As doações são devidamente cadastradas e colocadas nas salas específicas", explica o médico veterinário.




fonte:
http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticia/museu-do-suino-inaugura-nova-sede-com-mais-de-25-mil-pecas/20140114104838_R_327

Museu vai leiloar peças da mostra de Stanley Kubrick no domingo

Devido ao grande sucesso da exposição, o Museus da Imagem e do Som em São Paulo realiza o Bota–Fora Kubrick no próximo domingo (19). O leilão conta com peças produzidas exclusivamente para compor a expografia da mostra Stanley Kubrick, que esteve em cartaz no Museu entre 11 de outubro de 2013 e 12 de janeiro deste ano.



O acervo reunia mais de 500 itens utilizados pelo diretor. Entre eles, estudos de roteiro, figurinos, claquetes e o Oscar de efeitos especiais que ele ganhou em 1969.

Entre os itens estão a porta de madeira 237, da sala O Iluminado; neons coloridos da salaLaranja Mecânica; castiçais, luminárias e lustre da sala Barry Lyndon; além do pufe rosa e o óculos cenográfico da salaLolita. Toda a receita arrecadada será destinada à programação do museu e o comprador ficará a cargo do transporte do item arrematado.

A exposição Stanley Kubrick foi organizada pelo Deutsches Filmmuseum, em Frankfurt, Christiane Kubrick e The Stanley Kubrick Archive da University of the Arts London. Após sua inauguração, em 2004, no Deutsches Filmmuseum, Stanley Kubrick passou por nove cidades entre elas estão Berlin (2005), Melborn (2005-2006), Amsterdam (2012) e Los Angeles (2012 – 2013). Para a mostra paulistana, o MIS, concebeu e adaptou uma expografia exclusiva com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência sensorial inovadora no rico universo de Kubrick. A exposição encerrada dia 12 de janeiro de 2014, ultrapassou todos os recordes de visitação da história do MIS, recebendo mais de 80 mil visitantes durante a temporada.


Confira a seleção de objetos do Bota-Fora Kubrick, que podem ser adquiridas individualmente:

Sala Barry Lyndon
• Lustre + lâmpadas
• 4 castiçais grandes + lâmpadas e
• 6 castiçais pequenos + lâmpadas

Sala O Iluminado
• Porta de madeira 237

Sala Dr. Strangelove
• Luminária oval

Sala Nascido para Matar
• 2 beliches de metal + colchões

Sala De Olhos Bem Fechados
• 6 máscaras brancas

Sala de música
• 1 sofá de madeira branco + almofadas brancas

Sala 2001
• 1 móvel/suporte de madeira + vidro (monolito)

Sala Laranja Mecânica
• 10 neons coloridos

Sala Lolita
• 1 pufe rosa
• 1 óculos cenográfico em formato coração com películas de projeção


fonte:

Museus de São Paulo batem recorde com 3,3 milhões de visitantes em 2013

Deste número, 1,3 milhão de pessoas entraram gratuitamente em museus paulistanos.


Fila para visitar a exposição de Stanley Kubrick

Foi divulgado nesta semana o balanço geral da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para 2013, que mostra um recorde inédito: no ano passado, 18 museus receberam 3,3 milhões de pessoas. Deste número, 1,3 milhão de pessoas entraram gratuitamente.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, entre as mostras mais visitadas estão a retrospectiva de Stanley Kubrick no MIS, o Museu da Imagem e do Som, a Cazuza Mostra Sua Cara, no Museu da Língua Portuguesa. Ambas foram encerradas recentemente.

Ainda de acordo com a publicação, chamou a atenção da Secretaria o núimero de visitantes no site do Museu da Imigração. Os documentos digitalizados da antiga Hospedaria dos Imigrantes receberam cerca de 1,2 milhões de acessos.


fonte: