sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Museu de Arte Sacra tem exposição sobre Mosteiro da Luz

Mostra conta trajetória do local desde a fundação em 1774 até os dias de hoje

Para comemorar o aniversário do Mosteiro da Luz, o Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe a mostra, a partir do dia 2 de fevereiro, "Mosteiro da Luz: 240 anos". A exposição conta a trajetória por meio de fotos, mapas, pinturas, esculturas, textos e cronologias, desde a fundação em 1774 até os dias de hoje.

O público também vai encontrar itens de destaque, como uma instalação audiovisual com imagens do Mosteiro e do entorno a partir de mapas, daguerreótipos (espécie de câmera escura) e imagens aéreas da cidade, entre 1810 e 2013. O cemitério interno, onde as monjas foram sepultadas, terá sua porta aberta para permitir a visão do público, com certas restrições de acesso.

A mostra conta também com exemplares de numismática do acervo - como uma moeda de Alexandre do século 4 a.C. Será exposta ainda a primeira obra do Museu, que são as esculturas de Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho, e a mais recente aquisição, que é a escultura de São Francisco Xavier.

O Mosteiro, projetado e construído por Frei Antonio de Sant'Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro, é um exemplar significativo da arquitetura de taipa, técnica construtiva que utiliza argila, e foi essencial para as edificações coloniais paulistas do início do século XVIII. Atualmente, além do Convento das Irmãs Concepcionistas, que dedicam seus dias à oração e ao trabalho, abriga também a Igreja de Nossa Senhora da Luz e o Museu de Arte Sacra de São Paulo.


SERVIÇO
Mosteiro da Luz: 240 anos
Abertura 2 de fevereiro, às 10h
De 4 de fevereiro a 9 de março - de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Museu de Arte Sacra de São Paulo - Avenida Tiradentes, 676 - Luz, São Paulo
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados
Tel.: (11) 3326-5393
fonte:
http://www.museuartesacra.org.br