Ouvir o texto...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Exposição resgata vida e lendas dos vikings

O Museu Britânico, em Londres, vai sediar sua primeira grande exposição sobre os vikings em mais de 30 anos, mostrando o papel desse povo tanto como comerciantes como saqueadores.

Os vikings eram exploradores, guerreiros, comerciantes ou piratas de países nórdicos que ocuparam grande parte da Europa na Idade Média.

O objeto principal da exposição é o mais comprido navio viking já encontrado e com mil anos de idade.

As toras de madeira do navio, de 37 metros de comprimento, foram embaladas individualmente, despachadas para Londres e remontadas para a exposição.

A exposição ficará em cartaz no Museu Britânico entre 6 de março e 22 de junho.






O Museu Britânico, em Londres, vai sediar, a partir de março, sua primeira grande exposição sobre os vikings em mais de 30 anos. Entre os objetos expostos estão estas peças de xadrez que datam do fim do século 12.

fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2014/02/140204_galeria_vikings_pai.shtml

Obras de Miró devem ficar em Portugal, diz diretor de Museu Berardo

O diretor do Museu Berardo insiste que as obras de Miró que pertenciam ao BPN deveriam ficar em Portugal. Já o representante português no Conselho Internacional dos Museus pediu a demissão do secretário de Estado da Cultura.


O diretor do Museu Berardo insistiu, esta terça-feira, que as obras de Miró que pertenciam ao BPN deveriam ficar em Portugal e sublinhou que existiu uma «gestão desastrosa» com «consequências» neste caso.

«As obras têm de ser apresentadas, pensadas seriamente e encontrar-se um lugar para as obras em Portugal. São um bem público», sublinhou Pedro Lapa.

Em declarações à TSF, este historiador de Arte defendeu que, após a sua chegada a Portugal, uma vez que o leilão da Christie's foi cancelado, as obras «têm de ser analisadas, classificadas expostas».

«Penso que a classificação destes bens decorre necessariamente de um projeto político patrimonial», adiantou Pedro Lapa, que diz que o Governo deve aproveitar esta segunda oportunidade para proceder à classificação desta coleção.

Por seu lado, o representante português no Conselho Internacional dos Museus pediu a demissão do secretário de Estado da Cultura, apesar de dizer que até tem «apreço pessoal» por Jorge Barreto Xavier.

fonte:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3668869
Suíça deve ganhar museu sobre Charlie Chaplin

Organizadores querem atrair ao menos 300 mil visitantes por ano



A Suíça ganhará um museu dedicado a Charlie Chaplin, conhecido por seu personagem Carlitos, que deve abrir suas portas a partir da primavera de 2016.

A instituição será sediada na casa de campo em Corsier-sur-Vevey, no Lago de Genebra, onde o artista viveu quando deixou o Estados Unidos, no começo dos anos 1950, até sua morte, em 1977.

Serão investidos cerca de 25 milhões de euros no estabelecimento, sendo que os organizadores pretendem atrair ao menos 300 mil visitantes por ano.

Ainda de acordo com a agência de notícias suíça ATS, o projeto, estudado por anos, será realizado graças a uma parceria financeira com as empresas Compagnie des Alpes (CDA), Genii Capital e o Chaplin Museum Development (CMD).

fonte:
http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/suica-deve-ganhar-museu-sobre-charlie-chaplin,64669.shtml

Amsterdã abre museu da prostituição no 'bairro da luz vermelha'

Red Light Secrets pretende mostrar a realidade das prostitutas.
Visitante pode visitar quartos em que elas trabalham


Museu Red Light Secrets é inaugurado na área de prostituição em Amsterdã (Foto: AP Photo/Evert Elzinga)


Na famosa área de prostituição de Amsterdam, o Bairro da Luz Vermelha (Red Light District), a entrada de uma casa exibe animação de uma prostituta acenando para os pedestres, convidando-os a entrar. Ao contrário das outras vitrines, em que prostitutas em lingerie tentam atrair novos clientes, neste novo ponto os turistas pagam para ter mais informações sobre a profissão.

Trata-se do Red Light Secrets, museu da prostituição que pretende mostrar o que acontece do outro lado da vitrine das ruas do bairro e a realidade das prostitutas.

O turista pode conhecer os típicos quartos em que as mulheres alugam para trabalhar, ver a evolução do vestuário das mulheres, assistir a um documentário sobre o bairro e aprender curiosidades sobre a profissão, como a prática de sexo elétrico, em que prostituas dão choques nos clientes com a ajuda de eletrodos.

O visitante ainda pode escutar aos segredos, sonhos e desejos das prostitutas e confessar seus próprios “pecados” ao praticar sexo. A entrada custa 7,50 euros (cerca de R$ 24,50).
Do lado de dentro da vitrine do museu, os visitantes veem turistas pela perspectiva das prostitutas (Foto: AP Photo/Evert Elzinga)
Museu exibe vestuário das prostitutas e filme sobre a vida cotidiana das mulheres (Foto: AP Photo/Evert Elzinga)

Quarto de trabalho das prostituas é uma das atrações do museu da prostituição (Foto: AP Photo/Evert Elzinga) Museu Red Light Secrets é inaugurado na área de prostituição, o Red Light District, em Amsterdam (Foto: AP Photo/Evert Elzinga)Museu Red Light Secrets é inaugurado na área de prostituição, o Red Light District, em Amsterdã (Foto: AP Photo/Evert Elzinga)

fonte:
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/02/amsterda-abre-museu-da-prostituicao-no-bairro-da-luz-vermelha.html