sábado, 17 de maio de 2014

Prémio Museu Europeu do Ano é anunciado hoje e Portugal tem dois finalistas

O Prémio Museu Europeu do Ano 2014 vai ser hoje atribuído em Tallin, na Estónia, onde o júri irá escolher entre 37 museus, dois deles portugueses, o Museu dos Transportes, no Porto, e o da Baleia, na Madeira.

O Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original, em inglês) é anualmente atríbuido no final da assembleia geral anual do Fórum Europeu de Museus, a decorrer desde quarta-feira em Tallin.

Na área da museologia, este é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos por esta organização do Conselho da Europa, e também o mais prestigiado na Europa.

Criado em 1977, o Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos que se dedica há 35 anos a iniciativas para melhorar a qualidade dos museus europeus.

A candidatura do Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto, baseou-se no processo de requalificação que desenvolveu recentemente e na apresentação de duas exposições permanentes: "Comunicar", em dezembro de 2012, e "O motor da República: os carros dos Presidentes", em maio de 2013.

O museu também criou um novo percurso de visita ao edifício da Alfândega do Porto, que acolhe o acervo.

Quanto ao Museu da Baleia, situado no município de Machico, na Madeira, narra a história da caça à baleia no arquipélago, desde os anos 1940, e inclui ainda informação sobre a biologia e a proteção de baleias e golfinhos.

O vencedor de 2013 foi o Museu Riverside de Glasgow, na Escócia, e, em 2012, o galardão europeu foi conquistado pelo Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova.

Na edição do ano passado, o Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha foi distinguido com outro galardão do Fórum Europeu dos Museus, o Prémio Kenneth Hudson.

fonte:http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=738116&tm=4&layout=121&visual=49 @edisonmariotti #edisonmariotti