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segunda-feira, 19 de maio de 2014

Museus e galerias de arte da Rússia serão equipados com painéis multimídia


Ministro russo adiantou novidade no Dia Internacional dos Museus


Ao participar no domingo, 18, das comemorações do Dia Internacional dos Museus em Moscou, o Ministro da Cultura da Rússia, Vladimir Medinsky, anunciou que os principais museus e galerias de arte do país serão equipados com grandes painéis multimídia. O objetivo da iniciativa é duplo. Ao mesmo tempo em que preservam a memória, museus e galerias da Rússia demonstrarão que estão em plena sintonia com a modernidade.

Vladimir Medinsky informou ainda que experiências pioneiras dos painéis multimídia serão implantadas em duas instituições: a Casa Central dos Artistas, em Krymsky Val, e a Galeria de Artes Tretyakov, em Moscou.

Depois, de acordo com os resultados demonstrados pelos visitantes das duas instituições, a implantação de painéis multimídia será estendida às demais instituições históricas e artísticas da Rússia.

fonte:http://www.diariodarussia.com.br/cultura/noticias/2014/05/19/museus-e-galerias-de-arte-da-russia-serao-equipados-com-paineis-multimidia/ #edisonmariotti #edisonmariotti

 

Metropolitan Museum of Art disponibiliza mais de 400 mil imagens para download gratuito

O Metropolitan Museum of Art, mais conhecido como MET, de Nova York, acaba de disponibilizar mais de 400 mil imagens de seu acervo para download gratuito. E o melhor: elas estão em alta resolução. Ou seja, é possível ver este Manet em detalhes, até conferir as pinceladas do artista:



O melhor: elas estão em alta resolução. Ou seja, é possível ver este Manet em detalhes, até conferir as pinceladas do artista:

"Pescando" de Edouard Manet (Foto: Divulgação - MET)

De acordo com o diretor do museu, Thomas P. Campbell, a ideia faz parte da nova política de acesso livre à arte. "Nos unimos a um número cada vez maior de museus que fornecem acesso gratuito a imagens de domínio público".

Para acessar o acervo, basta clicar neste link - as imagens abertas estão identificadas pela sigla OASC logo abaixo de sua miniatura.

http://revistagalileu.globo.com/Cultura/Arte/noticia/2014/05/o-met-de-nova-york-disponibiliza-mais-de-400-mil-imagens-para-download-gratuit.html @edisonmariotti #edisonmariotti

É Dia Internacional dos Museus! Que tal ver as esculturas de Ron Muek de pertinho?

Como já falamos aqui, o CIGA (Circuito Integrado das Galerias de Arte) oferece um roteiro especial para quem está no Rio de Janeiro neste final de semana.



Escultura hiper-realista de Ron Muek

Gosta de visitar galerias de arte, museus e instituições culturais? Então saiba que este domingo (18) é um bom dia para bater perna. Além de ser uma data especial — é o Dia Internacional dos Museus —, há muita coisa bacana para se ver, com direito a visitas guiadas, performances, palestras e exposições inéditas, com horário diferenciado.

A ideia, segundo a ArtRio, que realiza o CIGA pela primeira vez na cidade, é aproximar cada vez mais o público da arte, estimulando novos conhecimentos, sensações e, em algumas vezes, um redescobrimento.

“Queremos estimular o público brasileiro a visitar galerias de arte durante todo o ano. É importante estreitar os laços entre público, galeristas e artistas, abrindo um caminho para a troca de conhecimento. O brasileiro já tem hoje o hábito de ir a museus e a grandes exposições – e uma prova disso são os números alcançados por mostras como as de Ron Mueck, Escher e Yayoi Kusama. Queremos agora que ele visite as galerias como uma forma de conhecer novos trabalhos, aprofundar seu olhar e ter novas experiências. O CIGA tem seu papel de estimular essa visitação – através da realização de eventos especiais, indicação de circuitos e mesmo do roteiro das galerias da cidade”, explica Brenda Valansi, sócia da ArtRio.


Casa Daros
Rua General Severiano 159. Botafogo
www.casadaros.net
Exposição individual “Paintant stories”. Pintura, Instalação. Artista: Fabian Marcaccio
Exposição individual “Pinturas”. Pinturas. Artista: Luiz Zerbini
Exposição individual “Didática e Dialética da Cor”. Desenhos, intervenção. Artista: Carlos Cruz-Diez

Casa França – Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Exposição individual “Gritos Surdos”. Fotografia, instalação. Artista – Miguel Rio Branco

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua 1 de Março – Centro
Exposição coletiva “Visões na Coleção Ludwig”. Pinturas, esculturas


Obra hiper-realista de Ron Muek

Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5 – Centro
www.museudeartedorio.org.br/pt-br
Exposição coletiva “Josephine Baker e Le Corbusier no Rio – Um caso transatlântico”
Exposição coletiva “Encontro de Mundos”. Instalação
Exposição coletiva. Diversos: “Experimentando Pernambuco Experimental”
Exposição individual. Ações e performances: grupo EmpreZa, “Eu como você”



Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 – Centro
www.pacoimperial.com.br
Exposição coletiva “Edital Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM
Av. Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo
Exposição individual. Esculturas: “Ron Muek”
Exposição coletiva. Pinturas, esculturas, dentre outros: “A Inusitada Coleção de Sylvio Perlstein”
Exposição coletiva. Pinturas: “Acervo MAM – Obras restauradas”
Exposição coletiva. Cartazes: “4 x 3: A Arte do Cartaz de Cinema”


fonte:http://boainformacao.com.br/2014/05/e-dia-internacional-dos-museus-que-tal-ver-as-esculturas-de-ron-muek-de-pertinho/ @edisonmariotti #edisonmariotti

Museo y Familias

La que debería ser una relación cada vez más cercana de los colegios, universidades y otras instituciones educativas con los museos, podría ofrecer un sinfín de oportunidades de colaboración para que, en algunos campos formativos prácticos, se pudiera traspasar la frontera de la educación tradicional para todos los públicos.
Hallsman family / http://notarobotbutaghost.tumblr.com/

Los museos, siguiendo esta línea estratégica, también podrían ofrecer entonces oportunidades educativas para aquellos que no pertenecen al segmento de población que denominamos estudiantes. 
 
En definitiva, generar alianzas para ofrecer programas con clara vocación formativa para todas y cada una de las personas que busquen aprender cosas nuevas en tiempo de ocio. Los museos bien podrían ser las instituciones que lideren las respuestas y propuestas adecuadas dirigidas a ese sector de población demandante de formación no reglada – y formación amena -. También se podría generalizar entre todos los museos la oferta de ocio formativo – y gratuito (patrocinio formativo) – dirigido a familias. Todos juntos en buena unión: niños, padres, abuelos, tíos, quien quisiese apuntarse a las actividades formativas de los museos.

 
Archivo EVE

Revisando estudios demográficos realizados en diversas zonas del mundo, si bien es cierto que está disminuyendo la proporción de jóvenes con respecto al total de la población, también lo es que está aumentando el número el grupo de “familias”. Los adultos comprendidos entre los 25 y 40 años son quienes más probabilidades tienen de estar en pleno proceso de formar una familia, siendo un grupo social en aumento. 
 
Se han hecho algunos estudios, en Inglaterra sin ir más lejos, que muestran como las familias son un segmento de público que está creciendo con gran rapidez como visitantes a los museos. Y esta conclusión se puede aplicar sin duda a otros países del primer mundo. Los museos deben estar atentos para dar la respuesta adecuada a las demandas de las familias como segmento de público objetivo, y deben organizar desde esta perspectiva también sus exposiciones, sus actividades, orientación didáctica y el resto de servicios para los visitantes.

 
Archivo EVE

En la mayoría de los casos, las razones de que una familia visite un museo es como respuesta a las necesidades de los niños. Si los intereses responden a las necesidades de los niños, también hay que pensar en los adultos que los acompañan cuando hacen la visita al museo. Hay muchos museos que están tardando demasiado en dar respuesta a este escenario. 
 
Se visitan pocas exposiciones que estén resueltas pensando en la expectativa de las familias. Casi todas están pensadas para un público adulto, excluyendo entonces la iniciativa de respuesta para los grupos familiares. Sin embrago, es un hecho claro que los adultos pasan el tiempo de ocio con sus niños y se preocupan muy mucho de encontrar lugares que son atractivos e instructivos y en los que se pueda recibir una experiencia en familia.

 
Familia Cousteau / Cousteau Archives / http://www.cousteau.org/

Tenemos algunas referencias que funcionan a las mil maravillas, muchas de ellas se encuentran en los países anglosajones que nos llevan ventaja en muchas cosas, entre ellas esto que comentamos aquí hoy. Uno de los referentes más activos es el Museo de Historia Natural de Londres al que ya hemos referencia en muchas ocasiones, programando actividades continuas para las familias. 
 
Otros museos que funcionan como ejemplo son el Eureka! The Museum of Children, también mencionado aquí en ocasiones. y el Snibston Discovery Park, el Nemo de Amsterdam o La Villette de París, como referencias de lo que deberían ser los museos para familias. Lo importante, en cualquier caso, es que estas iniciativas no se centren exclusivamente en la ciencia y la biología, sino que se haga extensiva a todas las áreas de la formación humana con es el arte, por ejemplo, programando actividades familiares. Hay quien ya lo está haciendo, es cierto, pero hay mucho, muchísimo más trabajo pendiente de hacerse que ya hecho.

 
Archivo EVE

Hay que reflexionar también sobre otro grupo importante de población que se está haciendo muy grande, y es el de la tercera edad. Debido a los cambios en la situación laboral de la sociedad (eufemismo) y el aumento exponencial de personas que se jubilan, nos encontramos con un grupo de población que tiene mucho tiempo libre y que, por si no fuera poco, están al cargo de sus nietos casi a jornada completa. Mientras que las previsiones dicen que los jóvenes se están alejando de la cultura pero que los mayores buscan acercarse a ella. Hasta el día de hoy, este es un segmento de población muy poco tenido en cuenta como visitante de museos en sus actuales circunstancias, situación que los sitúa además, en mucho casos, como cabezas de familia.

 
Jackson Petterson / http://www.jacksonpatterson.net/

Las teorías sobre el aprendizaje de los adultos indican que en esta etapa de su vida las personas tienen inclinación a disfrutar de pasatiempos más serios y que incluso están dispuestas a gastar dinero en algo de provecho. Es cierto que los museos tienen conocimiento de esta casuística y que han ido aumentando poco a poco la programación de sus exposiciones a grupos organizados, pero nosotros insistimos en la necesidad de que estos planteamiento sean hagan más en el área formativa que enriquezca la formación cultural de cada persona. 
 
En la actualidad, entre los profesionales de los museos, se considera que la actividad educativa debería ser una función esencial de todos ellos, que debería inspirar todos los procesos museológicos. Tenemos que desarrollar modelos – basados en estudios de mercado profesionales – que permitan a estos sectores de público acercarse a los museos, teniendo la seguridad que van a encontrar respuesta a sus inquietudes culturales, respuesta a su ocio y también abarcando su responsabilidad familiar, todo junto.

ESTUDIOS Y BIBLIOGRAFÍA:

- MUSEUMS ASSOCIATION / Museums and Education (http://www.museumsassociation.org/campaigns/museums-and-the-education-agenda)

- KATE BELLAMY AND CAREY OPPENHEIM / Learning to Live, museums, young people and education (http://www.nationalmuseums.org.uk/media/documents/publications/learning_to_live.pdf)

- ELLIAN HOOPER-GREENHILL / Museums and Education: Purpose, Pedagogy, Performance : Purpose, Pedagogy, Performance (Museum Meanings) / Flora Caplan Editors, Nueva York (2007)

- ELLIAN HOOPER-GREENHILL / Museos y sus visitantes / Editorial TREA, Gijón (2007)

- JOURNAL OF MUSEUM EDUCATION (Revista) /

fonte:http://museumeducation.info/jme @edisonmariotti #edisonmariotti

Museu da Rampa e a revitalização de monumentos históricos, tais como a Fortaleza dos Reis Magos e o Teatro Alberto Maranhão, devem ser entregues após a copa.


Mais de 172 mil turistas são esperados em Natal para o período da Copa do Mundo, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo divulgado esta semana. A hotelaria da cidade estima índices de ocupação para o período entre 80% e 90%. Mas, faltando 25 dias para o primeiro jogo em Natal - marcado para 13 de junho - há muito o que fazer do pacote de obras que contou com recursos federais, municipais e estaduais para receber os visitantes no período. Do pacote de obras previsto para a área do turismo na cidade que tiveram como impulso a Copa, poucos projetos devem se concretizar antes do Mundial.

Dos sete projetos mais importantes para o setor e que receberam recursos visando o evento, que somados superam os R$ 550 milhões, apenas o Aeroporto Governador Aluízio Alves, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal e os Centros Móveis de Atendimento ao Turista devem ser entregues antes do dia 13 de junho, data em que as seleções de México e Camarões entram em campo na Arena das Dunas.

O novo aeroporto, por exemplo, deve começar a operar no dia 31 de maio, de acordo com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) - após alguns adiamentos. Havia a expectativa de que a operação começasse em 15 de abril, mas a data foi postergada para os dias 10 de maio e 22 do mesmo mês antes de ser estabelecido o dia 31. Nessa data, a partir das 8h30, começam as operações (pousos e decolagens) no novo aeroporto, de acordo com informações divulgadas pela SAC na sexta-feira passada (16). Diante disso, as operações de voos regulares no aeroporto Augusto Severo, também no Rio Grande do Norte, serão encerradas às 8h29 do mesmo dia.

Outros projetos importantes para o turismo como o Museu da Rampa e a revitalização de monumentos históricos, tais como a Fortaleza dos Reis Magos e o Teatro Alberto Maranhão deverão ser entregues apenas após a realização dos jogos.

Já a Reestruturação da Orla Urbana, que contempla várias obras nas praias do Forte, dos Artistas, do Meio, de Areia Preta e de Ponta Negra, e a Sinalização Turística Bilíngue, prometidas até o final do mês, ainda estão indefinidas.

Turistas
Segundo o levantamento do Mtur, dos 172, 3 mil turistas que Natal deverá receber no período da Copa do Mundo, 144,3 mil serão brasileiros e 27,9 mil turistas estrangeiros, a maioria deve ser dos Estados Unidos, México, Itália e Japão, países em que as seleções jogarão na cidade.

Segundo levantamento divulgado pela Fifa, Natal foi proporcionalmente a cidade sede mais procurada pelos estrangeiros entre as 12 cidades que receberão partidas da Copa do Mundo.

Mas além de sol e mar, estes turistas irão encontrar uma cidade ainda em obras, com os principais museus fechados e com monumentos turísticos importantes sem a devida revitalização. Esta semana, a Tribuna do Norte mostrou que cinco dos principais museus de Natal (Museu Câmara Cascudo e galeria, Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Museu Café Filho e o Memorial Natal) encontram-se de portas fechadas.

Destes cinco, três devem reabrir - um, apenas parcialmente até o mês de junho. Boa parte desses museus estão passando por obras de restauração.

Números
172 mil turistas são esperados em Natal durante o período de realização da Copa do Mundo, segundo o Ministério do Turismo.
144,3 mil desses turistas devem ser brasileiros e 27,9 mil é o número de estrangeiros que deverão passar pela capital potiguar.
R$ 550 milhões é a soma de investimentos previstos para parte dos projetos relacionados ao setor de turismo.


fonte:http://tribunadonorte.com.br/copa2014/copa-obras-para-turista-ver-ou-nao/282191 @edisonmariotti #edisonmariotti

Descobertos na Argentina fósseis de dino com 40 metros e 100 toneladas

Paleontólogos argentinos anunciaram na sexta-feira a descoberta, na Patagônia, dos restos fósseis de um enorme dinossauro que tinha 40 metros e pesava o equivalente a 14 elefantes, ou seja, 100 toneladas.

Trata-se do "maior exemplar conhecido, que tem 90 milhões de anos de antiguidade", afirmou Rubén Cúneo, diretor do museu paleontológico Egidio Feruglio da cidade patagônica de Trelew, em declarações a jornalistas locais.

Pesquisadores ao lado de fóssil de dinossauro saurópode descoberto na Patagônia, Argentina
Foto de Museo Egidio Feruglio/Museo Egidio Feruglio/AFP sáb, 17 de mai de 2014



Os fósseis tinham sido encontrados por acaso em 2013 por um trabalhador rural em um campo localizado a 260 quilômetros de Trelew, na região da costa atlântica da província de Chubut, 1.300 km ao sul de Buenos Aires.

Trata-se de um fóssil de saurópode, herbívoro, e "com um comprimento aproximado de 40 metros da cabeça à cauda, o equivalente ao tamanho de 14 elefantes", explicou Cúneo.

O exemplar, que ainda não tem nome, é a "descoberta mais completa desse tipo de dinossauro em nível mundial", disse o cientista, contando que "foi preciso fazer um buraco muito grande" para poder resgatar os restos.

A equipe de cientistas do museu Egidio Feruglio, chefiada pelos paleontólogos José Luis Carballido e Diego Pol, comprovou a descoberta e descobriu, também, um enorme campo de fósseis nessa região de planície em Chubut.



"A quantidade de fragmentos encontrados, que correspondem a ao menos sete exemplares diferentes, faz desta descoberta a mais completa envolvendo dinossauros gigantes em nível mundial, algo transcendental para a ciência", destacou Carballido em entrevista à AFP neste sábado.

"É algo extraordinário em todos os sentidos porque até agora o que se conhecia sobre os saurópodes procedia de descobertas fragmentárias", disse o cientista.

Carballido, 36 anos, precisou que o achado envolve "10 vértebras do torso, 40 da cauda, parte do pescoço e patas completas", o que permitirá "reconstruir completamente o animal".

Os pesquisadores encontraram ainda fragmentos que permitirão, pela primeira vez, reconstruir a forma dos músculos, calcular a energia necessária para a locomoção dos gigantes e concluir seu padrão alimentar.

Além dos fósseis ósseos, foram encontrados fragmentos de troncos e folhas, "com o que será possível reconstruir completamente o ecossistema". "Vamos poder realizar uma reconstrução muito precisa e responder muitas questões".

"Os maiores dinossauros conhecidos habitavam o sul da Argentina (...) e não tínhamos evidência sobre os elementos propícios para o gigantismo, mas agora vamos poder analisar isto e desvendar a história evolutiva".

"A investigação terá várias etapas: primeiro revelaremos a nova espécie, suas características. Calculamos que serão necessários mais cinco anos para realizar um estudo profundo da anatomia deste animal", estimou Carballido.

A descoberta foi divulgada um dia depois de anunciado outro achado, o dos restos do primeiro dinossauro diplodócido na América do Sul, em Neuquén, sudoeste da Argentina, também na Patagônia, uma região rica em fósseis.

fonte:https://br.noticias.yahoo.com/descobertos-argentina-f%C3%B3sseis-dino-40-metros-100-toneladas-010427535.html @edisonmariotti #edisonmariotti