sexta-feira, 13 de junho de 2014

Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP viaja para a América Latina O Museu de Arte Moderna, em São Paulo, Brasil, e o Museo Jumex na Cidade do México, México, receberão a Under the Same Sun: Art from Latin America Today Com curadoria de Pablo León...

NOVA YORK, 12 de junho de 2014 /PRNewswire/ -- O Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim anunciou hoje que a Under the Same Sun: Art from Latin America Today, segunda exposição da Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP, viajará para o Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, Brasil, de abril a junho de 2015, e o Museo Jumex na Cidade do México, México, no outono de 2015, após a sua exposição no Museu Solomon R. Guggenheim de 13 de junho a 1 de outubro de 2014. Organizada por Pablo León de la Barra, curador do Guggenheim UBS MAP, América Latina, a Under the Same Sun analisa as práticas de arte contemporânea mais importantes na América Latina atual. O Museu de Arte Moderna é um dos principais museus de arte moderna e contemporânea no Brasil e tem sido um pioneiro na educação em museus no país. O Museo Jumex faz parte da Fundación Jumex Arte Contemporáneo, que foi criada para promover a produção, análise e pesquisa da arte contemporânea e para desenvolver novas formas de oferecer suporte à arte e à cultura.

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20140611/117099

Richard Armstrong, diretor do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim, declarou: "Estamos muito satisfeitos em trabalhar com duas instituições muito distintas na segunda fase da Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP: o Museu de Arte Moderna em São Paulo e o Museo Jumex na Cidade do México, México. A grande força desta colaboração múltipla é que ela nos permite ir além dos limites de nossos museus e interagir com os artistas, curadores, educadores e o público em uma vasta parte do mundo, incluindo a América Latina."

Milú Villela, presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, declarou: "Estamos honrados em receber o novo acervo de arte latino-americana do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim, que vai oferecer uma reflexão contemporânea sobre a nossa cultura regional para o público brasileiro. Colaborar com uma instituição de tamanha relevância global também trará novas perspectivas sobre as atividades educativas em museus, o que é um aspecto fundamental da nossa missão."

Patrick Charpenel, diretor do Museo Jumex declarou: "Para a Fundación Jumex Arte Contemporáneo, é particularmente importante apresentar um projeto que considere a arte latino-americana no Museu Jumex. Através da liderança do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim e a visão ampla de Pablo León de la Barra, curador do Guggenheim UBS MAP, América Latina, a iniciativa MAP está lançando um programa de atividades que vai aumentar o diálogo entre os agentes culturais na América Central e do Sul."

A exposição da Under the Same Sun em Nova York apresenta cerca de cinquenta obras contemporâneas de quarenta artistas e duplas colaborativas representando quinze países, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Porto Rico (Estados Unidos), Uruguai e Venezuela.

Para cada uma das apresentações no MAM e no Museu Jumex, Pablo León de la Barra e a equipe do Guggenheim irão colaborar com o pessoal do museu para personalizar a exibição para o público local. Além disso, os líderes da educação de cada instituição irão trabalhar em conjunto para criar materiais adaptados para estudantes e público em geral no museu e on-line.

A Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP é uma colaboração entre a Fundação Solomon R. Guggenheim e a empresa de serviços financeiros UBS.

Sobre a Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP

Inaugurada em Abril de 2012, a Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP é uma colaboração plurianual que traça a prática de arte contemporânea em três regiões geográficas: sul e sudeste da Ásia, América Latina e Oriente Médio e norte da África, e abrange residências de curadoria, exposições itinerantes internacionais, programas de educação direcionados ao público e aquisições para o acervo permanente do Guggenheim. Todos os trabalhos foram recentemente adquiridos para o acervo do Guggenheim sob os auspícios do Fundo para Aquisições do Guggenheim UBS MAP. A iniciativa se baseia e reflete a ilustre história de internacionalismo da Fundação Solomon R. Guggenheim e aumenta significativamente o número de obras de arte do Guggenheim originárias destas comunidades dinâmicas.

Saiba mais em guggenheim.org/MAP@edisonmariotti #edisonmariotti
FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation