Listen to the text.

domingo, 27 de julho de 2014

Museus judaicos da Noruega fechados

Medida de precaução contra possível ataque terrorista iminente


Os museus judaicos da Noruega estão fechados hoje ao público devido a um aviso das autoridades norueguesas sobre um possível "ataque terrorista" iminente, que poderia ser realizado por pessoas provenientes da Síria.

A comunidade judaica poderia ser um alvo dos militantes radicais islâmicos provenientes da Síria, como aconteceu no ataque ao Museu Judaico de Bruxelas, em maio.

"Nós estamos fechados até ao domingo", declarou à agência AFP Vidar Paulsen, responsável pelo setor de educação do Museu Judeu de Oslo.

"Esta medida é uma precaução que nós tomamos em função do tiroteio ocorrido em Bruxelas", acrescentou.

De acordo com Paulsen, o museu está normalmente fechado à segunda-feira e não deve abrir antes de terça-feira.

"É o que está previsto no momento. Nós avisaremos se houver alguma novidade", indicou Paulsen.

Segundo a agência norueguesa NTB, o Museu Judeu de Trondheim (oeste do país) está também fechado até nova ordem, conforme as recomendações da polícia.

A 24 de maio, um homem provocou a morte de quatro pessoas depois de abrir fogo no Museu Judaico de Bruxelas.

O alegado autor do ataque, o franco-argelino Mehdi Nemmouche, passou mais de um ano na Síria, onde supostamente se juntou aos grupos jihadistas islâmicos mais radicais e violentos.

A Noruega está em alerta desde quinta-feira, quando o seu serviço de informações (PST) disse ter "recebido recentemente informações sobre um grupo com ligações aos islâmicos extremistas da Síria que poderiam ter a intenção de cometer um ato terrorista" em solo norueguês.

A ameaça não é "específica", mas é "credível", indicou o chefe do PST, Benedicte Bjoernland.

O chefe do serviço de análise do PST, Jon Fitje Hoffmann, declarou hoje no canal TV2 Nyhetskanalen que um grupo de pessoas já havia deixado a Síria com a intenção de "perpetrar um ato terrorista no Ocidente" e a Noruega foi "concretamente mencionada".

Segundo o canal, o PST estimou que um ataque poderia acontecer até segunda-feira, dia que se celebra o fim do ramadão.
 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.dnoticias.pt/actualidade/mundo/461198-museus-judaicos-da-noruega-fechados