Listen to the text.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Música Barroca no Museu Afro Brasil - Teorba na França e Itália

No ano em que comemora dez anos de fundação, o Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, abre o Teatro Ruth de Souza para a música barroca, no próximo dia 23 de agosto, às 15h. Estudantes da Schola Cantorum Basiliensnis (Suíça), uma dos melhores instituições de música antiga do mundo, a soprano japonesa Yukie Sato e o teorbista brasileiro Leonardo Takiy executarão peças do repertório do barroco francês e do italiano, da passagem do século XVI para o XVII. A entrada é gratuita.


Atualmente mestranda da Schola Cantorum Basiliensis, Yukie Sato foi a vencedora do 2º International Early Music Vocal Competition “Canticum Gaudium”, realizado em Poznan (Polônia). Neste ano ela ficou com o terceiro lugar no Handel Aria Competition (Madison, USA) e com o prêmio de melhor cantora – “Acanthus Prize” – em sua formatura pela Universidade de Artes de Tokyo (Tokyo Geijutsu Daigaku).


Formado em Música com Habilitação em Violão pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), e em Cordas Dedilhadas Antigas pela Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), Leonardo Taiky acaba de concluir o bacharelado na instituição suíça, onde, em setembro, começa o mestrado em Música e Pedagogia.

De origem italiana, a teorba foi criado para acompanhamento, principalmente da voz. “Características como a tessitura grave e os baixos potentes davam a teorba um ótimo suporte harmônico para o acompanhamento. Todavia, o acompanhamento fora somente uma faceta deste instrumento que com pouco tempo desenvolveu uma linguagem solística própria, principalmente na Itália e na França”, informa Takiy, que volta ao Brasil, após três anos. “É uma oportunidade única de mostrar à minha família e aos brasileiros todo meu aprendizado deses últimos anos”, acrescenta.

fonte: @edisonmariotti http://www.museuafrobrasil.org.br/noticias/detalhe-noticia/2014/08/18/m%C3%BAsica-barroca-no-museu-afro-brasil---teorba-na-fran%C3%A7a-e-it%C3%A1lia


Atleta do badminton, brasileiro visita museu na China, onde disputa Jogos da Juventude


Vídeo 2min

fonte: http://globotv.globo.com/sportv/ta-na-area/v/atleta-do-badminton-brasileiro-visita-museu-na-china-onde-disputa-jogos-da-juventude/3569822/ @edisonmariotti