sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Ibram passa a ter assento permanente no conselho do Masp

Masp tem novo presidente e inclui entes públicos em seu conselho 



Com a eleição ontem (17) do novo presidente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Heitor Martins, assim como a ratificação de 83 membros do conselho, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), passa a ter assento permanente no novo conselho da instituição – assim como os representantes das secretarias de cultura estadual e municipal de São Paulo.

“Recebemos a notícia com muita satisfação: aguardávamos, com a melhor expectativa, essa notícia e agora teremos o prazer de colaborar, ao máximo, com a nova gestão”, comemora Angelo Oswaldo, presidente do Ibram.

“A presença do representante do ente nacional de museus, ao lado dos representantes de cultura do estado e do município, enfatiza a responsabilidade na missão que nos oferece essa destacada instituição museológica”, reforça, lembrando ainda da atuação “louvável” da gestão anterior.

Desdobramentos
Em abril deste ano, uma nota conjunta de apoio ao Masp, assinada pelos três representantes do poder público na área da cultura, que agora fazem parte do conselho, reiterava o propósito de apoio a um dos maiores museus latino-americanos na busca de soluções para eventuais problemas, tendo em vista a crise financeira e administrativa, divulgada pela imprensa, que o museu estaria passando. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Masp/divulgação


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.museus.gov.br/ibram-passa-a-ter-assento-permanente-no-conselho-do-masp/

Mostra Nanoarte chega à Romênia

Agência FAPESP – Nove obras da mostra Nanoarte, desenvolvida por técnicos e pesquisadores do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, serão expostos no terceiro Festival Internacional de NanoArt, na Romênia, entre 22 e 28 de setembro.


O evento ocorre em paralelo à décima edição da International Conference on Physics of Advanced Materials (ICPAM-10), na Universidade Alexandru Ioan Cuza, no município romeno de Iasi.

A Nanoarte mistura ciência e arte, ao produzir figuras a partir de imagens feitas em microscópio eletrônico de varredura. Elas são coloridas artificialmente no Photoshop. As imagens são captadas dos materiais estudados por alunos de graduação e pós-graduação do CDMF, como prata e ouro.

A mostra Nanoarte já foi apresentada em várias cidades no Brasil e no exterior, como São Carlos (SP), Franca (SP), Nova York (EUA) e Tel Aviv (Israel).

“O CDMF tornou internacionais as imagens captadas pelos microscópios de alta resolução em nanomateriais. Quando iniciamos as pesquisas nesta área, em 2008, não tínhamos ideia de que agregaríamos também esse importante projeto artístico”, disse Elson Longo, coordenador do grupo. 
 
Nove obras serão apresentadas em festival que ocorre em paralelo a conferência sobre física de materiais avançados (imagem: divulgação/CDMF)


Mais informações sobre o evento na Romênia podem ser encontradas no site https://www.icpam.ro
 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://agencia.fapesp.br/mostra_nanoarte_chega_a_romenia/19849/