Ouvir o texto...

segunda-feira, 23 de março de 2015

Museus da Holanda têm agenda intensa em 2015

 A capital da Holanda, Amsterdã, tem a maior densidade de museus do mundo - cerca de 60 -, e por todo o país, novas exposições em 2015 celebram da arte clássica à contemporânea, passando pela história e cultura locais.

Além das comemorações pelos 125 anos de inspiração de Van Gogh, um dos mais ilustres pintores holandeses, os museus do país trazem uma programação intensa.


Museu Nacional da Holanda, mais conhecido como Rijksmuseum, expõe Rembrandt até maio



O Museu Van Gogh abriga e administra o maior acervo de Vincent van Gogh do mundo e atrai cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. Ele foi remodelado no ano passado para a celebração de 125 anos de inspiração do pintor, e desde 28 de novembro uma nova exposição da coleção permanente está em cartaz com cerca de 1.100 produções entre cartas e desenhos, que raramente são exibidas porque são muito sensíveis à luz.

O Museu Nacional da Holanda, o Rijksmuseum, traz em destaque neste ano a exposição Late Rembrandt, que reunirá até 17 de maio trabalhos do pintor feitos entre 1652 até seu falecimento, em 1669. Instalado na Museumplein (Praça do Museu), o Rijksmuseum ainda abriga uma coleção de arte e história da Holanda desde a Idade Média.

Anne Frank

O Mauritshuis, em Haia, é famoso por guardar uma das obras mais emblemáticas do artista Johannes Vermeer, Moça com Brinco de Pérola, que ficou conhecida como a Mona Lisa holandesa. Além de Vermeer, o museu reúne obras dos velhos mestres dos séculos XVII e XVIII.

A cada seis meses, uma nova exibição temporária é inaugurada na casa da mundialmente conhecida menina Anne Frank. Até abril de 2015, The helpers of the Secret Annexe está aberta à visitação, uma exposição que ressalta a importância daqueles que ajudaram a família Frank a se esconder durante a Segunda Guerra Mundial.

O Hermitage Amsterdã é o maior museu satélite do Museu Hermitage de São Petersburgo, aclamado por viajantes como o melhor museu do mundo. A coleção de cerca de três milhões de objetos no museu original garante mostras com impressionantes obras de arte. O Museu do Sexo também se encontra-se em Amsterdã. A coleção contém estátuas, pinturas, fotos, vídeos e todo tipo de objetos relacionados ao tema.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://atarde.uol.com.br/turismo/noticias/1668680-museus-da-holanda-tem-agenda-intensa-em-2015-premium

Nenhum comentário:

Postar um comentário