Ouvir o texto...

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Enchentes no Acre - BRASIL - provocam danos ao Museu Chico Mendes

A Casa de Chico Mendes deve ficar fechada ao público até o final deste semestre. A residência onde viveu o seringueiro foi tombada como patrimônio artístico nacional em 2011 e reúne acervo que conta a história do ambientalista.


A cheia do Rio Acre, em Xapuri, a 188 quilômetros de Rio Branco, intensificou os danos sofridos pelo museu com o passar do tempo, e prejudica o acesso ao imóvel. O nível das águas na cidade chegou a 18 metros e 28 centímetros.



A coordenadora do espaço, Katicilene Rodrigues, diz que o museu ficou completamente debaixo d'água. O acervo só foi preservado porque foi retirado do local dois dias antes da subida das águas.



Sonora: "Devido a esse grande enchente que aconteceu a água chegou até o telhado da casa. Dois barrotes que baixaram, a parede afastou por causa disso e algumas janelas e portas que não estão fechando direto. Todo o acervo foi tirado e colocado em um local seguro. Então a gente não perdeu nada"



O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que já estudava a restauração do local, agora realiza um novo diagnóstico. Segundo a vice superintendente do órgão, Cínthya Tarrisse, a recuperação do imóvel deve prever novas situações de risco.



Sonora: O IPHAN está realizando um termo aditivo de contrato com essa empresa que já estava elaborando o projeto arquitetônico, pra que ele fizesse uma atualização desses danos que eles já haviam levantado. E aí esse novo diagnóstico deverá considerar os problemas estruturais gerados, bem como se ter o subsídio para execução dos projetos de conservação inclusive considerando a possibilidade de novas enchentes."



A Casa de Chico Mendes recebe, por mês, cerca de 400 visitantes.



Enquanto o espaço não é reaberto, o acervo que conta a história do seringueiro ficará exposto no Museu de Xapuri.


FONTE: @edisonmariotti #edisonmariotti http://radioagencianacional.ebc.com.br/cultura/audio/2015-04/enchentes-no-acre-provocam-danos-ao-museu-chico-mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário