Ouvir o texto...

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Jornalista de 95 anos doa foto inédita da criação do Museu Imperial - Rio de Janeiro - Brasil




Foto mostra o presidente Getúlio Vargas na data da assinatura do decreto.
Após 75 anos, museu conta agora com único registro de seu "nascimento".


Na imagem, o jornalista Oswaldo Miranda aparece ao lado do então presidente Getúlio Vargas (Foto: Divulgação/Museu Imperial)Na imagem, o jornalista Oswaldo Miranda aparece ao lado direito do então presidente Getúlio Vargas e do primeiro diretor da instituição, Alcino Sodré (Foto: Divulgação/Museu Imperial)



Museu Imperial em Petrópolis (Foto: Alexandre Durão/G1)
Com um acervo composto por mais 8 mil objetos, 60 mil publicações e 250 mil documentos, o Museu Imperial de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, carecia de um dos registros mais importantes de sua história: uma fotografia do dia em que foi criado pelo presidente Getúlio Vargas. E foi das mão de um jornalista de 95 anos que a instituição conseguiu o até então desconhecido documento. Oswaldo Miranda aparece na foto, em 29 de março de 1940, ao lado de Vargas, Alcino Sodré - o primeiro diretor do Museu - e outras importantes autoridades políticas da época. A foto passou a compor o arquivo histórico da unidade no último dia 7 de abril.

Oswaldo Miranda aparece ladeado por Fernando Costa, membro da Academia Petropolitana de Letras e o diretor do Museu Maurício Vicente Ferreira Jr  (Foto: Divulgação/Museu Imperial)Oswaldo Miranda (ao meio) aparece com Fernando
Costa, membro da APL, e o diretor do Museu
Imperial, Maurício Ferreira (Foto: Divulgação/
Museu Imperial)
O decreto-lei nº 2.096 transformou o prédio, onde funcionava o Colégio São Vicente de Paulo, no imponente museu que, 75 anos depois, recebe mais de 300 mil visitantes por ano. Conseguir uma imagem como esta, após mais de sete décadas, foi uma grande surpresa para o administrador do espaço, Maurício Ferreira.

"O documento é único. A fotografia registra o momento do nascimento do Museu Imperial”, declarou.

Além de uma cópia da imagem, uma caixinha de recordações com outros arquivos que fazem parte da história do jornalista foi doada por ele a instituição, que o homenageou pela sua importância na área da comunicação, não só de Petrópolis, mas de todo o país.



A fotografia registra o momento do nascimento do Museu"
“Eu não sabia que o Museu não tinha essa fotografia. Para mim, foi uma surpresa. Lembro que entraram em contato comigo dizendo que era da instituição e que tinham visto a foto em uma publicação recente, em que conto minhas experiências com o presidente Getúlio. Foi a partir daí que chegaram até mim”, contou o jornalista aposentado ao G1.

Sua aparição na foto, recorda, se deu quase que por acaso. Ele tinha sido escalado por um jornal petropoliano para fazer uma matéria sobre o momento da assinatura do decreto. Naquele dia, Oswaldo tomou depoimentos, apurou as informações e, sem saber, acabou entrando para a história do Museu.
O Museu Imperial recebe mais de 300 mil pessoas por ano (Foto: Alexandre Durão/G1)“Saber que pude presenciar um momento como este e que anos depois voltei não só para dar uma cópia deste registro, mas para contar o que vi e ter tantas pessoas interessadas no que tenho a dizer, me enche de alegria. Agora, mais do que nunca, sei que faço parte desta história”, finalizou orgulhoso.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/04/jornalista-de-95-anos-doa-foto-inedita-da-criacao-do-museu-imperial.html

Bruno RodriguesDo G1 Região Serrana

Nenhum comentário:

Postar um comentário