Ouvir o texto...

terça-feira, 21 de abril de 2015

Museu Nacional de Arqueologia acolhe exposição «A Máscara Ibérica»

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) inaugura na quarta-feira, às 17:00 horas, a exposição «A Máscara Ibérica», que contará com a presença de Nuno Vassallo e Silva, director-geral do Património Cultural, António Carvalho, director do MNA, e de Hélder Ferreira, director-geral da Progestur.


A inauguração, inserida no âmbito da celebração do Dia do Museu Nacional de Arqueologia, será seguida pelo debate «O Homem por trás da Máscara», um tema universal, transversal e de uma simbologia única que permitirá uma aprendizagem e tomada de conhecimentos sobre este tema de grande riqueza epistemológica. Moderado por Manuel Vilas Boas, conta com intervenções de alguns dos mais considerados especialistas em Portugal sobre esta temática, tais como Joaquim Pais de Brito, Paulo Costa, José d'Encarnação, Hélder Ferreira e Luís Raposo.

A exposição, patente até final de Junho, será composta por uma selecção de imagens, recolhidas nas mais variadas festas da Península Ibérica, e tem como objectivo ilustrar o Homem por trás da Máscara. A exposição exibe ainda com algumas máscaras originais portuguesas, predominantemente oriundas do Nordeste Transmontano.

Recorde-se que a exposição «A Mascara Ibérica» integra o projecto homónimo que tem como objectivo o estudo e a valorização das festas dos rituais da máscara em toda a Península Ibérica, um trabalho de pesquisa e investigação iniciado em 2006, que este ano se traduzirá na publicação do terceiro volume do livro «Máscara Ibérica».


A mostra é da responsabilidade da Progestur e tem o apoio de vários municípios tais como Miranda do Douro, Mira, Mogadouro, Lamego, Siero (Espanha) e de entidades como o INATEL, contando ainda com a colaboração próxima de organismos culturais e académicos nacionais e espanhóis.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=769567

Nenhum comentário:

Postar um comentário