Ouvir o texto...

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Peru muda trajeto de avenida para não destruir tesouro pré-incaico

Operários trabalham na construção de túneis sob o sítio arqueológico de Puruchuco, em Lima, no Peru. O local pode parecer um morro sem grandes atrativos, mas trata-se de um complexo arqueológico pré-incaico que data de 2.000 mil anos. Obras de expansão viária obrigariam a remoção do local, porém o Ministério da Cultura do Peru interveio e chegou-se à saída de substituir a remoção do sítio arqueológico pela construção de dois túneis.








Detalhe de penas que adornavam a peça que deu origem ao nome Puruchuco, centro religioso pré-incaico no Peru. Puruchuco ainda é uma “mina de segredos” históricos a se explorada por pesquisadores. Apenas 10% da área foram acessados por arqueólogos e pesquisadores nos últimos 60 anos.


Arqueóloga descreve uma urna funerária pré-incaica em pesquisa no sítio arqueológico de Puruchuco, em Lima, no Peru. No local já foram descobertas mais de 2.000 múmias, além de cerâmicas e centenas de tecidos e artefatos de ouro, prata e cobre. Entre os achados está a múmia de um bebê.


Um bebê mumificado da época pré-incaica está exposto no museu Puruchuco, em Lima, no Peru. Duas avenidas que estão em construção ao redor do sítio arqueológico passarão por baixo do local, em grandes túneis, para não comprometer o patrimônio histórico.



Um bebê mumificado da época pré-incaica está exposto no museu Puruchuco, em Lima, no Peru. Os objetos encontrados em Puruchuco estão distribuídos por museus do Peru e do exterior.


Pesquisadora examina múmia descoberta em urna funerária no sítio arqueológico de Puruchuco, em Lima, no Peru. O sítio estava ameaçado pela construção de uma avenida, mas as autoridades locais decidiram desviar a rota.


Vista de canteiro de obras onde estão sendo construídos túneis sob o sítio arqueológico de Puruchuco, em Lima, no Peru. Com o crescimento da capital peruana, as autoridades decidiram interligar avenidas. Inicialmente, as vias em ampliação passariam pelo local onde está o sítio arqueológico de Puruchuco — e o morro seria removido.


Urna funerária pré-incaica com mais de 100 kg é exposta no museu Puruchuco, em Lima, no Peru. Operários trabalham na construção de túneis que passarão sob o sítio arqueológico. O projeto de ampliação de avenidas na capital do país sofreu desvios de centenas de metros para proteger o complexo pré-incaico de 76 hectares.


Bolsa de ombro pré-incaica feita de lã e algodão e com detalhes metálicos encontrada no sítio arqueológico de e exposta no museu Puruchuco, em Lima, no Peru.


Tapeçaria pré-incaica em exposição no museu Puruchuco, em Lima, no Peru. No sítio arqueológico já foram descobertas mais de 2.000 múmias, além de cerâmicas e centenas de tecidos e artefatos de ouro, prata e cobre, incluindo esta peça.


Máscara cerimonial de prata encontrada no sítio arqueológico de Puruchuco, e exposta no museu em Lima, no Peru. A região onde se encontra o sítio arqueológico de Puruchuco passa por um crescimento econômico, que levou as autoridades a expandir avenidas para o trânsito.


Arqueólogo organiza cerâmicas pré-incaicas em prateleiras do museu Puruchuco, em Lima, no Peru. Inicialmente, uma obra de ampliação de vias forçaria a remoção do sítio arqueológico de Puruchuco, onde foram encontradas mais de 2.000 múmias e centenas de objetos, artefatos e tapeçarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário