Listen to the text.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ibict e UFRJ criam Museu Virtual de Instrumentos Musicais


Foi concebido como uma das ações do projeto intitulado “Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para o Edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de 2011, com o intuito de iniciar a reativação, reestruturação e ampliação do Museu Instrumental Delgado de Carvalho (MIDC).



O museu proporciona um espaço de divulgação de acervos relacionados à linguagem musical e uma plataforma virtual dinâmica com fins educativos, que vêm atingindo expressivo público. Na primeira versão do MVIM, o ponto central é o catálogo virtual dos instrumentos musicais do Museu Instrumental Delgado de Carvalho da Escola de Música da UFRJ. Nele, podem ser encontradas informações detalhadas, áudios e vídeos sobre cada instrumento.

O MVIM apresenta também seções reservadas para informações sobre instrumentos musicais e temas afins: “em pauta”, um espaço livre em permanente renovação, com opiniões e curiosidades, e “artigos, entrevistas”, um espaço para artigos mais longos e acadêmicos. Estão também presentes no espaço virtual as normas definidas para a elaboração do catálogo; as referências bibliográficas utilizadas; informações gerais do projeto e links para outros museus de música.

Para alcançar sua finalidade, foram executadas as seguintes ações: o levantamento dos itens documentais; a organização, classificação e catalogação dos itens do acervo; a higienização, conservação, restauração dos itens do acervo do Museu; o acondicionamento dos instrumentos musicais; a fotografia e/ou filmagem digital dos instrumentos; o desenvolvimento do website do MVIM contendo uma apresentação, o catálogo do acervo com imagens e áudios, linha do tempo, atividades educativas e exposições especiais.

Sabendo que o ensino de música é obrigatório nas escolas, a equipe do MVIM fez uma pesquisa junto a professores de escolas públicas e particulares para saber a demanda relacionada à música e aos instrumentos musicais, além de como poderiam contribuir com atividades no MVIM. A pesquisa mostrou a necessidade de criar jogos, vídeos e outras atividades educativas e lúdicas visando intensificar o aprendizado, o raciocínio e a memorização de estudantes por meio da linguagem musical.

Segundo Adriana Ballesté, uma das responsáveis pelo MVIM, em breve o projeto se tornará um canal de permanente troca de informações, não só com professores e alunos, mas também com outros segmentos do público interessados na linguagem musical e em especial no conhecimento relacionado aos instrumentos musicais. “Estamos começando a trabalhar na divulgação da música e dos instrumentos musicais no Brasil, contribuindo para a pesquisa, a educação, a formação musical e a preservação da memória cultural no país”, destacou Ballesté.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://mvim.ibict.br

Mais informações no site http://mvim.ibict.br/. (Núcleo de Comunicação Social do Ibict)

Nenhum comentário:

Postar um comentário