Google+ Followers

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Piauí, Brasilk, é o 5º estado do Brasil com o menor número de museus

O Piauí é o quinto estado do Brasil com o menor números de museus. O dado está no levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O estado possui apenas 26 estabelecimentos, sendo sete localizados na capital e 19 nas cidades do interior. De acordo com os números, existe no Piauí um museu para cada 123 mil habitantes, a terceira pior média do país


Museu do Piauí, localizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Catarina Costa/G1)


As informações estão no Cadastro Nacional de Museus, sistema do Ibram que mapeia e cataloga as instituições do país. Toda instituição sem fins lucrativos e de natureza cultural, que conserva e expõe ao público para fins de preservação estudos, coleções de valor histórico, artístico ou científico e bens de contemplação e turismo, pode ser cadastrada no sistema.

Entre os 26 museus contabilizados no Piauí, o Instituto Brasileiro de Museus contabiliza um estabelecimento de responsabilidade do governo federal que está sem funcionamento. O museu do Parque Nacional da Serra das Confusões na cidade de Caracol, a 605 km de Teresina, foi criado em 1998 e consta como fechado no levantamento.

Entre os museus mais visitados do estado está o da Casa da Cultura, em Teresina. De acordo com Josy Brito, diretora do local, em média cerca de 150 visitantes são recebidos por dia. Segundo ela, a cultura carece de investimentos, mas o essencial é que os piauienses passem a incorporar mais a cultura de visitar museus.


Casa da Cultura de Teresina recebe em média
150 visitantes por dia (Foto: Josy Brito/Arquivo Pessoal)

"A questão cultural demanda investimentos, mas a gente tem que olhar para o nosso umbigo também. Quem vem de fora fica impressionado com o nosso acervo e com o nosso potencial. Falta o piauiense se apropriar do seu patrimônio", disse a diretora destacando que os museus do Piauí têm muito a oferecer e as pessoas não sabem.

A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, comentou a posição do estado no ranking. Segundo ela, os estados que possuem mais museus significam que eles se preocupam mais com a educação. Apesar da situação, ela diz que o segmento vem crescendo bastante no Piauí nos últimos anos e que o momento é positivo.

"Realmente ainda falta muito, mas estamos evoluindo bastante. Além dos museus públicos, temos muitos museus particulares surgindo e que ainda não estão nesse mapeamento. Esses espaços também são muito importantes e precisamos retomar o trabalho de mapeamento", falou a diretora.

Segundo ela, o Museu do Piauí recebeu de janeiro a junho deste ano uma média de seis mil visitantes, a maior parte estudantes. Questionada sobre a capacidade do local de receber turistas estrangeiros, ela afirmou que o museu possui apenas uma estagiária que fala espanhol e admitiu a necessidade de um número maior.

Levantamento
As regiões Sul e Sudeste concentram 67,2% dos museus do país, segundo um levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). São 3.586 instituições cadastradas e mapeadas no país, sendo que, do total, 2.408 estão no Sul e no Sudeste.

As regiões com as concentrações mais baixas são a Norte (4,7% dos museus do país) e a Centro-Oeste (7,42%). A Sudeste tem 4 de cada 10 instituições mapeadas no Brasil.


O levantamento feito pelo G1 demonstra que 76,7% das cidades do país não têm museu – ou 4.272 dos 5.570 municípios brasileiros. Além disso, é importante considerar que alguns museus mapeados e citados no CNM estão fechados para reformas ou ainda em implantação. No caso do Acre, por exemplo, são listados 24 museus no sistema, mas pelo menos sete locais estão desativados.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/07/piaui-e-o-5-estado-do-brasil-com-o-menor-numero-de-museus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário