Google+ Followers

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tombado Pelo IPHAN. A rua da Aurora é um importante logradouro da cidade brasileira do Recife, capital de Pernambuco, Brasil.

Está situada na margem esquerda do rio Capibaribe e, no seu trecho final, na margem direita do rio Beberibe.




É assim chamada porque voltada para o leste é a primeira a receber os raios do sol (aurora).

"Ao longo de 209 anos, a artéria que margeia o Rio Capibaribe através dos bairros da Boa Vista e de Santo Amaro assistiu ao crescimento desordenado do Recife, um dos orgulhos dos recifense"

Nos seus sobrados moravam conhecidas famílias pernambucanas 

Há vários prédios de estilo neoclássico, com destaque para os da Secretaria de Segurança Pública, antiga residência do presidente da Província de Pernambuco, Francisco do Rego Barros, o Conde da Boa Vista, o da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, que desde 1948, por sugestão do deputado Tabosa de Almeida, tem o nome de Palácio Joaquim Nabuco e ainda, o Ginásio Pernambucano.

A Rua da Aurora abriga vários equipamentos culturais, monumentos e construções protegidas pelo patrimônio históricocomo os prédios da Assembleia Legislativa, Ginásio Pernambucano, Cine São Luiz, Monumento Tortura Nunca Mais, a escultura Carne da Minha Perna (mais conhecida como o caranguejo gigante em homenagem a Chico Science), sobrados coloridos, as estátuas de João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira.

Situada na margem esquerda do rio Capibaribe, no bairro da Boa Vista, era antigamente um pântano de propriedade do comerciante Casimiro Antônio Medeiros, o primeiro a construir naquelas terras, vencendo os alagados à margem esquerda do Capibaribe.

O local foi aterrado e, em 1806, nascia a rua da Aurora. Deram-lhe o nome de rua Visconde do Rio Branco, mas o nome que ficou mesmo foi o de cais da Aurora ou rua da Aurora.

Até 1936, o Clube Internacional do Recife funcionava no prédio número 265 da rua da Aurora, assim como lá funcionaram, também, a garagem de remo do Clube Náutico Capibaribe (n. 1.193) e o Clube Esportivo Almirante Barroso (n.1.225).

A Fábrica Progresso, antigamente denominada Fábrica Aurora, que fabricava entre outras coisas pregos e lança-perfumes, fundada em 1879, também ficava localizada no final da rua, ao pé da ponte do Limoeiro.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

colaboração: Vania Luiza de Lira

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

compartilhe!

Um comentário:

  1. Nos orgulha ver a rua da Aurora um dos cartões postais de Recife e um dos mais belos pontos turístico, histórico e cultural da cidade, através do "olhar" de um expert em História da Arte Edison Mariotti.

    ResponderExcluir