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sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Museu da Imagem do Som, Mato Grosso do Sul, Brasil, apresentou Mostra Cinema Boliviano para celebrar da independência da Bolívia.

Dois longas, uma seleção de curtas e apresentações de música, dança e folclore boliviano. Os filmes serão exibidos em idioma original, com legenda em espanhol. A Mostra Cinema Boliviano é uma parceria do Museu da Imagem e do Som com o Grupo Folclórico Boliviano Tikay, com a Associação de Professores de Espanhol de Mato Grosso do Sul, Brasil, com a professora Suzana Mancilla Barreda (UFMS/CPAN) e o Grupo Masis Brasil.

Confira a programação

17 de agosto (segunda-feira) - Los Andes no Creen em Dios - Final da década de 20. Alfonso Claros, um jovem engenheiro com estudos na França e inquietações literárias, se muda de La Paz para Uyuni, no sul da Bolívia, para trabalhar em uma grande companhia mineradora. A cidade vive um momento de esplendor, com alguns homens muito ricos, outros esperando pacientemente a sorte grande de encontrar a mina dos sonhos e uma maioria explorada nas galerias. É um lugar de estranho magnetismo, carregado de euforia coletiva produzido pelo encanto do minério, onde convergem cinco personagens cujas ações entram num jogo de paixões e frustrações. Uma delas é Claudina, uma moça sensual e forte, que cativa Alfonso por seu orgulho e sua beleza. Drama, 105 min, 2007. Direção: Antonoi Eguino.

18 de agosto (terça-feira) - Escríbeme – Postales a Copacabana (Escreva-me - Postais a Copacabana) – O filme nos revela três mundos, três gerações, três mulheres, cada uma delas, a sua maneira, em busca de seu destino. O outro grande protagonista da história com sua majestosa beleza é o lago Titicaca, soberbo marco geográfico de uma história de sentimentos, frustações e esperanças. Drama, 95min, 2009. Diretor: Thomas Kronthaler.
20 de agosto (Quinta-feira) – Apresentação de curtas

“Origen de la Quinua - Mito aymara” - A origem da Quinoa (tipo de grão andino) conta a história de como uma estrela abençoou o povo Ayamara com o grão dourado, logo depois de conhecer um jovem do campo. É a lenda de como o grão Quinoa começou a alimentar os povos andinos graças a uma estrela e um jovem do campo. Ficção/ Animação, 5min, 2014, Dir. Jorge Carmona.

“A Avó Grilo: O mito da dona da água” - Baseado numa lenda do povo Ayoreo da Bolívia que diz que no princípio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora. Neste curta, a história se atualiza e na sua viagem para lugar nenhum a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam. O povo passa necessidade e sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar. Prêmios: Melhor Filme Latino Americano de 2010 no Festival de Filmes de Aahrus, Dinamarca. Direção: Denis Chapon, 12min, 2010.

“Historias Contaminadas” - Em cinco curtos capítulos esta coleção retrata ironicamente como os comportamentos destrutivos do ser humano parecem ser as maiores ameaças à própria espécie humana. Ou será a sua estupidez? Premiado no Festival de Cinema das Américas de Nova Iorque. Animação, 9min, 2014. Direção: Denis Chapon.

Apresentações Culturais com os Grupos Masis-Brasil e T'ikay - Os grupos apresentarão vários ritmos e danças típicas da região. Confira algumas delas:

Cueca - uma família de estilos musicais e danças a estes associadas típica da Argentina, Chile e Bolívia. A dança representa a conquista e o desejo amoroso de uma mulher por um homem e está presente no oeste da América do Sul desde a Bolívia até a Argentina e a Colômbia, tendo suas variações de acordo com a região e a época.

Huayño - É reconhecida como a dança mais representativa dos Andes. Historiadores acreditam que nas suas origens possa ter sido uma dança funerária, hoje se caracteriza como uma dança muito festiva. Atualmente difundidos no norte argentino, Peru e Bolivia.

Tobas - Dança que representa a cultura dos povos indígenas do sudeste e oriente boliviano, em suas coreografias demonstram a beleza e fortaleza com poderosos saltos acrobáticos que simbolizam a força destas tribos.

Danza del Arete Guasu - Apresentamos esta dança que se chama Rosita Pochi, originária da cultura dos Ava Guarani, povos indígenas bolivianos, entoada e dançada em celebrações importantes como na festa da boa colheita. O nome significa tempo verdadeiro.

Saya Afroboliviana - Dança típica dos povos afros bolivianos que habitam a região dos Yungas em La Paz. É uma expressão cultural do povo negro que vive na Bolívia, remanescentes dos escravos trazidos pelos colonizadores na época da mineração.

Morenada - Nasceu através do uso de escravos negros na cidade de Potosí, na Bolívia. Na época colonial representa, com sua roupa ricamente adornada e pesando cerca de 25 quilos, a opulência de seus amos e também o alto preço que valiam. Destaca-se "El Rey Moreno" com sua máscara, coroa e abundante pedraria enfeitando seu traje representando a monarquia dos países de onde vinham os escravos. As matracas e os passos característicos de sua dança representam os sons das correntes que prendiam os escravos pelas pernas e as pesadas carroças que tinham que levar.

Caporales - Dança folclórica representada ao publico pela primeira vez em 1969. Sua origem se dá pelo Caporal, que em muitos casos era o mestiço ou mulato capataz escravo de negros.

Tinku - Dança da região andina da Bolívia. Tinku significa o grande encontro das comunidades, resultavam em lutas corporais e que o sangue derramado era ofertado a Pachamama (mãe terra).

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.capitalnews.com.br/cultura-e-entretenimento/cultura-boliviana-e-celebrada-com-exibicoes-de-filmes-e-dancas-folcloricas/282454

Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre de Paris, vai receber instantâneos clicados pela enfermeira potiguar Leila Medeiros Brandão Florêncio às margens do Rio Potengi ( Natal, Rio Grande do Norte, Brasil ).

Ela participa de exposição coletiva em cartaz a partir de outubro na capital francesa. Fotógrafa nas horas vagas, com dez anos de experiência acumulada, Leila foi convidada pela Divine Académie des Arts Lettres et Culture a submeter sua série de 12 imagens à curadoria da mostra, que selecionou outros 19 artistas de todo o mundo nas áreas de fotografia, pintura e escultura.

Leila Florêncio

Série registra cotidiano do Canto do Mangue, Rio Potengi

Vale lembrar que em 2011 os artistas visuais Guaraci Gabriel, de São Gonçalo do Amarante, e Iran Dantas, de Currais Novos, também participaram do evento à convite de Diva Pavesi, curadora brasileira radicada em Paris há quase 30 anos. “Me localizaram através das redes sociais e fizeram contato perguntando se tinha interesse em enviar material para análise da curadoria. Selecionaram duas fotos, que serão incorporadas ao acervo da Academia”, explicou Leila Florêncio. A fotógrafa amadora irá arcar com todas as despesas para viabilizar sua participação na mostra coletiva.


A série de Leila sobre o Rio Potengi, produzida ao longo de um ano entre 2014 e início de 2015, já foi vista em exposição na Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN, e na Assembléia Legislativa. “Para fazer as imagens me concentrei entre o trecho que vai do Canto do Mangue até foz do Potengi”, disse a enfermeira-fotógrafa. “Selecionaram um imagem da Rampa e outra da Praia do Y , embaixo da Ponte Newton Navarro”.


A Divine Académie des Arts Lettres et Culture foi fundada em 1995, e desde então atua na divulgação, principalmente, de artistas brasileiros na capital da França. Informações sobre a entidade no site divineacademie.org. A presidente da Academia, Diva Pavesi, já recebeu em Paris os cantores Milton Nascimento, Cauby Peixoto e Martinho da Vila, o ator Milton Gonçalves, entre outros.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://tribunadonorte.com.br/noticia/rio-potengi-no-museu-do-louvre/321932


Sobre o Rio Potengi
O Rio Potenji (o termo "potenji" origina-se da língua tupi e significa "água de camarão", através da junção dos termos potim ("camarão") e y ("água") ) é o principal rio do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Seu estuário, que desemboca no litoral de Natal, logo foi descoberto pelos primeiros colonizadores portugueses, no século XVI, que o utilizaram para adentrar o território com suas embarcações. Denominaram-no "Rio Grande", por seu vasto leito e extensão, sendo a origem do nome da então Capitania do Rio Grande.

Sua nascente está localizada no município de Cerro Corá, no interior do estado, viajando 176 quilômetros até chegar a sua foz no município de Natal, onde desemboca no Oceano Atlântico. 

Na capital do estado, marca a divisão entre a região norte e o restante da cidade, tendo seu acesso via Ponte de Igapó e mais recentemente pela imponente Ponte Newton Navarro.

Visando preservar o manguezal do rio, em 2006 foi criado o Parque Estadual dos Mangues, o qual nunca saiu do papel.

O pôr do sol do rio é uma atração turística. Passeios de barco e atrações musicais são oferecidos à beira do rio.




Museu do Bonsai em Minas Gerais, Brasil, inspira e ajuda a divulgar arte milenar

Bonsaísta percebe interesse crescente pelo cultivo de miniárvores


Apaixonado por bonsais, Francisco Corrêa diz que pode esperar até 25 anos por uma árvore perfeita


NATÁLIA OLIVEIRA

Troncos trabalhados, retorcidos, lapidados, folhas vigorosas e muita beleza. Muito menores do que os exemplares tradicionais, os bonsais – também chamados de “árvores em bandejas” – encantam cada vez mais pessoas. Minas Gerais é protagonista desse deslumbramento, já que o Estado tem o primeiro e único Museu dos Bonsais das Américas. Dentro do clube Thermas, às margens da BR–040, em Esmeraldas, o espaço foi inaugurado em maio do ano passado e já conta com 150 plantas em exposição.

A ideia do museu é do bonsaísta apaixonado Francisco Corrêa, que há mais de 25 anos se dedica ao cuidado dessas plantas. Além de encantar os mineiros, o museu já recebeu bonsaístas de todo o mundo, que foram a congressos realizados no clube. Construído de acordo com os padrões da arquitetura japonesa, o espaço chama a atenção não só pela beleza das árvores expostas, mas também pelo charme arquitetônico.

Além dos bonsais que estão no museu, Corrêa tem ainda outros 2.000 pré-bonsais e bonsais em formação que ficam em uma área reservada do clube. “Essa é uma arte milenar em que é preciso, principalmente, ter muita paciência e respeito com a natureza. Você não pode pensar que vai começar um bonsai neste sábado e terminar neste domingo. Para algumas árvores, estou esperando de 20 a 25 anos para chegar ao que quero”, diz Corrêa. “É preciso ter muita técnica e cuidado também. Se você corta muito a raiz ou poda demais as folhas, acaba matando o bonsai”.

Em Belo Horizonte, o bonsaísta Fernando Magalhães conta que o interesse pelo cultivo das miniárvores cresceu muito nos últimos anos.

“Cada vez mais pessoas me procuram para consultoria ou cursos”, diz ele, responsável pelo espaço Bonsai Morro Velho, na Pampulha. O objetivo é ensinar para as pessoas como cuidar dos bonsais corretamente. “O bonsai é uma técnica de cultivo e uma arte. Não existe segredo nos cuidados, o importante é ter a orientação certa em relação a cada espécie”, destaca.

De várias espécies pode-se fazer um bonsai, mas o ideal é que tenham frutos e flores menores, já que elas se adaptam melhor à ideia de “árvores na bandeja”. Os bonsais podem ser feitos com sementes ou a partir do troncos de árvores e podem ser de vários estilos.

No museu, por exemplo, Corrêa opta por utilizar bastante madeira morta e trabalhar os troncos. “Eu gosto de fazer obra de arte na madeira. É como lapidar um diamante”, conclui.

História e serviço
O bonsai. As primeiras árvores na bandeja foram feitas pelos chineses 200 d.C. Depois, a cultura se espalhou pelo Japão e chegou ao Ocidente há 200 anos.

Museu do Bonsai.
Localiza-se na entrada do Thermas Internacional de Minas Gerais, em Esmeraldas e a entrada é gratuita. Funciona de terça a domingo, das 8h às 17h30

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.otempo.com.br/interessa/museu-do-bonsai-em-mg-inspira-e-ajuda-a-divulgar-arte-milenar-1.1081874

AGENDAS MUNDI XLX – MUSEOS EN ISRAEL -- · en ARTE, CULTURA,INSTITUCIONES, MUSEO, OPINIÓN, PATRIMONIO, VIAJES. ·

Existen países que tienen como referente más conocido una ciudad, un paisaje concreto, una forma de entender la vida, etcétera. Para nosotros Israel es territorio místico asociado básicamente a la creencia cristiana y como tal acompañada de todo tipo de hitos sagrados. Hay otras ciudades en Israel, pero nosotros nos fijamos más en Jerusalem por todo el contenido histórico – además del místico – y su patrimonio.

Jerusalem, ciudad sagrada para los judíos, cristianos e incluso musulmanes, cuyo centro histórico es lugar conocido en todo el mundo del peregrinaje. Edificios sagrados, reliquias de todo tipo, lugar donde podrás caminar siguiendo los pasos de los profetas, recreando hechos históricos de forma continua, rezando si eres creyente acompañado de los rezos de centenares de personas concentradas en un mismo punto y por una misma razón. Lugares construidos por orden de califas, emperadores y reyes, rodeados de los hospicios que fueron residencia de los Cruzados y que los cardenales han hecho ahora suyos. Caminando por sus calles acompañados con la banda sonora de los tañidos de las campanas de docenas de iglesias y conventos, la llamada del muecín y el sonido del cuerno de cabra. De olores se puede hacer todo un tratado, desde el aroma a incienso que se escapa de las capillas al olor a sopa muy condimentada recién hecha en el mercado. Hablamos de una experiencia espiritual muy difícil de que pueda ser vivida en otros lugares que no se encuentren en Israel.

Y disfrutan de un buen número de importantes y modernos museos. Os mostramos hoy aquí alguno de los más destacables.

Museo de Israel | Jerusalem


Sin duda, es uno de los museos que marcan la excelencia cultural de la ciudad, un espléndido museo que da una visión completa de lo que fue este país en sus últimos 5.000 años de historia. Dispone de una enorme zona arqueológica y otra también muy grande dedicada al arte y comunidad judía. Pero eso no es todo ni mucho menos – el ala dedicada a las bellas artes tiene una extensa colección de pintura israelita. En los jardines que rodean el museo se exhiben esculturas de artistas locales. Pero quizá lo que todo el mundo no puede dejar de visitar en este fantástico museo es la exposición que alberga la colección de rollos manuscritos del Mar Muerto. El museo se comerá fácilmente la mitad de un día si lo visitáis con calma, eso sí, os recomendamos que os hagáis con una audio-guía, es imprescindible. Si os da la flojera podréis recargar baterías en el excelente restaurante del museo. También hay dos cafés si no tenéis hambre.



Con una arquitectura de última generación, el edificio Herta y Paul Amir hace que sea uno de los museos más vanguardistas del mundo, pero su historia es larga y activa. El museo comenzó su andadura en el año 1932 de la mano del alcalde Meir Dizengoff. El pabellón de arte contemporáneo Helena Rubinstein se abrió en 1959. El museo primigenio se traslado a donde se encuentra actualmente en 1971, cuando también se construyó el ala Lola Beer Ebner con su jardín exposición. El museo moderno también alberga el centro educacional Joseph y Rebecca Meyerhoff, que abrió en 1988. El museo dispone de una extensa colección de arte clásico y contemporáneo, especialmente arte israelí. Las colecciones del museo muestran también obras de los artistas más importantes de la primera mitad del siglo XX como es Gustav Klimt o Vassily Kandinsky y de los movimientos artísticos de esa época: Fauvismo, Expresionismo alemán, Cubismo, Futurismo, Constructivismo ruso, arte francés de los Impresionistas y post Impresionistas de la Escuela de París incluyendo trabajos de Chaim Poutine y obras claves de Pablo Picasso desde el Periodo Azul hasta sus últimos trabajos. También la colección incluye a Surrealistas como es Joan Miró. En la entrada se expone un mural del artista Pop Roy Lichtestein. En 195o Pegy Guggenheim donó al museo 36 obras de artistas pertenecientes al movimiento del Surrealismo y Arte Abstracto, con obras de Jackson Pollock, William Baziotes y Richard Pousette-Dart y del Surrealismo con muestras de Yves Tanguy, Roberto Matta y André Masson. La parte exterior del museo y el jardín está completado por obras escultóricas de todo tipo y condición.



El “Mishkan Le’omanut”, en cristiano es Museo de Arte de Ein Harod, es uno de los primeros museos de arte que se abrieron en Israel. El museo fue posible gracias a la colaboración de los miembros del kibutz en una primera instancia, en la creencia de que el arte y la cultura deben formar parte importante de la sociedad. El museo se inauguró en 1948, durante la guerra de la independencia de Israel. El museo exhibe una colección de 16.000 obras de arte, además de colecciones de arqueología y sobre la historia de la zona. La institución publica constantemente libros y catálogos sobre arte.



Este es el primer museo de Israel dedicado enteramente al diseño. El emblemático edificio fue diseñado por el diseñador industrial, además de arquitecto, Ron Arad en cooperación y ayuda de Bruno Asa, inaugurándose en 2010. El museo se encuentra en el distrito cultural de Holón incluyendo una mediateca con biblioteca, teatro, cine, etcétera. Muy cerca del museo se encuentra la facultad de diseño y el Instituto de Tecnología de Holón. La revista de viajes Condé Nast lo menciona como una de las maravillas del mundo que es de obligada visita.



Una visita a la ciudad de Jerusalem sin pasarse por el Museo del Holocausto Yad Veshem, no es de recibo, siendo un lugar que rinde memoria a los millones de hombres, mujeres y niños asesinados en la devastadora persecución nazi durante antes y durante la II Guerra Mundial. Recibe más de un millón de visitantes procedentes de todas las partes del mundo todos los años. Uno de los edificios del complejo del museo es una caverna artificial en forma de pirámide que se ha excavado en la roca de una montaña. Una vez que os encontréis dentro, os guiarán por un recorrido que muestra exposiciones multidisciplinares e interdisciplinares que documentan lo que el museo denomina “la historia de Shoah desde una única perspectiva judía, dándole máxima importancia a los testimonios de las víctimas del Holocausto, con la muestra de pertenencias, objetos originales, testimonios de los supervivientes y posesiones cedidas por sus propietarios a la institución”. Todo profundamente triste pero necesario que sea mostrado a todas las generaciones de personas que quieran saber que y como ocurrió la tragedia.



En 1996 un grupo de residentes de la comunidad y artistas decidieron montar el museo en la ciudad de Umm El Fahem (al norte de la ciudad árabe-israelí y con una tasa de desempleo desorbitada, ojo al dato). A pesar de la desoladora situación económica de la zona, el ultramoderno edificio, que ha costado millones, expone una de las colecciones de arte contemporáneo árabe y palestino más importantes del país. En cualquier caso, pretende ser un centro cultural muy activo para conectar la cultura árabe con la judía. Al menos el terreno donde está emplazado el edificio fue cedido gratuitamente por el ayuntamiento local.

Museo en el Seam | Jerusalem


Podríamos denominarlo un “museo provocativo” de Israel. Todo en este peculiar museo gira alrededor de cuestiones sobre las diferencias entre razas, economías, culturas del país, meter el dedo en la llaga para ser más exactos. El museo se denomina a sí mismo como “institución político-social”, exhibiendo contenidos sobre la polémica convivencia entre grupos dentro del país. Por otra parte, la cafetería de la terraza es muy agradable ofreciendo unas espectaculares vistas de la ciudad.



Este museo tan especial está situado al lado de la residencia oficial del primer ministro de Israel. La institución contiene una de las más impresionantes colecciones y archivos sobre el arte islámico en el mundo. Sus exposiciones permanentes muestran objetos artísticos en orden cronológico y siguiendo un orden geográfico relacionados con diferentes periodos del arte del Islam. El museo también es muy conocido por su enorme colección de relojes antiguos. En su día fue noticia porque el ladrón profesional Naaman Diller robó de los expositores una colección de relojes del museo por un valor de 204 millones de dólares. estos relojes se distribuyeron en cajas por todo el mundo, pero en el año 2004 se comenzó su recuperación gracias al testimonio y ayuda de la viuda de Diller.



El museo muestra una magna exposición de arte contemporáneo israelí además de programar conciertos de veranos en sus fantásticos jardines. Está situado en la vieja ciudad de Beer Sheva, también conocida como la “capital del desierto”. El edificio fue construido durante el periodo Otomano, al comienzo el siglo XX. Gracias a la actual renovación del edificio su esplendor original se ha recuperado.



Este museo de ciencias es un tanto geek, o funk si nos lo permitís. La institución del museo comparte edificio con el Instituto Nacional de Tecnología de Israel. El museo expone una extensa colección de objetos relacionados de una manera u otra con las ciencias, difundiendo los contenidos a partir del uso de paneles interactivos, “tócame” y artefactos pensados para los más pequeños, que no falten. La verdad es que todo e mundo se lo pasa muy bien en este museo. Muy recomendable para fans de la serie Big-Bang…”.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti Espacio Visual Europa (EVE)

The BELvue is a museum dedicated to the history of Belgium and is a centre for democracy. It offers a permanent collection, temporary exhibitions as well as a large spectrum of cultural and educative activities all year’ round.

History of the Bellevue hotel and its activities
1776-1830 : building and first residents of the Belle-Vue (De Proft family I)

Le célèbre Musée BELvue de Bruxelles !

Philippe De Proft, wine merchant and channel horses contractor, was authorised by the Empress Maria-Theresa to build a high standard hotel at the north east corner of the Royal Square. The house was been built on the remains of the old Palace of Brussels, the imperial residence that was destroyed by a fire in 1731. 

The private establishment was named “Hotel de Belle-Vue”, from the name of the street that ran along the Brussels park (present day Place des Palais).

The operator, who had started his career as manager of the inn “la Maison Rouge”, rue de l’Escalier (near the old Halle au Blés) counted on using the cellars from the former palace for storing his barrels and casks. The building was erected according to the blueprints of Barnabé Guimard (revised by Nieslas Barré) in the Louis XVI style of the entire Place Royale. Ph. De Proft was ultimately forced to sell off all his other assets in order to be able to pay for the extremely meticulous work on the Bellevue.

Among the first distinguished guests was a series of French nobles, including several members of the royal family, fleeing to Brussels after the 1789 revolution. Amongst them were Prince Louis-Joseph de Condé and his son, the Count of Artois (future king Charles X) and the Duke of Enghien, as well as Count Axel Fersen and the Princess of Lamballe(First Lady-in-Waiting to Queen Marie Antoinette).

In 1795, Louis De Proft bought the hotel from his father and succeeded him as head of the establishment. On 28th June 1816, he purchased the hotel built by Baron de Aguilar, former member of the Conseil d'État (Council of State), resulting in the Bellevue extending towards the south-east, along the present day Impasse de Borgendael(formerly Rue du Jeu de Paume). The two edifices were connected by a low adjoining building that rose to the height of its neighbours in 1827.

Numerous foreign dignitaries, heads of state, aristocrats, politicians and artists stayed at the Bellevue during their stay in Brussels, enjoying its many suites. In turn, Charles De Proft, captain in the Garde Civique (Civic Guardsmen)bought the hotel from his father in 1825.

New guests stopped in at the hotel and they included many crowned heads. It is said that Napoleon Bonaparte dined there (because he stayed at the Grande Bretagne hotel) and the Duke of Wellington purportedly met there with his general staff a few days before the battle of Waterloo. Jerome Bonaparte, former King of Westphalia and Julie Bonaparte, former Queen of Spain, stayed there after events in 1815. Numerous British travellers also enjoyed the hospitality of the De Proft family.



1830-1862: after the Revolution (De Proft family II)

The Bellevue found itself right in the middle of fighting during the Revolution for Belgian Independence (23rd-26th September 1830). The façade facing the Parc de Bruxelles ended up riddled with bullet holes and shrapnel. The Bellevue became a national monument (memorial) at the end of the fighting.

Several months later, it was the object of restoration work that lasted nearly one year. Its main entrance was located at number 9 Place Royale, but the hotel also had a ‘baggage’ entrance and a ‘stable’ entrance next to the Place des Palais. The hotel’s reputation attracted very high-status clientele, which then became more diversified as European tourism developed. A tavern opened on the hotel ground floor, looking onto the Impasse Borgendael.

Many illustrious travellers chose to stay at the Bellevue, including Honoré de Balzac (1841), the family of the Prince of Metternich (1849), Louis Adolphe Thiers (1852) and Franz Liszt and his daughters (1854).



1862-1905: Grand period of tourism (E. Dremel era)

Henriette De Proft, Charles’ widow (he died in 1842) and her children Louis and Leon rented (1862)and then sold (1866) the hotel to Edouard Dremel, who was soon to acquire Hotel de Flandre (1878), just on the other side of the Impasse de Borgendael. The two buildings, which attracted an ever-increasing number of voyagers on holiday in Brussels, were connected by an underground passage.

E. Dremel and his sons carried out major work in the hotel. They increased the number of rooms by dividing the levels in half (mezzanines). Three dining rooms were set up in the interior courtyard, hidden by the surrounding wall of the premises, on the Parc de Bruxelles side. They were covered over by balconies. A glass gallery and ‘conservatory’ completed this area.

In the “Guide de Bruxelles” [Guide to Brussels](fully bound in leather and gilded with gold leaf)that the hotel published for its guests, there is an impressive list of distinguished visitors. Nearly every court is represented: King Edward VII of England, Wilhelm I of Germany, Tsar Alexander II of Russia, Empress Eugenie (wife of Napoleon III), the emperor of Brazil, king of Denmark, the Italian kings Umberto I and Victor-Emmanuel III, the king of Sweden, king of Spain…

Other celebrities from the world of politics, finance or culture also stayed at the hotel: General Ulysses Grant (President of the United States), Benjamin Disraeli, (British Prime Minister), Cecil Rhodes (South African Prime Minister), the banker James de Rothschild,
the industrialist Alfred Krupp, actress Sarah Bernhardt, painter Jean Meissonier, etc. It must be said that at that time, the Bellevue could boast of stocking the finest wines of France, Italy, Spain and Portugal in its wine cellars. The many promotional images (engravings or “porcelain cards”) sang the praises of the hotel well beyond the borders of Belgium.



1905-1910: refurbishing by Leopold II (as residence for Princess Clementine)

The Fondation de la Couronne (of the Independent State of the Congo) purchased the Hotel de Belle-Vue from Edouard Dremel(junior) and his brother Albert in 1902. However they continued running it as a hotel until 1905 (and the Hotel de Flandre until World War I). King Leopold II wanted to transform the site into a royal residence for his youngest daughter Princess Clementine. He appointed the architect Octave Flanneau (who took over from Henri Maquet), sculptor Colleye and the interior designer Leon Cardon to supervise the work.

In 1905, the Bellevue stopped receiving hotel guests. All the buildings formerly attached to the original Guimard hotel were demolished in order to enable the construction of the planned Borgendael gallery and house of the same name that were to link the Bellevue to the new wing of the Palais Royal (Royal Palace).

The hotel was transformed from top to bottom so it could fulfil its new role. The bedrooms were replaced by drawing rooms, the galleries by large corridors and the small stairways by a grand marble staircase with fountain. All the floors were refurbished, the gate of the Place Royale was walled up, running water was installed in the bathroom and electrical lighting was put in everywhere. The cellars also underwent major renovation at that time, as did the roof.

In the meanwhile, the Independent State of the Congo was handed over to Belgium (1908).

The Belgian State bore the costs of continuing the work of joining the Bellevue to the Palais Royal. The building became the property of the Donation Royale.

Princess Clementine lived in the Bellevue from 1909 to 1910, just before her marriage to Prince Victor Napoleon. Her living quarters were on the first floor.



1910-1934: the Palais Bellevue (residence of the Dukes of Brabant)

The Duke and Duchess of Brabant, future King Leopold III and Queen Astrid, lived in the Bellevue for four years (1926-1930); the Bellevue was renovated for the occasion by the architect Octave Flanneau.

The prince’s private residential quarters were on the second floor (bedroom, bathroom, small drawing room, kitchen, guestrooms). The first floor contained the receptions rooms, library and dining room. The decoration of these rooms is the one we can still admire today. Prince Leopold had a small office on the ground floor, the other rooms on this floor were occupied by his advisers and secretariat. These offices were used by the Prince until his accession to the throne in 1934.

Princess Josephine-Charlotte (future Grand Duchess of Luxembourg) was born in the bedroom originally occupied by Princess Clementine. Her own room and the nursery were located on the second floor.



1934-1977: In search of a use (Red Cross and Congo)

In 1935, the Bellevue received many donations from citizens. These donations were intended as aid for the victims of the economic crisis (“Appel de la Reine”). Once these packages were distributed, it remained unoccupied for years. In 1953, King Baudoin placed the Bellevue at the disposal of the Red Cross during the

floods that ravaged Belgium. Following that, the Bellevue was then used in 1960 to house refugees from the Congo. In particular it served as temporary accommodation for civil servants from the former colony.



1977-1997: Royal Museums of Art and History and Museum of the Belgian Dynasty

In 1976, the building was rearranged from top to bottom by the Régie des Batiments (National Building Authority) to adapt it for its new use: the King offered it to the Royal Museums of Art and History for presenting part of their collections. It was necessary to revise the layout of rooms, to add new passageways for moving around inside the building (a new staircase column was built into the south wing) and to add toilet facilities at various locations. Offices and storage rooms were installed on the third floor. The electrical installation was brought up to date on this occasion as was the heating system, connected to the boilers in the Palais Royal.

The Royal Museums of Art and History exhibited several collections of 18th century furniture and porcelain at the Bellevue, as well as at the “Musée du Coeur” (Boyadjan collection).

The Musée de la Dynastie (Museum of the Belgian Dynasty) was set up on the second floor of the Bellevue in 1992.

The Donation Royale moved to the house at number 5, Place des Palais, adjacent to the Bellevue (1993-1994).



1997-2001: King Baudoin Memorial and Euroculture

The Royal Museums of Art and History left the Bellevue in 1997-98. The site was renovated by the Art & Build architectural firm with a view to integrating the “King Baudoin Memorial” as a continuation of the visit of the Museum of the Belgian Dynasty. The restoration of the Atrium and its magnificent glasswork was also done at this time, as was the installation of the lift in the south wing and the installation of a new series of toilet facilities.

In 2000, at the request of the King Baudoin Foundation, the architectural firm Art & Build designed and built an adjoining staircase between the cellar level of the Bellevue and the archaeological remnants of the former Palais De Bruxelles on Coudenberg hill, recently uncovered under the Rue Royale (excavations of the Royal Society of Brussels Archaeology, together with the ULB (Free University of Brussels).

The firm Euroculture, responsible for designing the museum layout of the rooms had several decors and a considerable amount of multimedia equipment installed in the Bellevue.



2001-2005: Bellevue Fund of the King Baudouin Foundation and Portail Démocratie

The Bellevue Fund of the King Baudouin Foundation has taken on the management of the site and its fundraising for 25 years, taking over from Euroculture Gestion S.A. The Museum of the Belgian Dynasty and the King Baudoin Memorial have become the “Bellevue Museums”.

In March 2003, the Donation Royale, owner of the site, gave the use of the Borgendael house that it occupied to the Bellevue Fund, so that the King Baudouin Foundation could organise temporary exhibits and prestigious cultural activities.

TRIO architecture and technology consulting firm CTA helped the King Baudouin Foundation with the building renovation. Various interior refurbishment work has also been carried out under their guidance since 2002.

The King Baudouin Foundation has transformed the entire site into a museum of the history of Belgium (in time for the celebrations on the occasion of the 175th anniversary). The firm Tijdsbeeld-Pièce Montée (Ghent), specialist in museography and exhibition building was commissioned to design a new visit path and to set it up inside the museum.

The Bellevue also host the Democracy Portal, a cultural centre aimed at school groups that focuses on Belgian and European democratic institutions.



Since 2005 : the BELvue museum

On July 19th 2005, the BELvue museum officially opened its doors, inaugurated by Her Majesties the King and the Queen, as well as by Queen Fabiola.

Great events throughout the history of Belgium and out of the lives of its sovereigns are illustrated in a two stages itinerary. More than 1500 historical documents, movie trailers, old pictures and ancient objects bring the visitor back in time, to relive prominent events of the country’s history, from its foundation in 1830 till today.

The Bellevue Fund becomes the “BELvue Fund”

In 2009 the BELvue Fund expands its activities and becomes a centre committed to democracy and history, mainly dedicated to three important axis : the permanent itinerary about the history of Belgium, the temporary exhibitions and the educational activities.

Le célèbre Musée BELvue de Bruxelles !

What do you exactly know about Belgium ? The Kingdom of Belgium was founded less than two centuries ago and the country lived a rather turbulent and exciting history ! It all started with the revolution in 1830, in Brussels ... Just look throughout the window to see the battlefield !

By following this exciting itinerary of more than 1500 historical and unique documents, amazing movie trailers and percussive pictures, you will learn all about the great events of this country, from its creation until today, about the colonization of Congo, the defence of civil rights, the community movements, the Royal question or even the golden sixties.

Temporary exhibitions

The BELvue regularly hosts temporary exhibitions related to Belgian heritage, history and democracy. Discover the entire exhibition programme !

Activities

The BELvue organises lots of happenings, from funny through cultural or educational activities. Guided or private tours for families, groups and schools, festive nocturnal, concerts, conferences, debates, evening parties, movies, ... an embarrassment of riches !

Discover all the activities proposed by eduBEL, the educational department of BELvue, together with the complete event calendar.

Location

The BELvue is located nearby the Royal Palace, in front of the Brussels’ Park, on the «Mont des Arts». The building has a rich and exciting history. Previously a luxury hotel built in de 18th century, beautifully renovated, the building itself is worth a visit. Take the time to admire this magnificent location, to enjoy the garden and the terrace, a real peace harbour in the heart of Brussels.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.belvue.be/en/welcome-belvue

SEPIK, arts de Papouasie Nouvelle-Guinée au Musée du Quai Branly

Le Musée du Quai Branly nous invite à découvrir les arts de la vallée du Sepik, lors d'une exposition 27 octobre 2015 au 31 janvier 2016. Rassemblant plus de 230 objets, l'exposition nous offre un bel aperçu de la culture des populations du Sepik, des populations aux traditions millénaires.

SEPIK au Musée du Quai Branly


Le temps d'une exposition, le Musée du Quai Branly nous entraine dans les vallées du Sepik, en Papouasie Nouvelle-Guinée, à la rencontre de ses peuples et de leurs arts. Dans un parcours ethnographique, on découvre l'immense diversité des cultures, dans une scénographie qui reproduit un village de la vallée du Sepik.

Au moment de la découverte de l'embouchure du fleuve par Eduard Dallman et le naturaliste Otto Finsch en 1886, les Européens découvrent un environnement nouveau, dont 35 espèces d'oiseaux de paradis. A leur arrivée en Europe, les oeuvres sepik fascinèrent les chercheurs et les artistes. de par leur format et les symboles qu'elles portent.

L'exposition nous entraine alors dans un village traditionnel de la rive du fleuve, à la découverte de l'organisation des peuples existants : on se balade alors dans une maison familiale, l'espace des femmes, l'espace des hommes, l'espace des initié. Chaque quartier est contrôlé par un clan, dont les membres indiquent leur statut avec une parure. Dans ces clans, il existe alors des "ancêtres fondateurs" : chaque homme peut se transformer en ancêtre s'il revête un masque "Créateurs du monde, ils sont omniprésents dans les cérémonies rituelles au cours desquelles ils peuvent apparaître sous la forme de crocodile, comme dans chaque acte du quotidien."

Prêts à découvrir les cultures SEPIK ?

Infos pratiques :

SEPIK au Musée du Quai Branly

Du 27 octobre 2015 au 31 janvier 2016

Lieu : Musée du Quai Branly

Horaires : 11h-19h, nocturnes jeudi, vendredi et samedi jusqu'à 21h - fermé le lundi

Tarifs : 7€, 5€ tarif réduit

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti  http://www.sortiraparis.com/arts-culture/exposition/articles/90360-sepik-arts-de-papouasie-nouvelle-guinee-au-musee-du-quai-branly#0OO5m2lv5ZsLeZoH.99