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quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Museu em Fátima, Portugal, convida visitantes a escreverem mensagens para o Papa Francisco

À agência Lusa, o diretor do museu, Gonçalo Cardoso, explicou que a iniciativa partiu do Instituto Missionário da Consolata, proprietário do espaço, que quer "oferecer ao papa Francisco, em 2017, algo ligado à missão".

O Consolata Museu, em Fátima, está a convidar os visitantes a escreverem mensagens ao papa Francisco - mensagens que lhe serão entregues, em forma de toalha de grandes dimensões, em maio de 2017, por ocasião da visita ao santuário.

A iniciativa - em três telas de linho, instaladas na capela do Centro Missionário Allamano, durante o percurso do museu de arte sacra e etnologia, no distrito de Santarém - conta já com perto de um milhar de mensagens, de crianças e adultos, nacionais e estrangeiros.

Fotografia © PAULO NOVAIS/LUSA



Mensagens
"Papa és o maior", "Papa és um grande homem, Deus queira que sejas do Benfica" ou "SOS Venezuela" estão entre as frases que podem ser lidas nos painéis.

"Papa és o maior", "Papa és um grande homem, Deus queira que sejas do Benfica" ou "SOS Venezuela" estão entre as frases que podem ser lidas nos painéis, nos quais há pedidos para que Francisco reze pelas famílias, não se esqueça dos doentes, se mantenha "justo e moderno" ou, apenas, para que "continue assim".

Há também agradecimentos ao homem "capaz de abordar temas que todos têm medo de falar", pela capacidade de ter aumentado a fé de alguém ou pelo que fez ao Brasil, quando o visitou, com um pedido de oração porque o país está a viver "tempos difíceis".

fonte: #edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4743125


MUSEU REGIONAL DE CABINDA, em Comarca do Congo, Angola.

Em declarações à Angop, Francisco Angó, acrescentou que o museu de Cabinda conta com duas importantes exposições, nomeadamente a de Mintadi e a que retrata a dimensão e a biodiversidade, a Floresta do Maiombe, que tem ainda patente esculturas de pedra da região norte do país e a fauna e flora que constituem a densidade florestal do Maiombe.



Francisco Ango sublinhou que tendo em conta a importância do museu, as exposições podem ser temporárias e nele encontram-se salas onde estão expostas peças que retratam a cultura da região, utensílios domésticos, da vida económica que abarca peças de pesca, agricultura e caça, símbolos do poder político, fotografias de algumas figuras históricas, e objectos ligados ao culto e crença religiosa.

Herdado da era colonial, o Museu Regional de Cabinda funcionava na antiga câmara municipal, actualmente encontra-se localizado no edifício onde funcionou o tribunal da Comarca do Congo.

O edifício foi inaugurado em 18 de Maio 1986 e no dia 14 de Setembro de 2014 foi reinaugurado após beneficiar de obras de restauro e ampliação.

O responsável destacou que os museus têm muita importância, sendo os principais locais onde se pode sentir e relembrar o passado histórico, bem como servem também de veículo de preservação cultural e transmissão da história, dos usos e costumes dos povos.

Salientou que as peças aí expostas são adquiridas através de doação, compra, permuta ou por confisco, de acordo com a importância museológica da peça.

O Museu Regional de Cabinda abarca também peças que retratam a história das províncias do Uíge e Zaire, contando com seis salas de exposição, uma biblioteca, uma sala de conferência, departamentos de Administração e Finanças, Animação Cultural, Investigação Científica e Museografia.

O Museu Regional de Cabinda regista uma média diária de 25 visitantes, entre estudantes universitários, alunos do ensino geral e turistas.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2015/7/35/Museu-Regional-Cabinda-conta-com-mais-400-pecas-exposicao,3b86662c-e944-42d9-abb7-a6b4fd11571c.html

Estão abertas as inscrições para o edital Conexão Cultura Brasil #negócios, que selecionará empreendedores e gestores culturais do setor de museus para participarem do Museum Connections, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2016, em Paris, na França.

O edital do Ministério da Cultura sobre o processo foi publicado nesta terça-feira (25) no Diário Oficial da União. Os interessados poderão se candidatar até 23 de setembro por meio do Salic Web.




O Museum Connections é uma feira internacional que reúne profissionais de diversas áreas ligadas à cadeia produtiva de museus, como museologia, gestão e empreendedorismo. Neste ano, o evento reuniu 170 expositores e teve mais de 4 mil visitantes.




Em desdobramento da parceria estabelecida entre o Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus/Ibram e a Secretária de Políticas Culturais (SPC)/MinC, criou-se a oportunidade de inserir o setor de museus como um dos mercados estratégicos definidos pela SPC em suas ações de internacionalização da cultural brasileira, em especial, no Programa Conexões Cultura Brasil #Negócios.




O edital visa o crescimento da economia da cultura criativa, a ampliação da atuação de mercado dos empreendedores brasileiros e sua consolidação internacional. A inserção do Setor Museal nesse programa é uma oportunidade única e vem ao encontro dos objetivos do Ibram de incentivar o empreendedorismo no setor e o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade para os museus, particularmente quanto ao desenvolvimento de redes e a ampliação das possibilidades de atividades econômicas dessas instituições, trazendo para o topo das discussões perspectivas contemporâneas de gestão de museus.




Serão selecionados 20 candidatos, 10 ligados a museus brasileiros e 10 representantes de empreendimentos da cadeia produtiva dos museus. Não poderá participar quem já mantém propostas associadas a atividades desenvolvidas no âmbito dos museus que integram o Sistema do Ministério da Cultura.




Cada um dos contemplados receberá ajuda de custo de R$ 8.178,75 para as despesas relacionadas ao evento, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamentos de taxas de participação no Museum Connections. O valor total do auxílio também inclui participação obrigatória na Oficina de Formação para a feira, que será realizada em Brasília na primeira quinzena de dezembro. O resultado da seleção será publicado em 30 de outubro.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti 

http://www.museumconnections.com/

http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/



apenas para uma leitura parcial, o completo n]deve fazer o DOWNLOAD no site

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EDITAL Nº 02 DE 24 DE AGOSTO DE 2015
EDITAL DE SELEÇÃO CONEXÃO CULTURA BRASIL #NEGÓCIOS
PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES E GESTORES CULTURAIS DO SETOR DE MUSEUS NA MUSEUM
CONNECTIONS – MC 2016 (PARIS/FRANÇA)
1. PREÂMBULO
1.1. O Ministério da Cultura, neste ato representado pela Secretaria de Economia Criativa (SEC), no uso de suas atribuições legais, nos
termos da Lei nº 8.313, de 1991 e observados os termos da Portaria nº 29, de 21 de maio de 2009 e, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de
21 de junho de 1993, em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital, torna pública a realização de processo
de seleção Conexão Cultura Brasil #negócios para seleção de empreendedores e gestores culturais do setor de museus que participarão
da Museum Connections – MC 2016 (Paris/ França).
1.2. A execução de ações de internacionalização da cultura brasileira constitui ponto fundamental para as políticas públicas deste Ministério,
visando o crescimento da economia da cultura e criativa nacional, a ampliação da atuação de mercado desses empreendedores brasileiros
e sua consolidação internacional.
1.3. Nesse sentido, a promoção e difusão de iniciativas de internacionalização estão diretamente contempladas em diversos instrumentos
legais e administrativos, sendo importante citar a meta 25 do Plano Nacional de Cultura, que objetiva aumentar em 70% as atividades de
difusão cultural em intercâmbios nacionais e internacionais.
2. DO EVENTO
2.1. Em sua 21ª edição, a Museum Connections é uma feira internacional voltada a agentes culturais que procuram conhecimentos, soluções
inovadoras e intercâmbios entre profissionais, de forma a reunir novas idéias e melhores práticas aplicáveis à sua instituição. O evento
ocorre anualmente durante 2 dias e reúne profissionais de diversas áreas ligadas à museologia, gestão de museus, sustentabilidade e
empreendedorismo ligado à cadeia produtiva de museus. Em 2015, a feira reuniu 170 expositores e teve público visitantes de mais de 4
mil pessoas.
2.2. A MC 2016 acontecerá em Paris, na França, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2016. Informações adicionais sobre o evento podem ser
obtidas no website www.museumconnections.com.
3. DO OBJETO
3.1. O objeto do presente Edital consiste na seleção de até 20 (vinte) proponentes, sendo até 10 (dez) profissionais que representem museus
brasileiros (conforme item 3.2.I deste Edital) e até 10 (dez) empreendedores e/ou representantes de empreendimentos da cadeia
produtiva dos museus (conforme item 3.2.II deste Edital), para participação na Feira Internacional Museum Connections, com auxílio
financeiro subsidiado pelo MinC, observado o disposto no item 3.4 deste Edital.
3.2. Poderão participar da presente seleção:
I. Profissionais que representem museus brasileiros e sejam ligados a:
a) Gestão de museus;
b) Curadorias/Exposição;
c) Atividades econômicas associadas a museus (lojas, livrarias, restaurantes, cafés, etc);
d) Gestão de arquivos e bibliotecas de museus;
e) Programas ou sistemas de segurança de museus;
f) Gestão de público;
g) Acessibilidade
h) Comunicação e Marketing (ou Gestão de Marcas);
i) Conservação e preservação de acervo;
j) Cenografia / Museografia;
k) Programa educativo de museus.
II. Empreendedores e/ou representantes de empreendimentos da cadeia produtiva ligados a:
a) Design de produtos para museus;
b) Lojas, livrarias, restaurantes, cafés, entre outros, instalados em museus;
c) Desenvolvimento de soluções em comunicação, marketing e gestão de marca para museus;
d) Desenvolvimento de soluções tecnológicas para museus (esposições, reservas técnicas, segurança e outros);
e) Produção relacionada a serviços de museus, como programas educativos, exposições e outros;
f) Curadoria;
g) Serviços editoriais para museus;
h) Captação de recursos e patrocínio;
i) Transportes e seguros para museus e acervos.
3.2.1. Não poderão participar desta seleção proponentes cujas propostas estejam associadas a atividades desenvolvidas no âmbito
da estrutura do Ministério da Cultura ou suas instituições vinculadas.
3.2.2. No ANEXO VI deste Edital, segue a relação dos Museus ou seus equivalentes, sobre os quais os proponentes não poderão
apresentar propostas.
3.2.3. A ausência de indicação na listagem contida no ANEXO VI não dá legitimidade para participação de propostas cujos
proponentes estejam associados a quaisquer Museus ou equivalentes que sejam vinculados ao Sistema MinC.
2
3.3. O proponente poderá representar a si próprio e/ou:
a) a museus com ou sem finalidade lucrativa, mencionados no item 3.2 deste Edital (item I);
b) empresas/entidades, com ou sem finalidade lucrativa, voltadas ao setor de museus, mencionados no item 3.2 deste Edital (item II);
c) empresas ligadas à cadeia produtiva de museus, mencionados no item 3.2 deste Edital (item II).
3.4. Acaso não sejam selecionados os quantitativos previstos em alguma das categorias descritas no subitem 3.1, poderão ser chamados,
observada a ordem de classificação, os selecionados da outra categoria, até que haja a totalização de 20 (vinte) selecionados.
4. DO APOIO
4.1. O recurso financeiro será concedido a título de ajuda de custo para despesas relacionadas à participação no evento, tais como: transporte,
seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamento de taxas de participação no evento, se houver, e eventuais taxas de excesso de
bagagem.
4.2. O valor total da ajuda de custo inclui a participação obrigatória na Oficina de Formação para a MC 2016, a ser realizada na cidade de
Brasília/DF, durante 2 (dois) dias, com programação prevista para a primeira quinzena de Dezembro de 2015.
4.2.1. O não comparecimento à Oficina de Formação implicará em restituição integral do apoio financeiro concedido pelo
Ministério da Cultura.
4.3. Os recursos financeiros serão depositados em moeda corrente brasileira na conta bancária do candidato beneficiado.
4.3.1. Não serão realizados depósitos de apoio financeiro em conta salário.
4.4. Os recursos financeiros a serem depositados somente poderão ser utilizados na realização das atividades relacionadas à MC 2016 e/ou à
proposta inscrita, conforme disposto no item 4.1 deste Edital.
4.5. O valor do recurso financeiro obedecerá ao estabelecido na tabela abaixo:


---------------------------------continua no .pdf

Armenia tiene uno de los museos más bellos de Colombia, un homenaje a los antiguos pobladores de la región, quienes crearon un arte universal tanto en su orfebrería como en su cerámica. -- Հայաստանն ունի մեկը ամենագեղեցիկ թանգարանները Կոլումբիա, հարգանքի տուրք է հնագույն շրջանի բնակիչների, ով ստեղծել է ունիվերսալ արվեստը, այնպես էլ իր մետաղագործության եւ խեցեգործարան.

En julio de 1986, el Banco de la República puso al servicio de los quindianos su Museo del Oro Quimbaya. El edificio, diseñado por el arquitecto Rogelio Salmona y construido por la firma Fajardo Molina, está localizado al norte de la ciudad de Armenia, en el cruce de la Avenida Bolívar con la Avenida 19 de Enero.


A mediados de 1997, el Banco inició un proceso de renovación museográfica de la colección arqueológica del Museo; este proceso debía culminar en 1999 con la reapertura de sus salas de oro y cerámica, concebidas bajo una nueva museografía más rica en piezas, apoyos y diseño, pero la tragedia sufrida por la ciudad obligó al Banco a establecer un compás de espera, ya que el edificio del Museo se convirtió en sede del despacho del alcalde de Armenia y de las oficinas de la sucursal del Banco mismo, por el estado en que quedaron sus edificaciones.

En 2003 el equipo científico y técnico del Museo del Oro y las diferentes áreas relacionadas desarrollaron el proceso de diseño, producción y montaje de las nuevas salas de oro y cerámica que culminó con su reinauguración el 5 de diciembre de 2003.En 2006 se conmemoraron 20 años de actividad cultural del Museo en el Quindío. El edificio fue declarado en junio Bien de Interés Cultural de la Nación, dentro del conjunto de los nueve edificios de Rogelio Salmona seleccionados por el Ministerio de Cultura como patrimonio de los colombianos. Entre octubre y diciembre, la colección arqueológica fue ampliada, las vitrinas renovadas y el montaje actualizado.

El Museo, además, exhibe su colección arqueológica con una museografía de última generación, precedida por un guion riguroso que incluye los resultados de la investigación científica más reciente, con el propósito de integrar belleza, conocimiento y respeto, y ponerlos al servicio del legado prehispánico que la región tiene el orgullo de poseer y que da cuenta de ocupaciones que se remontan 10.000 años al pasado. El Museo trabaja permanentemente en la renovación de la concepción pedagógica de sus actividades, no sólo con escolares, sino con usuarios y otros visitantes, pues busca consolidarse como un espacio de encuentro propicio, abierto a la belleza, el aprendizaje y la diversidad, entre el público y la cultura y el arte.

El Museo ha sido objeto de los siguientes reconocimientos: Premio Nacional de Arquitectura Bienal 1986-1987; Medalla al Mérito Artístico y Cultural del departamento del Quindío 1988; Premio a la Mejor Labor de Promoción de Lectura Fundalectura 1996, y declaratoria como Bien de Interés Cultural de la Nación, dentro del conjunto de nueve edificios del arquitecto Rogelio Salmona 2006.

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Armenia tiene uno de los museos más bellos de Colombia, un homenaje a los antiguos pobladores de la región, quienes crearon un arte universal tanto en su orfebrería como en su cerámica. 

Un museo que puede recorrerse una y otra vez, porque cuando se aprende a mirar en los objetos los secretos de la vida del pasado se descubre que su disfrute es inagotable. 

La entrada es gratuita, ¡no se pierda este museo!

Milenios de historia en el Cauca Medio

Los quimbayas eran uno de los grupos que habitaban el Cauca medio a la llegada de los conquistadores españoles. Por tradición todos los objetos arqueológicos encontrados en la región han sido denominados con el nombre Quimbaya y se ha identificado a los quimbayas como sus artífices, a pesar de que muchos de ellos fueron producidos por otra gente y en distintas épocas.

La región del Cauca medio, en los actuales departamentos de Quindío, Risaralda y Caldas, fue habitada a lo largo de milenios por sociedades con diferentes formas de vida y cultura. Grupos de cazadores y recolectores la poblaron hace unos 10.000 años con modos de vida que mantuvieron por varios milenios. Hacia el 500 a.C. sus habitantes practicaban la agricultura y cerca del 100 d.C. trabajaban el oro; alrededor del año 800 estas sociedades sufrieron cambios profundos. La Conquista española en el siglo XVI produjo una disminución considerable de la población y grandes transformaciones sociales y culturales.

El Museo del Oro Quimbaya en la ciudad de Armenia cuenta esta larga historia de un pasado que está presente en nuestros hombres y mujeres, costumbres, lenguaje, conocimientos y valores. Es una historia en permanente cambio y elaboración.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.banrepcultural.org/armenia/museo-del-oro-quimbaya-1
colaboração: Agapi Yeganyan

--ar
Հայաստանի պատմության թանգարան

Ի հուլիսին 1986 թ., Իսկ Կենտրոնական բանկը դնում է ծառայելու իր Quindio Quimbaya Gold թանգարանում. Շենքը, նախագծել է ճարտարապետ Ռոխելիո Salmona եւ կառուցվել է ընկերության Fajardo Molina, գտնվում է հյուսիս քաղաքից Հայաստանի խաչմերուկում Avenida Bolivar պողոտայի հունվարի 19-ին:

Կեսերին 1997, որ բանկը նախաձեռնել է մի գործընթաց երկարաձգման հնագիտական ​​թանգարանի հավաքածուի թանգարանի. Այս գործընթացը պետք է միջօրեականով անցնել 1999 վերաբացմանը իր ոսկու եւ խեցեգործարան սենյակներ, նախագծված է մի նոր թանգարանային գործ հարուստ մասեր, աջակցության եւ դիզայնի, բայց ողբերգությունը կրած քաղաքի ստիպել Բանկին հաստատել հոլդինգային օրինակին, քանի որ թանգարանի շենքը դարձավ տուն է գրասենյակ քաղաքապետի Հայաստանի եւ մասնաճյուղերի Բանկի մեջ, պետության կողմից իր շենքերի էին.

2003 թ.-ին գիտական ​​եւ տեխնիկական թիմը Gold թանգարան եւ տարբեր հարակից տարածքների մշակել գործընթացը նախագծման, արտադրության եւ տեղադրման նոր ոսկու եւ կերամիկական սենյակներ գագաթնակետը իր վերաբացման դեկտեմբերի 5-ին, 2003 թ. 2006 թ.-ին զոհերի հիշատակը 20 տարեկան մշակութային գործունեության մեջ Quindio թանգարանում. Շենքը հայտարարվել է հունիսին մշակութային հետաքրքրություն ազգի շրջանակներում բոլոր ինը շենքերի Rogelio Salmona կողմից ընտրված Մշակույթի նախարարության եւ ժառանգության կոլումբիացիներին. Միջեւ հոկտեմբերին եւ դեկտեմբերին, հնագիտական ​​հավաքածուն երկարաձգվել, երկարաձգվել կաբինետներում եւ տեղադրման ամսաթիվը:

Թանգարանը նաեւ ցուցադրում է իր հնագիտական ​​հավաքածուն museography արվեստի, նախորդում է խիստ սցենարի, որը ներառում է արդյունքները վերջին գիտական ​​հետազոտությունների, ինչպես նաեւ նպատակ ունենալով ինտեգրվելու գեղեցկություն, գիտելիքներն ու հարգանքը, եւ դրեց նրանց ծառայությունից նախընտրական իսպանախոս ժառանգության տարածաշրջանը հպարտանում սեփականության եւ գիտակցում է աշխատանքի պատրաստվում վերադառնալ 10.000 տարիներին անցյալում. Թանգարանը գտնվում է անընդհատ աշխատում է վերանորոգման մանկավարժական մոտեցում իր գործունեության, ոչ միայն դպրոցում, այլ օգտագործողների հետ եւ այլ այցելուների, այն ձգտում է հաստատել իրեն որպես հանդիպման վայր, նպաստում, բաց է գեղեցկությունը, ուսուցման եւ բազմազանության միջեւ հասարակական եւ մշակույթի ու արվեստի.

Թանգարանը ստացել է հետեւյալ մրցանակները. Ազգային մրցանակը ճարտարապետության բիենալեի 1986-1987. Medal է գեղարվեստական ​​եւ մշակութային արժանիքների Quindio 1988 թ. Աշխատանքի մրցանակ լավագույն Կարդալու առաջմղման Fundalectura 1996 եւ հայտարարագրման որպես մշակութային գրասենյակի, ներխմբային ինը շենքերի ճարտարապետ Rogelio Salmona 2006 թ.


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Հայաստանն ունի մեկը ամենագեղեցիկ թանգարանները Կոլումբիա, հարգանքի տուրք է հնագույն շրջանի բնակիչների, ով ստեղծել է ունիվերսալ արվեստը, այնպես էլ իր մետաղագործության եւ խեցեգործարան.

A թանգարանը կարող է այցելել, կրկին ու կրկին, քանի որ, երբ դուք սովորեք նայում օբյեկտների գաղտնիքները կյանքի անցյալին հայտնաբերել է, որ իրենց օգտվելը է անվերջ.

Մուտքն ազատ է, չեմ կարոտում այս թանգարանը.
Հազարամյակների պատմության Մերձավոր Cauca

Quimbayas էին մեկը խմբերի, որոնք բնակեցված են միջին Cauca ժամանումը իսպանացի conquistadors. Ըստ ավանդույթի, բոլոր հնագիտական ​​օբյեկտների հայտնաբերվել է տարածաշրջանում արդեն հայտնի են անունով Quimbaya եւ quimbayas բնորոշել է, որ իր ստեղծած, թեեւ նրանցից շատերը, որոնք արտադրվել են այլ մարդկանց եւ տարբեր ժամանակներում.

Միջին Cauca տարածաշրջանը ներկայիս բաժինների Quindio, Risaralda եւ Caldas էր բնակեցված հազարամյակներ ընկերությունների կողմից տարբեր ապրելակերպի եւ մշակույթին. Խմբեր որսորդների եւ հավաքողներ որ բնակեցված է մոտ 10.000 տարի առաջ կենսակերպի, որ պահում է մի քանի հազարամյակներ. Around 500 մեր թվագրությունից առաջ նրա բնակիչները կիրառվում գյուղատնտեսության եւ մոտ 100 AD Նրանք աշխատել ոսկին. շուրջ 800 այդ հասարակությունները ենթարկվել փոփոխություններ. Իսպանիայի Մաս է տասնվեցերորդ դարում զգալի նվազում է բնակչության եւ մեծ սոցիալական եւ մշակութային փոխակերպումների.

The Quimbaya Gold թանգարանը քաղաքի ունի երկար պատմություն է անցյալում, որը առկա է մեր կանայք ու տղամարդիկ, մաքսային, լեզվի, գիտելիքների եւ արժեքների: Սա մի պատմություն է անընդհատ փոփոխության եւ զարգացման համար:


Museu José Antonio Pereira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

O Museu José Antônio Pereira está instalado na Fazenda Bálsamo, terra doada pelo fundador da cidade a um dos seus filhos, Antônio Luiz Pereira. Em Bálsamo, a pequena casa de pau-a-pique, o monjolo, o silêncio só encontrado na periferia semi-rural da cidade e até mesmo em carro de boi nos remetem ainda à saga construída pelos pioneiros desbravadores do sertão.


A primeira viagem de um grupo de sonhadores que deixa Monte Alegre, em Minas Gerais, atraído pela notícia da existência de ricas terras na região de Vacaria, hoje Rio Brilhante, consumirá pouco mais de três meses de viagem a cavalo. A comitiva chegara no dia 21 de Junho de 1872 à confluência de dois córregos, que mais tarde seriam chamados de Prosa e Segredo, pois aqueles que se instalaram às margens de um, são fervorosos proseadores; às margens do outro, silentes trabalhadores. Hoje, o Prosa vai gradativamente desaparecendo na paisagem urbana, coberto por lápides de concreto. Naquela empreitada, viajaram com José Antônio Pereira seu filho Antônio Luiz e os ex-escravos João Ribeira e Manoel. São guiados pelo sertanista uberabense Manoel Pinto, que havia participado da Guerra do Paraguai.

Logo após sua chegada, Pereira regressa a Minas Gerais para buscar a família, alguns amigos e voluntários que estivessem dispostos a unir-se à empreitada para concretizar o sonho de novos horizontes em suas vidas. O fundador da cidade reúne 62 pessoas em sua caravana.

Aporta definitivamente na região no dia 23 de Junho de 1875. Dá-se início à permanente transformação da paisagem que perdura até hoje. José Antônio Pereira chama o lugar de Arraial Santo Antônio do Campo Grande, em homenagem ao santo de sua devoção. Em 1889, a 23 de Novembro, a lei Estadual número 792 cria o Distrito de Paz de Campo Grande. Em 1899, a resolução número 225, de 26 de Agosto, eleva Campo Grande à categoria de Vila, criando aqui o Município de Campo Grande, desmembrado de Nioaque.

A 16 de Julho de 1918, Campo Grande é elevada à categoria de cidade tornando-se, anos mais tarde, a capital do Estado de Mato Grosso do Sul, a 11 de outubro de 1977, por força de lei Complementar número 31, sancionada por Ernesto Geisel. A capital instala-se em 1º de Janeiro de 1979.

Para festejar o centenário da emancipação administrativa da cidade, a municipalidade restaura completamente a sede da Fazenda Bálsamo, com seu monjolo e carro de boi de imemorável data, conjunto tombado como patrimônio Histórico e Cultural da Cidade. No local, o visitante poderá apreciar uma escultura subtraída à sólida rocha e executada pelo artista plástico Índio, um dos ícones da arte sul-mato-grossense, em homenagem ao fundador da futura capital. A escultura representa a família de Antônio Luis Pereira, sua esposa Ana Luiza e sua filha Carlinda Pereira. Antônio Luis Pereira, filho de José Antônio Pereira, residiu na Fazenda Bálsamo, hoje Museu José Antônio Pereira.

Foi doado em 1966 à Prefeitura Municipal de Campo Grande, por Carlinda, filha de Antônio Luis.

Em 1999, o Museu foi restaurado permitindo a visitação Pública.

Endereço: Av. Guaicurus, s/nº
Fone: (067) 3314-3181

Obs.: O Museu José Antônio Pereira faz parte do patrimônio de Campo Grande, sendo uma unidade administrativa da Fundação Municipal de Cultura - FUNDAC.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.capital.ms.gov.br/

Museu Nacional da Guiné-Bissau - Fenómeno natural ou ocasional? Artistas da Guiné-Bissau pedem mais dinheiro para a Cultura

Os participantes na Conferência Nacional da Cultura da Guiné-Bissau pediram ao Governo um aumento das verbas para o setor da cultura e a construção de museus num país onde não há nenhum destes equipamentos.



O encontro, que juntou músicos, artistas das diversas artes e académicos, decorreu sob o lema "Cultura ao serviço da Nação", tendo visado, entre outros, produzir recomendações ao Governo para melhorar o setor.

Entre elas, destacam-se o apelo para o reforço da dotação orçamental para a Cultura, a construção de museus - o país não tem nenhum -, o ensino da cultura guineense nas escolas públicas e a institucionalização do Carnaval.

No encerramento do encontro, no sábado, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, exortou os "fazedores da cultura" a trabalharem para que esta ajude a desenvolver a economia do país.

O primeiro-ministro começou por agradecer a iniciativa, realizada 18 anos depois da última conferência do género, mas sublinhou ser "um exercício complicado" falar da cultura "num país onde não existe um único museu".

Para Domingos Simões Pereira, "não basta apenas" exigir o aumento da dotação orçamental do Estado para o setor, é também importante "pensar na indústria da cultura" integrada na economia.

"Ela tem que ser economicamente rentável e autossuficiente, o que significa que temos que nos preparar para consumir cultura", observou Simões Pereira.

O facto de as recomendações e os demais documentos produzidos na conferência terem sido projetadas em telas e não impressos em papel, mereceu um elogio do primeiro-ministro guineense que vê na iniciativa "uma preocupação" dos conferencistas com a ecologia.

A Conferência Nacional da Cultura guineense realizou-se na cidade de Cacheu, norte do país, durante três dias.

fonte: @edisoinmariotti #edisonmariotti
http://www.dnoticias.pt/actualidade/5-sentidos/530128-num-pais-sem-um-unico-museu-artistas-da-guine-bissau-pedem-mais-dinhei


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Museu Nacional da Guiné-Bissau - Fenómeno natural ou ocasional?


Recordemos a Constituição. O Artigo 17. o da Lei Fundamental que orienta a política da Guiné-Bissau diz que é imperativo fundamental do Estado criar e promover as condições favoráveis à preservação da identidade cultural, como suporte da consciência e dignidade nacionais e factor estimulante do desenvolvimento harmonioso da sociedade. O Estado preserva e defende o Património Cultural do Povo, cuja valorização deve servir o progresso e a salvaguarda da dignidade humana. «Aliás, Cabral já dizia que, para que a cultura possa desempenhar o papel importante que lhe cabe no desenvolvimento sócio-económico do País, este deve saber preservar os valores culturais positivos de cada grupo social bem definido, de cada categoria social, realizando a confluência desses valores, dando-lhes uma dimensão nacional».


Então, como compreender a criação do primeiro Museu Nacional, apenas depois de 14 anos de existência como Estado soberano?


A compreensão deste facto só será possível se fizermos uma pequena retrospectiva no tempo e virmos as etapas percorridas até à sua criação. Com a proclamação da independência política e transferência do poder, foram desaparecendo paulatinamente peças e colecções do ex-Museu da Guiné Portuguesa que se instalara no Edifício do actual Ministério dos Negócios Estrangeiros.


As colecções que deviam ser transferidas para o recém-criado INIC (Instituto Nacional de Investigação Científica) no actual Ministério do Trabalho, foram ficando pelo caminho em mãos desconhecidas. Pouco tempo depois, nova transladação das colecções para o actual Liceu Regional I e consequentemente nova fuga e por último com a extinção do INIC e criação do INEP em Dezembro de 1984, termina a fase de grandes transferências. O que não se conseguiu desviar chegou às nossas mãos no Complexo Escolar 14 de Novembro.


Sob tutela da Direcção-Geral da Cultura é criado, nos fins de 1985, um Projecto de Museu que posteriormente seria denominado Comissão Instaladora do Museu Nacional.


Esta Comissão Instaladora, sem meios que lhe permitissem desenvolver grandes trabalhos, foi consentindo sacrifícios para finalmente ver os frutos do seu trabalho árduo. Foram praticamente 3 anos de experiência, na tentativa de se mostrar a imagem de alguns aspectos da cultura material guinenese. Não obstante a série de dificuldades, a Comissão conheceu momentos felizes que se traduziram na realização de Exposições Temporárias em Bissau e no Interior do País assim como Exposições em Dakar, Banjul e Ziguinchor como forma de incrementação de relações profissionais entre países e instituições congéneres da Sub-Região.


Finalmente, a 25 de Maio aparece o 1º Museu na Guiné-Bissau, com uma dúzia de peças herdadas do antigo Museu e com o fruto das expedições etnográficas realizadas pela equipa que trabalhou ao longo dos 3 anos.

Mãe, parabéns pelo seu aniversário de 88 anos, em 03 de setembro 2015. Seus filhos te amam - Edison, Edemir, Alvaro, Eliza. Beijos. CARTÕES ENVIADOS DE PORTUGAL de 1929 e 1930.

Parabéns. 88 anos.




dia 31 de agosto de 2015 - Confirmando as fotos para internet...



Alvaro Paes,
pai de Olivia Pais Mariotti - 1915



Maria Gracinda Paes, avó de Olivia Pais Mariotti - 1928
em Carregal do Sal, uma vila portuguesa no Distrito de Viseu,
região Centro e sub-região do Dão-Lafões, Portugal.





CARTÕES ENVIADOS DE PORTUGAL
cartão enviado por Maria Gracinda Paes, avó de Olivia Pais Mariotti - em 1929
pela passagem de aniversário de 2 anos




cartão enviado por Maria Gracinda Paes, avó de Olivia Pais Mariotti - em 1930
pela passagem de aniversário de 3 anos






O BOLO













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