terça-feira, 6 de outubro de 2015

Descoberto primeiro dinossauro angolano

Designado por Angolatitan adamastor, representa a descoberta do primeiro dinossauro em Angola sendo uma das poucas ocorrências de dinossauros saurópodes desta idade geológica.


O nome científico Angolatitan significa Titã de Angola e adamastor é uma referência à mitologia portuguesa durante as expedições navais na costa africana. É assim que se caracteriza a nova espécie de dinossauro saurópode descoberto em Angola, por uma equipa internacional que inclui Octávio Mateus, um paleontólogo português. 






O achado pertence à idade geológica do Cretácico Superior. Na mesma expedição foram também encontradas tartarugas fósseis e vestígios de outras espécies pré-históricas. "Para nós esta descoberta é surpreendente. Pensávamos que este tipo de dinossauro já estava extinto naquela época" diz Octávio Mateus, descobridor do exemplar. "Mostra que ainda há muito por descobrir em África", sublinha este paleontólogo da Universidade Nova de Lisboa.

A descoberta conta com um membro anterior descoberto por Mateus em 2005, a cerca de 70 km a norte de Luanda, mas as escavações incluíram paleontólogos de Angola (Universidade Agostinho Neto), Estados Unidos (SMU) e Holanda (Natural History Museum Maastricht), todos a trabalhar no âmbito do projecto PaleoAngola.
-
Fósseis do dinossauro “mosassauros”, que viveu há cerca de 65 milhões de anos, achados em 2005 na província do Namibe, viajaram em “Primeira Classe” no voo inaugural Amesterdão-Luanda em “code share” entre a KLM e a TAAG, depois de terem sido alvo de tratamento, investigação e estudo científico na Universidade de Maastricht, na Holanda.

Peças da ossatura de um dinossauro foram encontradas em 2005 perto de Bentiaba, província do Namibe, sul de Angola, por uma equipa de investigação conduzida pelo paleontólogo português Octávio Mateus. Ossos do crânio, vértebras e costelas achados foram posteriormente conduzidos para a Universidade de Maastricht, na Holanda, onde foram alvo de limpeza, tratamento, estudo científico e exibição pública em museu.

Essas peças do esqueleto do dinossauro, da espécie “mosassauros” (enorme réptil pré-histórico marinho carnívoro que viveu há cerca de 65 milhões de anos), regressaram a Angola em 27 de Março passado no voo inaugural Amesterdão-Luanda da companhia holandesa KLM Royal Dutch Airlines em ‘code
share’ com a TAAG – Linhas Aéreas de Angola. No dia a seguir, 28 de Março, foram entregues à Universidade Agostinho Neto pelo paleontólogo holandês Anne Schulp, da Universidade de Maastricht, na presença do embaixador da Holanda em Angola, Cor Van Hounk, e distintas individualidades.

Na cerimónia de devolução do achado, considerado “uma espécie nova para a ciência, unicamente conhecida em Angola”, Anne Schulp disse que o país possui “um potencial de fósseis de animais, muitos deles gigantes, entre os quais mosassauros de pescoço comprido e outros do tipo voadores, tartarugas marinhas, peixes pré-históricos e outras espécies com milhões e milhões de anos”. Na sua opinião, na região de Bentiaba há ainda muito trabalho por fazer, para remoção de tais fosseis, no sentido de serem trabalhados, classificados e exibidos em museus”.

Os cientistas sustentam que “os mosassauros eram um grupo de répteis marinhos que evoluíram e tornaram-se nos predadores mais importantes dos ecossistemas marinhos no final do Cretácico” – período da terra que remonta há cerca de 65 milhões de anos. Alguns desses répteis atingiam mais de 15 metros de comprimento, mas o encontrado em Angola apresenta “tamanho médio, com dentes relativamente finos e afiados”, do grupo denominado Prognathodon Kianda. Após a descoberta, o material fóssil foi escavado entre 2006 e 2007, beneficiou de preparação inicial no Museu da Lourinhã, em Portugal, teve depois um trabalho complementar de limpeza, estudo e divulgação no Museu de História Natural de Maastricht e acabou por ser reconhecido em 2011 pela comunidade científica internacional.

A equipa de investigação, que além de Octávio Mateus, especialista em dinossauros, integrava outros paleontólogos angolanos,portugueses, norte-americanos, noruegueses e holandeses, está inserida no projecto PaleoAngola, coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, com o objectivo de estudar os vertebrados fósseis de Angola.

O resultado do trabalho dessa equipa de investigação regressou então a Angola na qualidade de “passageiro especial” do voo da KLM Royal Dutch Airlines de 27 de Março passado, que inaugurou a ligação entre as cidades de Amesterdão e Luanda, e viceversa, em “code share” com a TAAG – Angola Airlines. Além da tradicional cerimónia de corte da fita do voo inaugural, as duas companhias assinaram um “Memorando de Entendimento”. Duas frequências semanais em aviões Airbus A330-200 para 243 passageiros (30 em World Business Class, 178 em Economy Class e 35 em Economy Comfort) passaram a fazer a ligação entre os aeroportos Schiphol, de Amesterdão, e 4 de Fevereiro, de Luanda, que se torna assim no “mais recente destino intercontinental da KLM”. O voo KL581 sairá de Amesterdão às terças e sextas-feiras às 22h20 e chegará a Luanda na manhã seguinte às 05H00. O voo de regresso KL582 sairá de Luanda às quartas-feiras e sábados às 19H00, chegando a Amesterdão no dia seguinte às 04H45.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti 
http://viajar.sapo.ao/curiosidades/fosseis-de-dinossauro-regressam-a-angola

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

на Регионален исторически музей – Пазарджик. -- Regional History Museum - Pazardzhik. -- Museu de História Regional - Pazardzhik.

Нашият музей е съхранил богатствата на културно-историческите паметници, свидетели на многообразна, високо художествена материална култура и изкуство на народите, населявали пазарджишка област от най-древни времена. Надявам се, че виртуалната разходка ще Ви стимулира да посетите нашия музей.



Регионален исторически музей - Пазарджик е един от водещите и най-стари музеи в България. Създаден е през 1911 г. с решение на Управителния съвет на читалище "Виделина". През 2000 г. се преобразува в Регионален исторически музей с територия на дейност област Пазарджик. По профил музеят е общоисторически и има следните основни отдели: Археология; История на България ХV-ХІХ в.; Етнография; Нова история; Най-нова история; Фондове и научен архив; Връзки с обществеността. Историческите експозиции са поместени в специално построена сграда на площ от 1200 кв. м. Музеят притежава собствена специализирана библиотека, реставрационно ателие и фотолаборатория, има уреден щанд за продажба на рекламни материали, сувенири и кафене.




The Regional Historical Museum of Pazardjik is among the oldest leading museums in Bulgaria. It was established in 1911 after a resolution issued by the Board of managers of Videlina municipal cultural organization. In 2000 it was transformed into a Regional Historical Museum covering the territory of Pazardjik region. The Museum profile is general history. It comprises the Departments as follows: Archeology, History of Bulgaria 15th – 19th c., Ethnography, Modern History, Contemporary History, Depots and Scholarly Archives and PR. The archaeological and historical expositions are arranged in a special building over the area of 1200 sq. m. The Museum is equipped with a library, restoration atelier and photo-laboratory, a souvenir shop and cafe.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://historymuseumpazardzhik.jimdo.com/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.


Българските земи се намират на кръстопът. Те са населени от най-древни времена. В Пазарджишка област са известни над 30 селища от праисторическия период, 1000 надгробни могили, 90 ранно и късносредновековни крепости и 60 селища.




България има над 1300 годишна история и според статистиките е на трето място (след Гърция и Италия) по брой археологически паметници.

Древният гръцки историк Херодот описва тракийските племена като второто най-голямо племе в древния свят, след индийците. Най-известните тракийци са Спартак и Орфей.

Прабългарите са основния етнически компонент в структурата на средновековната българска държава. Те идват от централна Азия, от планинския район Памир. Като високо развита цивилизация доминират културно в териториите на централна Азия за дълго време. Предвожданите от хан Аспарух прабългари се установяват на територията на днешна Добруджа и влезли в договорни отношения с живеещите в Мизия славянски племена. На базата на съюза между двата народа е изградена и българската държава през лятото на 680 г.

В зала „Археология" на РИМ – Пазарджик, посетителите могат да видят различните предмети от материалната и духовна култура на Пазарджик и района: модел на праисторическо жилище, антропоморфни и зооморфни керамични изделия от периода на неолита и халколита, различни предмети на идолна и култова пластика, антични и средновековни монети, оръжия, накити и една от най-богатите колекции оброчни плочки на Тракийския конник.

Най-интересните експонати са от праисторическата могила близо до селото в Юнаците и средновековната Крепост Цепина, в планината Родопи, при с. Дорково. Копия на мраморни икони на Св. Св. Петър и Павел датирани в XII – XIII век, открити в църква на крепостта Цепина през 1879, са показани в отделна витрина.

Техните оригинали се намират в Ермитажа в Санкт Петербург.

Над 120 експоната, поставени в две зали, оформят османския период и национално освободителните борби.

Посетителите могат да също така видят макета на Куршум хан - най-големия хан на Балканите, изграден във втората половина на XVI век.

Развитието на Пазарджик и района по време на национално освободителните борби и Априлското въстание като Четвърти революционен окръг (1876) може да бъде проследено чрез оригинални експонати и документални снимки.

Историята на Пазарджик след Освобождението (1878) до средата на XX век: административно, икономически и културно е представена в последните три зали.

Първите стъпки в основаването на местните власти и създаването на ново, независимо и демократично общество са показани в различни направления: административната структура; някои от занаятите, типични от периода; промишленото развитие на града, търговията и банковото дело; развитие на образованието и културната дейност.

Хронологически показани находки, предимно от камък може да бъдат разгледани в Лапидариума на музея: статуи, пътни колони, олтари, култови фигури. Има също така епиграфски паметници и архитектурни елементи.

От касата на музея могат да се закупят информационни материали и сувенири.

Близко до музея има кафенета, място за паркиране. Ресторанти са разположени в близост до културни паметници и здания - старата поща, старата синагога и др.




--in
Regional History Museum - Pazardzhik.

Our museum has preserved the wealth of cultural and historical monuments, witness the diverse, highly rhythmic material culture and art of peoples inhabiting the Pazardzhik region since ancient times. I hope that virtual stroll will stimulate you to visit our museum.
   
Regional History Museum - Pazardzhik is one of the leading and oldest museums in Bulgaria. Created in 1911 by a decision of the Board of "Light." In 2000 it was transformed into the Regional History Museum in area of ​​activity Pazardzhik. In profile, the museum is its general and has the following departments: Archaeology; History of Bulgaria XV-XIX c .; Ethnography; New History; Modern history; Stocks and scientific records; Public relations. Historical exhibitions are housed in a specially built building area of ​​1200 square meters museum has its own specialized library, restoration workshop and photo laboratory, has settled booth to sell promotional items, souvenirs and a cafe.


The Regional Historical Museum of Pazardjik is among the oldest leading museums in Bulgaria. It was established in 1911 after a resolution issued by the Board of managers of Videlina municipal cultural organization. In 2000 it was transformed into a Regional Historical Museum covering the territory of Pazardjik region. The Museum profile is general history. It comprises the Departments as follows: Archeology, History of Bulgaria 15th - 19th c., Ethnography, Modern History, Contemporary History, Depots and Scholarly Archives and PR. The archaeological and historical expositions are arranged in a special building over the area of ​​1200 sq. m. The Museum is equipped with a library, restoration atelier and photo-laboratory, a souvenir shop and cafe.


-
The Bulgarian lands are ancient crossroads. They were populated frommost ancient times. Over 30 settlements from prehistoric period, 1000 sepulchral burial mounds, 90 early and late of the Middle Ages strongholds and the 60 settlements are known.

The state of Bulgaria has more of1 300 years old history and according to the statistics it is ranked third (after Greece and Italy) for the number of its archaeological monuments.

Ancient Greek historian Herodotus describes the Thracians as the second biggest tribe in the Ancient world, after the Indians. The most famous Thracians were Spartacus and Orpheus.

The Bulgarians were the basic ethnic component in the structure of the Mediaeval Bulgarian State. Their original home land was in Central Asia, in the mountainous region of Pamir. As a highly developed civilization they had culturally dominated the territories of central Asia for a long time. The proto-Bulgarians led by khan Asparuh settle down to the territory to a today'sDobroudja and he made contractual esteems with the Slav tribes who live inMoesia. The Bulgarian state in the summer of the 680 is built as well on the base of the union between the two nations

In the "Archaeoloy department" the visitors may see various expositions of the material and spiritual culture of Pazardzhik and the region: a model of a dwelling, anthropomorphic and zoomorphic ceramic utensils from the Neolithic and Chalcolythic Periods, various idol sculptures, cult plastic arts objects, antique, medieval and western European coins, weapons, jewellery and one of the richest collections of votive tablets of the Thracian horse-rider.

Among the most interesting exhibits are the ones from the Prehistoric barrow near Yunacite village and the medieval fortress Tsepina in the Rhodopa Mountains.

Copies of the marble icons of St. St. Peter and Paul from the beginning ofthe XII - XIII century, found at the Tsepina fortress in 1879, are shown in a separate window.

Their originals are kept in the Hermitage in Saint Petersburg.

Over 120 exhibits, placed in two halls, form the topical hubs of the exposition "The Ottoman rule and the national struggle for Liberation".

The visitors may also see the miniature model of Kurshum (bullet) caravanserai -the biggest caravanserai in the Balkans, built in the second half of the XVI century.

The development of Pazardhik and the region during the Revival and its inhabitant's participation in the national struggle for LIberation and in the April Uprising with Fourth Revolutionary military district (1876) as a centre may be followed through rich original exhibits and documentary photographs.

The history of Pazardzhik after the Liberation (1878) to the middle of the XX century: administrative, economic and cultural is introduced in the last three halls.

The first steps in the foundation of the local authorities and the build-up of a new, independent and democratic society are shown: the administrative structure; some of the handicrafts, typical for the period; the industrial development of the city and the one of trade and banking; the educational development and the creation of cultural communities.

Cronologically exhibited finds, mostly stone monuments can be viewed in the museum's Lapidarium: statues, road columns, altars, cult figures. There are also epigraphic monuments and architectural elements. There is a counter in the museum wich sells dealer aids and souvenirs.

Close to the museum there are a lot of cafes, a parking, and restaurants, part of wich are placed into buildings -cultural monuments- the old post-office, synagogues, etc.




--br
Museu de História Regional - Pazardzhik.

O nosso museu tem preservado a riqueza de monumentos históricos e culturais, testemunha a diversidade, a cultura material altamente rítmica e arte dos povos que habitam a região Pazardzhik desde os tempos antigos. Espero que passeio virtual vai estimular você a visitar o nosso museu.
   
Museu de História Regional - Pazardzhik é um dos principais e mais antigos museus na Bulgária. Criado em 1911 por uma decisão do Conselho de "Luz". Em 2000, foi transformado no Museu de História Regional na área de atividade Pazardzhik. De perfil, o museu é a sua geral e tem os seguintes departamentos: Arqueologia; História da Bulgária XV-XIX c.; Etnografia; Nova História; A história moderna; Estoques e registros científicos; Relações públicas. Exposições históricas estão alojados em uma área do edifício especialmente construído de 1200 metros quadrados museu tem a sua biblioteca especializada própria, oficina de restauração e laboratório foto, se estabeleceu estande para vender itens promocionais, lembranças e um café.


O Museu Histórico Regional de Pazardjik está entre os mais antigos museus mais importantes na Bulgária. Foi criado em 1911 depois de uma resolução emitida pelo Conselho de gerentes de Videlina organização cultural municipal. Em 2000, foi transformado em um Museu Histórico Regional que abranja o território da região Pazardjik. O perfil Museum é história geral. É composto pelos Departamentos da seguinte forma:. Arqueologia, História da Bulgária 15o-19a c, Etnografia, História Moderna, História Contemporânea, Depots e acadêmicos Arquivos e PR. As exposições arqueológicos e históricos são dispostos em um prédio especial sobre a área de 1200 sq. m. O Museu está equipado com uma biblioteca, atelier de restauração e foto-laboratório, uma loja de souvenirs e um café.

-
Terras búlgaras estão em uma encruzilhada. Eles são habitadas desde tempos antigos. Na região Pazardjik conhecido mais de 30 assentamentos do período pré-histórico, 1.000 túmulos, 90 castelos medievais precoces e tardias e 60 aldeias.

A Bulgária tem mais de 1300 anos de história e, de acordo com estatísticas ocupa a terceira posição (depois da Grécia e Itália) uma série de monumentos arqueológicos.
O antigo historiador grego Heródoto descreveu as tribos da Trácia, a segunda maior tribo no mundo antigo, após os índios. Os mais famosos trácios eram Spartacus e Orfeu.

Búlgaros são o principal componente étnico na estrutura do estado búlgaro medieval. Eles vêm da Ásia Central, da região montanhosa do Pamir. Como uma cultura dominante civilização altamente desenvolvida nos territórios da Ásia Central por um longo tempo. Liderados por Khan Asparuh Proto ser estabelecido no território de Dobrogea de hoje e entrou em relações contratuais com os residentes em tribos eslavas Mizia. Com base da aliança entre as duas nações é construída Estado búlgaro no verão de 680

No Hall "Arqueologia" de Roma - Pazardzhik, os visitantes podem ver vários objetos de cultura material e espiritual de Pazardzhik e da região: um modelo de uma habitação pré-histórica, cerâmicas antropomórficas e zoomórficas do Neolítico e Calcolítico objetos ídolos e plástico religioso moedas antigas e medievais, armas, jóias e um dos mais ricos acervos de placas votivas do Thracian Horseman.

As exposições mais interessantes são o monte perto da vila pré-histórica e medieval Yunatsite Tsepina nas Montanhas Rhodope com. Dorkovo. Cópias dos ícones de mármore de Sv Sv Pedro e Paulo remonta a XII -.. XIII século, encontrado na igreja da fortaleza Tsepina em 1879 são mostrados em uma janela separada.

Seus originais estão no Hermitage, em São Petersburgo.

Mais de 120 exposições, colocados em dois quartos formar no período otomano e lutas de libertação nacional.

Os visitantes também podem ver bala falsa Khan - o maior pousada na região dos Balcãs, construído na segunda metade do século XVI.

Desenvolvimento de Pazardzhik e da região durante a luta de libertação nacional e da revolta de abril como o Quarto Distrito Revolucionário (1876) pode ser rastreada através de exposições originais e fotografias documentais.

História Pazardzhik depois da Libertação (1878) até meados do século XX: administrativa, econômica e cultural é apresentado nos últimos três salões.

Os primeiros passos para o estabelecimento de autoridades locais e à criação de nova sociedade, independente e democrático são mostrados em várias áreas: estrutura administrativa; Alguns dos artesanatos típicos do período; desenvolvimento industrial da cidade, comércio e serviços bancários; desenvolvimento da educação e atividades culturais.

Cronologicamente artefatos exibidos, principalmente pedra pode ser examinada no Lapidarium do museu: estátuas, colunas de viagem, altares, figuras de culto. Há também monumentos epigráficos e elementos arquitetônicos.

O cofre do museu pode comprar materiais informativos e lembranças.


Perto do museu há cafés, parque de estacionamento. Restaurantes estão localizados perto de monumentos culturais e edifícios - dos antigos Correios, a antiga sinagoga e outros.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://historymuseumpazardzhik.jimdo.com/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vilnius Castle Complex Lithuania

The Castle Complex has been inhabited since Neolithic times. Prior to the 13th century, its structures were built from wood. In the 13–14th centuries defensive walls, towers and gateways were built from stone; these were reorganized and expanded several times. The only freestanding structures that remain intact are those at the Lower Castle.

Vilnius Castle Complex around 1530

The Vilnius Castle Complex (Lithuanian: Vilniaus pilių kompleksas or Vilniaus pilys), is a group of cultural, and historic structures on the left bank of the Neris River, near its confluence with the Vilnia River, in Vilnius, Lithuania. The buildings, which evolved between the 10th and 18th centuries, were one of Lithuania's major defensive structures.


The complex consisted of three castles: the Upper, the Lower, and the Crooked (Lithuanian: Kreivoji pilis). The Crooked Castle was burned down by the Teutonic Knights in 1390 and was never rebuilt. The Vilnius Castles were attacked several times by the Teutonic Order after 1390, but they did not succeed in taking the entire complex. Its complete capture occurred for the first time during the 1655 Battle of Vilnius. Soon afterwards, the severely damaged castles lost their importance, and many buildings were abandoned. During the Tsarist annexation, several historic buildings were demolished; many more were damaged during the fortress construction in the 19th century.[citation needed]

Today, the remaining Gediminas Tower is a major symbol of the city of Vilnius and of the nation itself. Annually, on 1 January, the Lithuanian tricolor is hoisted on Gediminas Tower to commemorate Flag Day. The complex is part of the National Museum of Lithuania, one of the largest museums in the country.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

http://www.muziejai.lt/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

The Museumstoomtram Hoorn Medemblik is a heritage railway in the Netherlands. -- O Museumstoomtram Hoorn Medemblik é uma estrada de ferro do património na Holanda.

It runs from Hoorn to Medemblik, a distance of about 20 km.

Loc 7742 - "Bello"


The original connection was run by Locaalspoorwegmaatschappij Hollands Noorderkwartier (1884 - 1935). The line was opened on 3 November 1887. The connection follows a curving path, to reduce the amount of land that had to be compulsorily purchased. The train used steam traction, with diesel traction being introduced in 1929.

The line was closed for passenger service from 1 January 1936 until 29 May 1940.

On 5 January 1941 the line was permanently closed for passenger service, just as the railway station in Medemblik.


Loc 26 - "Ir. P.H. Bosboom"

--
Nowadays the railways is in use as a tourist attraction. The masterpiece in the collection is the former Nederlandse Spoorwegen locomotive 7742 Bello, the Netherlands' only preserved light steam engine. Other steam locomotives in running order include three tramway engines, two of which are enclosed tram engines (steam dummies). The remaining ones are: three industrial engines; a German one which is now being rebuilt as a replica of a Dutch railway shunting engine (of a series of which several also served on steam tramways); and a locomotive of industrial type which served at a steam tram company in Zuid-Holland, still awaiting restoration.

Seven of the nine steam locomotives are official Dutch rail monuments.

NS 7742 and the two enclosed tram engines are in regular use: Bello mainly in the peak season afternoon train, and the two steam dummies mainly in the 10 o' clock train (tue/wed/thursdays during peak season).

Eight steam tram carriages are in regular service, as well as several steam tram goods wagons.

Bello and the three tramway engines originate from the provinces Noord-Holland, Zuid-Holland and Limburg. The serviceable steam tram carriages originate from the provinces Friesland, Gelderland, Noord-Holland, Zuid-Holland and Zeeland.

The livery and presentation of the cars is as they were in 1926.

The station is twinned with the Bluebell Railway in England. The ride between Hoorn and Medemblik is often combined by tourists with a trip from Medemblik to Enkhuizen by boat.

On the disused side of platform 2 of Huddersfield railway station in northern England, an old carriage is bolted to the ground, and set in its window is a Dutch plaque commemorating 100 years of Stoomtram Hoorn - Medemblik.

Loc 30 - "Hoorn"







fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.museumstoomtram.nl/

colaboração:

Jeannette Oudejans


Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.




--br
O Museumstoomtram Hoorn Medemblik é uma estrada de ferro do património na Holanda.

Funciona de Hoorn para Medemblik, uma distância de cerca de 20 km.

A conexão original foi dirigido por Locaalspoorwegmaatschappij Hollands Noorderkwartier (1884-1935). A linha foi aberta em 3 de Novembro de 1887. A ligação segue uma trajetória curva, para reduzir a quantidade de terra que teve de ser obrigatoriamente adquirida. O trem usado tracção a vapor, com tração diesel a ser introduzido em 1929.

A linha foi fechada para o serviço de passageiros a partir de primeiro de janeiro de 1936 até 29 de Maio de 1940.

Em 5 de janeiro de 1941, a linha foi permanentemente fechado para o serviço de passageiros, assim como a estação ferroviária em Medemblik.

-
Hoje em dia as estradas de ferro está em uso como uma atração turística. A obra-prima na coleção é o ex-Nederlandse Spoorwegen locomotiva 7742 Bello, da Holanda apenas preservou motor a vapor luz. Outras locomotivas a vapor em ordem de marcha incluem três motores eléctricos, motores eléctricos dois dos quais estão fechados (dummies de vapor). Os restantes são: três motores industriais; um alemão que agora está sendo reconstruída como uma réplica de uma estrada de ferro de manobra motor holandês (de uma série de várias que também atuou no bondes a vapor); e uma locomotiva do tipo industrial que serviu em uma empresa de bonde vapor em Zuid-Holland, ainda à espera de restauração.

Sete dos nove locomotivas a vapor são monumentos ferroviárias oficiais holandeses.

NS 7742 e os dois motores eléctricos fechados estão em uso regular: Bello principalmente no trem da tarde a alta temporada, e os dois manequins de vapor principalmente no 'trem relógio 10 o (/ qua / tue quintas-feiras durante a época alta).

Oito carros eléctricos a vapor estão em serviço regular, bem como vários bondes vapor bens vagões.

Bello e os três motores de carros eléctricos são originários das províncias Noord-Holland, Zuid-Holland e de Limburgo. Os carros eléctricos vapor reparadas são originários das províncias de Friesland, Gelderland, Noord-Holland, Zuid-Holland e Zelanda.

A libré e apresentação dos carros é como eram em 1926.

A estação está geminada com a Bluebell Railway, na Inglaterra. O passeio entre Hoorn e Medemblik é muitas vezes combinado pelos turistas com uma viagem de Medemblik para Enkhuizen por barco.

No lado de fora de uso plataforma 2 da estação ferroviária Huddersfield no norte da Inglaterra, um transporte velho é aparafusado ao chão, e definir em sua janela é uma placa comemorativa holandesa de 100 anos de Stoomtram Hoorn - Medemblik.

V Notranjskem muzeju Postojna. -- The Notranjska Museum in Postojna -- O Museu Notranjska em Postojna

Muzej krasa je osrednja slovenska razstava, ki je popolnoma posvečena predstavitvi zgodovine in sedanjosti svetovnega fenomena - krasa. Poglobljena predstavitev krasa je dinamično zasnovana, saj se v njej prepletajo dokumentarna gradiva, redki in dragoceni predmeti, interaktivne vsebine ter tudi številne praktične delavnice. Posebna pozornost je namenjena otrokom in mladini, ki se bodo lahko o kraških pojavih učili neposredno, skozi igro in ustvarjanje.



Prvo nadstropje Muzeja krasa je namenjeno dinamični predstavitvi fenomena krasa – od razburljivega potovanja v preteklost in razkrivanja ključnih dejavnikov, ki so omogočili nastanek krasa, do kronološkega pregleda njegovega tisočletnega razvoja ter predstavitve ključnih kraških območij v Sloveniji in seveda vseh z njim povezanih pojavov. Celotno drugo nadstropje razstave je namenjeno najbolj privlačnemu kraškemu pojavu, kraškim jamam. Skrivnostna podzemna prostranstva so predstavljena kot pribežališča ledenodobnih živali, kot bivališča naših prednikov, kot skrivališča zakladov ter tudi kot velik navdih sodobnega človeka in njegovih avantur na področju športnega in raziskovalnega jamarstva. 

--
Od prvih začetkov delovanja, pa vse do danes (maj 2011), muzej ni imel lastnih prostorov. Prva ideja o kraškem muzeju sega v leto 1908. Na predlog takratne Jamske komisije, naj bi se v poslopju, ki je bilo dograjeno za potrebe političnih uradov, uredil Jamski muzej. Tej ideji je sledila pobuda Ivana Andreja Perka v letu 1912 o Znanstvenem jamskem muzeju, ki naj bi ga zgradili v okolici Postojnske jame. Plemenito pobudo je prekinila prva svetovna vojna. Leta 1929 pa je v okviru takratnega speleološkega inštituta deloval tudi Jamski muzej. 

Prizadevanja mnogih so se pričela uresničevati leta 1947 z zamislijo Lea Vilharja o ustanovitvi muzeja in dokončno utrdila v letu 1949 s poimenovanjem muzeja v Notranjski muzej. Po tistem je muzej še nekajkrat spremenil svoje poimenovanje, prvotno ime pa je ponovno povzel po letu 1990. Največ časa, z vmesnimi prekinitvami vse do leta 1995 , je muzej deloval v stari graščini sredi mesta. Zato se je v zavesti lokalnega prebivalstva utrdilo mnenje o tem, da muzej še danes domuje tam. 

S temi prostori je muzej nekaj časa celo upravljal, leta 1952 pa je bila stavba s strani takratnega Okrajnega ljudskega odbora Postojna predana v upravljanje Slovenski akademiji znanosti in umetnosti Ljubljana za nedoločen čas. Akademija je tako prevzela stavbo Notranjskega muzeja, pri čemer so muzeju dovolili ostati v pritličju tega objekta. V teh prostorih še danes deluje SAZU. Slovenska akademija znanosti in umetnosti je po letu 1990 na podlagi zakona postala lastnica tega objekta in ga po letu 1995 temeljito prenovila. V letu 1995 se je moral Notranjski muzej zaradi prenove stare graščine sredi mesta seliti v objekt na Ljubljanski 10 v prostore, ki si jih deli z Glasbeno šolo. Muzej je tako leta 1995 dokončno ostal brez svojih prostorov. 

Po osamosvojitveni vojni leta 1991, ko je jugoslovanska vojska zapustila Postojno, se je zdelo, da s pridobitvijo ustreznih prostorov za muzej ne bo težav. Vendar se je izkazalo ravno obratno. Po večletnih dogovarjanjih z različnimi institucijami, je občina Postojna v letu 2002 z Ministrstvom za notranje zadeve sicer sklenila predpogodbo, po kateri naj bi se za potrebe Notranjskega muzeja zagotovili prostori na Gregorčičevem drevoredu 2, v katerih je takrat delovala Policijska uprava Postojna, vendar se ta namera ni uresničila. 

PRELOMNO LETO 2005 Z ODLOČITVIJO TAKRATNE VLADE DO LASTNIH PROSTOROV

Leto 2005 je bilo nedvomno prelomno. Vlada RS, ki jo je takrat vodil g. Janez Janša je sklepom štev.: 47803-53/2005/7 z dne 17.11.2005 na občino Postojna neodplačno in za potrebe postavitve muzejskih zbirk prenesla objekt bivše garnizije na Kolodvorski cesti 3 v Postojni. 

S tem je občina »ujela zadnji vlak« za koriščenje sredstev iz. t.i. kulturnega tolarja v višini takratnih 50 milionov tolarjev ( 208.646 eur). Sredstva, ki jih je Ministrstvo za kulturo v času ministrovanja Vaska Simonittija namenilo za prostore Notranjskega muzeja, so tudi edini prispevek tega ministrstva za ta namen. 

V preostalem sta sredstva za celovito in obsežno prenovo stavbe, ki je trajala pet let, zagotovili občina Postojna in Evropska unija. 

RAZLIČNI PROSTORI IN RAZLIČNE STATUSNE OBLIKE DELOVANJA MUZEJA

Notranjski muzej je v svoji zgodovini deloval v različnih statusnih oblikah. Tako je leta 1974 postal Kraška muzejska zbirka v okviru Inštituta za raziskovanje Krasa SAZU v Postojni, leta 1990 pa je takratna občina ustanovila Notranjski muzej Postojna. Zadnja statusna sprememba sega v leto 2010, ko je občina z vključitvijo Notranjskega muzeja v javni zavod ZNANJE in ohranitvijo njegove samostojnosti omogočila pričetek delovanja v novih prostorih ter zagotovila pogoje za avtonomno in strokovno rast muzeja.

PO PETLETNI OBSEŽNI IN CELOVITI PRENOVI OBJEKTA NOTRANJSKI MUZEJ KONČNO NA SVOJEM

Prenova objekta, ki je trajala pet let, je bila obsežna in zahtevna, kar pričajo tudi sredstva, ki so bila porabljena za ta namen.

---
VIZIJA MUZEJA
Zaposleni v Notranjskem muzeju Postojna ocenjujemo, da je naša ustanova med pomembnimi spodbujevalci kulturnega in turističnega dogajanja v Postojni in v širši notranjsko - kraški regiji. S pomočjo ustanovitelja Občine Postojna smo konec leta 2005 končno dobili nove prostore v nekdanji komandi garnizije na Kolodvorski cesti 3 v Postojni in s tem možnost, da zaživimo v celoti kot pravi muzej. To je tudi pogoj, da predstavimo svoje bogate zbirke širši javnosti, s postavitvijo stalne razstave pa bomo zaokrožili podobo Postojne in celotnega slovenskega kraškega prostora. Otvoritev prenovljenih prostorov je bila 20.5.2011. Prizadevali si bomo tudi za čimbolj celovito predstavitev bogate etnološke in arheološke dediščine Cerknice in Cerkniškega jezera (Kravanjeva hiša) ter Fužine v Grahovem.




----
Arheološki oddelek
V Notranjskem muzeju Postojna je arheološki oddelek najstarejši in največji. Evidentiranih ima več tisoč predmetov iz vseh arheoloških obdobij, predvsem s področja Notranjske in Tržaškega krasa. Z nastavitvijo arheologa leta 1955 smo v muzeju pričeli načrtno pridobivati predmete - predvsem z zaščitnimi arheološkimi izkopavanji, jih sistematično urejati, dokumentirati in proučevati. Posebno pozornost pri proučevanju posvečamo predmetom iz kraških jam.Rezultate obdelave predmetov predstavljamo v strokovnih publikacijah, s predavanji in z vodenjem posameznikov in skupin v muzeju in na arheoloških najdiščih.

Biološki oddelek
V oddelku zbiramo in obdelujemo favnistične in floristične podatke, na osnovi katerih opravljamo sistematske in naravovarstvene ekspertize za območje Notranjske. Osrednja pozornost je posvečena jamski (podzemeljski) favni in popisovanju večine živalskih skupin, živečih v slovenskih jamah. V okviru muzejske dejavnosti objavljamo, razstavljamo in populariziramo našo živo naravno dediščino, pripravljamo pa se tudi na bodočo stalno postavitev Notranjskega muzeja v Postojni.

Etnološki oddelek
Ta oddelek strokovno deluje od 1992. leta tudi z občasnimi razstavami zunaj muzeja. Etnološko dediščino v muzeju zastopajo predmeti s področja materialne, pa tudi socialne in duhovne kulture. Oddelek ima za težišče preučevanja identiteto človeka, živečega na kraških tleh.

Zgodovinski oddelek
Zgodovinski oddelek glede na svoje poslanstvo pridobiva predmete, slikovno in drugo dokumentarno gradivo, ki je nastalo oziroma bilo rabljeno na področju petih notranjskih občin, predvsem v času od 19. stoletja do danes; po pomenu in številu predmetov izstopa predvsem gradivo, povezano z zgodovino Postojne in Postojnske jame. V prihodnosti bo naše delo usmerjeno predvsem k pripravi stalne razstave, katere osnovna tema bodo že prej omenjeni Postojna, kras in Postojnska jama. Občasne razstave vsaka po svoje sestavljajo to osnovno temo in pravzaprav sodijo v sklop priprav za stalno razstavo.

Konservatorska restavratorska delavnica
Konservatorska restavratorska delavnica je najmlajši oddelek Notranjskega muzeja, saj deluje šele od leta 1998. Ukvarja se s konserviranjem in restavriranjem predmetov premične kulturne dediščine ter dokumentiranjem konservatorskih in restavratorskih posegov. Sodeluje tudi pri pridobivanju novih predmetov na terenu in redno spremlja mikroklimatske pogoje hranjenja muzealij v depojskih prostorih muzeja.Konservatorska restavratorska delavnica je ustrezno opremljena za konserviranje in restavriranje keramičnih predmetov in arheoloških kovin ter nudi osnovno zaščito tudi ostalim predmetom, ki jih hrani muzej.



fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.notranjski-muzej.si/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.


--in

The Notranjska Museum in Postojna


Museum of Slovenian karst is the main exhibition, which is completely dedicated to presenting the history and the present global phenomena - karst. An in-depth presentation of the karst dynamic design, because it combines documents, rare and valuable objects, interactive content as well as a number of practical workshops. Special attention is paid to children and young people who will be able to learn about the karst phenomena directly through the game and creation.

The first floor of the Museum of karst is intended for dynamic presentation of the karst phenomena - from exciting journey into the past and reveal the key factors that enabled the genesis, the chronological survey of his millennial development and demonstration of key karst areas in Slovenia and, of course, all related phenomena. The entire second floor is dedicated to the most attractive karst phenomenon Karst caves. Mysterious underground expanse are presented as a refuge of Ice Age animals, such as residence of our ancestors, such as hiding treasures, as well as a great inspiration modern man and his adventures in the field of sports research and caving.


-
From its beginnings of operation, until today (May 2011), the Museum did not have own premises. The first idea of ​​the karst museum dates back to 1908. At the request of the then Cave Board, to be in the building, which has been upgraded for the needs of political offices, edited Cave Museum. This idea was followed by an initiative of Ivan Andrej Perko In 1912 the Scientific cave museum to be built in the vicinity of Postojna Cave. Noble initiative was suspended the First World War. In 1929, in the context of the then Speleološkega Institute also acted Cave Museum.

The efforts many have started to implement in 1947 with the idea Lea Vilharja establishing the museum and finally consolidated in 1949 by naming the museum in the Notranjska Museum. After that, the museum has several times changed its denomination, the original name was again taken up after 1990. Most of the time, intermittently until 1995, the museum is operated in an old mansion in the middle of the city. Therefore, it is in the minds of local people consolidated opinion on that today houses the museum there.

With these premises, the museum some time even managed, in 1952, the building was by the then District People's Committee Postojna handed over the management of the Slovenian Academy of Sciences and Arts Ljubljana for an indefinite period. The Academy has also taken over the building Notranjska Museum, said the museum allowed to stay on the ground floor of this building. In these places today operates SASA. Slovenian Academy of Arts and Sciences in 1990 on the basis of the law became the owner of this house, and after 1995, thoroughly renovated. In 1995 he had Notranjski museum due to renovation of the old mansion in the middle of the city to move into the building in Ljubljana in the 10 rooms, which it shares with the Music School. The museum is also in 1995 finally left without their premises.

After the war of independence in 1991, when the Yugoslav army left Postojna, it seemed that the acquisition of suitable premises for the museum will not be problems. However, it has proved the opposite. After several years of discussions with various institutions in the municipality of Postojna in 2002 with the Ministry of the Interior concluded a preliminary contract, according to which, for the purposes of the Notranjska Museum provide places to Gregorčičeva avenue 2, in which the then acting Police Directorate Postojna, but this the intention is not true.

A landmark year in 2005 with the then MINISTER TO OWN SPACE
The year 2005 was undoubtedly a turning point. The Government of the Republic of Slovenia, which was then headed by Mr. Janez Janša's decision no .: 47803-53 / 2005/7 dated 17.11.2005 in the municipality of Postojna free of charge and for the layout of museum collections transferred to the facility of the former garrison at Kolodvorska cesta 3 in Postojna.
This municipality "caught the last train" for the use of funds from. so-called Cultural Tolar of the then 50 million tolars (208,646 euros). The funds provided by the Ministry of Culture at the time minister Vasko Simonittija earmarked for rooms Notranjska Museum, they are also the only contribution of the Ministry for this purpose.
The remainder of the funding for a comprehensive and extensive renovation of the building, which lasted five years, to ensure the municipality of Postojna and the European Union.

VARIOUS LOCATIONS AND DIFFERENT FORMS OF OPERATING STATUS OF THE MUSEUM
Notranjska Museum in its history, acted in various forms of status. Thus, in 1974 it became the Karst Museum Collection at the Institute for Karst Research in Postojna Arts, and in 1990, the then municipality established Notranjska Museum. Last status change began in 2010 when the municipality with the inclusion of the Notranjska Museum in a public institution of knowledge and the preservation of its independence enable it to commence operations in the new premises and ensure the conditions for independent and professional growth of the museum.

After five years of deep and comprehensive renovations Notranjska Museum finally in
Renovation of the building, which lasted five years, was a large and complex, which is also evidenced by the resources that were used for this purpose.

---
VISION OF THE MUSEUM
Employees of the Notranjska Museum in Postojna, we estimate that our institution between important promoters of the cultural and tourism events in Postojna and in the wider Inner - karst region. With the help of the founder of the Municipality of Postojna, at the end of 2005, finally getting new premises in the former command of the garrison at Kolodvorska cesta 3 in Postojna and the possibility that realized its full potential as a real museum. It is also a prerequisite to present its rich collections to the general public with a permanent exhibition, we will round off the image of Postojna and the entire Slovenian karst area. Opening of the renovated premises was 20.5.2011. We will also strive to find a comprehensive presentation of the rich ethnological and archaeological heritage of Christchurch and Lake Cerknica (Kravanja house) and Fužine in Grahovo.

----
Archaeological Department
The Notranjska Museum in Postojna the archaeological department of the oldest and largest. It has recorded several thousand objects from all archaeological periods, especially in the area of ​​Inner and Carso. By setting an archaeologist in 1955 it was at the museum began to systematically acquire objects - especially with protective archaeological excavations, by systematically edited, documented and studied. Special attention is devoted to the study of the subject matter of karst jam.Rezultate treatment of objects presented in scientific publications, lectures and the conduct of individuals and groups in the museum and at archaeological sites.
Biology Section
Section collect and process floristic and faunal data, based on which we perform systematic and conservation expert for the area of ​​Inner. The main attention is paid to the cave (underground) and fauna inventory of most animal groups living in the Slovenian caves. In the context of museum activities are published, exhibit and popularize our living natural heritage, we are also preparing for a future permanent exhibition of the Notranjska Museum in Postojna.
Ethnology Department
This section operates from a professional in 1992 with temporary exhibitions outside the museum. Ethnological heritage of the museum representing objects in the field of physical as well as social and spiritual culture. The department has to focus examining the identity of a man living on karst soil.
Historical Section
Historical Department in relation to its mission of gaining items, pictures and other documents, which occurred or was used for five Notranjska municipalities, especially during the 19th century; the importance and number of items stand out above all material related to the history of Postojna and the Postojna Cave. In the future, our work will be directed primarily to the preparation of the permanent exhibition, whose main theme will be the previously mentioned Postojna, Kras and Postojna Cave. Temporary exhibitions, each in their own way up the basic theme and actually fall within the scope of preparations for a permanent exhibition.
Conservation and restoration workshop
Conservation and restoration workshop is the youngest section of the Notranjska Museum, because it works only since 1998. It deals with conservation and restoration of movable cultural heritage objects and documentation of conservation and restoration procedures. It also participates in the acquisition of new objects on the ground and regularly monitor the microclimate conditions of storage of museum objects in storage areas muzeja.Konservatorska restoration workshop is properly equipped for the conservation and restoration of ceramic objects and archaeological metals and offers basic protection also other objects held by the museum.



--br
O Museu Notranjska em Postojna

Museum of esloveno cárstica é a exposição principal, que é totalmente dedicado a apresentar a história eo presente fenômenos globais - Karst. Uma apresentação detalhada do design dinâmico carste, porque combina documentos, objetos raros e valiosos, conteúdo interativo, bem como uma série de workshops práticos. É dada especial atenção às crianças e aos jovens, que será capaz de aprender sobre os fenômenos cársticos diretamente através do jogo e criação.

O primeiro andar do Museu de carste destina-se a apresentação dinâmica dos fenômenos cárstica - desde emocionante viagem ao passado e revelar os principais fatores que possibilitaram a gênese, a pesquisa cronológica de seu desenvolvimento milenar e demonstração de áreas cársticas chave na Eslovénia e, é claro, todos os fenômenos relacionados. Todo o segundo andar é dedicado aos mais atraentes fenômeno cárstica cavernas Karst. Extensão subterrâneo misterioso são apresentados como um refúgio de animais da Idade do Gelo, como residência de nossos ancestrais, tais como tesouros escondidos, bem como uma grande inspiração homem moderno e suas aventuras no campo da pesquisa de esportes e espeleologia.


-
Desde o seu início de funcionamento, até hoje (Mai 2011), o Museu não tem instalações próprias. A primeira idéia do museu cárstica remonta a 1908. A pedido do então Caverna Conselho, de estar no edifício, que foi atualizado para as necessidades de cargos políticos, editado Cave Museum. Esta ideia foi seguido por uma iniciativa de Ivan Andrej Perko Em 1912 o museu científico caverna a ser construído nas proximidades de Postojna Cave. Noble iniciativa foi suspensa a Primeira Guerra Mundial. Em 1929, no contexto do então Instituto Speleološkega também atuou Cave Museum.

Os esforços de muitos começaram a implementar em 1947 com a idéia Lea Vilharja que institui o museu e, finalmente consolidou em 1949, nomeando o museu no Museu Notranjska. Depois disso, o museu tem várias vezes alterou a sua denominação, o nome original foi retomada depois de 1990. Na maioria das vezes, de forma intermitente até 1995, o museu é operado em uma antiga mansão no centro da cidade. Portanto, é na mente dos povos locais consolidadas opinião sobre que abriga hoje o Museu lá.

Com estas premissas, o museu algum tempo até conseguiu, em 1952, o edifício foi pelo então Popular do Distrito Comitê Postojna entregou a gestão da Academia Eslovena de Ciências e Artes Ljubljana por um período indeterminado. A Academia também tomou conta do edifício Notranjska Museum, disse que o museu autorizados a permanecer no piso térreo do edifício. Nesses lugares hoje opera SASA. Esloveno Academia de Artes e Ciências, em 1990, com base a lei se tornou o dono desta casa, e depois de 1995, cuidadosamente restaurado. Em 1995, ele teve museu Notranjski devido à renovação da antiga mansão no meio da cidade a se mudar para o edifício em Ljubljana nos seus 10 quartos, que partilha com a Escola de Música. O museu também é em 1995 finalmente saiu sem suas instalações.

Depois da guerra de independência em 1991, quando o exército jugoslavo saiu Postojna, parecia que a aquisição de instalações adequadas para o museu não haverá problemas. No entanto, revelou-se o oposto. Após vários anos de discussões com várias instituições no município de Postojna em 2002 com o Ministério do Interior celebrado um contrato preliminar, segundo a qual, para efeitos do Museu Notranjska fornecer lugares para Gregorčičeva avenida 2, no qual o então agindo Polícia Direcção Postojna, mas esta a intenção não é verdade.

Um ano histórico em 2005 com o então ministro AO ESPAÇO PRÓPRIO
O ano de 2005 foi, sem dúvida, um ponto de viragem. O Governo da República da Eslovénia, que foi, em seguida, chefiada pelo Sr. A decisão de Janez Janša não:. 47803-53 / 2005/7 datada de 17.11.2005, no município de Postojna de forma gratuita e para o layout das colecções dos museus transferidos para as instalações da antiga guarnição de Kolodvorska cesta 3 em Postojna.
Este município "Pegaram o último trem" para a utilização dos fundos. chamado Tolar Cultural dos então 50 milhões tolares (208,646 euros). Os fundos fornecidos pelo Ministério da Cultura no ministro vez Vasko Simonittija reservado para quartos Notranjska Museum, eles também são a única contribuição do Ministério para esta finalidade.
O restante do financiamento para uma reforma abrangente e extensa do edifício, que durou cinco anos, para assegurar o município de Postojna e da União Europeia.

LUGARES DIFERENTES E DIFERENTES FORMAS DE STATUS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Notranjska Museu em sua história, atuou em várias formas de status. Assim, em 1974, tornou-se o Museu Colecção Karst no Instituto de Investigação em Karst Postojna Arts, e em 1990, o município estabeleceu então Notranjska Museum. Última mudança de status começou em 2010, quando o município com a inclusão do Museu Notranjska em uma instituição pública de conhecimento e para a preservação da sua independência lhe permitir iniciar as operações nas novas instalações e garantir as condições para o crescimento profissional e independente do museu.

Após cinco anos de reformas profundas e abrangentes Notranjska Museu finalmente em
Renovação do edifício, que durou cinco anos, era um complexo grande e, que também é evidenciado pelos recursos que foram usados ​​para esta finalidade.

---
VISÃO DO MUSEU
Funcionários do Museu Notranjska em Postojna, estimamos que nossa instituição entre os promotores importantes dos eventos culturais e de turismo em Postojna e no interior mais amplo - região cárstica. Com a ajuda do fundador do Município de Postojna, no final de 2005, finalmente recebendo novas instalações no antigo comando da guarnição de Kolodvorska cesta 3 em Postojna ea possibilidade de que o seu pleno potencial como um verdadeiro museu. Ele também é um pré-requisito para apresentar suas coleções ricas ao público em geral com uma exposição permanente, vamos arredondar a imagem de Postojna e toda a área cárstica esloveno. Abertura das instalações foi renovado 20.5.2011. Nós também nos esforçamos para encontrar será uma apresentação abrangente do rico património etnológico e arqueológico de Christchurch e Lake Cerknica (casa Kravanja) e Fužine em Grahovo.

----
Departamento Arqueológico
O Museu Notranjska em Postojna o departamento arqueológico da maior e mais antigo. Ele já gravou vários milhares de objetos de todos os períodos arqueológicos, especialmente na área de Inner e Carso. Ao definir um arqueólogo em 1955 ele estava no museu começou a adquirir sistematicamente objetos - especialmente com escavações arqueológicas de proteção, por sistematicamente editadas, documentado e estudado. Especial atenção é dedicada ao estudo do assunto de tratamento cárstica jam.Rezultate de objetos apresentados em publicações científicas, palestras e a conduta dos indivíduos e grupos no museu e em sítios arqueológicos.
Biologia Seção
Seção coletar e processar dados florísticos e faunísticos, com base em que nós executamos especialista sistemática e conservação para a área de Inner. A principal atenção é dada para a caverna (metro) e inventário de fauna da maioria dos grupos animais que vivem nas cavernas eslovenas. No contexto das actividades do museu são publicados, exposições e popularizar o nosso património natural vivo, nós também estão se preparando para uma futura exposição permanente do Museu Notranjska em Postojna.
Departamento de Etnologia
Esta seção opera a partir de um profissional em 1992, com exposições temporárias fora do museu. Património etnológico do museu que representam objetos no campo da cultura física, bem como social e espiritual. O departamento tem de se concentrar examinar a identidade de um homem que vive em solo cárstica.
Setor Histórico
Departamento histórica em relação à sua missão de ganhar itens, gravuras e outros documentos, o que ocorreu ou foi usado para cinco municípios Notranjska, especialmente durante o século 19; a importância eo número de itens destacam-se acima todo o material relacionado com a história de Postojna e Postojna Cave. No futuro, o nosso trabalho será direcionado principalmente para a preparação da exposição permanente, cujo tema principal será a Postojna anteriormente mencionado, e Kras Postojna Cave. Exposições temporárias, cada um à sua maneira até o tema básico e realmente se inserem no âmbito dos preparativos para uma exposição permanente.
Conservação e restauro oficina
Conservação e oficina de restauração é a seção mais jovem do Museu Notranjska, porque ele só funciona desde 1998. Trata-se de conservação e restauro de móveis e objetos do patrimônio cultural documentação dos procedimentos de conservação e restauro. Participa também na aquisição de novos objetos no chão e monitorar regularmente as condições microclimáticas de armazenamento de objectos de museu em áreas de armazenamento muzeja.Konservatorska oficina de restauração está devidamente equipadas para a conservação e restauração de objetos de cerâmica e metais arqueológicos e oferece proteção básica também outros objetos detidos pelo museu.

El Museo Julio Sosa es un espacio cultural y museo relacionado a la cultura uruguaya, dado que su objetivo es valorar las tradiciones musicales a través de un homenaje a Julio Sosa, uno los principles cantantes de tango de Uruguay que triunfó en Argentina.

Institución dependiente de la Intendencia de Canelones (Comisión Honoraria del Patrimonio Departamental de Canelones). Creada en homenaje al “Varón del Tango” nacido en Las Piedras (Canelones). Se trata de un Espacio Cultural ubicado en las instalaciones del Hipódromo de Las Piedras en el que se desarrollan muestras y exposiciones de la cultura pedrense. 



El museo se encuentra ubicado en las calles Av. Artigas y Manuel Oribe en las instalaciones del Hipódromo de Las Piedras, en la ciudad de Las Piedras (Uruguay), Canelones, Uruguay.

Es administrado por la Comisión Honoraria del Patrimonio Departamental de la Intendencia Municipal de Canelones. Tel. 598 43320365.1

El museo posee un gran acervo de objetos, trajes, imágenes e información de prensa relativa a Julio Sosa, denominado el "Varón del Tango". Cuenta con la curadería de María Eugenia Grau.

Muestras de documentos y objetos pertenecientes al "Varón del Tango" en el Museo Julio Sosa

Cuenta con una muestra del artista plástico Roberto Sabán denominada “Tango y Pincel” con técnicas de oleos y collages tomando como tema el tango.3

La unidad temática y técnica de la muestra de Sabán constituye un homenaje al tango de arrabal y de piringundines, con poco acompañamiento instrumental, en sus óleos y la figura de Carlos Gardel y principalmente la de Julio Sosa en sus collages.4

El Museo cuenta con muestras estables sobre:
El Tango como elemento cultural
Vida y obra de Julio Sosa
Documentos pertenecientes a Julio Sosa
Una colección de archivos fotográficos con la estampa de Julio Sosa


Museo y Espacio Cultural Julio Sosa en Las Piedras, Canelones, Uruguay
Asimismo, el museo tiene frases dichas por Julio Sosa en murales, tales como:
"Quiero un tango lento, ronco, orillero,irónico. Con olor a malvón y no a rosa."


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.museos.gub.uy/index.php?option=com_k2&view=item&id=678:espacio-cultural-y-museo-julio-sosa&Itemid=35

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

The Museum of Natural History, Wroclaw University, is the largest institution of this kind in Poland. -- O Museu de História Natural da Universidade de Wroclaw, é a maior instituição deste tipo na Polônia.

It came into existence in 1814. Its collections comprise numerous unique specimens of extinct and rare species such as the Great Auk (Alca impennis), Passenger Pigeon (Ectopistes migratorius), Carolina Parakeet (Conuropsis carolinensis), Huia (Heteralocha acutirostris) or Marsupial Wolf (Thylacinus cynocephalus). 




One of the most precious exhibits in the Museum's collection is a skeleton of the Giant Elk (Megaloceros giganteus), a species got extinct 10 thousand years ago, which is displayed in "The Vertebrates Skeletal System" section. The span of antlers of this species exceeded 3 m.

In its collection the Museum possesses also the best preserved in Poland skull of the Aurochs or Wild Ox (Bos primigenius), the ancestor of domestic cattle. This mammal was entirely exterminated in the Middle Ages.

The highlight of the collection, displayed in "The Animal World" exhibition, is the only in Poland complete skeleton of the largest animal which has ever lived on the earth, namely the Blue Whale (Balaenoptera musculus).

The Museum of Natural History, Wroclaw University, came into existence through a fusion of the former zoological and botanical museums and herbarium, i.e. institutions which originally functioned independently within the University or as branches of its institutes. 

The Zoological Museum came into being in 1814, soon after the establishment of the secular University of Wroc3aw, which was then German (1811). It was founded through the care of Prof. Johann Ludwig Christian Gravenhorst and initially housed in the main edifice of the University at Plac Uniwersytecki. Since the very beginning the collections gathered here were for the purpose of science, education and exhibitions open to the public.

Among the most meritorious scientists, whose collections have been preserved until today and used mainly for scientific purpose, (e.g. descriptive types), were professors Adolph Eduard Grube, Carl Chun, Willy Kükenthal, Ferdynand Pax junior. In 1904 the collections, supervised by W. Kükenthal, were transferred to the current building, erected specially for the Museum.

During World War II, when Wroclaw was besieged (Festung Breslau), the building was bombed. Its whole wing having collapsed and the exhibitions, except the Skeletal Hall, got totally ruined, like the rooms intended for didactic purposes. Ca. 50% of the scientific collections survived the war, after which the Museum was taken over by the Polish University authorities. The collections preserved were safeguarded in the charge of Prof. Kazimierz Sembrat and the first curator Doc. Jan Kinel as well as Doc. Zofia Kozikowska (all from Lvov). 

The building was renovated, partly reconstructed and the collections secured. The modernization of the building, rearrangement of the collections and organization of the first exhibitions were supervised by Prof. Wladyslaw Rydzewski, the present patron of the Museum. In 1974, on the initiative of Prof. Rydzewski within the Faculty of Natural Sciences at Wrocław University, an institute was distinguished. Due to its profile, the new institution incorporated both zoological and botanical collections.

The botanical collection, created in 1821 on the initiative of Ludolph Christian Treviranus was initially a herbarium at the Botanical Garden. Later, through the efforts of Prof. Heinrich Robert Goeppert, the Botanical Museum was established. Other people of merit include Prof. Carl Adolf Jerzy Lauterbach, who bequeathed to these institutions his huge herbarium collected during an expedition to Melanesia and New Guinea. Another distinguished person was Prof. Ferdynand Pax senior.

During World War II ca. 60% of the botanical collection sustained heavy damage, and all what was saved at different places was again consolidated into one herbarium and secured in the reconstructed building at Kanonia street. Also "Herbarium Silesiacum", which before the war belonged to the society Schlesische Gesellschaft für Vaterländische Kultur, was incorporated to the botanical collection. The cataloguing and preservation activities as well as the new arrangement were initiated by Prof. Krzysztof Rostanski, the most meritorious person in the post-war history of this collection.



fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti 


Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.



--br
O Museu de História Natural da Universidade de Wroclaw, é a maior instituição deste tipo na Polônia. Ele entrou em vigor em 1814. As suas colecções compreendem numerosos espécimes únicos de espécies extintas e raras, como a Grande Auk (Alca impennis), Pombo de passageiro (Ectopistes migratorius), Carolina Parakeet (carolinensis Conuropsis), Huia (Heteralocha acutirostris) ou lobo marsupial (Thylacinus cynocephalus).

Uma das peças mais preciosas da coleção do Museu é um esqueleto gigante do Elk (Megaloceros giganteus), espécie extinto tem 10 mil anos atrás, que é exibido em "O Vertebrados esquelético Sistema" seção. O espaço de galhadas desta espécie foi superior a 3 m.

Em seu acervo do Museu possui também a mais bem preservada na Polônia crânio do Aurochs ou Wild Ox (Bos primigenius), o ancestral do gado doméstico. Este mamífero foi totalmente exterminado na Idade Média.

O destaque da coleção, exibida em "O Mundo Animal" de exposições, é o único na Polónia esqueleto completo do maior animal que já viveu na Terra, ou seja, a baleia azul (Balaenoptera musculus).

O Museu de História Natural da Universidade de Wroclaw, veio à existência através de uma fusão do antigo zoológico e museus botânicos e herbário, ou seja, instituições que originalmente funcionava de forma independente no âmbito da Universidade ou como ramos da sua institutos.

O Museu Zoológico surgiu em 1814, logo após a criação da Universidade secular de Wroc3aw, que foi, em seguida, alemão (1811). Ela foi fundada através do cuidado do Prof. Johann Ludwig Christian Gravenhorst e inicialmente alojado no edifício principal da Universidade no Plac Uniwersytecki. Desde o início, as coleções foram reunidos aqui com o propósito de ciência, educação e exposições abertas ao público.

Entre os muitos cientistas meritórias, cujas coleções foram preservadas até hoje e usado principalmente para fins científicos, (por exemplo, tipos descritivos), eram professores Adolph Eduard Grube, Carl Chun, Willy Kükenthal, Ferdynand Pax júnior. Em 1904, as coleções, supervisionados por W. Kükenthal, foram transferidos para o actual edifício, erguido especialmente para o Museu.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi cercado Wroclaw (Festung Breslau), o edifício foi bombardeado. Toda a sua asa tendo em colapso e as exposições, com exceção do Skeletal Hall, ficou totalmente arruinada, como os quartos destinados a fins didáticos. Ca. 50% das coleções científicas sobreviveu à guerra, após o qual o Museu foi assumido pelas autoridades da universidade polonesa. As coleções preservadas foram salvaguardados no cargo do Prof. Kazimierz Sembrat eo primeiro Doc curador. Jan Kinel bem como Doc. Zofia Kozikowska (todos de Lvov).

O edifício foi renovado, parcialmente reconstruído e as coleções garantido. A modernização do edifício, rearranjo das coleções e organização das primeiras exposições foram supervisionados pelo Professor Wladyslaw Rydzewski, o presente patrono do Museu. Em 1974, por iniciativa do Prof. Rydzewski dentro da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade de Wrocław, um instituto foi distinguido. Devido ao seu perfil, a nova instituição incorporada ambas as coleções zoológicas e botânicas.

A coleção botânica, criado em 1821 por iniciativa do Ludolph Christian Treviranus era inicialmente um herbário do Jardim Botânico. Mais tarde, através dos esforços do Prof. Heinrich Robert Goeppert, o Museu Botânico foi criado. Outras pessoas de mérito incluem Prof. Carl Adolf Jerzy Lauterbach, que legou a estas instituições o seu enorme herbário coletados durante uma expedição à Melanésia e Nova Guiné. Outra pessoa foi distinguido Prof. Ferdynand Pax sênior.


Durante a Segunda Guerra Mundial ca. 60% da coleção botânica sofreu danos pesados, e tudo o que foi salvo em lugares diferentes foi novamente consolidadas em um herbário e fixado no edifício reconstruído em Kanonia rua. Também "Herbário Silesiacum", que antes da guerra pertencia à sociedade Schlesische Gesellschaft für Vaterländische Kultur, foi incorporado à coleção botânica. As atividades de catalogação e preservação, bem como o novo arranjo foram iniciadas pelo Prof. Krzysztof Rostanski, a pessoa mais meritório na história do pós-guerra desta coleção.