quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Un euro es el precio que puede costarle adquirir una casa en el municipio francés de Roubaix, situado en la región de Nord-Pas de Calais. A cambio de esta cantidad simbólica, el propietario tendrá que comprometerse a remodelar y acondicionar convenientemente la vivienda adquirida

Viviendas a un euro en Francia. El propietario debe comprometerse a remodelarlas y acondicionarlas convenientemente. Esta iniciativa emula una acción llevada con gran éxito en la ciudad inglesa de Liverpool.



Fachada de un bloque de varias viviendas en 
desuso en la ciudad de Roubaix. EL MUNDOMARTA JURADOMadrid

Un euro es el precio que puede costarle adquirir una casa en el municipio francés de Roubaix, situado en la región de Nord-Pas de Calais. A cambio de esta cantidad simbólica, el propietario tendrá que comprometerse a remodelar y acondicionar convenientemente la vivienda adquirida, según informa el diario Le Figaro Immobilier.

Ésta es la iniciativa que ha puesto en marcha el Ayuntamiento del municipio, siguiendo el ejemplo de Liverpool o del pueblo siciliano de Gangi, lugares donde se han promovido campañas similares.

Un cartel de 'Se vende' colgado en 

una propiedad en muy mal estado.EM

El principal objetivo que se busca con el proyecto es el de combatir la pobreza que asola a algunas de las zonas de este municipio de 100.000 habitantes que se extiende a lo largo de la frontera conBélgica, país al que se puede acceder en bicicleta o a pie.

En algunos barrios de Roubaix abundan casas abandonadas emplazadas en calles prácticamente desiertas, realidad a la que se quiere poner fin y contribuir así a su reactivación, desarrollo y rehabilitación. "No podemos permitir esta situación. El municipio se degrada, y no es algo que nos convenga", ha afirmado el alcalde de Roubaix, Guillaume Delbar.


Se trata de 'una política audaz y basada en ideas innovadoras', según el Ayuntamiento

Para alcanzar su meta y alejar el clima sombrío y de degradación que se ha apoderado de algunos rincones de Roubaix, el Ayuntamiento, que ha apostado por "una política audaz y basada en ideas innovadoras", según expone en un comunicado que aparece en su página web, se ha inspirado principalmente en elproyecto llevado a cabo en Liverpool en el año 2013.

El éxito cosechado en la ciudad inglesa, donde se desarrolló una idea pionera por medio de la que se puso a la venta un lote conformado por 20 casas de estilo victoriano por tan sólo una libra (aproximadamente 1,17 euros) cada una debiendo someter a las viviendas a una reforma, ha sido así la principal inspiración de la campaña emprendida por este municipio francés.

La otra cara de la ciudad con calles 

y edificios bien conservdos.EM

Ya se han establecido contactos con Liverpool, ciudad que, "por su pasado industrial y su realidad social y urbana", es muy similar a Roubaix, y está previsto asimismo la celebración de una reunión con diversos representantes para profundizar en las condiciones de ejecución del proyecto, según se añade en el citado comunicado.

La iniciativa lanzada en el municipio francés se asemeja también a la implantada en el pueblo siciliano de Gangi, donde su Ayuntamiento optó directamente por regalar viviendas para conseguir atraer a los inversores internacionales. Para conseguir una de estas casas se exigía la presentación de un plan de reforma concedido en un periodo inferior a un año y la ejecución la misma en un plazo máximo de tres.

http://www.elmundo.es/economia/2015/08/07/55ae04e2268e3e384d8b4570.html

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.


Vamos compartilhar.



--
A cidade de Roubaix, no norte da França, está vendendo casas a € 1 (cerca de R$ 4) para revitalizar bairros no município que estão abandonados.

A iniciativa vai ao encontro de medidas semelhantes em países como Itália e Reino Unido, que vendem casas a preços simbólicos em troca da promessa de reforma do imóvel para melhorar e povoar o cenário urbano.

Em 2014, a cidade de Liverpool, na Inglaterra, vendeu 20 casas por £ 1 (cerca de R$ 5) e a iniciativa teve grande êxito.
"Essa iniciativa vai permitir que as famílias sejam proprietárias e essas casas sejam renovadas. Em última análise, a ideia irá revitalizar nossos bairros", disse Guillaume Delbar, o prefeito de Roubaix.


Borboleta azul é atração em museu da cidade; - Museu da Amazônia, Brasil ( Musa ) -- Blue butterfly is attraction in town museum; - Museum of the Amazon, Brazil (Musa)

Azul resultante de fenômeno ótico faz fama das espécies Morpho, uma das quais é criada no Musa. Desmatamento em Manaus, Amazonas, Brasil,  porém, ameaça animal.


Manaus, 346 anos, aniversário, cores, azul, borboleta, Thainá Naiara Knights,
biologia, museu, Musa, Reserva Florestal Adolpho Ducke, meio ambiente.



Apesar da beleza, espécie famosa pelo azul das asas vem sofrendo com redução das áreas de floresta nativa em Manaus (Antonio Lima)

Os vívidos tons de um azul metálico nas asas fazem da chamada borboleta azul da Amazônia uma das espécies mais belas e exóticas da fauna da região. Mas esses animais do gênero Morpho, que em Manaus habitam regiões de mata primária, são também provas vivas de como as aparências podem ser ilusórias: é que a borboleta azul, veja só, não é azul – ou pelo menos não da forma como podemos achar à primeira vista.

“A cor em azul não é resultado de pigmentação das asas, mas do reflexo da luz em contato com as escamas das asas. Quando observamos sob a lupa, vemos que as escamas não são necessariamente azuis”, explica a bióloga Thainá Naiara Knights, de 26 anos. Para ela, natural de Porto Velho e há 17 anos em Manaus, no entanto, saber que a aparência extraordinária é um truque óptico não diminui o fascínio dessa ilusionista da natureza.

“Creio que é por isso mesmo que há esse encanto em torno da borboleta azul: na verdade ela não é azul”, diz.

O conhecimento de Thainá sobre as borboletas azuis não vem só dos livros, mas do convívio diário com os bichos no borboletário pelo qual é responsável há pouco mais de um ano no Museu da Amazônia (Musa), na Reserva Florestal Adolpho Ducke, bairro Cidade de Deus, Zona Norte. Na reserva ocorrem três das espécies Morpho: menelaus, achilles ehelenor, sendo esta última criada no viveiro experimental da instituição.

O trabalho de Thainá inclui desde a coleta de espécies na floresta até o acompanhamento dos animais no laboratório e no viveiro, além de cuidar da alimentação deles e da manutenção do espaço. “A ideia é se aprofundar nessa criação”, explica a pesquisadora. “Estou aqui para entender a dinâmica de um borboletário, entender o que funciona e o que não funciona na criação. É preciso errar e aprender, descartar certas técnicas e criar outras”.

VIDAS BREVES

O ciclo de vida da Morpho helenor, segundo Thainá, dura de cinco a seis meses, boa parte dos quais o animal passa na forma de lagarta. “Elas vivem como adultas apenas por um mês, até um mês e uma semana. Já como lagartas podem passar até 100, 115 dias”, informa ela, exibindo um vistosa lagarta em tons de preto e amarelo. O visual exótico, por outro lado, infelizmente às vezes assusta.

“Alguns visitantes daqui às vezes dizem, ‘Já vi essas lagartas no quintal, mas matei porque achei que queimavam’. Buscamos tirar essas dúvidas, explicando que nem toda lagarta queima, ou falando da diferença entre borboletas e mariposas”.

Após a fase de lagarta, durante a qual trocam de pele várias vezes, como todo inseto, os animais passam mais 15 dias como pupa, quando ocorre sua metamorfose. É uma fase delicada para esses bichos sensíveis, afirma Thainá, mas os que conseguem passam por ela se tornarão adultos e poderão copular e reiniciar o ciclo. E, de quebra, exibir o elusivo azul que tornou a espécie famosa.

“Muita gente que vem aqui fica extasiada com o voo da borboleta. Gente às vezes que veio do outro lado do mundo, que nunca viu algo parecido e se emociona”, conta.


BELEZA EM RISCO

Apesar do encanto que provoca nas pessoas, a borboleta azul corre o risco de desaparecer por conta da ação humana. “Ela é característica da mata primária (nativa) e tem sofrido grande impacto. Tem diminuído em população e está correndo risco de extinção, justamente pelo desmatamento e pelo avanço da cidade dentro da reserva”, lamenta Thainá, explicando que a borboleta depende de suas plantas hospedeiras – no caso dahelenor, a Machaerium sp.

“Recurso alimentar é básico: se você tira o verde, tira a planta onde a borboleta vai depositar os ovos e que vai servir de alimento à lagarta. A cada vez que uma área é desmatada ou sofre uma fragmentação, o animal sofre consequências”, afirma a pesquisadora, que cita ainda colecionadores irresponsáveis entre vilões que ameaçam a espécie.

PAIXÃO PELAS BORBOLETAS

Por sua vez, Thainá se diz feliz de conviver com os animais vivos. “Passo o tempo todo com elas, e mesmo quando estou sentada estudando, elas ficam passando ao meu redor o tempo todo”, declara, revelando a paixão pelo ofício e pelas borboletas. “Para trabalhar com borboletas, e com a Biologia em geral, é preciso estar muito apaixonada. As borboletas me causam isso, uma paixão grande”.

Thainá tem com os animais do borboletário uma relação de igualdade. “Ela é tão viva como eu e você, ela come, ela respira como nós. Quando estou com elas é como fossem minhas ‘filhinhas’, como meus colegas de trabalho costumam dizer, pela coisa de acompanhar, cuidar das lagartas, alimentar todo dia. Você tem de colocar sua essência naquilo”, afirma ela. “É uma questão de amor mesmo, não tem explicação”.



Thainá Knights é responsável pelo borboletário do Musa
há pouco mais de um ano. “Borboletas me causam paixão”, diz (Antonio Lima)

http://acritica.uol.com.br/especiais/Amazonas-Amazonia-Ilusionista-natureza-borboleta-atracao-Manaus_0_1454254601.html

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.



--in
Blue butterfly is attraction in town museum; - Museum of the Amazon, Brazil (Musa)

Blue resultant optical phenomenon makes fame of Morpho species, one of which is created in Musa. Deforestation in Manaus, Amazonas, Brazil, however, animal threat.



Despite the beauty, famous for the kind of blue wings has suffered from reduced areas of native forest in Manaus (Antonio Lima)

Vivid shades of a metallic blue wings make the call Amazon Blue Butterfly one of the most beautiful and exotic species of fauna. But these animals the genus Morpho, which in Manaus inhabit primary forest areas are also living proof of how appearances can be misleading: it is the blue butterfly, you see, is not blue - or at least not the way we think at first sight.

"The color blue is not the result of pigmentation of the wings, but the reflection of light in contact with the scales of the wings. When we look under the magnifying glass, we see that the scales are not necessarily blue, "explains biologist Thainá Naiara Knights, 26. For her, born in Porto Velho and 17 years in Manaus, however, know that the extraordinary appearance is an optical trick does not diminish the fascination of this magician of nature.

"I think it is for this reason that there is this charm around Blue Butterfly: in fact it is not blue," he says.

Knowledge of Thainá on blue butterflies comes not only from books, but from daily contact with animals in the butterfly garden it is responsible for just over a year at the Museum of the Amazon (Musa) in the Reserva Florestal Adolpho Ducke, City neighborhood God, Zona Norte. In the reserve there are three species Morpho: menelaus, ehelenor achilles, the latter being created in the experimental nursery of the institution.

The Thainá work ranges from the collection of species in the forest to the monitoring of animals in the laboratory and in the nursery, besides taking care of their diet and maintenance of space. "The idea is to delve into this creation," the researcher explained. "I'm here to understand the dynamics of a butterfly, understand what works and what does not work in creation. You have to make mistakes and learn, discard certain techniques and create others. "

BRIEF LIVES

The life cycle of the Morpho helenor, according Thainá, lasts five to six months, most of which the animal passes in the form of caterpillar. "They live as adults only for a month to a month and a week. Already as caterpillars can go up to 100, 115 days, "she reports, displaying a showy caterpillar in black and yellow tones. The exotic look, on the other hand, unfortunately sometimes scare.

"Some visitors here sometimes say, 'I've seen these caterpillars in the yard, but I killed because I thought I burned'. We seek to take those doubts, explaining that not all burning caterpillar, or talking about the difference between butterflies and moths. "

After the caterpillar phase during which switch skin several times, like all insects, animals spend over 15 days as pupa, when there is a bubble. It is a delicate phase for these sensitive animals, says Thainá, but they can pass through it will become adults and can copulate and restart the cycle. And, to boot, view the elusive blue that made the famous species.

"Many people who come here is ecstatic with the butterfly flight. Sometimes people who came from across the world who have never seen something like that and gets emotional, "he says.


BEAUTY AT RISK

Despite the charm that brings in people, blue butterfly is in danger of disappearing because of human action. "It is characteristic of primary forest (native) and has undergone major impact. Has declined in population and is at risk of extinction, just by deforestation and the advance of the city within the reserve, "Thainá regrets, explaining that the butterfly depends on their host plants - in dahelenor case, Machaerium sp.

"Food resource is basic: If you take the green, take the plant where the butterfly will lay her eggs and will serve as food the caterpillar. Each time an area is cleared or suffer fragmentation, the animal suffers consequences, "says the researcher, who also cites irresponsible collectors of villains that threaten the species.

PASSION FOR BUTTERFLIES

In turn, is said Thainá happy to live with live animals. "I spend all the time with them, and even when I'm sitting studying, they are passing around me all the time," he says, revealing his passion for craft and butterflies. "To work with butterflies, and biology in general, one must be very passionate. Butterflies cause me, a great passion. "

Thainá have with animals butterfly an equal relationship. "She's as alive as you and me, she eats, she breathes like us. When I'm with them I am like they were my 'little girls', as my co-workers often say, the thing to follow, take care of the caterpillars, food all day. You have to put your essence what, "she says. "It's a matter of love itself, has no explanation."

Três Corações, Minas Gerais, Brasil, terá 'Museu Terra do Rei' para celebrar a 'criança Edson Arantes do Nascimento' - Pelé. -- Three Hearts, Minas Gerais, Brazil, have 'Terra Museum of the King' to celebrate 'child Edson Arantes do Nascimento' - Pele.

Edson Arantes do Nascimento, Pelé, teve o Bauru como primeiro clube, alcançou status de craque no Santos e ganhou o mundo ostentando a camisa da Seleção Brasileira, além de ter encerrado a carreira de atleta no Cosmos. Mas é de Três Corações a ligação mais forte que Edson Arantes do Nascimento possui. Foi na cidade localizada no Sul de Minas Gerais que Pelé nasceu. Cidade que celebra os 75 anos de vida do filho mais ilustre nesta sexta-feira projetando uma nova forma de retribuir o fato de ser... a cidade de Pelé!. Três Corações contará, em breve, com o "Museu Terra do Rei", que contará a história da então criança Edson Arantes do Nascimento. Do então Dico.


Evento na 'Casa Pelé' celebrou os 75 anos do Rei nesta sexta

Pelé morou em Três Corações até cerca de três anos, quando sua família partiu para Bauru, São Paulo, Brasil,  – não existe uma certeza sobre até quantos Pelé morou lá. A relação do Atleta do Século com Três Corações foi "reatada" em 23 de fevereiro de 2012, quando Pelé marcou presença na inauguração da réplica da casa em que viveu seus primeiros anos de vida. Casa localizada que na "Rua Edson Arantes do Nascimento, número 1.000" e que é aberta ao público desde então.

Além da casa, Três Corações possui outros pontos turísticos que celebram Pelé e seus pais: a pia batismal onde Pelé foi batizado, estátua de Pelé erguendo a taça da Copa de 70, estátua de Pelé no trevo da entrada da cidade, o "Parque Dondinho", que conta com uma estátua em homenagem ao seu pai, João Ramos do Nascimento, e uma reprodução de Pelé com dez anos de idade, a estátua da Dona Celeste, mãe de Pelé, que está fixada no terreno da "Casa Pelé" e o "Ginásio Pelezão".

O "Museu Terra Rei" será instalado no prédio do antigo Fórum da cidade e contará com relíquias da sua carreira e sua família. O objetivo da cidade será, naturalmente, valorizar a origem de Pelé.

– Temos que valorizar essa joia rara que é o Pelé. Todo mundo conhece o Pelé e fica sabendo que Três Corações, Minas Gerais, Brasil,  é a terra do Rei. Esse museu será uma nova resposta da cidade por essa condição, será um retorno da cidade. Até a década de 20, Três Corações era lembrada pela estrada de Ferro. Depois passou a ser a terra do Pelé – destacou Cláudio Pereira (PSL), prefeito de Três Corações, ao LANCE!.


http://esportes.terra.com.br/lance/tres-coracoes-tera-museu-terra-do-rei-para-celebrar-a-crianca-edson,8858082bded6f9616904d64f388d58a8qhunsqrk.html

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.


--in
Three Hearts, Minas Gerais, Brazil, have 'Terra Museum of the King' to celebrate 'child Edson Arantes do Nascimento' - Pele.

Edson Arantes do Nascimento, Pele, had the Bauru as first club reached ace status in Santos and won the world sporting the shirt of the Brazilian national team, and has ended the athletic career in the Cosmos. Three Hearts but is the strongest bond that Edson Arantes do Nascimento has. It was in the city located in southern Minas Gerais that Pelé was born. City that celebrates the 75 years of the most illustrious son on Friday designing a new way of giving back the fact that ... the city of Pele !. Three Hearts will soon be with the "King of Land Museum," which tells the story of the child then Edson Arantes do Nascimento. From then Dico.

Event at the 'Casa Pele' celebrated the 75th anniversary of the King on Friday

Pele lived in Three Hearts until about three years ago when his family left for Bauru, São Paulo, Brazil, - there is no certainty about how to Pele lived there. The Century Athlete's relationship with Three Hearts was "resumed" on February 23, 2012, when Pele was present at the inauguration replica of the house in which he lived his early life. House located in that "Rua Edson Arantes do Nascimento, number 1000" and that is open to the public ever since.

Beyond the house, Three Hearts has other attractions that celebrate Pele and their parents: the font where Pele was baptized, statue of Pele lifting the cup of Copa 70, statue of Pele at the city entrance of clover, "Dondinho Park "which has a statue in honor of his father, João Ramos do Nascimento, and a reproduction of Pele with ten-year-old statue of Dona Celeste, mother Pele, which is set in the grounds of" Casa Pele "and the "Gym Pelezão".

The "Terra Museum King" will be installed in the ancient city of Forum building and will feature relics of his career and his family. The goal of the city is, of course, appreciate the origin of Pele.

-.. We have to cherish this rare jewel that is the Pele Everyone knows Pelé and learns that Three Hearts, Minas Gerais, Brazil, is the land of King This museum will be a new response from the city for this condition, it will be a return of the city. Until the '20s, Three Hearts was remembered for Iron Road. Later it became the land of Pele.

Museu do Meio Ambiente na Ilha Grande da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil -- Museum of the Environment on the Big Island, State University of Rio de Janeiro, Brazil

No próximo dia 12, o Ecomuseu Ilha Grande da UERJ inaugura a sede do Museu do Meio Ambiente, com a exposição "Certos Modos de Ser Caiçara", sobre o universo tradicional das comunidades localizadas no litoral sul fluminense, tais como, saberes, fazeres, crenças, valores, ambiente de trabalho, lazer, entre outros. 



Em obras desde 2012, o MuMA fica numa construção remanescente da antiga Fazenda Dois Rios, do século XIX. O prédio que chegou a ser utilizado como presídio em 1894 e teve como preso histórico o escritor Graciliano Ramos, em 1936, faz parte do conjunto penitenciário que funcionou no local até 1994, quando foi parcialmente implodido pelo governo do estado.

"Essa é uma grande contribuição da universidade para o resgate da tradição e da memória cultural da Ilha Grande e da população sul fluminense como um todo", diz o professor e antropólogo Ricardo Lima, diretor do Departamento Cultural da UERJ. Para a coordenadora do MuMA, Thereza Rosso, a intenção é que o lugar se torne ecologicamente sustentável, em função de estar localizado numa área de proteção do INEA. "Além de um espaço cultural, a ideia é que o museu apresente também projetos universitários relacionados ao meio ambiente", afirma. 

Na mesma data, também será implantada a Casa de Produção de Mudas do Parque Botânico, outra unidade do Ecomuseu Ilha Grande, onde se localizava a lavanderia do Instituto Penal Cândido Mendes. Em função de pesquisas e levantamentos sobre a flora local, mais de mil espécies nativas foram catalogadas sob a supervisão da professora, Cátia Callado, coordenadora do Parque Botânico. "O objetivo desse trabalho é contar a história da Ilha Grande através das plantas", informa.


http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2015/10/25/novo-museu-do-meio-ambiente-na-ilha-grande-sera-inaugurado-no-dia-12/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.



--in
Museum of the Environment on the Big Island, State University of Rio de Janeiro, Brazil

On Feb. 12, the Ecomuseum Grand Island UERJ inaugurates the headquarters of the Museum of the Environment, with the exhibition "Certain Being modes Rascal" on the traditional universe of communities located in Rio's south coast, such as knowledge, doings, beliefs, values, workplace, leisure, among others.


In the works since 2012, the Muma is a remaining building of the old farm Two Rivers, the nineteenth century. The building was once used as a prison in 1894 and was arrested as historical writer Graciliano Ramos in 1936, it is part of the prison set that worked there until 1994 when it was partially imploded by the state government.

"This is a great contribution of the university to the rescue of tradition and cultural memory of Ilha Grande and Rio southern population as a whole," says professor and anthropologist Ricardo Lima, director of the Cultural Department of UERJ. For the coordinator of Muma, Thereza Rosso, the intention is that the place will become ecologically sustainable, be in function INEA located in a protection area. "In addition to a cultural space, the idea is that the museum also present university projects related to the environment," he says.

On the same day, it will also be deployed to Seedling Production House Botanic Park, another unit of the Ecomuseum Big Island, where was located the laundry room of the Criminal Institute Cândido Mendes. In research function and surveys about the local flora, over a thousand native species have been cataloged under the supervision of a teacher, Katie Callado, coordinator Botanic Park. "The goal of this work is to tell the story of the Big Island through the plants," he says.


Історія Дніпропетровського національного історичного музею ім. Д.І. Яворницького -- History Dnipropetrovsk National Historical Museum. DI Yavornytsky

В лютому 1849 р. в Катеринославі за ініціативою директора місцевої гімназії Я.Д.Грахова, А.Я.Фабра був створений, так званий, „Общественный музеум Екатеринославской губернии” — перший в краї музей, що розташовувався в Потьомкінському палаці, що належав Дворянському губернському зібранню. В цей час, як свідчили очевидці, Катеринослав (нинішній Дніпропетровськ) був досить оригінальним містечком на високому правому березі Дніпра, з прямими широкими вулицями, прекрасним гостроверхим собором і пам’ятником Катерині II біля нього, кам’яними і дерев’яними будовами при підтримці губернатора



Проте, життя його громадян було вельми одноманітним, як в справжній російській провінції. Тому невипадково так був здивований етнограф і археолог А.Терещенко, що подорожував Новоросією у 1852 р., знайшовши в Катеринославі музей, що уразив його зібранням рідкісних стародавніх предметів. Під час Кримської війни, коли в Потьомкінському палаці розмістили шпиталь для поранених, музей знаходився в приміщенні Катеринославської класичної чоловічої гімназії (нині корпус Медакадемії на Жовтневій площі), яка і стала його постійним будинком на довгі роки до початку XX століття.

В музеї поряд з археологічними знахідками, старовинами місцевого краю, кам’яними статуями, експонувалися реліквії Давнього Єгипту і античної Греції, російські і іноземні монети, зразки різних гірських порід, палеонтологічні останки. Його визначною пам’яткою вважалася мумія єгипетської жінки з дитиною, яка, за легендою, була привезена губернатором А.Я.Фабром з Єгипту (цей експонат і сьогодні зберігається в музеї). Кращими часом для „Общественного музеума” було перше його десятиріччя, коли, зосереджені на новій ідеї, жителі міста, любителі історії і старовини, приносили в музей предмети, жертвували гроші на устаткування вітрин і інші придбання. Проте в подальші роки (1860-1900-і рр.), не маючи фінансової підтримки від властей, музей потрапив у жалюгідне становище, швидше нагадуючи кабінет учбового закладу. В цей же час в Катеринославі і губернії у деяких жителів з дворян, купецтва, інтелігентського середовища (вчителів, лікарів), в кабінетах земських установ, в учбових закладах склалися цікаві і різноманітні колекції історичних і природних старожитностей і антикваріату, нумізматики, живопису.

Одним з найбільших і відомих зібрань була колекція Почесного громадянина Катеринослава О.М.Поля, що налічувала більше 4770 предметів. У 1887 р. Поль відкрив в місті перший приватний музей, що розташовувався в 4-х кімнатах його власного будинку на Соборній площі (нині Жовтнева). В полівському музеї, що мав навіть спеціального зберігача-екскурсовода, було 7 відділів. Значна частина матеріалів була археологічними знахідками, знайденими Полем в курганах і інших похованнях на території Катеринославської губернії, зокрема на Криворіжжі. Вражали сучасників реліквії запорізького козацтва, до яких у Поля було особливе відношення, оскільки по материнській лінії він був нащадком гетьмана Полуботка. Були в музеї і єгипетські старожитності, і культові предмети, і монети всіх країн світу різних часів, і живопис, — тобто це була своєрідна «кунсткамера» в мініатюрі. Після смерті Поля у 1890 р. громадськість міста виступила з ініціативою про створення губернського музею його імені — своєрідний пам’ятник Полю. Питання це було особливо актуальним, оскільки родичі Поля, не маючи коштів для утримання унікальної колекції, почали її розпродавати. Вартість полівского зібрання ще за життя власника оцінювалося в 200 тис. крб. сріблом.

Майже десятиріччя знадобилося ініціаторам, щоб переконати місцеві власті, дворянське товариство в необхідності створення музею, захопити наукові і учбові кола, громадськість цією благородною справою. Нарешті, 6 травня 1902 р. в будівлі Комерційного училища (нині будівля Облради) був урочисто відкритий Обласний музей ім. О.М.Поля. Поступово в нього влилися зібрання першого „общественного музея”, що зберігалося в класичній гімназії, приватного музею О.Поля, колекції Д.Яворницького (директор музею у 1902-1933 рр.), Е.Мельник-Антоновича, В.Антоновича, С.Бродницкого, І.Акінфієва, С.Сучкова, А.Синявського, Алексєєва Г.П., Гана П.О., Левенсона В.Я., Проніна П.П. та ін.

Спеціально для музею під наглядом архітекторів Г.К.Сандецького і Г.І.Панафутіна в 1905 р. було побудовано приміщення за зразком будинку Гофмана в Берліні. За перше десятиріччя з невеликої колекції в 300 предметів музей виріс до майже 10-тисячного зібрання археологічних знахідок різних періодів і культур, запорізьких козацьких реліквій, церковних старожитностей, етнографічних, нумізматичних, живописних предметів, виробів народно-прикладного мистецтва, книг і документів, фотоматеріалів, — які були розподілені на 9 розділів.

Саме в цей період Обласний музей ім.О.М.Поля, очолюваний Д.І.Яворницьким, перетворився на яскраву перлину, справжню скарбницю історичних і природних багатcтв — пам’ятників місцевого краю і світової культури. Як писав В. Гіляровский: «Музей — Україні всій краса…» Д.І.Яворницьким в 1905 і 1910 роках було випущено два каталоги музейних колекцій і декілька звітів про діяльність музею.

У 1917-1923 рр., перейменований в перший Народний музей Катеринославщини, музей поповнювався приватними колекціями, предметами з дворянських будинків, земських установ, а директор прикладав максимум зусиль, щоб зберегти музейну колекцію і будівлі від руйнування і грабунку. Значно збагатився музей у 1927-1932 рр. (в ці роки він називався Дніпропетровський краєвий історико-археологічний музей), коли Д.Яворницький очолив Дніпробудівську археологічну експедицію. 40 тисяч одиниць археологічних предметів, знайдених на величезній території, де повинен був знаходитися Дніпрогес і плескатися води штучного моря, поступили в музей. Проте науково обробити і узяти їх на облік до початку Великої Вітчизняної війни не вдалося, що багато в чому було пов’язано із звільненням в 1933 р. Д.Яворницького і інших фахівців-археологів, істориків з музею за звинуваченням в «контрреволюції» і «буржуазному українському націоналізмі». Тільки у 1940 р., після смерті Д.І.Яворницького, його ім’я повернено музею і він став називатися Дніпропетровський історичний музей імені Д.І.Яворницького.

Великі втрати поніс музей під час німецько-фашистської окупації. В будівлі музею розмістився штадткомісар міста Клостерман, а експонати під дощем, в негоду, були перевезені до напівзруйнованого приміщення Художнього музею (по вул.Шевченко,21). Евакуйовані на схід музейні предмети майже всі втрачено, ті, що залишилися в місті вивезені німцями. Тільки невелика частина матеріалів була врятована технічними працівниками музею М.Я.Білим і П.К.Дузь.

Справжнє відродження музей пережив у 1970-1980-і роки: в 1975 — відкрита діорама «Битва за Дніпро», в травні 1977 — нова експозиція по історії краю з найдавніших часів до сучасності, а в грудні 1977 — експозиція музею історії релігії і атеїзму (в Преображенському Соборі), в 1982 — заснований літературний відділ і в 1988 — в Будинку Інзова (пр.К.Маркса, 64) почалися роботи зі створення музею «Літературне Придніпров’я», в листопаді 1988 — відкритий для відвідувачів Меморіальний будинок-музей академіка Д.І.Яворницького. В 1979 р. творча група в складі: директора музею Г.Ф.Ватченко, архітектора В.А.Зуєва, художників московської студії батального живопису ім. М.Грекова Н.Бута і Н.Овєчкіна, старшого наукового співробітника музею В.С.Прокудо, художників-оформлювачів з Санкт-Петербурзького комбінату живописно-оформлювального мистецтва В.Л.Рівіна і В.І.Короткова, за створення комплексу діорами «Битва за Дніпро» і залів історичного музею, була удостоєна Державної премії УРСР ім.Т.Г.Шевченко. В 1990-і роки музей удосконалював свою експозицію, істотно доповнивши і змінивши її відповідно до нової концепції історії України і краю, знайденими історичними джерелами всіх типів.

В фондах музею зберігаються 240 тисяч музейних предметів. Серед них археологічні пам’ятники, реліквії запорізького козацтва, стародруки ХVI-ХVП ст., раритетні видання ХVІІІ — п.ХХ ст., культова колекція, порцеляна, годинники, меблі, зброя і багато інших пам’ятників історії і культури. Протягом всієї своєї 150-річної історії музей був і залишається єдиним у своєму роді в Дніпропетровській області центром збереження, вивчення і популяризації пам’ятників національного і світового значення, центром виховання історичної свідомості, національної гідності, відчуття дбайливого відношення до своєї історії, загальнолюдських цінностей.

Всебічне вивчення зібрання музею, широко розгорнена реставрація музейних предметів дозволили музейним співробітникам створити цілий ряд колекційних виставок з циклу «Скарбниця Д.І.Яворницького». Годинники, порцеляна, книги, кераміка, ікони, живопис, одяг, вироби з каменю, культові речі, пам’ятники східних культур, археологічні і геральдичні матеріали, — ось неповний перелік колекцій, представлених музеєм

останніми роками на суд місцевої громадськості. В травні 1998 р. відкрита перша черга музею «Літературне Придніпров’я. Вибране»

Музей щорічно відвідує більше 300 тисячі відвідувачів, для яких проводяться 10000 екскурсій, функціонують майже 60 виставок. На базі музейного зібрання проводяться: музейні вітальні; презентації книг, окремих експонатів, персональних виставок; заняття за програмою “Музей і діти”; свято просто неба “Чисті джерела”; працюють студія “Жива глина”, археологічний гурток “Борисфен”, студії літературознавства і клуби, фундація Е.Блаватської і тому подібне.

Дніпропетровський історичний музей постійно ділиться своїм досвідом з музеями України. Підтвердженням тому є Всеукраїнські музейні фестивалі, що проводяться раз на три роки на базі ДІМу. Перший з них відбувся в жовтні 2005 р., Другий — у вересні 2008 р. Проведення Третього плаується на вересень 2011 р.

Сьогодні Дніпропетровський історичний музей ім Д.І. Яворницького це музейний комплекс, що складається з:


Експозиції історичного музею з історії краю з найдавніших часів до сучасності (пр.К. Маркса, 16);

Діорами «Битва за Дніпро» з кінолекційним та виставковим залами (пр. К.Маркса, 16);

Меморіального будинку-музею академіка Д.І. Яворницького (пл. Шевченко, 5);

Музею «Літературне Придніпров’я» (пр. К.Маркса, 64).

Музейного центру Олени Петрівни Блаватської та її родини (Ленінградська, 3)

Музею історії та розвитку місцевого самоврядування Дніпропетровської області (пр. Кірова, 2)


http://museum.dp.ua/historydim.html

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.





--in
History Dnipropetrovsk National Historical Museum. DI Yavornytsky


In February 1849 in Yekaterinoslav on the initiative of the director of the local school Ya.D.Hrahova, A.Ya.Fabra was created so-called "Obschestvennыy Museum Ekaterynoslavskoy province" - the first museum in the province, situated in the Potemkin palace that belonged to Noble the provincial assembly. At this time, as witnesses testified, Ekaterinoslav (now Dnepropetrovsk) was quite original town on the high right bank, with straight wide streets, lovely peaked cathedral and monument to Catherine II at him, stone and wooden structures supported governor
However, the life of its citizens was very monotonous as a real Russian province. Therefore no coincidence was so surprised A.Tereschenko ethnographer and archaeologist, who traveled Novorossiia in 1852, finding Yekaterynoslav museum that struck his collection of rare ancient objects. During the Crimean War when Potemkin palace placed in a hospital for the wounded, the museum was located in the building of Classical gymnasium Ekaterinoslav (now housing Medical Academy on October Square), which became his permanent home for many years the beginning of XX century.
The museum, along with archaeological finds, antiquities local region, stone statues, exhibited relics of ancient Egypt and ancient Greece, Russian and foreign coins, samples of different rocks, paleontological remains. His sight was considered the mummy of Egyptian woman with a child who, according to legend, was brought A.Ya.Fabrom governor of Egypt (this exhibit and are kept in museums). The best time for "socially Museum" was his first decade, when focused on a new idea, residents, fans of history and antiquity, and brought to the museum items donated money to windows and other equipment acquisition. However, in subsequent years (1860-1900-ies.), Without financial support from the authorities, the museum was in a miserable situation, rather reminding study institution. At the same time in Yekaterinoslav province and some residents of the nobles, merchants, intellectuals environment (teachers, doctors), in the offices of rural institutions, educational institutions have developed interesting and diverse collection of historical and natural antiquities and antiques, numismatics and painting.
One of the largest and most famous collections was a collection of honorary citizen of Yekaterinoslav O.M.Polya, numbering more than 4770 items. In 1887 Paul discovered in the first private museum, located in 4 rooms of his own house on Cathedral Square (now October). In polivskomu museum that had even a special custodian-guide was seven departments. Much of the material was archaeological finds, found in Paul barrows and other burial on site Ekaterinoslav province, particularly in Kryvyi Rih. Impressed contemporaries Zaporizhzhya Cossacks relics to which Paul had a special relationship since the maternal side he was a descendant of hetman Polubotko. Been to museums and Egyptian antiquities, and ritual objects and coins of all countries of different times, and painting - that it was a kind of "Curiosities" in miniature. After Paul's death in 1890 the public town initiated the establishment of the provincial museum named after him - a kind of monument to Paul. This question was particularly relevant, because relatives fields do not have funds for the maintenance of the unique collection began to sell it. Cost polivskoho assembly during the life of the owner estimated at 200 thousand. Rub. silver.
Almost a decade proponents needed to persuade local authorities, the aristocratic society of the need to create a museum, grab a scientific and educational circles, the public in this noble cause. Finally, May 6, 1902 in the building of Commercial School (now the building Oblast Council) was inaugurated Regional Museum. O.M.Polya. Gradually, he joined the first collection of "socially museum" that remained in the classical school, O.Polya private museum, collections D.Yavornytskoho (director of the museum in 1902-1933 gg.) E.Melnyk-Antonovich, V.Antonovych, S. Brodnytskoho, I.Akinfiyeva, S.Suchkova, A.Synyavskoho, GP Alekseeva, Ghana PA, Levenson VJ, Pronin PP etc.
Especially for the museum under the supervision of architects H.K.Sandetskoho H.I.Panafutina and in 1905 was built on the model of the building premises Hoffmann in Berlin. During the first decade of a small collection of 300 objects the museum has grown to almost 10000th collection of archaeological finds from different periods and cultures, Zaporizhzhya Cossack relics, church antiquities, ethnographic, numismatic, painting objects, works of folk art, books and documents, photographs, - which were divided into 9 sections.
During this period the Regional Museum im.O.M.Polya headed D.Yavornitskiy, has become a bright pearl real treasury of historical and natural bahatctv - monuments to the local region and world culture. Hilyarovskyy W. wrote: "Museum - Ukraine all its glory ..." D.Yavornitskiy in 1905 and 1910 were released two catalogs of museum collections and several reports on the activities of the museum.
In 1917-1923 gg., Renamed the First National Museum Ekaterinoslav, supplemented by private museum collections, items from noble houses, rural institutions, and director prykladav every effort to keep the museum collection and the building from destruction and looting. Greatly enriched the museum in 1927-1932 years. (In those years it was called the land can Dnipropetrovsk Historical and Archaeological Museum) when D.Yavornytskyy led Dniprobudivsku archaeological expedition. 40,000 units of archaeological objects found in the vast territory, which had to be Dneproges splash water and artificial sea entered the museum. However, the scientific process and to take them into account before the Great Patriotic War failed largely been associated with the release in 1933 D.Yavornytskoho and other specialists-archaeologists, historians of the museum on charges of "counter-revolution" and " Ukrainian bourgeois nationalism. " Only in 1940, after the death D.Yavornitskiy, his name and he returned to the museum was called Dnipropetrovsk Historical Museum of D.Yavornitskiy.
Large losses incurred Museum during the Nazi occupation. The building housed the museum shtadtkomisar city Klosterman and exhibits in the rain, in bad weather, were transferred to the dilapidated buildings of the Art Museum (for Shevchenko, 21). Evacuated to the east of museum objects lost almost all of those that were taken in by the Germans. Only a small part of the materials was saved by technical staff of the museum and M.Ya.Bilym P.K.Duz.
The present museum renaissance experienced in 1970-1980 years: in 1975 - opened Diorama "Battle for the Dnepr", in May 1977 - a new exhibition on the history of the region from ancient times to the present, and in December 1977 - exhibition of Museum of Religion and Atheism ( in the Transfiguration Cathedral) in 1982 - based literary department and in 1988 - the House Inzov (pr.K.Marksa 64) began work on the creation of the museum "Literary Dnieper" in November 1988 - is open to Memorial House Museum Academician D.Yavornitskiy. In 1979 the creative team composed of H.F.Vatchenko museum director, architect V.A.Zuyeva, artists studios Moscow battle painting them. M.Hrekova N.Buta and N.Ovyechkina, senior researcher V.S.Prokudo museum, a graphic designer from St. Petersburg plant painterly art-design V.L.Rivina V.I.Korotkova and for the creation of complex diorama " Battle of the Dnieper "and the halls of the historical museum was awarded the USSR State Prize na TH Shevchenko. In 1990 the museum for its exhibits improved significantly expanding and changing it according to the new concept of the history of Ukraine and the region, found historical sources of all types.
In the museum are kept 240 thousand exhibits. Among them are archaeological sites, relics of Zaporizhzhya Cossacks, old printed HVP-sixteenth century. Rare editions of XVIII - p.HH c., Cult collection, porcelain, clocks, furniture, weapons and many other historical and cultural monuments. Throughout its 150-year history of the museum was the only one of its kind in the Dnipropetrovsk region center preservation, study and promotion of monuments of national and world importance, a center of education historical consciousness, national dignity, respect for the sense of their history, human values.
Comprehensive study of the museum's collection, widely deployed restoration of museum exhibits allow employees to create a number of collectible exhibitions from the "Treasury D.Yavornitskiy." Clocks, porcelain, books, ceramics, icon painting, clothing, stone, cult objects, monuments of Eastern cultures, archaeological and heraldic materials - is an incomplete list of collections presented museum
in recent years, in the judgment of the local community. In May 1998 opened the first stage of the museum "Literary Dnieper. Favorites "
Museum annually visited by more than 300 thousand visitors, which made 10,000 trips, there are nearly 60 exhibitions. On the basis of the museum collection held: living museum; book presentations, individual exhibits, personal exhibitions; employment program "Museum and children"; holiday open air "clean sources"; working studio "Living Clay" archaeological circle "Borisfen" studies and literary clubs, Foundation E.Blavatskoyi and the like.
Dnipropetrovsk Historical Museum regularly shares his experience with museums in Ukraine. Confirmation of this museum is a nationwide festival, held every three years, the Dima. The first one was held in October 2005, the second - in September 2008 the third plauyetsya in September 2011
Today Dnipropetrovsk Historical Museum DI Yavornytsky this museum complex, consisting of:

Expositions Historical Museum on the history of the region from ancient times to the present (pr.K. Marx, 16);
Diorama "Battle for the Dnepr" with kinolektsionnom and exhibition halls (pr. Karl Marx, 16);
Memorial house-museum of academician DI Yavornytsky (pl. Shevchenko, 5);
Museum "Literary Dnieper" (pr. Karl Marx, 64).
Museum Center Helena Petrovna Blavatsky and her family (Leningrad, 3)
Museum of History and Local Governance Dnepropetrovsk region (pr. Kirova 2)


--br
História Dnipropetrovsk Museu Histórico Nacional. DI Yavornytsky


Em fevereiro 1849 em Yekaterinoslav por iniciativa do diretor do Ya.D.Hrahova escola local, A.Ya.Fabra foi criada chamada "província Obschestvennыy Museu Ekaterynoslavskoy" - o primeiro museu da província, situada no palácio Potemkin que pertencia a Noble a assembléia provincial. Neste momento, como testemunhas disseram, Ekaterinoslav (agora Dnepropetrovsk) era uma cidade bastante original na alta margem direita, com ruas largas retas, linda catedral repicado e monumento a Catherine II para ele, pedra e estruturas de madeira suportada governador
No entanto, a vida de seus cidadãos era muito monótona como uma província russa real. Por isso não é coincidência estava tão surpreso A.Tereschenko etnógrafo e arqueólogo, que viajou Novorossiia em 1852, encontrando museu Yekaterynoslav que atingiu sua coleção de objetos antigos raros. Durante a Guerra da Criméia, quando Potemkin palácio colocado em um hospital para os feridos, o museu foi localizado no edifício de Ekaterinoslav ginásio Clássica (que hoje abriga Academia Médica na Praça de Outubro), que se tornou seu lar permanente para muitos anos o início do século XX.
O museu, juntamente com achados arqueológicos, Antiguidades região local, estátuas de pedra, relíquias expostas do antigo Egito e na Grécia antiga, moedas russos e estrangeiros, amostras de diferentes rochas, restos paleontológicos. Sua visão foi considerada a múmia de mulher egípcia com uma criança que, segundo a lenda, foi trazido governador A.Ya.Fabrom do Egito (esta exposição e são mantidos nos museus). A melhor época para "socialmente Museum", foi sua primeira década, quando focada em uma idéia nova, residentes, fãs de história e antiguidade, e trouxe para os itens de museu doou dinheiro para janelas e outra aquisição de equipamentos. No entanto, nos anos seguintes (1860-1900-s.), Sem apoio financeiro das autoridades, o museu estava em uma situação miserável, e lembrando instituição de ensino. Ao mesmo tempo, na província de Yekaterinoslav e alguns moradores do ambiente nobres, comerciantes, intelectuais (professores, médicos), nos escritórios de instituições rurais, instituições de ensino têm desenvolvido coleção interessante e diversificada de históricos e naturais antiguidades e antiguidades, numismática e pintura.
Uma das coleções maiores e mais famosos foi uma coleção de cidadão honorário de Yekaterinoslav O.M.Polya, contando com mais de 4770 itens. Em 1887, Paul descobriu no primeiro museu privado, localizado em 4 quartos de sua casa, sobre Cathedral Square (agora de outubro). No museu polivskomu que teve até mesmo um custodiante-guia especial foi sete departamentos. Grande parte do material era achados arqueológicos, encontrados em Paul suínos machos castrados e outros enterramento no local Ekaterinoslav província, particularmente em Kryvyi Rih. Impressionado contemporâneos Zaporizhzhya cossacos relíquias de que Paul tinha uma relação especial desde o lado materno que ele era descendente de hetman Polubotko. Já esteve em museus e antiguidades egípcias, e objetos rituais e moedas de todos os países de diferentes épocas e pintura - que era uma espécie de "Curiosidades" em miniatura. Após a morte de Paul em 1890 a cidade público iniciou a criação do museu provincial nomeado após ele - uma espécie de monumento a Paulo. Esta questão foi particularmente relevante, porque os campos parentes não têm fundos para a manutenção da coleção original começou a vendê-lo. Polivskoho custo de montagem durante a vida do proprietário estimado em 200 mil. Rub. prata.
Quase uma década proponentes necessárias para persuadir as autoridades locais, a sociedade aristocrática da necessidade de criar um museu, pegue um científicas e educacionais círculos, o público nesta causa nobre. Finalmente, 06 de maio de 1902 no edifício da Escola Comercial (agora o edifício Oblast Conselho) foi inaugurado Museu Regional. O.M.Polya. Aos poucos, ele se juntou a primeira coleção de "museu socialmente" que permaneceram na escola clássica, O.Polya museu privado, coleções D.Yavornytskoho (diretor do museu em 1902-1933 gg.) E.Melnyk-Antonovich, V.Antonovych, S. Brodnytskoho, I.Akinfiyeva, S.Suchkova, A.Synyavskoho, GP Alekseeva, Gana PA, Levenson VJ, Pronin PP e outros.
Especialmente para o museu sob a supervisão de arquitetos H.K.Sandetskoho H.I.Panafutina e em 1905 foi construída sobre o modelo de construção de instalações Hoffmann em Berlim. Durante a primeira década de uma pequena coleção de 300 objetos do museu tem crescido a coleção quase 10000 de achados arqueológicos de diferentes épocas e culturas, relíquias Zaporizhzhya cossacos, igrejas antiguidades, etnográfico, numismática, objetos pintura, trabalhos de arte popular, livros e documentos, fotografias, - que foram divididos em 9 seções.
Durante este período, o Museu Regional im.O.M.Polya dirigido D.Yavornitskiy, tornou-se uma pérola brilhante real de tesouraria bahatctv histórico e natural - monumentos à cultura região e do mundo local. Hilyarovskyy W. escreveu: "Museum - Ucrânia toda a sua glória ..." D.Yavornitskiy em 1905 e 1910 foram lançados dois catálogos de colecções de museus e vários relatórios sobre as atividades do museu.
Em 1917-1923 gg., Rebatizado o First National Museum Ekaterinoslav, complementadas por coleções de museus privados, itens de casas nobres, instituições rurais, e diretor prykladav todos os esforços para manter o acervo do museu e do prédio da destruição e saques. Grandemente enriquecido o museu em 1927-1932 anos. (Naqueles anos, ele foi chamado a terra pode Dnipropetrovsk Histórico e Museu Arqueológico) quando D.Yavornytskyy levou Dniprobudivsku expedição arqueológica. 40.000 unidades de objectos arqueológicos encontrados no vasto território, que teve de ser Dneproges respingos de água e mar artificial entrou no museu. No entanto, o processo científico e de levá-los em consideração antes da Grande Guerra Patriótica pela maior parte não foi associado com o lançamento, em 1933 D.Yavornytskoho e outros especialistas de arqueólogos, historiadores do museu sob a acusação de "contra-revolução" e " nacionalismo burguês ucraniano. " Somente em 1940, após a morte D.Yavornitskiy, o nome dele e ele voltou para o museu foi chamado Dnipropetrovsk Museu Histórico de D.Yavornitskiy.
As maiores perdas incorridas Museum durante a ocupação nazista. O edifício abrigou o museu shtadtkomisar cidade Klosterman e exposições na chuva, no mau tempo, foram transferidas para os edifícios em ruínas do Museu de Arte (por Shevchenko, 21). Evacuados para o leste de objectos de museu perdeu quase todos os que foram tomadas em pelos alemães. Apenas uma pequena parte dos materiais foi salvo pela equipe técnica do museu e M.Ya.Bilym P.K.Duz.
O presente renascimento museu experimentado em 1970-1980 anos: em 1975 - abriu Diorama "Battle for the Dnepr", maio 1977 - uma nova exposição sobre a história da região desde os tempos antigos até o presente, e em dezembro de 1977 - exposição do Museu da Religião e Ateísmo ( na Catedral da Transfiguração) em 1982 - baseado departamento literário e em 1988 - a Casa Inzov (pr.K.Marksa 64) começou a trabalhar na criação do museu "Literary Dnieper" em Novembro de 1988 - está aberto a Memorial House Museum Acadêmico D.Yavornitskiy. Em 1979, a equipe criativa composta de diretor do museu H.F.Vatchenko, arquiteto V.A.Zuyeva, estúdios de artistas Moscou batalha pintá-los. M.Hrekova N.Buta e N.Ovyechkina, pesquisador sênior museu V.S.Prokudo, um designer gráfico de St. Petersburg planta-design arte pictórica V.L.Rivina V.I.Korotkova e para a criação de diorama complexo " Batalha do Dnieper "e as salas do museu histórico foi agraciado com o Prêmio de Estado da URSS na TH Shevchenko. Em 1990 o museu para suas exposições melhorou significativamente expandindo e mudá-lo de acordo com o novo conceito de história da Ucrânia e da região, encontrou fontes históricas de todos os tipos.
No museu são mantidos 240 mil exibições. Entre eles estão os sítios arqueológicos, as relíquias de Zaporizhzhya cossacos, centenária impresso HVP-XVI edições raras de XVIII -.. P.HH c, coleção Cult, porcelanas, relógios, móveis, armas e muitos outros monumentos históricos e culturais. Ao longo de sua história do museu de 150 anos foi o único de seu tipo na região Dnipropetrovsk preservação center, estudo e promoção de monumentos de importância nacional e mundial, um centro de consciência educação histórica, dignidade nacional, o respeito pelo sentido de sua história, os valores humanos.
Estudo abrangente da coleção do museu, restauração amplamente difundida de exposições do museu permitem que os funcionários para criar uma série de exposições colecionáveis ​​do "Tesouro D.Yavornitskiy." Relógios, porcelanas, livros, cerâmica, pintura ícone, roupas, pedra, objetos de culto, monumentos de culturas orientais, materiais arqueológicos e heráldicos - é uma lista incompleta das coleções apresentadas museu
nos últimos anos, na opinião da comunidade local. Em maio de 1998 abriu a primeira fase do museu "Literary Dnieper. Favoritos "
Museu visitado anualmente por mais de 300 mil visitantes, que fizeram 10.000 viagens, existem cerca de 60 exposições. Com base no acervo do museu realizou: museu vivo; apresentações de livros, exposições individuais, exposições pessoais; programa de emprego "Museu e crianças"; férias ao ar livre "fontes limpas"; estúdio trabalhando "argila" Viver círculo arqueológico estudos "Borisfen" e clubes literários, Fundação E.Blavatskoyi e similares.
Dnipropetrovsk Museu Histórico compartilha regularmente sua experiência com museus na Ucrânia. A confirmação deste museu é um festival de âmbito nacional, realizado a cada três anos, o Dima. A primeira foi realizada em outubro de 2005, o segundo - em setembro de 2008 o terceiro plauyetsya em setembro de 2011
Hoje Dnipropetrovsk Historical Museum DI Yavornytsky este complexo de museus, que consiste em:

Exposições Museu Histórico sobre a história da região desde os tempos antigos até o presente (pr.K. Marx, 16);
Diorama "Battle for the Dnepr" com salas de exposições e kinolektsionnom (pr Karl Marx, 16.);
Memorial casa-museu de DI acadêmico Yavornytsky (PL Shevchenko, 5.);
Museu "Literary Dnieper" (pr. Karl Marx, 64).
Museum Center Helena Petrovna Blavatsky e sua família (Leningrado, 3)
Museu de História e Governança Local Dnepropetrovsk região (pr. Kirova 2)