sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Itália quer combater o terrorismo com a cultura.

Matteo Renzi considera que se vive uma batalha cultural, pelo que a resposta "não pode ser só segurança", disse. Uma das medidas passa por dar aos jovens 500 euros para gastar em museus e espetáculos.



"Não mudaremos nunca o nosso modo de vida", 
disse o primeiro-ministro de Itália, berço do Renascimento

Nos Museus Capitolinos, em Roma, o primeiro-ministro italiano destacou a cultura como a aposta a fazer no combate ao terrorismo. Matteo Renzi vai propor ao parlamento que os 550 mil italianos que estão prestes a completar 18 anos recebam um cartão com 500 euros. O dinheiro é para gastar em museus e espetáculos culturais.

Os atentados de 13 de novembro em Paris acentuaram a discussão. Para o primeiro-ministro italiano, vive-se uma “batalha cultural”. E essa batalha combate-se com cultura. “Por cada euro investido em segurança deve haver um euro investido na cultura”, disse, citado pelo La Repubblica, anunciando que pretende atribuir dois mil milhões de euros para serem divididos equitativamente por estas duas áreas. A ideia principal é que as soluções contra a ameaça não podem centrar-se apenas na segurança.


Destroem as estátuas, nós amamos a arte. Destroem os livros, nós estamos no país das bibliotecas. Não mudaremos nunca o nosso modo de vida, eles render-se-ão primeiro”, disse.

Para além de querer envolver os jovens, sobretudo de bairros mais pobres, com a cultura e a identidade italianas, Matteo Renzi também acredita que a educação pode desviar muitos jovens dos caminhos do terrorismo. “50 milhões de euros vão para bolsas de estudo, quem merece estudar não pode ser impedido de o fazer por questões de rendimentos. Também isto é uma resposta ao terror“, sublinhou.

Se a cultura e a educação servem aqui como prevenção ao terrorismo, há que combater aquele já instalado. Aí as medidas são diferentes. No evento “Itália, Europa: uma resposta ao terror”, que decorreu na terça-feira, o primeiro-ministro anunciou que pretende alocar, por exemplo, 150 milhões de euros para a cibersegurança e 500 milhões para projetos de requalificação concebidos especialmente para as periferias mais desfavorecidas.



http://observador.pt/2015/11/25/italia-quer-combater-o-terrorismo-com-a-cultura/


Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.



Cultura brasileira: MÚSICA - Povo Indígena Yawanawá - Acre, Brasil.

A música indígena reflete todo o espírito de um povo, existem músicas tradicionais outras de autoria de músicos de diferentes etnias. Bandas indígenas e cantores estão espalhados por todo o Brasil, mas pouco conhecidos no cenário nacional.



vídeo 5:11min



Músicas compostas em línguas indígenas outras em português. Algumas contam historias, falam da cultura e também sobre sentimentos, pensamentos. Existem cantos e rezas específicos para invocações rituais que acompanham também as danças tradicionais dos povos.



2 – Shaneihu Yawanawá – KÊNE KÊRANE

Shaneihu é um conhecido cantor indígena acreano do Povo Yawanawá. Faz apresentações em diferentes países e estados do Brasil.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

http://amazonia.org.br/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.

Historical Museum of the Municipality of Krakow -- Museu Histórico da Câmara Municipal de Cracóvia

The History of Nowa Huta
os. Słoneczne 16 

View of Kraków from the south -
from the Krak Mound, 1600, by Egidio van der Rye, copper



The Historical Museum of the City of Kraków is a municipal museum. Councillors of Kraków decided already in 19th century to take an effort to create city's own historical museum. The first discussions on creating museum, which could gather city's memorabilia started in the 1860's. Organized by City Council in 1890 Archive of Old Acts for Kraków City started to gather the collection, and raised in 1897 Society of Kraków's History and Monuments Amateurs endorsed museum organization initiative. The Archive employees such as professor Stanislaw Krzyzanowski and Adam Chmiel PhD participated in creation of collection for future Historical Museum. The collection contained iconographic materials of Kraków, portraits of celebrities and famous citizens, graphics, historical items and documents related to guilds' activities, stamps, numismatics and medal, weaponry and other material culture elements, related to Kraków's history.

The Historical Museum of the City of Kraków has been erected at the City Council session on 31st May 1899. At this time Museum started its activities, although it was a branch of Archive of Old Acts rather than self-managed institution. Collection has been gathered in not accessible to visitors' ground floor room of building located at Sienna street 16. Soon there were active actions taken to make museum's collection accessible for visitors, however they took many years. Important event was an exhibition of old Kraków's views called "Old Kraków", organized in 1936 byJerzy Dobrzycki PhD in renewed but not yet fully furnished rooms of Wawel castle 2nd floor. In 1937 for museum's purpose the building at Swietego Ducha Street 5 (currently Szpitalna street 21), so called "The Cross House".

In 1937, as well by initiative of Jerzy Dobrzycki PhD museum organized under its patronage first annual contest of Kraków's cribs, since then it is set annually apart from Second World War years. In December of 1945, during City National Council the proposition for museum statute has been presented. According to it, The Historical Museum of the City of Kraków was planned to be "independent and self-managed city branch, its aim is gathering and proper protection of all historical materials related to life and culture of Kraków since the first ages of the city's history till the current time, as well as development of science, research and education activities". One of tasks of new institution was to take care of local tradition, customs and ceremonies.

Independent museum activity in meaning of gathering and organizing collections, started with taking over from Archive of Old Acts more than two thousands of items, requiring stocktaking and restoration.

At the end 1946 and beginning of 1947, thanks to the agreement with Society of Kraków's History and Monuments Amateurs it was possible to get for museum's purposes part of the building being home of society - "Krauzowska House" at Sw. Jana Street 12. Soon the museum opened first two temporary exhibitions there: "Kraków old and modern" and "1848 Revolution" .

The permanent exhibition in Krauzowa House has been established on 24th of June 1952, and building set for museum's purposes just before Second World War "The Cross House" has been used as office and stocks.

In 1949 part of former defence walls: St. Florian's gate, Haberdashers' tower and city walls pass between has been given to Museum for exhibition purposes. Exhibition set up was "The old defences of Kraków". It covered reconstructed guardroom of old city guards, using historical weaponry and series of views of not existing already city towers and gates. This part of City walls was used by the Museum until the end of 1950s.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti


www. mhk.pl

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.

--br
Museu Histórico da Câmara Municipal de Cracóvia
A História de Nowa Huta
os. Słoneczne 16



O Museu Histórico da Cidade de Cracóvia é um museu municipal. Conselheiros de Cracóvia já decidiu no século 19 para tomar um esforço para criar próprio museu histórico da cidade de. As primeiras discussões sobre a criação do museu, o que poderia reunir memorabilia cidade começou na década de 1860. Organizado pela Câmara Municipal em 1890 Arquivo de Atos velhos por Kraków Cidade começou a reunir a coleção, e foi criado em 1897 a Sociedade de História e Monumentos Amateurs endossado iniciativa organização museu de Cracóvia. Os funcionários Archive, como professor de Stanislaw Krzyzanowski e Adam Chmiel PhD participou de criação de coleção para o futuro Museu Histórico. A coleção continha materiais iconográficos de Cracóvia, retratos de celebridades e cidadãos famosos, gráficos, itens históricos e documentos relacionados com 'guildas atividades, selos, numismática e medalha, armas e outros elementos de cultura material, relacionados com a história de Cracóvia.

O Museu Histórico da Cidade de Cracóvia foi erguido na sessão do Conselho da Cidade em 31 de maio de 1899. Neste momento Museu iniciou suas atividades, embora fosse um ramo do Arquivo de Atos velhos em vez de instituição de auto-gestão. Coleção tem sido recolhida em não acessíveis ao quarto no andar térreo dos visitantes do edifício localizado na rua Sienna 16. Logo havia ações ativas tomadas para tornar a coleta do museu acessível para os visitantes, no entanto eles levaram muitos anos. Importante evento foi uma exposição de antigas visões de Cracóvia chamado "Cracóvia Velha", organizado em 1936 byJerzy Dobrzycki PhD em renovado, mas ainda não quartos totalmente equipados de castelo Wawel 2º andar. Em 1937, para a finalidade do museu do edifício em Swietego Ducha Street 5 (atualmente rua Szpitalna 21), chamado "The Cross House".

Em 1937, também por iniciativa do museu Jerzy Dobrzycki PhD organizada sob o seu patrocínio primeiro concurso anual de berços de Cracóvia, desde então, ele é definido anualmente para além de anos da Segunda Guerra Mundial. Em dezembro de 1945, durante a Cidade Conselho Nacional a proposição de museu estatuto foi apresentado. De acordo com ele, o Museu Histórico da Cidade de Cracóvia foi planejado para ser "independente e auto-gestão cidade ramo, o seu objectivo é reunir e protecção adequada de todos os materiais históricos relacionados com a vida ea cultura de Cracóvia desde os primeiros séculos da cidade história até o momento atual, bem como o desenvolvimento de atividades de ciência, investigação e educação ". Uma das tarefas da nova instituição era cuidar da tradição local, costumes e cerimônias.

Atividade museu independente em termos de recolha e organização de coleções, começou com assumindo o lugar de Arquivo de Old Atos mais de dois milhares de itens, necessitando de levantamento e da restauração.

No final de 1946 e início de 1947, graças ao acordo com a Sociedade de Cracóvia de História e Monumentos Amateurs foi possível obter para fins parte do museu do edifício estar em casa da sociedade - "Krauzowska House" em Sw. Jana Rua 12. Logo, o museu abriu duas primeiras exposições temporárias lá: "Cracóvia antiga e moderna" e "Revolução de 1848".

A exposição permanente em Krauzowa Casa foi criada em 24 de junho de 1952, e de construção definido para fins do museu pouco antes de Segunda Guerra Mundial "The Cross House" tem sido usado como escritório e stocks.

Em 1949 parte de antigos muros de defesa: Porta de São Floriano, torre e cidade paredes Haberdashers 'passar entre tem sido dada ao Museu para fins de exposição. Exposição configurar foi "As velhas defesas de Cracóvia". Cobriu guardroom reconstruído de antigos guardas da cidade, usando armamento histórico e série de pontos de vista de torres da cidade e portões não já existentes. Esta parte do muralhas da cidade foi usado pelo Museu até o final de 1950.

The Cardinal Karol Wojtyła Archdiocesan Museum in Krakow

This museum was founded in 1906 by Cardinal Jan Puzyna. It was originally intended to be based in two houses on Wawel Hill (Nos. 3 and 4). Remodelling was undertaken on the houses and the location was prepared to be opened to the public. History would not, however, permit them to open their doors - two World Wars and the period of Communism prevented the museum from opening for the next 50 years. 

Cardinal Karol Wojtyła was to be the next to attempt to open the museum, allocating space for it in the former Augustinian Monastery in Krakow. Unfortunately, this too was unsuccessful. In 1992, Cardinal Franciszek Macharski named Father Andrzej Józef Nowobilski the director of the museum, and in May 5th, 1994, it opened in its current location at ul. Kanonicza 19 and 21 (where professor, and later Bishop and Cardinal Karol Wojtyła lived from 1957 to 1967). 

The museum showcases ecclesiastical art from the thirteenth to the twentieth centuries, including painting, sculpture, fabrics, and artistic handcrafts. It would be impossible to list all of the museum treasures, but particularly worthy of mention is the thirteenth-century painting of Sts. Catherine and Agnes, painted on a wooden board. 

It is from the church in Dębna and is the oldest painting of its type in Poland. The collection of art associated with the saints, altars, liturgical accessories and painting, some of which are of the finest quality, document a millennium of history of the Bishopric of Krakow. The museum also houses a valuable collection of “Papal Gifts” (400 items). 

These pieces were received by Pope John Paul II during his pontificate and later donated to the museum. In addition, every year the museum organizes over a dozen exhibits of works by famous artists from Poland and abroad.

The goals and tasks of the Archdiocesan Museum are the presentation of ecclesiastical art and promotion of contemporary artists who create new works inspired by the culture of Christianity. It also has an educational role, working with primary schools, gymnasia, and middle schools.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti


Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.

The National Museum Bangkok -- พิพิธภัณฑสถานแห่งชาติกรุงเทพฯ -- O Museu Nacional de Bangkok

Historical background of the National Museum, Bangkok goes back to the year 1874. 

In that year His Majesty the King Rama V opened the first public "museum" to exhibit the previous royal collection of King Rama IV and other objects in general topics at the Concordia Pavillion inside the Grand Palace. 



Later, the Museum was transferred to "Wang Na", once a Palace to the Front or palace of the Prince Successor. 

In 1926, it became the "Bangkok Museum" and then developed to be the National Museum, Bangkok when it was organized under the Department of Fine Arts in 1933.

-
The first building in the museum compound contains the Thai History Gallery, which outlines the history of the Thai people. Inside this building there is also a museum shop selling souvenirs, books on the museum and other Thai cultures, and handicrafts.


Head of an image of Buddha, Terracotta.
20 cm high. 7-8th century, Dvaravati.
Found at Wat Phra Ngam, Nakhon Pathom province.




Lintel, Stone. 179 cm long, 62 cm high. 12-13th

century, Khmer Baphuon style.






fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti


http://www.bangkoksite.com/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Vamos compartilhar.






-- tailandes via tradutor do google

ภูมิหลังทางประวัติศาสตร์ของพิพิธภัณฑสถานแห่งชาติกรุงเทพฯไปกลับไปปี 1874

ในปีที่พระบาทสมเด็จพระเจ้าอยู่หัวจุลจอมเกล้าเจ้าอยู่หัวเปิดครั้งแรกที่สาธารณะ "พิพิธภัณฑ์" ที่จะจัดแสดงคอลเลกชันก่อนหน้าพระราชรัชกาลและวัตถุอื่น ๆ ในหัวข้อทั่วไปที่พาวิลเลี่ยนคอนคอร์เดียภายในพระบรมมหาราชวัง

ต่อมาพิพิธภัณฑ์ถูกย้ายไป "วังหน้า" ครั้งหนึ่งเคยเป็นพระราชวังไปยังด้านหน้าหรือวังของเจ้าชายสืบ

ในปี 1926 มันก็กลายเป็น "กรุงเทพฯพิพิธภัณฑ์" และได้รับการพัฒนาแล้วจะเป็นพิพิธภัณฑสถานแห่งชาติกรุงเทพฯเมื่อมันถูกจัดขึ้นภายใต้กรมศิลปากรในปี 1933

-
อาคารแรกในสารประกอบที่มีพิพิธภัณฑ์หอประวัติศาสตร์ไทยซึ่งแสดงประวัติศาสตร์ของคนไทย ภายในอาคารหลังนี้ยังมีร้านขายของที่ระลึกพิพิธภัณฑ์, หนังสือเกี่ยวกับพิพิธภัณฑ์และวัฒนธรรมไทยอื่น ๆ และงานหัตถกรรม


หัวหน้าภาพของพระพุทธรูปดินเผา
20 ซม. สูง ศตวรรษที่ 7-8th, ทวารวดี
พบที่วัดพระงามจ. นครปฐม



--br via tradutor do google
O Museu Nacional de Bangkok

Antecedentes históricos do Museu Nacional, Bangkok remonta ao ano de 1874.

Naquele ano, Sua Majestade o Rei Rama V abriu o primeiro "museu" pública para expor a coleção real anterior do rei Rama IV e outros objetos em temas gerais no Concordia Pavillion dentro do Grand Palace.

Mais tarde, o Museu foi transferido para "Wang Na", uma vez um palácio para a frente ou o palácio do Sucessor Príncipe.

Em 1926, tornou-se o "Bangkok Museu" e, em seguida, desenvolvido para ser o Museu Nacional, Bangkok quando foi organizada no âmbito do Departamento de Belas Artes, em 1933.

-
O primeiro edifício no composto museu contém a Thai History Gallery, que traça a história do povo tailandês. Dentro deste edifício, há também uma loja do museu vende lembranças, livros sobre o museu e outras culturas tailandesas, e artesanato.

Chefe de uma imagem de Buda, Terracotta.
20 cm de altura. 7-8th século, Dvaravati.
Encontrado em Wat Phra Ngam, província de Nakhon Pathom.