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domingo, 20 de dezembro de 2015

Tashkent Museums: The State Art Museum of Uzbekistan -- Museus Tashkent: O Museu de Arte do Estado do Uzbequistão

Tashkent The State Art Museum of Uzbekistan was established in 1918. Its initial fund comprised of 100 works of sculpture, paintings, drawings, porcelain by Russian and Western European masters from the collections of the Prince Romanov and other private collections of that time, nationalized by the Soviet government after the revolution.


It was originally called the Museum of National University. Only in 1935 it became the State Museum of Art, and has retained its name since then.

Uzbekistan Art Museum, Tashkent The museum’s first exhibition housed in a former palace of the Prince Romanov, later - in the building of the People's House.

In 1974 the People's House was demolished, replaced by a new building of the State Art Museum.

Three Soviet architects I.Abdulov, A. Nikiforov and S. Rosenblum designed an unusual for that time building in the form of a huge cube, with its facades divided into squares by metal structures, lined with aluminum sheets on the outside.

Uzbekistan Art Museum, Tashkent The lower part of the building and the entrance were decorated with polished gray marble.

The building of the State Art Museum was glazed with chrom-brugnatellite, which "smoothened" the bright sunlight and set a comfortable indoor matte illumination.

This building has been preserved to this day and is located in the center of Tashkent.

Almost since its inception, the Art Museum's collection has rapidly replenished with exhibits from the Turkestan Regional museum, Moscow and Leningrad museums, and it included the works of Uzbek artists.

The works of I.Shishkin, P. Benkov, V.Vereshchagin, Z. Kovalevsky, A. Belloli and many other famous artists are in the museum’s fund to this day.

Address: 16, Movarounnakhr str., Tashkent





fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

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--br via tradutor do google
Museus Tashkent: O Museu de Arte do Estado do Uzbequistão

O Estado foi criada em 1918, o Museu de Arte Uzbequistão Tashkent . Seu fundo inicial composta por 100 obras de escultura, pinturas, desenhos, porcelana de mestres europeus russos e ocidentais das coleções do Príncipe Romanov e outras coleções particulares da época, nacionalizadas por o governo soviético após a revolução.

Ele foi originalmente chamado de Museu da Universidade Nacional. Só em 1935, tornou-se o Museu de Arte do Estado, e manteve o seu nome desde então.

Museu de Arte do Uzbequistão, Tashkent primeira exposição do museu instalado em um antigo palácio do príncipe Romanov, mais tarde - na construção da Casa do Povo.

Em 1974 Casa do Povo foi demolida, substituído por um novo edifício do Museu de Arte do Estado.

Três arquitetos soviéticos I.Abdulov, A. Nikiforov e S. Rosenblum projetou um incomum para aquele edifício tempo sob a forma de um enorme cubo, com suas fachadas dividido em quadrados de estruturas metálicas, revestidas com folhas de alumínio do lado de fora.

 Museu de Arte do Uzbequistão, Tashkent A parte inferior do edifício ea entrada foram decoradas com mármore polido cinza.

O edifício do Museu de Arte do Estado foi envidraçada com chrom-brugnatellite, que "alisado" a luz do sol e definir uma iluminação fosco interior confortável.

Este edifício foi preservada até hoje e está localizado no centro de Tashkent.

Quase desde a sua criação, a coleção do Museu de Arte tem reabastecido rapidamente com exposições do museu Turquestão Regional, Moscou e Leningrado museus, e incluiu as obras de artistas uzbeques.

As obras de I.Shishkin, P. Benkov, V.Vereshchagin, Z. Kovalevsky, A. Belloli e muitos outros artistas famosos estão em fundos do museu para este dia.

Endereço:. 16, Movarounnakhr str, Tashkent





Le MBAM créera une expo en plein air avec le musée McCord

Dans le cadre du 375e anniversaire de la métropole, le Musée des beaux-arts de Montréal (MBAM) et le musée McCord organiseront ensemble, durant l'été 2017, une grande exposition linéaire rue Sherbrooke, entre la rue Bishop et la rue Université, qui célébrera le 50e anniversaire d'Expo 67.

Dans le cadre du 375e anniversaire de Montréal,
une grande exposition linéaire se tiendra sur la rue Sherbrooke,
une initiative du musée McCord et
du Musée des beaux-arts de Montréal (MBAM).
PHOTO IVANOH DEMERS, ARCHIVES LA PRESSE



Durant les célébrations du 375e anniversaire de Montréal, qui coïncideront avec le 150e anniversaire de la Confédération canadienne, les artères et les voies publiques de la métropole seront exceptionnellement animées. Comme la rue Sainte-Catherine Ouest sera en travaux entre les rues de Bleury et Mansfield, la rue Sherbrooke jouira d'une attention particulière.

«Du coup, il y aura un axe de musée en plein air entre le secteur comprenant l'Université McGill et le musée McCord et le secteur de l'Université Concordia et du Musée des beaux-arts, avec notamment notre pavillon de la Paix qui sera inauguré l'an prochain, a dit à La Presse Nathalie Bondil, directrice générale du MBAM. La rue Sherbrooke deviendra ainsi un sentier de la paix.»

Destination 1967
Financé par la Société des célébrations du 375e anniversaire de Montréal, ce déploiement artistique linéaire célébrera le 50e anniversaire d'Expo 67. Le musée McCord mettra sur pied une exposition historique sur cet événement qui a marqué la province de Québec.

«De notre côté, nous avons un projet avec le Victoria and Albert Museum de Londres, qui s'appelle Révolution, sur la musique de cette époque-là, notamment à Montréal, dit Nathalie Bondil. On célébrera ainsi l'histoire et le vivre-ensemble avec des photos et des sculptures disposées le long de la rue Sherbrooke.»

Nathalie Bondil est contente de pouvoir compter sur l'expertise de la Ville de Montréal et sur celle du musée McCord en ce qui a trait à l'exposition de photographies sur la voie publique. «Je pense que notre projet commun fera une différence sur l'axe de Sherbrooke.»

Chacun des deux musées a une artère voisine qui devient piétonnière chaque été: l'avenue du Musée pour le MBAM et la rue Victoria pour le musée McCord. «Il y aura donc un lien d'un axe piétonnier à un autre», dit Mme Bondil.

Apport de l'étranger
Les deux musées vont travailler avec les consulats de plusieurs pays qui ont participé à l'Expo 67 afin de diversifier les oeuvres qui seront exposées dans ce musée gratuit en plein air.

«Dans un an, on saura un peu mieux comment on pourra célébrer cette Terre des hommes qui a marqué une époque avec des artistes locaux, mais aussi issus de l'immigration et venant de l'extérieur», affirme Nathalie Bondil, du MBAM.

Un comité scientifique se penchera sur les oeuvres qui pourraient être prêtées par des pays afin d'être exposées dans la rue Sherbrooke.

«Cette participation de pays nous permettra aussi de célébrer la représentativité des pays du monde à Montréal. C'est peu connu, mais notre métropole est la première ville consulaire des Amériques», dit Nathalie Bondil.

«Si cela fonctionne bien, j'espère qu'on pourra reprendre cette expo en plein air les années suivantes, ajoute-t-elle. On aimerait que 2017 se poursuive en 2018 et même en 2019! Comme un legs qui permettra d'embellir la ville à moyen et à long terme.»

Française d'origine, la directrice du Musée des beaux-arts habite à Montréal depuis 18 ans et affirme qu'elle n'a jamais vu une aussi belle énergie dans la ville, avec la perspective des célébrations de 2017.

«Les horizons sont dégagés, dit-elle. Il y a une belle cohésion et une réelle envie de se retrousser les manches pour faire quelque chose pour la ville. Tout ça est très positif. On en avait bien besoin.»


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
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PAVIMENTO DE CORTIÇA EM DESTAQUE NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE BORDÉUS, Portugal.

Leonor Antunes criou uma composição artística com pavimento Wicanders Corkcomfort, integrada na sua exposição individual, que ficará patente até 17 de Abril de 2016.



O piso de cortiça Wicanders, da Corticeira Amorim, é o protagonista do mosaico com incrustações de bronze, criado pela prestigiada artista portuguesa Leonor Antunes para a exposição individual no Museu de Arte Contemporânea de Bordéus - CAPC. Uma instalação que se mistura na perfeição com o emblemático espaço da Nave Central do Museu e com as esculturas desenvolvidas pela criadora para este efeito, com o intuito de lhe dar uma nova luminosidade.

Ocupando uma área de 1500 m2, o mosaico de cortiça ocupa a totalidade do piso da Nave Central do CAPC e foi desenvolvido a partir da gama Wicanders Corkcomfort, da Amorim Revestimentos, uma linha de produto que privilegia, além do conforto, o visual típico da cortiça. A inovação, introduzida neste espaço por Leonor Antunes, assenta na sua conjugação de cortiça com elementos de metal, criando assim uma ligação imediata com as esculturas suspensas que povoam a exposição, desenvolvidas no mesmo material.

Em linha com o desafio feito por Maria Inês Rodríguez, diretora do Museu e curadora desta exposição, de oferecer uma nova luz a este espaço e de o aproximar aos visitantes, Leonor Antunes afirma ter procurado “transformar o espaço do CAPC, atribuindo uma dimensão humana à escala imponente do edifício e da obra que expõe.”

Segundo Carlos de Jesus, Diretor de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim, “Depois de termos concebido um pavimento de cortiça para uma das galerias mais importantes do conceituado Victoria and Albert Museum, em Londres, é com enorme satisfação que vemos a sua utilização no Museu de Arte Contemporânea de Bordéus, num trabalho liderado pela artista nacional Leonor Antunes, cujo trabalho tem dado cartas no exterior”, acrescentando que “Mais uma vez, a opção por um piso de cortiça está alinhada em termos visuais com a estética pretendida pela artista, conferindo simultaneamente uma atmosfera acolhedora ao espaço.”

Nesta exposição, Leonor Antunes coloca de novo em evidência a elegância do artesanato, destacando as tradições de Portugal, o seu país natal, e nos materiais preferidos incluem-se cortiça, couro, fios de bronze e nylon.

Atualmente, é possível encontrar pavimentos de cortiça Wicanders em diversos espaços museológicos, seja em lugares tão distantes como em Tóquio, onde Kengo Kuma renovou o espaço do Nezu Museum com Wicanders Corkcomfort Personality Nightshade, ou na vizinha Itália, no Leonardo Da Vinci Museum, em que a visita é feita sob um piso Wicanders Woodcomfort Classic Sucupira.

Sobre Leonor Antunes

Nascida em Lisboa em 1972 e a viver em Berlim desde 2004, Leonor Antunes tem um trabalho reconhecido pela afinidade com o modernismo e os seus padrões geométricos específicos, bem como pelas formas e estruturas privilegiadas por arquitetos e designers no início do séc. XX.

Matemática, medidas, escalas e a beleza de certas proporções caracterizam o seu trabalho. As suas obras são reconhecidas pelo diálogo que estabelecem com os espaços que ocupam, seja pela maneira como eles ecoam a arquitetura em torno deles, ou através do recurso a proporções como ferramenta para desenvolver cada nova instalação.

As suas exposições mais recentes foram apresentados no New Museum in New York (2015), Pérez Art Museum Miami (2014), Kunsthalle Basel (2013), Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris (2013), e Kunstverein Harburger Bahnhof, Hamburgo (2012).O seu trabalho foi também incluído em inúmeras exposições coletivas internacionais, incluindo a 12ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos (2015) e a oitava Bienal de Berlim (2014), tendo recentemente exposto em locais como o Bronx Museum of the Arts, em Nova Iorque (2014), Kunsthalle Wien, em Viena (2014), no CNEAI, Chatou, em França (2013) e MIT List Visual Arts Center, em Cambridge (2012).

Sobre Corticeira Amorim SGPS, S.A.

Tendo iniciado a sua atividade no século XIX, a Corticeira Amorim tornou-se na maior empresa transformadora de produtos de cortiça do mundo, gerando um volume de negócios superior a 500 milhões de euros em 103 países. A Corticeira Amorim e as suas subsidiárias fazem parte de um esforço concertado para a conservação e preservação de milhões de sobreiros espalhados pela bacia do Mediterrâneo. Temos orgulho da nossa contribuição na correta utilização desta importante floresta que desempenha um papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação. 



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AGENDAS MUNDI LVI – MUSEOS EN SIERRA LEONA - · en ARTE, CULTURA, MUSEO,OPINIÓN, PATRIMONIO, VIAJES. ·

Sin cerrarse aun las heridas de las guerras civiles que han estado asolando este país del oeste africano, el ébola golpeó muy fuerte llevándose por delante a casi 5.000 personas en 2014. Afortunadamente, Sierra Leona ha recibido el estatus de país curado por la Organización Mundial de la Salud, ya libre del maldito virus, por lo que sus ciudadanos pueden comenzar a reconstruir sus vidas si la recuperada estabilidad libre de militares golpistas lo permite.


Para los viajeros, Sierra Leona sigue siendo África Occidental, es decir, un destino fundamentalmente de playas. La arena allí es fina y muy blanca, sobre todo en contraste con el verde brillante de los bosques que amurallan esas playas bañadas por un cálido Atlántico y a las que se llega siguiendo los muy africanos caminos rojos, sí, habéis oído leído bien, son aguas cálidas. En Freetown, vemos casas de todos los colores posibles, rememorando aquellos felices días en los que esclavos libres que volvían del Caribe desde América se asentaban en las costas. Algunos comenzaron sus nuevas vidas en la península, disfrutando de las playas inmaculadas, blancas como el algodón que recolectaban cuando eran explotados salvajemente.

En el norte encontramos las Montañas Loma, el punto geográfico más alto al este de Camerún. Más allá, al este, se esparcen los parques nacionales cruzados por decenas de ríos, creando espacios dónde viven numerosas especies protegidas, como son el mono blanquinegro y el tímido hipopótamo enano. Por esta razón, el turismo puede jugar un rol importantísimo para ayudar a la gente de Sierra Leona a mirar hacia el futuro con optimismo, volver sobre sus orígenes paradisiacos, uniéndose a todos los visitantes amantes del sol, nadar en las aguas cristalinas del Atlántico, explorar los archipiélagos y saborear una fantástica langosta fresca al carbón a la sombra de las palmeras – encargada en inglés, idioma oficial -, las que sujetan las hamacas donde luego nos echaremos una apacible siesta.

Y allí, ¿tienen museos que podamos visitar? Pues veamos.

Museo de la Paz | Freetown


El museo aloja también la Corte Judicial Especial de Sierra Leona, no es solo un museo al uso. El edifico es de reciente construcción diseñado por la firma de arquitectos Jarret, Yaskey Graber y Asociados. El museo aloja objetos y archivos relacionados con la esclavitud que asoló el país sobre todo en los siglos XVIII y principios del XIX. El jardín Memorial está conectado al edificio del museo con el puente de la Paz, generando una zona muy tranquila para el descanso y la reflexión de todos los que pasen por allí. Se necesita tener coraje para conocer la historia que muestra este museo sobre uno de los horribles episodios que arrastra el país: los amputados a golpe de machete, ya sean hombres o mujeres e incluso niños y niñas. También es terrible familiarizarse con el horror de las devastadoras guerras civiles que han asolado este país durante décadas. Se exponen uniformes, armas, fotografías y toda clase de parafernalia relacionada con las guerras que asolaron el país. Es un museo solo recomendable para gente aguerrida de corazón, esa es la verdad.



El museo es el centro de organización de numerosas actividades culturales de la capital de Sierra Leona, exponiendo una muy importante colección de artefactos y artesanía local. El museo se inauguró en 1957 con el nombre de Museo de la Sociedad de Sierra Leona, una “sociedad” cuyos miembros eran oficiales colones ingleses y prominentes hombres de negocios de la comunidad Krio. Cuando la sociedad comenzó a decaer en 1960 hasta casi desaparecer, cogió el testigo la Comisión de Reliquias y el Ministerio de Turismo y Asuntos Culturales para convertir la institución en lo que ahora es, el Museo Nacional de Sierra Leona. Este museo se ha beneficiado de potentes recursos financieros y ha podido mejorar progresivamente gracias al compromiso y la dedicación de las personas que trabajan en él. Sus instalaciones son las heredadas de la estación del ferrocarril del algodón de la capital, en la zona mas céntrica de la pequeña urbe. La embajada alemana también se aloja en una de las dependencias del museo. Su colección permanente no es muy grande pero si muy interesante, con una muestra de artefactos locales, instrumentos variados, memorabilia del líder guerrillero nacional Bai Bureh, incluido su tambor, uniformes y una espada.

Museo del Ferrocarril (sin website) | Freetown 


El museo abrió sus puertas en 2005 en los viejos talleres del área de Cline Town en la capital. El museo dispone de una muy cuidada colección de locomotoras, vagones y equipamiento relacionado con la ya desaparecida compañía de ferrocarril Sierra Leone Railway, que conectaba Freetown con Pendembu pasando por la segunda ciudad más importante del país, la ciudad de Bo y la de Makeni. A decir verdad, el museo no tiene muchos visitantes, es más, ver algún visitante por allí es muy raro, pero darse una vuelta para ver esas máquinas tan bien restauradas resulta muy interesante. No hay que ser un fan de los ferrocarriles y trenes para visitar este tipo de museos, te puedes llevar sorpresas muy agradables, como ver un vagón tal y como lo dejó la reina de Inglaterra Isabel II en 1961, una vez que decidió darse un paseo en tren por una de sus colonias.

Christmas Card, The Idelwilds

Llega la Navidad y es tiempo de moderar ritmos, viajar, reunirse con familias y amigos y engordar un poquito más. La semana que viene nosotros también vamos a bajar ese ritmo variando un poquito el menú navideño de entradas. En cualquier caso, lo que verdaderamente nos ocupa y trasmitir a todos nuestros lectores nuestro profundo agradecimiento por seguirnos, por leer lo que escribimos con bastante esfuerzo la verdad – escribir no es lo nuestro – haciéndolo con el corazón más que con el saber.

Publicis Singapur

Os deseamos que tengáis un feliz fin de semana y que los reencuentros con los vuestros sean muy felices. Hasta la semana que viene.

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fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
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O ministro da Cultura de Cabo Verde disse hoje que a criação do Museu Cesária Évora "levará o seu tempo" .

Informou que o Estado não está envolvido diretamente no processo, apenas acompanha e colabora financeiramente.



"São Vicente tem um núcleo museológico Cesária Évora, que era um dos nossos grandes compromissos, e sabemos que funcionam bem. A segunda parte, tem a ver com investidores, em que o Estado é parte, é fazer um museu maior, com centro cultural, e tudo na casa de Cesária Évora. Esse não é um processo que nós estamos envolvidos diretamente, acompanhamos e também colaboramos financeiramente, mas poderá levar o seu tempo, não há nenhum conflito sobre essa matéria", esclareceu Mário Lúcio Sousa.

O ministro cabo-verdiano falava à agência Lusa e à RTP África no âmbito da inauguração das Sociedades Cabo-verdiana de Autores (SOCA) e de Música (SCM) e no dia em que se completam quatro anos da morte da Cesária Évora.

Cesária Évora faleceu na cidade do Mindelo no dia 17 de dezembro de 2011, aos 70 anos, um dia depois de ter sido admitida no Hospital Baptista de Sousa com problemas respiratórios.

Em entrevista à Lusa, a neta de "Cize", Janet Évora, gestora do Núcleo Museológico com o nome da cantora, disse que os familiares continuam à espera de uma proposta do Governo para comprar a casa da cantora para aí instalar o museu.

O núcleo museológico, instalado na Casa do Artista, propriedade da Câmara Municipal de São Vicente, é a primeira fase do Museu Cesária Évora, que deverá ficar instalado na casa a artista viveu e que pertence aos familiares.

Josina Freitas, da delegação regional do Ministério da Cultura em São Vicente, adiantou que as negociações para a compra da casa decorrem entre o Ministério da Cultura, a autarquia de São Vicente e a Fundação Cesária Évora, e que, entretanto, se está a trabalhar na construção do espólio que irá integrar o futuro museu.

O quarto aniversário da morte da também conhecida como "Diva dos pés descalços" foi lembrado hoje em Cabo Verde com iniciativas locais no Mindelo, São Vicente, e algumas homenagens, numa altura em que o país quer candidatar a morna a Património Mundial da Humanidade.

Sobre a candidatura da morna a Património Mundial, o ministro da Cultura referiu que Cabo Verde "já fez o seu trabalho de casa" e que está à espera do momento para se candidatar e de inscrição dos patrimónios e, depois, fazer todo o trabalho diplomático junto das instituições.

"Neste momento, as comissões de honra e científica funcionam normalmente, mas também demos um salto importante com a criação do centro de estudos da morna em São Vicente, que é coordenado pelo professor Vasco Martins", salientou o governante, dando ainda como exemplo o museu da música, que está à espera de financiamento, e da orquestra nacional.

"Criámos as condições. Não é só ser considerado património, uma das condições que se exige é você ter condições de preservar o património, difundi-lo e coloca-lo ao serviço das pessoas. Já criamos todas essas condições, agora depende da UNESCO, mais do que de nós", esclareceu Mário Lúcio Sousa.



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