Google+ Followers

domingo, 13 de março de 2016

Museu de Angra do Heroísmo apresenta telégrafo de comando evocando os 'Dias de São Vapor'

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 12 de março, a quarta edição da mostra Museu Adentro, destacando, no quarto momento da exposição 'Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico', um telégrafo de comando, instrumento de comunicação que enviava ordens relacionadas com a velocidade do navio e a sua marcha da ponte de comando para a casa das máquinas.

Na inauguração, que terá lugar pelas 15h00, Tarcísio Pacheco, técnico superior do Museu de Angra do Heroísmo, apresentará uma comunicação intitulada 'Meia Força à Ré', abordando os tempos do transporte marítimo de passageiros nos Açores e os 'Dias de São Vapor', que se assinalavam quando o navio chegava.

O Museu Adentro é um projeto do Museu de Angra do Heroísmo que consubstancia a sua missão de divulgar e potenciar as coleções e áreas temáticas representadas no seu acervo.


Nesse sentido, pretende simultaneamente fidelizar público e chamar a si a comunidade em que a instituição se insere, facultando-lhe informação em áreas como a história, a arte, a religião, a ciência e a tecnologia.

Para tal, a exposição 'Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico' é periodicamente enriquecida com mostras de peças associadas aos seus diferentes núcleos expositivos, oriundas das reservas do Museu ou facultadas por entidades externas.

A cada uma das mostras é associada uma comunicação de um especialista ou técnico, de forma a explicitar o valor patrimonial, museológico ou afetivo das obras ou artefactos expostos.

Paralelamente, é editado um boletim em formato digital que, com a colaboração de um fotógrafo convidado, complementa o descritivo ou comentário das peças com uma fotografia de natureza artística, de forma a valorizá-las esteticamente.



A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt







Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.

Vamos compartilhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário