Google+ Followers

segunda-feira, 14 de março de 2016

Ponte de Lima inaugura o Museu do Vinho Verde

Está oficialmente inaugurado o Museu do Vinho Verde de Ponte de Lima. A cerimónia decorreu esta sexta-feira e vem promover o espaço museológico nas rotas do enoturismo.



O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, localizado num edifício emblemático do centro histórico de Ponte de Lima, traça a história e perfil da cultura da vinha e do vinho e o património regional das nove sub-regiões que integram esta região demarcada, integrando a diversidade e identidade de cada uma delas.


O projecto resulta de uma parceria entre a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV ) e a autarquia local, representando um investimento de 1,6 milhões de euros. Está instalado na Casa Torreada dos Barbosa Aranha, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977 e entretanto recuperada.

Para os responsáveis, a criação do novo equipamento visa não só “promover a Rota dos Vinhos Verdes e respectivos aderentes” como também reforçar “o posicionamento do Minho como destino de referência no enoturismo a nível nacional e internacional”, avançam em comunicado.

A inauguração decorreu esta sexta-feira com a presença do primeiro-ministro António Costa, numa cerimónia integrada no programa oficial das comemorações da entrega da Carta de Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima, em 1125.

Para o presidente da CVRVV, “a criação do Museu do Vinho Verde é a consagração do vale do Lima no papel de impulsionador da região. Paralelamente, a sua localização na vila de Ponte de Lima é uma mais-valia para a região, pelo legado de grandes tradições ligadas à viticultura e à cultura e pelo excelente trabalho de captação turística que tem sido desenvolvido nos últimos anos”.




Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

http://fugas.publico.pt/Noticias/358843_ponte-de-lima-inaugura-o-museu-do-vinho-verde

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.

Vamos compartilhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário