Google+ Followers

sábado, 28 de maio de 2016

Museu de Boston apresenta filmes de Claire Andrade-Watkins em restrospectiva

O Museum of Fine Arts, em Boston (EUA), irá exibir nos dias 18 e 19 de Junho uma série de filmes sobre Cabo Verde e de realizadores cabo-verdianos, com destaque para a obra de Claire Andrade-Watkins, numa retrospetiva de 30 anos de cinema sobre a comunidade cabo-verdiana.


“Our Rhode: 30 Years of Cinema by and about capeverdean rhode islanders” trará para o público uma série de filmes produzidos pela realizadora de origem cabo-verdiana entre 1986 e 2016, mas também dois filmes do realizador português Francisco Manso: O Testamento do Senhor Napomucemo (de 1997, baseado na obra de Germano Almeida) e O Cônsul de Bordéus (2011, co-realizado por João Correia e que conta a história verídica de Aristides Sousa Mendes, o cônsul português que salvou milhares de pessoas dos nazis).

Cape Verde Independence, July 5 and 6 1975 (2014), Serenata de Amor (2013), Some Kind Of Funny Porto-rican? (2006), Hi, Neighbor (2006), Spirit of Cape Verde (1986), são os filmes produzidos por Claire Andrade-Watkins, e que já passaram por vários festivais cabo-verdianos e internacionais, a serem exibidos no segundo dia do evento.

Na ocasião será também feita a estreia mundial do web documentário Working the Boats: masters of the craft, produzido e dirigido pela realizadora cabo-americana. Trata-se do segundo volume de uma trilogia que Watkins vem dedicando à comunidade cabo-verdiana de Fox Point e que está a ser disponibilizado na internet dividido em seis episódios.

Estes filmes, com chancela da produtora Spia Media, focam três gerações de cabo-verdianos e descendentes que se fixaram na zona de Fox Point , em Providence, Rhode Island, e que durante esse período passaram por um processo de deslocamento territorial devido à especulação imobiliária, gentrificação, construção de uma auto-estrada e expansão da universidade local.

Os dois realizadores e produtores convidados estarão presentes nas sessões para conversarem com a audiência.

Saiba mais sobre o Museum of Fine Arts de Boston neste link: http://www.mfa.org/



Nenhum comentário:

Postar um comentário