Google+ Followers

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Cultura brasileira - Museu de Belém recebe exposição ( Quizomba ) sobre religião afro-brasileira.

Mostra da fotógrafa Úrsula Bahia será aberta na quinta-feira, 9, às 19h.


O Museu de Arte Sacra, em Belém, promove a partir da quinta-feira (9), às 19h, a exposição “Quizomba – Como nós nos enxergamos e como os outros nos enxergam”, da fotógrafa paraense Úrsula Bahia. A mostra pode ser visitada até o dia 3 de julho e tem entrada gratuita.

“Quizomba” é um termo comum aos iniciados nos cultos afro-brasileiros e diz respeito às festividades que ocorrem nos terreiros. A mostra reúne 21 fotografias em tamanhos que variam de 50 cm x 75 cm a 1,80 metros e mais 20 imagens em projeção, todas em preto e branco.

As imagens foram feitas em três casas: uma de candomblé, o Terreiro Mam'eto Nangetu; uma de Umbanda de Mina, Nagô Nossa Senhora da Conceição e no Terreiro de Mina Nagô, Glorioso Santo Antônio.

Úrsula conta que a inspiração para este trabalho começou ainda nos anos 1990, quando entrou em contato com o trabalho de outros fotógrafos.

“Depois que conheci os trabalhos de Guy Veloso e Artur Leandro, tive vontade de fotografar umbanda e candomblé. Tenho uma amiga que frequenta o candomblé e ela falou com a mãe de santo dela para me autorizar a fazer o registro, então, comecei. Sou cristã evangélica, mas este fato não me impediu de me aproximar das religiões afro-brasileiras, faço as fotos como em qualquer outro trabalho”, afirma. 


Serviço
A exposição “Quizomba – Como nós nos enxergamos e como os outros nos enxergam” será aberta na quinta-feira (9),às 19h, no Museu de Arte Sacra, na praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha, em Belém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário