Google+ Followers

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Patrimônio IMATERIAL - Art In Town vai invadir o Barreiro, Portugal, Odeith será o primeiro de vários artistas a deixar marca nos núcleos antigos da cidade.

O Art In Town terá como “pano de fundo” o património imaterial que se reflete nas pessoas e na História do Barreiro, permitindo, assim, dar a conhecer a memória coletiva através da arte acessível a todos.


A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) lançou o desafio à ADAO - Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios para que, em conjunto, desenhassem um projeto que enaltecesse a arte pública na cidade e se manifestasse de forma a envolver a comunidade local, artistas locais e nacionais, com forte incidência nas zonas antigas da cidade. Assim nasceu o Art In Town.

O Art In Town terá como “pano de fundo” o património imaterial que se reflete nas pessoas e na História do Barreiro, permitindo, assim, dar a conhecer a memória coletiva através da arte acessível a todos.

Numa cidade onde abundam cada vez mais os fenómenos criativos e culturais, e na procura de uma imagem urbana e contemporânea, ambas as entidades procuram, numa primeira fase, ocupar as zonas mais antigas do Barreiro, com uma obra de Odeith, que iniciará a sua intervenção, ainda, durante o mês de novembro, com data prevista para o dia 25. 

O aclamado artista estará no edifício municipal, no Largo Alexandre Herculano, vulgo “Largo das Obras”, onde se encontram instalados os serviços de Planeamento e onde se encontra, já, a decorrer a preparação da fachada. A sua obra vai nascer, crescer e firmar-se em paralelo com as intervenções de requalificação do espaço público, que agora decorrem, na Urbanização das Cordoarias, com a execução do arruamento de ligação da Praça da Amizade ao Largo das Obras, criação de novas bolsas de estacionamento e áreas pedonais, e arranjo paisagístico/introdução de novos espaços verdes.

Curadoria do artista barreirense Ricardo Manso “Tota”

Sob a curadoria do artista barreirense Ricardo Manso “Tota”, vários serão os artistas de renome internacional que deixarão o seu marco em várias fachadas do Concelho, onde a história e identidade locais serão o suporte para todos os trabalhos artísticos.
Ainda durante este ano participarão neste projeto os artistas MAR e TOTA, bem como o Núcleo de Arte Urbana da ADAO, além de vários nomes que vão estar presentes em debates e masterclass (programa a anunciar em breve).

Além da vertente artística, procurar-se-á que o Art in Town seja o catalisador para o desenvolvimento socioeconómico da cidade, associando-se ao potencial fator turístico e cultural da cidade. 
As influências que estas práticas exercem sobre a cidade podem ser, também, catalisadoras de diálogo e de experiências, empenhadas na reconstrução do tecido social.
Para além destes objetivos, procurar-se-á, também, através da conceção de obras de arte, que, mesmo efémeras, tornar possível a reconstrução de novas infraestruturas e habitação, através da valorização do local.








fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=9004256&mostra=2


Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura e o amor devem estar juntos.

Vamos compartilhar.

O tempo voa, obras de arte são para a eternidade, sem rugas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário