-
Giấy in và màu sắc của tranh Đông Hồ
Ngoài các đặc điểm về đường nét và bố cục, nét dân gian của tranh Đông Hồ còn nằm ở màu sắc và chất liệu giấy in. Giấy in tranh Đông Hồ được gọi là giấy điệp: người ta nghiền nát vỏ con điệp, một loại sò vỏ mỏng ở biển, trộn với hồ (hồ được nấu từ bột gạo tẻ, hoặc gạo nếp, có khi nấu bằng bột sắn - hồ dùng để quét nền tranh thường được nấu loãng từ bột gạo tẻ hoặc bột sắn, hồ nấu từ bột nếp thường dùng để dán) rồi dùng chổi lá thông quét lên mặt giấy dó. Chổi lá thông tạo nên những ganh chạy theo đường quét và vỏ điệp tự nhiên cho màu trắng với ánh lấp lánh những mảnh điệp nhỏ dưới ánh sáng, có thể pha thêm màu khác vào hồ trong quá trình làm giấy điệp. Màu sắc sử dụng trong tranh là màu tự nhiên từ cây cỏ như đen (than xoan hay than lá tre), xanh (gỉ đồng, lá chàm), vàng (hoa hòe), đỏ (sỏi son, gỗ vang), v.v. Đây là những màu khá cơ bản, không pha trộn và vì số lượng màu tương ứng với số bản khắc gỗ, nên thường thường tranh Đông Hồ chỉ dùng tới 4 màu mà thôi.
-
Những thay đổi đối với thời xưa
Tranh Đông Hồ khá gần gũi với đại đa số dân chúng Việt Nam, nhắc tới hầu như ai cũng đều biết cả. Tranh gần gũi còn vì hình ảnh của nó đã đi vào thơ, văn trong chương trình giáo dục phổ thông. Ngày nay lệ mua tranh Đông Hồ treo ngày Tết đã mai một, làng tranh cũng thay đổi nhiều: làng Đông Hồ ngày nay có thêm nghề làm vàng mã. Nghề giấy dó ở làng Yên Thái (Bưởi, Tây Hồ) cũng đã không còn. Tuy vậy, tranh Đông Hồ vẫn đóng vai trò như một di sản văn hóa, một dòng tranh dân gian không thể thiếu.
Theo đánh giá của một số họa sĩ, tranh Đông Hồ in ở thời điểm hiện tại thường không có màu sắc thắm như tranh cổ, nguyên nhân là người ta trộn màu trắng vào điệp quét giấy để bớt lượng điệp khiến giấy mất độ óng ánh và trở nên "thường", màu sắc sử dụng cũng chuyển sang loại màu công nghiệp, các bản khắc mới có bản không được tinh tế như bản cổ. Một điểm đáng lưu ý khác nữa là một số bản khắc đã đục bỏ phần chữ Hán (hoặc chữ Nôm) bên cạnh phần hình của tranh khiến tranh ít nhiều bị què cụt về mặt ý nghĩa. Nguyên nhân dẫn tới tình trạng này ước đoán là:
Thời sau năm 1945, chữ Hán và chữ Nôm bị chính quyền coi là phong kiến lạc hậu, liệt vào danh mục bài xích nên thợ in đục bỏ cho đỡ rách việc.
Thế hệ sau này không phải ai cũng đọc và hiểu được các ký tự ấy nên tự ý bỏ đi.
Cũng do không đọc hiểu được nên các ván khắc truyền lại "tam sao thất bản", đến mức còn lại các ký tự nhưng không đọc được ra chữ gì.
Về nội dung tranh, lưu ý rằng có sự gần gũi nhất định giữa nội dung tranh khắc gỗ màu của Việt Nam với của Trung Quốc, có những tranh mà cả hai nước đều có, song tranh Đông Hồ phát triển thành một hướng riêng tồn tại nhiều thế kỷ và được thừa nhận như dòng tranh dân gian được biết đến nhiều nhất ở Việt Nam.
--br via tradutor do google
Pinturas Dong Ho
O fundo das pinturas é feita à mão a partir da casca de uma árvore chamada Dzo. A casca da Dzo é armazenado na água durante meses, então aterrado aterrada e misturado com escudo do mar.
Pintura Dong Ho ou xilogravuras vietnamitas refere-se a uma arte popular Vietnamita originários de Dong Ho Aldeia, Song Ho Comuna, Thuan Thanh Condado de Bac Ninh (norte de Hanoi). É uma das artes populares vietnamitas mais populares.
Foi um "must have" de cada família vietnamita para Tet, Ano Novo vietnamita.
As estampas em Dong Ho são feitos com madeira local e papel. A tinta também é feita a partir de materiais orgânicos locais e é aplicada à madeira e prensado em papel. O processo é repetido com diferentes cores.
Dong Ho é uma pequena aldeia no Thuan Thanh, província de Bac Ninh, localizado no lado sul do rio Duong (30 km a leste de Hanói), é uma das aldeias que se mantém para preservar a antiga cultural depende da área Kinh Bac ( red river delta, norte do Vietname.) pinturas Dong Ho tem cerca de 300 anos de história no norte do Vietnã.
Dong Ho pintura popular é muito famoso por causa Dong ho é a única aldeia onde as pessoas sabem para fazer a pintura "Dzo" com materiais completamente naturais. O papel de impressão é feito de casca de uma árvore chamada "Dzo." O papel de fundo é originalmente branco. As pessoas usam materiais naturais para mudar as cores dos documentos que são geralmente laranja, rosa, amarelo, roxo, .. Cores da pintura são refinados de vários tipos de folhas de árvores, que as pessoas podem facilmente encontrar no Vietnã.
Particular, a cor vermelha é tomada de terra de colinas e montanhas; a cor preta é a partir de carvão de folhas de bambu queimado; a cor branca brilho é feito de conchas do mar; O ponto original de pintura popular Dong Ho é a durabilidade das cores. A pintura é coberto por uma camada de pasta de arroz pegajoso (chamado "neps Ho") para proteger a pintura e as suas cores.
Estas pinturas são comprados na aldeia de Dong Ho, e são feitas pelo Sr. Nguyen Huu Sam e Mr. Nguyen Dang Che, dois famosos mestres de pintura popular Dong Ho, que ainda vivem na aldeia de Dong Ho. Cada pintura é completamente mão impresso em papel Dzo seguindo o estilo e tradição antiga. A cor provocante é feita por material natural. Especialmente os brilhos são feitas por conchas do mar.
Estamos felizes em apresentar pinturas populares Dong Ho, e recebê-lo para uma arte antiga Vietnamita único.
-
Dong Ho
é a xilogravura popular
Dong Ho pinturas, ou o nome completo é a xilogravura popular Dong Ho popular pintar uma linha proveniente de Vietnam com a aldeia Dong Ho (Canção Ho, município Thuan Thanh, província de Bac Ninh). Antes de pintar vendidos principalmente atender o Ano Novo Lunar, as pessoas em áreas rurais para comprar quadros na parede, ao final da decapagem, utilizando novas pinturas. fazendo artesanato Dong Ho pinturas populares como património cultural intangível nível nacional. Com o consentimento do primeiro-ministro, o Ministério da Cultura, em colaboração com o Comité Popular Provincial Bac Ninh e as agências especializadas para realizar pesquisas, documentação científica Profissão Dong Ho pinturas populares submetidas a proposta Unesco cultural Heritage reconhecido intangível. Tu Xuong poesia de Dong Ho Tet frase:
papel impresso e a cor do Dong Ho
Para além das características das linhas e textura, definição de Dong Ho popular estão localizados na cor e material dos meios de impressão. Dong Ho Impressão papel chamado uma mensagem: eles esmagado concha, uma crosta fina de conchas do mar, misturado com lagos (lagos cozidos farinha de arroz glutinoso ou arroz glutinoso, às vezes cozido com tapioca - pinturas usados para fazer a varredura do fundo do lago é geralmente cozido farinha de arroz glutinoso ou farinha de mandioca diluída, farinha de glúten usado para colar pegajosa), use uma vassoura para varrer agulhas de pinheiro rosto papel de arroz. Vassouras agulhas de pinheiro criar contenção perseguindo raster mensagem e naturais shell branco com pedaços espumantes pequena luz mensagem, outras cores podem ser adicionados à piscina nas mensagens do processo de fabricação de papel.
As cores utilizadas na pintura são as cores naturais de plantas como o preto (carvão ou carvão folhas de bambu oval), verde (ferrugem cobre, folhas de índigo), ouro (berrante), vermelho (cascalho batom, vinho madeira), etc. Estas são as cores muito básicos, não se misturam e porque o número de cores correspondentes aos blocos de madeira, muitas vezes usado para Dong Ho pintura única apenas 4 cores.
Estas alterações nos tempos antigos
pinturas Dong Ho tem ligações estreitas com a grande maioria do povo do Vietnã, para mencionar quase todo mundo sabe tudo. A controvérsia ainda próximo, porque a sua imagem tem ido para a poesia e literatura em programas de educação geral. Hoje em dia taxa de compra de pintura Dong Ho foi pendurado em esquecimento Ano Novo, pitoresca vila também mudou muito: East Lake Village tem hoje mais votiva. Arroz papel craft Yen Thai Village (Grapefruit, Tay Ho) não é mais. No entanto, Dong Ho tem servido como um património cultural, linha popular indispensável.
De acordo com a avaliação de uma série de artistas, Dong Ho pintura em no presente momento não existe normalmente como cartazes pétala cor, mistura faz com que as pessoas brancas sobre mensagens de papel digitalizados para reduzir a perda de papel desse brilho mensagem e tornando-se "normalmente", a cor utilizada é transferida para a indústria não ferrosos, as novas inscrições não são delicadas como a versão antiga. Um outro ponto digno de nota é que algumas inscrições foram remoção de peças kanji (ou scripts) ao lado da imagem pitoresca da pintura que mais ou menos aleijada em termos de importância. A causa desta condição é estimado:
Algum tempo depois de 1945, Han e Nom governo foi considerado trás feudal, listado como uma impressora para que todas as correntes para apoiar a remoção da lágrima.
gerações posteriores nem todos podem ler e entender o personagem que ele deve deixar voluntariamente.
Também por não ler é transmitida ao woodblock "perda de três estrelas", para o resto dos personagens, mas não lê as letras.
Sobre os conteúdos de pinturas, note que há uma certa proximidade entre colorido conteúdo xilogravuras de Vietnam para a China, há pinturas que ambos os países têm, mas a pintura Dong Ho desenvolvido em existe uma direção separada em muitos séculos e é reconhecido como linha de pintura popular é mais conhecido no Vietnã.