terça-feira, 21 de junho de 2016

Музей Академии архитектуры СССР в Донском монастыре. --- National Museum of Russian Architecture on Vozdvizhenka . --- Museu da Academia URSS de Arquitetura no Mosteiro Donskoy

Идея создания музея архитектуры родилась в России еще в конце XIX в. под влиянием возросшего интереса к национальному наследию. Материал, накопленный различными учреждениями и музеями в XIX в. в процессе исследования и реставрации памятников архитектуры, нуждался в обобщении. Возникла потребность в научно-просветительском центре более высокого уровня и нового типа – в музее архитектуры.



Музей был учрежден 1 января 1934 г., одновременно с учреждением Академии архитектуры СССР, подразделением которой он являлся. В нем работали крупнейшие отечественные специалисты по истории и теории архитектуры. В 1935 г. ему были переданы территория и постройки Донского монастыря. Основная экспозиция разместилась в Большом соборе. Внутри монастырских стен под открытым небом установили художественные фрагменты разрушенных памятников, спасенные сотрудниками музея, и ставшие частью коллекции.

Объектом музейного собирания и показа была заявлена мировая архитектура от древних времен до XIX в. Фонды музея объединяли материалы по русской архитектуре, составлявшие большую часть собрания, с материалами по европейскому, византийскому, ближневосточному зодчеству. Имелись даже такие экзотические экспонаты, как образцы-макеты новозеландских хижин и индокитайских свайных жилищ. Ключевым предметом показа стали сами сооружения монастыря и сохранившийся некрополь XVIII-XIX 


Республиканский музей русской архитектуры на Воздвиженке (ул. Коминтерна)

Великая Отечественная война перевернула отношение россиян к собственному культурно-историческому наследию, заставила понять его значение для национального самосознания. Сохранение всей возможной документации о русской архитектуре, определяющей лицо нации, стало крайне важным для народа-победителя, понесшего необратимые потери.

12 октября 1945 г. В.М. Молотов подписал Указ о создании в Москве Республиканского музея русской архитектуры. Для этих целей была выделена городская Усадьба Талызиных на Воздвиженке (ул. Коминтерна).

Новый музей архитектуры был создан по инициативе выдающегося архитектора А.В. Щусева, ставшего его первым директором. В отличие от Музея Академии архитектуры СССР, он предназначался не только специалистам, но самым широким кругам населения. Фактически он должен был выполнить те же функции в отношении архитектуры, что Третьяковская галерея в области искусства.

Под руководством А.В. Щусева музей архитектуры стал оплотом борьбы за сохранение наследия и крупным научно-исследовательским центром архитектуры и градостроительства. Постоянная экспозиция по истории русской архитектуры была открыта в музее в 1957 г. Важным направлением деятельности музея стали научные экспедиции в Новгород, Псков, Поволжье для обследования и реставрации памятников архитектуры, а также пополнения фондов.

Предметом музейного собирания впервые стали произведения советской архитектуры. И сам Щусев, и его коллеги-архитекторы дарили музею свои проекты, модели, фотографии. Одним из главных объектов показа стала сама усадьба Талызиных - выдающийся памятник русского классицизма XVIII в., построенная по проекту великого русского зодчего Матвея Казакова. Ее научную реставрацию осуществила возглавляемая Щусевым архитектурно-проектная мастерская. По замыслу Щусева, со временем число таких зданий - «экспонатов» должно было пополниться за счет открытия филиалов музея и в других памятниках архитектуры.





--in via tradutor do google
Museum of the USSR Academy of Architecture in the Donskoy Monastery


The idea of ​​creating a museum of architecture was born in Russia in the late XIX century. under the influence of the increased interest to the national heritage. Material accumulated by various institutions and museums in the XIX century. during the study and restoration of architectural monuments in need of generalization. There was a need for scientific and educational center of a higher level and a new type - the museum of architecture.
The museum was established on 1 January 1934 together with the establishment of the USSR Academy of Architecture, department of which he was. It worked the largest domestic experts on the history and theory of architecture. In 1935, his territory and construction of the Donskoy Monastery were transferred. The main exhibition is located in a large cathedral. Inside the monastery walls installed in the open air art fragments of destroyed monuments, museum staff saved and become part of the collection.
The object of the museum's collection and display of world architecture has been declared from ancient times up to the XIX century. Funds of the museum combined materials on Russian architecture make up a large part of the collection, the materials on the European, Byzantine, Middle Eastern architecture. There were even such exotic artifacts as samples, models of huts New Zealand and Indo-Chinese stilt house. The key subject of the show began to do the construction of the monastery and preserved necropolis of XVIII-XIX


National Museum of Russian Architecture on Vozdvizhenka (street. Comintern)

The Great Patriotic War turned the attitude of Russians to their own cultural and historical heritage, made to understand its importance for national identity. Saving all possible documentation on Russian architecture, defining face of the nation, it has become extremely important for the winning nation, has suffered irreversible losses.

October 12, 1945 VM Molotov signed a decree on the establishment of the National Museum in Moscow Russian architecture. City Manor Talyzin on Vozdvizhenka (street. Comintern) was allocated for this purpose.

New Museum of Architecture was established at the initiative of the prominent architect A. Shchusev, who became its first director. Unlike the Academy Museum of Architecture of the USSR, it was intended not only to specialists, but the widest circles of the population. In fact, he had to perform the same functions with regard to architecture, that the Tretyakov Gallery in the Arts.
Under the leadership of AV Shchusev Museum of Architecture has become a mainstay of the struggle for the preservation of heritage and a large research center for architecture and urban planning. Permanent exhibition on the history of Russian architecture was opened at the museum in 1957. An important area of ​​activity of the museum began scientific expeditions to Novgorod, Pskov, the Volga region for examination and restoration of architectural monuments, as well as replenishment.

The subject of the museum's collection were first works of Soviet architecture. And he Shchusev, and his colleagues, the architects gave the museum its projects, models and photographs. One of the main objects of the show was the manor itself Talyzin - an outstanding monument of Russian classicism of the XVIII century, designed by the great Russian architect Matvei Kazakov.. It has carried out scientific restoration led by Shchusev Architecture and design workshop. According to the Shchusev, over time the number of such buildings - "pieces" was to be replenished by the opening of the museum branches and other monuments of architecture.



--br via tradutor do google
Museu da Academia URSS de Arquitetura no Mosteiro Donskoy

A ideia de criar um museu de arquitetura nasceu na Rússia no final do século XIX. sob a influência da maior interesse para o património nacional. Material acumulado por várias instituições e museus no século XIX. durante o estudo e restauração de monumentos arquitetônicos que necessitam de generalização. Havia uma necessidade para o centro científico e educacional de nível superior e um novo tipo - o museu de arquitetura.
O museu foi criado em 01 de janeiro de 1934, juntamente com a criação da Academia URSS de Arquitetura, departamento do qual ele era. Ele trabalhou os maiores especialistas nacionais sobre a história e teoria da arquitetura. Em 1935, o seu território e construção do Mosteiro Donskoy foram transferidos. A exposição principal está localizado em uma grande catedral. Dentro dos muros do mosteiro instalados nos fragmentos arte ao ar livre de monumentos destruídos, pessoal do museu salvos e tornar-se parte da coleção.
O objeto de coleta e exibição de arquitetura mundial do museu foi declarada desde os tempos antigos até o século XIX. Fundos dos materiais museu combinada sobre arquitetura russa constituem uma grande parte da coleção, os materiais no, arquitectura europeia Bizantino, Oriente Médio. Havia até mesmo tais artefatos exóticos como amostras, modelos de cabanas Nova Zelândia e Indo-Chinese palafita. O tema central do show começou a fazer a construção do mosteiro e necrópole preservadas da XVIII-XIX

Museu Nacional da arquitetura russa em Vozdvizhenka (rua. Comintern)

A Grande Guerra Patriótica transformou a atitude dos russos para o seu próprio património cultural e histórico, feito para compreender sua importância para a identidade nacional. Salvando toda a documentação possível na arquitetura russa, definindo face da nação, tornou-se extremamente importante para a nação vencedora, sofreu perdas irreversíveis.

12 de outubro de 1945 VM Molotov assinou um decreto sobre a criação do Museu Nacional em Moscou arquitetura russa. Cidade Manor Talyzin em Vozdvizhenka (rua. Comintern) foi alocado para essa finalidade.

New Museum of Architecture foi criada por iniciativa do proeminente arquiteto A. Shchusev, que se tornou seu primeiro diretor. Ao contrário do Museu Academia de Arquitetura da URSS, pretendeu-se não só para especialistas, mas os mais amplos círculos da população. Na verdade, ele teve que executar as mesmas funções no que diz respeito à arquitetura, que a Galeria Tretyakov nas Artes.

Sob a liderança de AV Shchusev Museum of Architecture tornou-se um dos pilares da luta pela preservação do património e um grande centro de pesquisa para arquitetura e urbanismo. exposição permanente sobre a história da arquitetura russa foi aberta no museu em 1957. Uma área importante da actividade do museu começou expedições científicas a Novgorod, Pskov, região do Volga para exame e restauração de monumentos arquitetônicos, bem como reposição.

O tema da coleção do museu foram as primeiras obras de arquitetura soviética. E ele Shchusev, e seus colegas, os arquitetos deu o museu seus projetos, modelos e fotografias. Um dos principais objetos do show foi a própria mansão Talyzin - um monumento proeminente do classicismo russo do século XVIII, projetado pelo grande arquiteto russo Matvei Kazakov .. Ele realizou a restauração científica liderada por Shchusev Arquitetura e oficina de design. De acordo com o Shchusev, ao longo do tempo o número de tais edifícios - "pedaços" era para ser reabastecido pela abertura dos ramos de museus e outros monumentos de arquitetura.



Musée des Arts et Métiers. --- Museu de Artes e Ofícios

Le Musée des arts et métiers peut être considéré comme l'un des plus anciens musées techniques et industriels au monde. Son histoire est intimement liée à celle du Conservatoire national des arts et métiers (Cnam), dont il est l'une des composantes.

Vue du musée depuis le parvis
© Musée des arts et métiers-Cnam/
photo Jean Claude Wetzel

Le Conservatoire national des arts et métiers est un établissement public national à caractère scientifique, culturel et professionnel, constitué sous la forme d’un « Grand établissement », sous la tutelle du ministère chargé de l’enseignement supérieur et de la recherche. Il assure plus particulièrement des missions de formation supérieure continue tout au long de la vie, de recherche et de diffusion de l’information et de la culture scientifique et technique.

Depuis 1794, les collections se sont enrichies de nombreux apports, précieux témoins de l'évolution des savoirs scientifiques et du progrès technique. Le musée conserve aujourd'hui une exceptionnelle collection, remarquable tant par son ampleur (près de 80 000 objets et 15 000 dessins) que par la diversité des thématiques couvertes. Le parcours de visite du musée en propose l'exposition, organisée en sept sections (instruments scientifiques, matériaux,construction, communication, énergie, mécanique et transports) et permet de découvrir l'un des lieux les plus atypiques, l'ancien prieuré de Saint-Martin-des-Champs ayant été consacré par la Révolution française en « temple » de la technique. Parmi les pièces les plus remarquables, il faut signaler le cabinet de physique de Jacques Alexandre Charles et le laboratoire d’Antoine Laurent de Lavoisier, la collection d’horlogerie de Louis Ferdinand Berthoud, le métier à tisser les façonnés de Jacques Vaucanson, le télégraphe Chappe, le fardier de Cugnot ou l’Avion n° 3 de Clément Ader.





« Il faut éclairer l’ignorance qui ne connaît pas, et la pauvreté qui n’a pas le moyen de connaître. »
Rapport sur l’établissement d’un Conservatoire des arts et métiers, 1794


Rouvert en 2000 après un vaste chantier de rénovation, le Musée des arts et métiers conserve aujourd'hui une collection de référence. Il propose une importante programmation culturelle, à destination d'un vaste public, en particulier à travers ses activités pédagogiques, ses conférences et ses expositions temporaires, et dispose d'importantes ressources documentaires dans les domaines de l'histoire des techniques et du patrimoine industriel. Il anime le réseau des musées techniques (RéMut), abrite la mission nationale de sauvegarde du patrimoine scientifique et technique contemporain (Patstec) et participe à plusieurs programmes de recherches.






Michèle Binh


Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor

Vamos compartilhar.


--br via tradutor do google
Museu de Artes e Ofícios

O Musée des Arts et Métiers pode ser considerado um dos mais antigos museus técnicos e industriais do mundo. A sua história está intimamente ligada aos des arts et métiers Conservatório Nacional (CNAM), de que é um componente.

Vista do museu da praça

 © Musée des Arts et Métiers-CNAM / imagem Jean Claude Wetzel
Conservatório Nacional de Artes e Ofícios é um público científico, cultural e profissional, feita sob a forma de um "Excelente instalação" sob a supervisão do Ministério do Ensino Superior e Investigação nacional. Ele fornece particularmente missão de formação superior, continua ao longo da vida, a investigação e divulgação de informações e da cultura científica e técnica.

Desde 1794, as coleções foram enriquecidas por muitas contribuições, testemunhas preciosas da evolução dos conhecimentos científicos e do progresso técnico. O museu ainda mantém uma coleção excepcional, notável para seu tamanho (cerca de 80.000 objetos e 15.000 desenhos) ea diversidade de temas abordados. As ofertas Excursão guiada pelo Museu na exposição, organizada em sete seções (instrumentos científicos, materiais de construção, comunicações, energia, mecânica e transportes) e para descobrir um dos lugares mais incomuns, o antigo convento saint-Martin-des-Champs ter sido gasto pela Revolução Francesa, no "templo" do art. Entre as peças mais notáveis, isso deve ser relatado laboratório de física de Jacques Alexandre Charles eo laboratório de Antoine Laurent Lavoisier, a coleção de relógios de Louis Ferdinand Berthoud, o tear da forma Jacques Vaucanson, telégrafo Chappe, a Cugnot goblin ou o Avion 3 Clément Ader.

"Devemos esclarecer a ignorância que não sabe, e a pobreza que não tem nenhuma maneira de saber. "

Relatório sobre o estabelecimento de um Conservatório de Artes e Ofícios de 1794

Reabriu em 2000 depois de uma extensa renovação projeto, o Musée des Arts et Métiers hoje mantém uma coleção de referência. Ele oferece uma programação cultural importante para um grande público, especialmente através das suas actividades educativas, palestras e exposições, e tem recursos de informação significativas nos campos da história da tecnologia e do património industrial . Ele gerencia a rede de museus técnicos (RéMut), abriga a missão nacional de salvaguardar o património científico e técnico contemporânea (Patstec) e participa em vários programas de investigação.



Egito reabre Pirâmide de Unas. --- Egypt reopens Pyramid of Unas

O Egito reabriu em maio a Pirâmide de Unas para visitação pública, após 20 anos fechada. O monumento localizado na necrópole de Saqqara, próxima ao Cairo, é famoso por ser o primeiro a conter textos funerários entalhados em suas paredes internas, conhecidos como Textos da Pirâmide. Antes, o interior destes túmulos faraônicos não continha incrições, como são os casos das três grandes pirâmides de Giza, localizadas também nas proximidades da capital egípcia.


As inscrições descrevem rituais, orações e cânticos destinados a guiar o rei morto em seu caminho para o outro mundo. Unas foi o último monarca da 5ª dinastia faraônica do Egito, durante o chamado Reino Antigo. Ele reinou por cerca de 30 anos no século 24 a.C.

O sítio fica próximo ao monumento mais famoso de Saqqara, a pirâmide em degraus de Zoser, considerada a primeira pirâmide do Egito. Por fora, o túmulo de Unas chama pouca atenção, pois está em ruínas, as verdadeiras atrações estão no interior do complexo mortuário, as inscrições entalhadas, o teto que reproduz um céu de estrelas e outras obras de arte pintadas ou esculpidas nas paredes.

O padrão inaugurado por Unas foi seguido por faraós posteriores e Saqqara reúne outros túmulos decorados de maneira semelhante. As inscrições da Pirâmide de Unas foram descobertas pelo arqueólogo francês Gaston Maspero, em 1881.





Segundo informações do site do jornal egípcio Al Ahram, o sítio foi fechado à visitação em 1996 porque o alto nível de umidade estava afetando as paredes da câmara funerária do monumento.

O diário acrescenta que foram instalados equipamentos para monitorar e controlar a umidade e a temperatura dentro da pirâmide. Na cerimônia de reabertura, que contou com o ministro das Antiguidades do Egito, Khaled El-Enany, os convidados acenderam velas e fizeram uma vigília em homenagem aos 66 mortos na queda do avião da EgyptAir que voava de Paris ao Cairo em 19 de maio.

Ainda segundo o jornal, a reabertura da Pirâmide de Unas faz parte de um pacote do governo que prevê a abertura de outros sítios arqueológicos com o objetivo de estimular o turismo no país, afetado fortemente depois da queda de um avião russo em 2015 no Sinai e do vôo da EgyptAir.




Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor

Vamos compartilhar.



--in via tradutor do google
Egypt reopens Pyramid of Unas

Egypt reopened in May to Unas pyramid for public viewing, after 20 years closed. The monument located in the necropolis of Saqqara, near Cairo, is famous for being the first to contain funerary texts carved on its inner walls, known as the Pyramid Texts. Before, the interior of these pharaonic tombs contained no inscriptions, as in the case of the three great pyramids of Giza, also located near the Egyptian capital.



Inscriptions describe rituals, prayers and chants intended to guide the dead king on his way to the other world. Unas was the last king of the 5th dynasty Pharaonic Egypt during the so-called Old Kingdom. He reigned for about 30 years in the 24th century BC

The site is close to the most famous monument in Saqqara, the step pyramid of Zoser, considered the first pyramid in Egypt. On the outside, the tomb of Unas draws little attention, since it is in ruins, the true attractions are inside the mortuary complex, the carved inscriptions, the ceiling playing a sky of stars and other works of art painted or carved on the walls.

The default inaugurated by Unas was followed by later pharaohs and Saqqara meets other tombs decorated similarly. Registrations of Unas pyramid were discovered by French archaeologist Gaston Maspero in 1881.






According to the Egyptian newspaper Al-Ahram website information, the site was closed to visitors in 1996 because the high humidity level was affecting the walls of the burial chamber of the monument.

The daily adds that were installed equipment to monitor and control the humidity and temperature inside the pyramid. The reopening ceremony, attended by the Minister of Antiquities of Egypt, Khaled El-Enany, the guests lit candles and held a vigil in honor of the 66 killed in plane fall EgyptAir flying from Paris to Cairo on May 19.


Also according to the newspaper, the reopening of the Unas pyramid is part of a government package that provides for the opening of other archaeological sites in order to stimulate tourism in the country, affected strongly after the crash of a Russian airliner in 2015 in Sinai and flight EgyptAir.