quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Cultura brasileira: Candomblé. - Samba de terreiro, atabaques do Candomblé. --- Brazilian culture: Candomblé. - Yard of Samba drums of Candomblé.

As escolas de samba são fruto da diáspora de africanos escravizados que, em um mundo novo, resinificaram suas práticas e deram novo sentido às suas tradições. 


Era o lá renascendo cá, em um grande terreiro chamado América. Por isso, toda vez que cantamos um samba de terreiro – aliás, para quem não sabe, terreiro nada mais é que a quadra em que frequentamos, mas com um nome “modernoso” – é a evocação de uma memória ancestral dos terreiros de Candomblé da Praça Onze, Gamboa, Estácio, Mangueira, etc, pois eram nesses locais em que se fazia a macumba, mas depois se divertia nas rodas de batuque, pernada e improviso; mais ainda, é a evocação de nossa ancestralidade africana massacrada diariamente.

A roda das baianas em torno do terreiro/quadra – a saia rodada, as mães de santo e do samba – gira no sentido anti-horário, o mesmo das rodas das pastoras que seguravam forte o canto do ensaio; são, também, o mesmo sentido das rodas de Candomblé. 

Logo, como forma de evocar a força negra, possui um sentido específico que remete à memória dos nossos ancestrais escravizados que resistiram aos maus tratos do colonizador. E não para por aí. 

Se curtimos, hoje, uma boa feijoada, saibamos que ela também é cozinhada no fogo da africanidade com um enorme simbolismo: se antes era comida de escravo, hoje, também, é comida de santo pra louvar Ogum, ou São Jorge, a depender da fé.

Os 3 atabaques do Candomblé e de algumas Umbandas são, ritmicamente, representados nas baterias com os surdos de 1ª, 2ª e 3ª, todos com as mesmas funções de sustentar o ritmo, balançar o corpo e evocar devoção. As caixas de guerra das escolas de samba, por sua vez, também fazem alusão direta ao toque de Candomblé para alguns santos específicos, geralmente padroeiros das respectivas agremiações.

As Velhas-Guardas, que representam as histórias que não vivemos, mas precisamos saber para existir hoje, são, por fim, a resistência para que nossa identidade não seja dilacerada: O que seriam dos Portelenses sem a Jaqueira, símbolo da identidade da escola? E dos Imperianos sem Silas de Oliveira, genial compositor? Da Mangueira sem Cartola? Da Vila Isabel sem o China, fundador da agremiação?

Amigos, tudo isso serve para nos fazermos a seguinte pergunta: Quem somos nós, sambistas? O que representamos e o que defendemos? O samba, até hoje, foi tocado na lógica do “Agoniza, mas não morre”.

Pensemos bem antes de votar. O amanhã pode ser tarde demais.


vídeo 1:00 min 




Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura e o amor devem estar juntos.

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O tempo voa, obras de arte são para a eternidade, sem rugas!







--in via tradutor do google
Brazilian culture: Candomblé. - Yard of Samba drums of Candomblé.

The samba schools are the fruit of the African diaspora enslaved, in a new world, resinificaram their practices and gave new meaning to their traditions.

There was reborn here, in a large yard called America. So every time we sing a terreiro samba - indeed, for those unaware, the yard is nothing more than the court in which fellas, but with a "modernoso" name - is the evocation of an ancestral memory of Candomblé terreiros of Praça Onze, Gamboa, Estacio, hose, etc., because these were places where it was the macumba, but then enjoyed the drumming wheels, kick and improvisation; further, it is the evocation of our African ancestry massacred daily.

The wheel of Bahian around the yard / court - the skirt, mothers holy and samba - rotates counter-clockwise, the same wheel of pastors who held strong the corner of the test; They are also the same direction of Candombl wheels.

So as a way to evoke the dark force, it has a specific meaning which refers to the memory of our enslaved ancestors who resisted the mistreatment of the colonizer. It does not stop there.

If we enjoyed today, a good feijoada, know that it is also cooked in the fire of Africanity with a huge symbolism: it was once a slave to food, now also is holy food to praise Ogun, or St. George, depending on the faith.

The 3 drums of Candomblé and some Umbandas are rhythmically represented on the batteries with the deaf 1st, 2nd and 3rd, all with the same functions to sustain the pace, balance the body and evoke devotion. The war boxes of samba schools, in turn, also make direct reference to Candomblé touch for some specific saints, usually patron respective associations.

The Old Guards, representing the stories that we do not live, but we need to know to exist today, are finally the resistance so that our identity is not torn: What would be the Portelenses without Jaqueira school identity symbol? And the Imperians without Silas de Oliveira, genial composer? Hose without top hat? Vila Isabel without China, founder of the club?

Friends, all this is to make ourselves the following question: Who are we, samba dancers? What we represent and what we stand for? Samba, until today, was played in the logic of "dying, but does not die."

Think well before voting. Tomorrow may be too late.

There are 100 thousand euros for the idea that revolutionize museum visits. --- Há 100 mil euros para a ideia que revolucionar visitas a museus

Second edition of "Tourism Innovation Competition" is launched today by The Lisbon MBA and Tourism of Portugal. Who has the digital solution that helps improve and attract new visitors to museums?


The competition is worldwide,
but the winning solution will be implemented in Portuguese territory

The Lisbon MBA and Tourism of Portugal want to fund the idea that will improve the experience of visitors to monuments and museums and attract more people. The second edition of "Tourism Innovation Competition" is released on Thursday and the winning project will be able to receive funding up to 100 thousand euros. Finalists will present the idea at an international conference, which will take place in Lisbon in March 2017.

The Institute has sought to be a catalyst in relation to entrepreneurship and innovation as drivers decisive for success in this economic activity, increasingly global and competitive. Thus, the use of the monumental heritage and national museum in value propositions associated with the tourism it appears essential, "says Luis Araujo, President of Tourism of Portugal, in a statement.

The competition is worldwide, but the winning solution will be implemented in Portuguese territory. To Luís Araújo, the Tourism Innovation Competition will contribute "decisively to the tourist activity digitization effort" being made by the institution.

Already Anabela Possidónio, executive director of The Lisbon MBA believes that the competition will help to promote global, innovation and entrepreneurship. "We want innovation and entrepreneurship can contribute to increasing the country's competitiveness in this increasingly important sector in Portugal, where it represents about 5% of GDP," he said.

In the first edition of "Tourism Innovation Competition", the winner was a Portuguese project allows you to analyze the behavior of tourists through social networks.





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--pt 
Há 100 mil euros para a ideia que revolucionar visitas a museus.

Segunda edição do "Tourism Innovation Competition" é lançada hoje pelo The Lisbon MBA e Turismo de Portugal. Quem tem a solução digital que permite melhorar e atrair novos visitantes a museus?

O The Lisbon MBA e o Turismo de Portugal querem financiar a ideia que permita melhorar a experiência dos visitantes de monumentos e museus e atrair mais pessoas. A segunda edição do “Tourism Innovation Competition” é lançada esta quinta-feira e o projeto vencedor vai poder receber um financiamento até 100 mil euros. Os finalistas vão apresentar a ideia numa conferência internacional, que vai acontecer em Lisboa, em março de 2017.

O Instituto tem procurado ser um catalisador, no que diz respeito ao empreendedorismo e à inovação, enquanto drivers decisivos para o sucesso nesta atividade económica, cada vez mais global e competitiva. Desta forma, a utilização do património monumental e museológico nacional nas propostas de valor associadas ao turismo afigura-se essencial”, afirma Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, em comunicado.
O concurso é mundial, mas a solução vencedora vai ser implementada em território português. Para Luís Araújo, o Tourism Innovation Competition vai contribuir “de forma decisiva para o esforço de digitalização da atividade turística” que está a ser feito pela instituição.

Já Anabela Possidónio, diretora executiva do The Lisbon MBA considera que o concurso vai contribuir para promover, a nível mundial, a inovação e o empreendedorismo. “Queremos que a inovação e o empreendedorismo possam contribuir para o aumento da competitividade do país, neste setor de importância acrescida em Portugal, onde representa cerca de 5% do PIB”, afirmou.

Na primeira edição do “Tourism Innovation Competition”, o vencedor foi um projeto de portugueses que permite analisar o comportamento dos turistas através das redes sociais.



The Contemporary Art Museum (MAC), first opened in September 2nd 1996, is the current symbol of the city of Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

The futuristic shape created by Niemeyer became a reference in modern architecture all over the world, being considered one of the 7 Wonders of the World when it comes to museums, according to the specialized media. 

The reflecting pool surrounding the building contributes to the fluidity of its lines and the big concrete ramp, paved in red, leads visitors to the upper floors of the museum, from where one can have a panoramic view of the Guanabara Bay and of the cities of Rio de Janeiro and Niterói. 


The MAC houses the João Sattamini Collection, one of the most important contemporary art collection in the country, with over 1300 pieces.


The MAC is part of the Caminho Niemeyer (Niemeyer Path), an architectonic complex designed by Niemeyer in Niterói, which is only behind Brasília as the city which holds the largest number of the artist’s work.





Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

http://visit.rio/en/que_fazer/contemporary-art-museum-mac/

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--br
O Museu de Arte Contemporânea (MAC), inaugurado em 02 de setembro de 1996, é o símbolo atual da cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

A forma futurista criado por Niemeyer tornou-se uma referência na arquitetura moderna em todo o mundo, sendo considerada uma das 7 maravilhas do mundo quando se trata de museus, de acordo com os meios de comunicação especializados.

O espelho d'água em torno do edifício contribui para a fluidez das suas linhas e da rampa de concreto grande, pavimentada em vermelho, leva os visitantes para os andares superiores do museu, de onde se pode ter uma vista panorâmica da Baía de Guanabara e das cidades de Rio de Janeiro e Niterói.

O MAC abriga o Sattamini Coleção João, um dos mais importante coleção de arte contemporânea no país, com mais de 1300 peças.

O MAC é parte de um conjunto arquitetônico projetado por Niemeyer em Niterói, que fica apenas atrás de Brasília como a cidade que possui o maior número de trabalhos do artista.



Em Curitiba, Paraná, Brasil, recebe maior leilão de obras de arte dos últimos 10 anos. --- In Curitiba, Paraná, Brazil, receives largest auction of works of art of the last 10 years.

Curitiba será palco do maior leilão beneficente de obras de arte dos últimos 10 anos, com peças de importantes nomes das artes plásticas do Paraná e São Paulo, como Tarsila do Amaral, Leda Catunda, Tomie Ohtake, Portinari, Miguel Bakun, entre outros. Parte da renda será revertida ao serviço de oncologia do Hospital Pequeno Príncipe. Organizado pela casa de leilões Mazo, com apoio institucional das galerias Simões de Assis e SIM Galeria, o pregão ocorre no dia 10 de novembro, às 20h, no Graciosa Country Club e será comandado pelo leiloeiro público oficial Helcio Kronberg. Os interessados podem fazer o pré-cadastro no site do leiloeiro ( http://www.hkleiloes.com.br ) ou no site da casa de leiloaria www.mazoleilões.com.br . Os lances são livres. As obras serão exibidas em uma rota expográfica, que será dividida entre o Shopping Pátio Batel (de 25/10 a 6/11) e o Edifício Ícaro (de 29/10 a 8/11).


De acordo com a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Forte Carneiro, os recursos serão aplicados nas atividades de assistência e pesquisa. “Esses recursos nos permitirão garantir um atendimento de excelência a crianças de todo o país e ainda desenvolver estudos que buscam diagnósticos precoces e mais precisos, que contribuem para reduzir a mortalidade infantil”, diz.

Segundo o leiloeiro Helcio Kronberg, este é o maior leilão de obras de artes dos últimos 10 anos na capital paranaense. “Há uma década Curitiba não recebe um leilão com nomes tão expressivos das artes plásticas brasileira. O mais importante é que parte do dinheiro arrecadado vai beneficiar as crianças atendidas pelo Pequeno Príncipe”, diz.

As obras estão sendo captadas entre colecionadores, artistas e galerias. Conheça alguns artistas com obras em exposição:

Tarsila do Amaral

Uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista no Brasil, Tarsila do Amaral é conhecida por usar em suas obras de artes cores vivas, influenciadas pelo cubismo (uso de formas geométricas), assim como o dadaísmo e do futurismo, além de abordar temas sociais, do cotidiano e paisagens do Brasil e ter uma estética fora do padrão. Algumas de suas obras mais conhecidas são o Abaporu (1928) e Os Operários (1933).

Vik Muniz

Conhecido no mundo todo por utilizar matérias-primas insólitas, como geleia, chocolate, xarope, vinho, materiais recicláveis, fios de cabelo, diamante, e muitas outras, Vik Muniz é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor e tem como objetivo alcançar um público que não costuma ir a galerias de arte. Atualmente radicado nos Estados Unidos, sua obra está representada nas coleções de grandes museus internacionais como The Art Institute of Chicago, Museum of Contemporary Art of Los Angeles; Metropolitan Museum of Art; MoMA, Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Victoria and Albert Museum.


Confira os principais nomes já confirmados:

Tarsila do Amaral;
Portinari;
DiCavalcanti;
Tomie Ohtake;
Alfredo Andersen;
Miguel Bakun;
Arthur Nísio;
Juarez Machado;
Guido Viaro;
Leda Catunda;
Vik Muniz.


Serviço:
Grande leilão de arte – SIM Galeria
Quando: 10 de novembro de 2016 
Onde: Graciosa Country Club – Av. Munhoz da Rocha, 1146 – Cabral, Curitiba
Horário: 20h

Inscrição para participar do leilão: http://www.hkleiloes.com.br/ 

Visitação das peças: As obras serão exibidas em uma rota expográfica dividida entre o Shopping Pátio Batel (de 25/10 a 6/11 – Av. do Batel, 1868 – Batel) e o Edifício Ícaro ((de 29/10 a 8/11 – Rua Ver. García Rodrigues Velho, 60 – Cabral).

Sobre Helcio Kronberg

Helcio Kronberg é leiloeiro público oficial pela Junta Comercial do Estado do Paraná e leiloeiro rural pela Federação de Agricultura e Pecuária do Paraná. Mais informações www.kronberg.com.br




Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura e o amor devem estar juntos.

Vamos compartilhar.


O tempo voa, obras de arte são para a eternidade, sem rugas!





--in via tradutor do google

In Curitiba, Paraná, Brazil, receives largest auction of works of art of the last 10 years.



Curitiba will host the largest charity auction of works of art of the last 10 years, with pieces of important names of the fine arts of Paraná and São Paulo, as Tarsila do Amaral, Leda Catunda, Tomie Ohtake, Portinari, Miguel Bakun, among others. Part of the proceeds will go to the oncology service of the Hospital Pequeno Principe. Organized by Mazo auction house, with institutional support from Simões galleries of Assisi and SIM Gallery, the session takes place on November 10 at 20h, in the Graciosa Country Club and will be headed by the official public auctioneer Helcio Kronberg. Interested parties may make pre-register on the auctioneer's website (http://www.hkleiloes.com.br) or the leiloaria house www.mazoleilões.com.br site. Bidding is free. The works will be displayed in a expographic route, which will be divided between the Shopping Patio Batel (from 25/10 to 6/11) and the Icarus Building (from 29/10 to 8/11).

According to the executive director of the Hospital Pequeno Principe, Ety Forte Carneiro, the funds will be invested in assistance and research activities. "These funds will enable us to guarantee an excellent service to children across the country and to develop studies that seek earlier diagnosis and more precise, that contribute to reducing child mortality," he says.

According to the auctioneer Helcio Kronberg, this is the largest auction of works of art of the last 10 years in the state capital. "There is a Curitiba decade does not receive an auction with such important names of Brazilian art. The most important is that part of the money raised will benefit the children served by the Little Prince, "he says.

The works are being captured between collectors, artists and galleries. Meet some artists with works on display:

Tarsila do Amaral

One of the most important Brazilian painters of the modernist movement in Brazil, Tarsila do Amaral is known for use in their works of arts bright colors, influenced by Cubism (use of geometric shapes) as well as Dadaism and Futurism, in addition to addressing social issues , the daily life and landscapes of Brazil and have an aesthetic nonstandard. Some of his best known works are the Abaporu (1928) and The Workers (1933).

Vik Muniz

Known worldwide for using unusual materials, such as jelly, chocolate, syrup, wine, recyclable materials, hair, diamond, and many others, Vik Muniz is a Brazilian artist, photographer and painter and aims to achieve a audience that does not usually go to art galleries. Now based in the United States, his work is represented in the collections of major international museums such as The Art Institute of Chicago, Museum of Contemporary Art of Los Angeles; Metropolitan Museum of Art; MoMA, São Paulo Museum of Modern Art and the Victoria and Albert Museum.

Check the top names already confirmed:

Tarsila do Amaral;
Portinari;
DiCavalcanti;
Tomie Ohtake;
Alfredo Andersen;
Miguel Bakun;
Arthur Nísio;
Juarez Machado;
Guido Viaro;
Leda Catunda;
Vik Muniz.

 Service:
Great art auction - YES Gallery
When: November 10, 2016
Where: Graciosa Country Club - Av Munhoz da Rocha, 1146 - Cabral, Curitiba.
Hours: 20h

Registration to participate in the auction: http://www.hkleiloes.com.br/
Visitation parts: (. From 25/10 to 6/11 - Avenida Batel, 1868 - Batel) The works will be displayed in a split expographic route between the Shopping Patio Batel and Icarus Building ((from 29/10 to 8 / 11 - Street View Garcia Rodrigues Velho, 60 -. Cabral).

About Helcio Kronberg

Helcio Kronberg is auctioneer official public by the Paraná State Trade Registry and rural auctioneer by the Federation of Agriculture and Livestock of Parana. More information www.kronberg.com.br