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sábado, 21 de janeiro de 2017

Feeling Anxious on Inauguration Day? These Art Museums Are Offering Refuge. --- Donald Trump vai ser presidente. Museus de arte estão oferecendo refúgio.

Donald Trump is going to be president. (Say it with me.) Donald Trump is going to be president. If that makes you want to put your head between your knees and practice deep-breathing exercises, then perhaps on Inauguration Day, instead of gluing your eyeballs to a TV, attend one of the many museums across the U.S. that are opening their doors for free and offering emotionally healing services.


Quartz reports that in New York, the Whitney, the Brooklyn Museum, and the Rubin Museum will all hold special programming on January 20. The Brooklyn Museum will be holding a special marathon reading of the 1935 Langston Hughes poem “Let America Be America Again,” and the Rubin Museum will host a yoga and meditation session called “Swear In, Breathe Out.” The Whitney will be suggested-donation all day on Friday and will host a “Speak Out on Inauguration Day” event, where artists and writers will gather and speak on their goals for resistance.

With the exception of the National Museum of the American Indian, D.C.’s Smithsonian Museums will stay open (as they have every year since the 1800s) and admission, as always, will be free. The National Museum of African American History and Culture will additionally be hosting the Peace Ball the night before the Inauguration, which will honor the progress made in the four years before Trump’s election.

Other institutions are participating in the J20 Strike that called for public institutions to close, but many are interpreting the call to action on their own terms. The Queens Museum will be closed for the day but will hold “an afternoon for the production of signs, posters, banners, and buttons in preparation for upcoming marches and actions.”







Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir. 

A cultura e o amor devem estar juntos.

Vamos compartilhar.

Culture is not what enters the eyes and ears, 
but what modifies the way of looking and hearing.







--br via tradutor do google
Sentindo ansioso no dia da inauguração? Esses museus de arte estão oferecendo refúgio.

Donald Trump vai ser presidente. (Diga comigo.) Donald Trump vai ser presidente. Se isso faz você querer colocar a cabeça entre os joelhos e praticar exercícios de respiração profunda, então talvez no Dia de Inauguração, em vez de colar seus globos oculares para uma TV, assistir a um dos muitos museus em todo os EU que estão abrindo suas portas gratuitamente E oferecendo emocionalmente serviços de cura.

Quartz relata que em Nova York, o Whitney, o Museu do Brooklyn e o Museu Rubin terão programação especial em 20 de janeiro. O Museu do Brooklyn vai realizar uma leitura especial da maratona do poema de 1935 Langston Hughes "Let America Be America Again, "Eo Museu Rubin vai sediar uma sessão de ioga e meditação chamado" Swear In, Breathe Out ". O Whitney será sugerido - doação durante todo o dia na sexta-feira e vai sediar um evento" Speak Out on Inauguration Day ", onde artistas e escritores irão Reunir e falar sobre seus objetivos de resistência.

Com exceção do Museu Nacional do Índio Americano, os Museus Smithsonianos do D.C. permanecerão abertos (como todos os anos desde o século XIX) e a admissão, como sempre, será gratuita. O Museu Nacional da História e Cultura Afro-Americanas também receberá a Bola da Paz na noite anterior à Inauguração, que honrará o progresso feito nos quatro anos anteriores à eleição de Trump.

Outras instituições estão participando da Greve J20, que pedia o encerramento de instituições públicas, mas muitas estão interpretando o chamado à ação em seus próprios termos. O Museu das Rainhas estará fechado para o dia, mas vai realizar "uma tarde para a produção de sinais, cartazes, bandeiras e botões em preparação para as próximas marchas e ações."

CULTURA, ECONOMÍA Y COMUNIDAD LOCAL. - · en INSTITUCIONES, MUSEO, OPINIÓN, PATRIMONIO. ·

Existen instituciones que tienen un perfil de características únicas, pero que también comparten objetivos, valores y principios de funcionamiento con otras iniciativas que pueden ser impulsadas por la comunidad, y con otras organizaciones basadas en la dinamización de la económica local.

En algunos países, se han programado normativas o leyes que permiten el desarrollo de Iniciativas de Interés Provincial (IIP), que unen los intereses de un área territorial (normalmente no muy grande) y municipal para hacer un buen uso de la tierra. Un IIP típico incluye 14 áreas clave de interés común. Dos de estas áreas son el patrimonio y la cultura, por un lado, y la recreación (ocio) y el turismo, por otro. Todas estas áreas pueden tener vínculos obvios con el patrimonio histórico y los ecomuseos, confiriendo, por lo tanto, un impacto directo sobre el desarrollo sostenible de la comunidad local.


A nivel local, existen comunidades que han desarrollado, o están elaborando, un proyecto cultural con el apoyo de subvenciones públicas. Estos planes de desarrollo local proporcionan una base para que las iniciativas municipales reúnan al conjunto de partes interesadas, incluída la cultura, la iniciativa empresarial, las fuerzas sociales, y grupos de defensa ambiental, para mejorar así el potencial creativo y cultural de su comunidad, pero también dando énfasis a las artes y al espectáculo como actividades generadoras de conocimiento y también de recursos económicos.


Las actividades de los ecomuseos están dirigidas a la cultura en un sentido más amplio – como en la evolución del conjunto de objetos y artefactos, comportamientos, valores y supuestos que afectan a la manera de vivir de una zona concreta y de un tiempo – pero también son una manera eficaz para facilitar el desarrollo de un plan cultural o para dar vida a uno ya existente. La visión, misión, y las asociaciones que componen un ecomuseo, pueden proporcionar un valioso contexto de visibilidad para la implementación de un plan económico basado en el desarrollo histórico-cultural.


Existen claras coincidencias entre el modelo de Ecomuseo y el de los Distritos para la Conservación del Patrimonio (HCD) en algunos países, con su reciente trabajo sobre las “Regiones de Vida”. El modelo de los HCD se estableció primero en países como Canadá y EE.UU., para poner en valor la difusión de la historia de “áreas residenciales, comerciales e industriales, los paisajes rurales, pueblos enteros o aldeas con características o patrones que contribuya a proporcionar un sentido de cohesión de tiempo y/o lugar a la sociedad” (HCD Designation Guide, 2006). Una Región de Vida se basa en la noción más amplia del “patrimonio vivo”, que incluye “valores, creencias, formas del entorno [que] están conformadas por familiares, amigos y profesores, así como de la propia experiencia del vivir y del estar en un lugar” (Massey 2014).


Los Distritos para la Conservación del Patrimonio se centran principalmente en la conservación y gestión de los bienes patrimoniales tangibles, mientras que los ecomuseos dan lugar a planes y acciones dirigidos a una gama más amplia de soluciones, que responden a las preocupaciones locales y a temas de actualidad. Además, los ecomuseos no están configurados o supervisados por una autoridad externa; la gestión está establecida por los residentes del lugar, como una forma de agregar valor a las economías locales, produciendo un impacto positivo en su calidad de vida. La comunidad logra estos buenos resultados a partir de la implementación de planes y acciones, que proporcionan a los “miembros de la comunidad en conjunto reflexiones y conocimiento sobre su patrimonio tangible e intangible, conectándolo al presente, proporcionando un espacio público para la reflexión sobre los diferentes sistemas que generan valor a la comunidad” (Massey 2014).


Los ecomuseos están claramente alineados con el concepto de “patrimonio como un ser vivo”, desde el aspecto dinámico de la vida diaria. Esto hace que sean complementarios a los proyectos Región de Vida que se están fomentando en algunos lugares, todavía pocos, desgraciadamente. Otras iniciativas que complementan el modelo Ecomuseo incluyen proyectos de arreglo de calles y parques, y la implementación de museos comunitarios tradicionales ya existentes. Los ecomuseos se entienden mejor como un tipo mejorado de museo comunitario. Están establecidos y gestionados por los residentes locales, a partir de una serie de activos que ayudan a tratar asuntos de importancia local. Lo que les separa del museo típico de la comunidad, es su énfasis en el patrimonio inmaterial relacionado con la naturaleza de sus colecciones. Dependen de la participación activa de la comunidad, que presenta su patrimonio intangible en un primer plano, normalmente con la recreación de hechos históricos y recuperación del folclore. En lugar de trasladar una colección a una instalación central, los activos materiales se conservan, interpretan, y disfrutan in situ. Esto no sólo fomenta la adaptación, preservando un contexto histórico, sino que también deja espacio para la interpretación del visitante, reduciendo así drásticamente la inversión de capital necesaria para conseguir un Ecomuseo en marcha y funcionando a pleno rendimiento.


Concluyendo este monográfico al que le hemos dedicado toda la semana, mencionar que el desarrollo de los ecomuseos se basa en la participación de la comunidad; la sociedad local consulta y toma decisiones en conjunto, generando la participación y el apoyo de una amplia gama de residentes locales. El desarrollo de la comunidad en este contexto es vista como una gestión sobre valores e intereses comunes, que incluye tanto el patrimonio natural como el cultural; los tangibles e intangibles de su patrimonio histórico-cultural. Los ecomuseos son diseñados localmente, abordando temas de actualidad y basándose en preocupaciones locales, que se alinean con el concepto más amplio del “patrimonio vivo”, como un aspecto dinámico de su vida diaria. Hay muchas maneras de contribuir al desarrollo sostenible de la comunidad, tal y como hemos comentado estos últimos días. Un Ecomuseo sin embargo, tiene un enfoque más integrador, histórico, cultural, mostrando a todo el que lo quiera disfrutar, un “patrimonio vivo” recuperado y en acción.











Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir. 

A cultura e o amor devem estar juntos.

Vamos compartilhar.

Culture is not what enters the eyes and ears, 
but what modifies the way of looking and hearing.


THE ORTHODOX AND GREEK CATHOLIC CHURCH ART 12TH - 20TH C. --- A IGREJA CATÓLICA ORTODOXA E GREEK ARTE - século: 12 - 20.

One of the most beautiful collection of art of the Orthodox and Greek Catholic church in Poland gathers over 1200 exhibits. The earliest examples of the Orthodox and Greek Catholic church art, icons and liturgical objects (utensils, wooden and polychromed handed crosses, engolpions, banners, robes, antique books) coming from existing or non-existing churches of south-eastern Poland and contemporary Ukraine, can be seen in chambers of the renaissance castle.



Subcarpathia is a unique region both for its scenic and historical value. When in 1340 AD Orthodox Red Ruthenia, also called Subcarpathia, was incorporated into the territory of The Polish Kingdom by Casimir the Great (Kazimierz Wielki), the area of Subcarpathia became a place of coexistence of two Christian rites – Eastern and Western. A tangible evidence of those remote times is the collection of the Orthodox and Greek Catholic art in the Historical Museum in Sanok comprising 700 icons as well as Orthodox and Greek Catholic church crucifixes, banners, robes, books and liturgical paraments.

Almost from its very beginnings the Church preached its doctrine both through the word and the image. Hence, in spite of the Old Testament ban on worshipping images, imagery has always been a potent and important force within Christianity. The icon (from the Greek ‘eikon’ – a picture, image) created ages ago – within a single, undivided Church yet – constitutes the main and integral element of Eastern spirituality today. That special status of sacred images being an intermediary between the earthly and heavenly worlds, which the Orthodox and Greek Catholic Church attributes to icons, is comparable to the way saintly relics are viewed in the Roman Catholic church. The difference consists in the fact that in the East icons are seen as having the possibility of attaining divine power whereas in the Western church relics are exclusively seen as providing divine protection. 


The painting in the Catholic Church has never achieved such a great sacral, dogmatic and liturgical significance as in the Eastern Churches but only devotional, aesthetic, illustrative and didactic. In the spirituality of the Eastern Churches the icon is an element which enables contemplation and approach to the Sacred. Therefore it will always remain a religious rather than artistic work. As a mystical image and the transmitter of grace the icon is the miraculous presence of that which is depicted on it.


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The icon enraptures with the depth of its message contained in the abbreviated form of symbols. Yet, in order to understand its content one must get to know the signs which are used by it. In 787 AD the second Nicene Council defined an iconographic canon and the obligation of complying with the unchanging archetype (the proto-image). 

For those reasons any departures and artist’s creative freedom, forced ‘to follow the path of asceticism and fast of the senses’, is not possible. A creator of an icon must renounce all personal creativeness in the domain of form, which is the means of conveying the idea, in order to focus on the most significant matter which is the recapturing of an original. 


Hence, a maximal reduction of the compositional elements is sprung, as ‘in an icon a single tree is enough to depict the entire forest, a single man to depict the entirety of mankind’. A painter uses prepared iconographical schemes, contained in the special painting books called podlinniki (Greek ‘hermeneia’), in order to faithfully depicts an archetype. An ‘ikonopisiec’, a man who writes (paints) an icon, is the painter in material sense only. He is a person who ‘lends his hands to the Lord so that He might be revealed’. Therefore the majority of icons are unsigned. The icon shows heavenly and spiritual beauty rather than the earthly and material. 


Therefore one does not find naturalism in icons (it is not supposed to show ‘natural things’ but ‘the nature of things’). The presented world is intentionally made free of earthly reality. There is a lack of three-dimensionality and direct historical references (the icon cannot be perceived as an illustration of a certain event). The use of abbreviation and the symbol, as well as deformation of landscape and elements of architecture, is a characteristic feature of the icon. It is an outcome of applying the ‘inverted perspective’ (divergent), rather than the Western norm of using a convergent perspective. 

Gold is ubiquitous in icons and is treated as a reflection of divine energy. The use of gold as an outline for robes of the saints and the chrysography (gold patterning) of the robes themselves indicates the fact that the saints ‘dwell in Heaven’. The palette of colours is modest and each colour has a symbolic meaning. There is neither play of light and shadow (chiaroscuro) nor the source of light, since the light is a subject of an icon. Deformation of a painted person (no gestures and traces of human body underneath the robes, big motionless eyes) is to show its spiritual and holy nature. 

Figures are depicted hieratically and are frontally arranged towards a believer, enabling them to establish direct contact. The saints levitate in icons. They hang between Heaven and Earth and mediate between God and man. The smallest detail cannot be neglected in the course of making an icon. Absolute faithfulness to the tradition and care given to the method of making the icon guarantee its transcendental element. The oldest icons are the most canonical and crude in their form. In more recent icons there is an increase in divergence from principles adopted ages ago, resulted in mounting creative freedom.




Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir. 

A cultura e o amor devem estar juntos.

Vamos compartilhar.

Culture is not what enters the eyes and ears, 


but what modifies the way of looking and hearing.






--br via tradutor do google
A IGREJA CATÓLICA ORTODOXA E GREEK ARTE 12TH - 20TH C.

Uma das mais belas coleções de arte da Igreja Católica Ortodoxa e Grega na Polônia reúne mais de 1200 exposições. Os primeiros exemplos da arte da igreja católica ortodoxa e grega, ícones e objetos litúrgicos (utensílios, cruzes entregues em madeira e policromada, engolpions, estandartes, roupões, livros antigos) provenientes de igrejas existentes ou inexistentes do sudeste da Polônia e da Ucrânia contemporânea , Pode ser visto em câmaras do castelo renascentista.


Subcarpathia é uma região única tanto para o seu valor cénico e histórico. Quando em 1340 AD Ruthenia Vermelho Ortodoxo, também chamado Subcarpathia, foi incorporado no território do Reino Polonês por Casimir o Grande (Kazimierz Wielki), a área de Subcarpathia tornou-se um lugar de coexistência de dois ritos cristãos - Oriental e Ocidental. Uma evidência tangível daqueles tempos remotos é a coleção da arte católica ortodoxa e grega no Museu Histórico de Sanok, que compreende 700 ícones, bem como crucifixos de igrejas ortodoxas e católicas gregas, faixas, roupões, livros e parágrafos litúrgicos.

Quase desde os seus primórdios, a Igreja pregou sua doutrina tanto pela palavra como pela imagem. Portanto, apesar da proibição do Antigo Testamento de adorar imagens, as imagens sempre foram uma força poderosa e importante dentro do cristianismo. O ícone (do grego 'eikon' - uma imagem, imagem) criado há séculos - dentro de uma única e indivisível Igreja ainda - constitui o elemento principal e integral da espiritualidade oriental hoje em dia. 

Esse status especial das imagens sagradas como intermediário entre os mundos terrestres e celestiais, que a Igreja Católica Ortodoxa e Grega atribui aos ícones, é comparável à maneira como as relíquias são vistas na Igreja Católica Romana. A diferença consiste no fato de que no Oriente os ícones são vistos como tendo a possibilidade de alcançar o poder divino, enquanto que na igreja ocidental as relíquias são vistas exclusivamente como fornecendo proteção divina. 

A pintura na Igreja Católica nunca alcançou um significado sacro, dogmático e litúrgico tão grande como nas Igrejas Orientais, mas apenas devocional, estético, ilustrativo e didático. Na espiritualidade das Igrejas Orientais, o ícone é um elemento que permite a contemplação ea aproximação ao Sagrado. Portanto, ela permanecerá sempre uma obra religiosa e não artística. Como imagem mística e transmissora da graça, o ícone é a presença milagrosa daquilo que está representado nele.

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O ícone enraptures com a profundidade de sua mensagem contida na forma abreviada de símbolos. No entanto, para entender seu conteúdo é preciso conhecer os sinais que são usados ​​por ele. Em 787 dC, o segundo Concílio de Nicéia definiu um cânon iconográfico e a obrigação de cumprir o arquétipo imutável (a proto-imagem). 

Por essas razões, nenhuma saída e liberdade criativa do artista, forçada a "seguir o caminho do ascetismo e do jejum dos sentidos", não é possível. Um criador de um ícone deve renunciar a toda criatividade pessoal no domínio da forma, que é o meio de transmitir a idéia, a fim de se concentrar no assunto mais significativo que é a recaptura de um original. 

Daí, uma redução máxima dos elementos composicionais é surgida, como 'em um ícone uma única árvore é suficiente para descrever a floresta inteira, um único homem para retratar a totalidade da humanidade'. Um pintor usa esquemas iconográficos preparados, contidos nos livros de pintura especiais chamados podlinniki (grego 'hermeneia'), a fim de descrever fielmente um arquétipo. Um 'ikonopisiec', um homem que escreve (pinta) um ícone, é o pintor no sentido material somente. Ele é uma pessoa que "empresta suas mãos ao Senhor para que Ele possa ser revelado". Portanto, a maioria dos ícones são unsigned. 

O ícone mostra a beleza celestial e espiritual ao invés do terreno e material. Portanto, não se encontra o naturalismo em ícones (não é suposto mostrar "coisas naturais", mas "a natureza das coisas"). O mundo apresentado é intencionalmente libertado da realidade terrena. Há uma falta de tridimensionalidade e referências históricas diretas (o ícone não pode ser percebido como uma ilustração de um determinado evento). O uso da abreviação e do símbolo, bem como a deformação da paisagem e elementos da arquitetura, é uma característica do ícone. 

É um resultado da aplicação da "perspectiva invertida" (divergente), ao invés da norma ocidental de usar uma perspectiva convergente. O ouro é onipresente nos ícones e é tratado como um reflexo da energia divina. O uso do ouro como um esboço para as vestes dos santos e a crisografia (padrão de ouro) das vestes em si indica o fato de que os santos "habitar no Céu". 

A paleta de cores é modesta e cada cor tem um significado simbólico. Não há jogo de luz e sombra (claroscuro) nem a fonte de luz, já que a luz é objeto de um ícone. A deformação de uma pessoa pintada (sem gestos e vestígios de corpo humano debaixo das vestes, grandes olhos imóveis) é mostrar a sua natureza espiritual e santa. Figuras são representadas hierarquicamente e são frontalmente dispostas em direção a um crente, permitindo-lhes estabelecer contato direto. Os santos levitam em ícones. Pendem entre o Céu e a Terra e mediam entre Deus eo homem. O menor detalhe não pode ser negligenciado no curso de fazer um ícone. 

A fidelidade absoluta à tradição e o cuidado dado ao método de fazer o ícone garantem seu elemento transcendental. Os ícones mais antigos são os mais canônicos e grosseiros em sua forma. Em ícones mais recentes há um aumento na divergência de princípios adotados há séculos, resultou em uma liberdade criativa.