Listen to the text.

domingo, 26 de novembro de 2017

A surviving painter of the Shoah opens his museum in Литиание. - Un peintre survivant de la Shoah ouvre son musée en Литиание. - Um pintor sobrevivente da Shoah abre seu museu em Литиание.

Samuel Bak, 84, on Monday inaugurated a museum inspired by his life and the history of Jews in Vilnius. The artist also exhibits 60 of his paintings.




Decades after his first exposure at the age of 9 in the ghetto created by the Nazis in this then Polish city, the painter Samuel Bak inaugurated Monday, November 20 a museum dedicated to the history of Jewish Vilnius. The 84-year-old man was sent to the ghetto with his entire family in 1941, most of whom never returned. Samuel survived hiding in a Catholic convent and then left after the war with his mother in Israel. He currently lives in the United States.




"I have lived in so many different countries. But I am from Vilna, I identify with this city, "Bak told AFP, referring to the Hebrew name of Vilnius. "To be here is in a way a homecoming. It is also an opportunity to express my gratitude to the Christians who helped me survive, "he said before the opening ceremony. The museum will officially be part of the Vilna Gaon Jewish National Museum. It currently includes 60 paintings by Samuel Bak.

"Bak's work weaves together personal history and Jewish history to articulate an iconography of his experience of the Holocaust," says the Pucker Gallery, which represents him, on his website. "Through seven decades of artistic production, Bak has explored and reworked a set of metaphors, a visual grammar, a vocabulary that ultimately privileges questions," adds the American gallery. Lithuanian Minister of Culture Liana Ruokyte-Jonsson hailed Bak's return to Vilnius, proof that "the efforts of annihilation have not finally triumphed".

The current territory of Lithuania hosted before the war an important Jewish community, and Vilnius was nicknamed the "Jerusalem of the North". Some 195,000 Jews living in this area were killed in the Holocaust. Today, only 3,000 Jews live in Lithuania, a country of 2.8 million inhabitants, a member of NATO and the European Union. For the president of the Jewish community Faina Kukliansky, the museum "will become another extraordinary sign of the Jewish heritage in Lithuania and in the world".










Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir. 

A cultura e o amor devem estar juntos.
Vamos compartilhar.

Culture is not what enters the eyes and ears, 
but what modifies the way of looking and hearing.



--fr
Un peintre survivant de la Shoah ouvre son musée en Литиание.

Samuel Bak, 84 ans, a inauguré lundi un musée inspiré de sa vie et de l'histoire des juifs à Vilnius. L'artiste y expose également 60 de ses peintures.

Des décennies après sa première exposition à l'âge de 9 ans dans le ghetto créé par les nazis dans cette ville alors polonaise, le peintre Samuel Bak a inauguré lundi 20 novembre un musée consacré à l'histoire des juifs vilniussois. L'homme, aujourd'hui âgé de 84 ans, avait été envoyé dans le ghetto avec toute sa famille en 1941, dont une grande partie n'est jamais revenue. Samuel a survécu caché dans un couvent catholique puis il est parti après la guerre avec sa mère en Israël. Il vit actuellement aux États-Unis.

«J'ai vécu dans tant de pays différents. Mais je suis de Vilna, je m'identifie avec cette ville», a déclaré monsieur Bak à l'AFP, se référant au nom hébreu de Vilnius. «Être ici, c'est en quelque sorte un retour aux sources. C'est aussi une possibilité d'exprimer ma gratitude aux chrétiens qui m'ont aidé à survivre», a-t-il déclaré avant la cérémonie d'inauguration. Le musée fera officiellement partie du Musée national juif Vilna Gaon. Il comprend pour l'instant 60 peintures de Samuel Bak.

«L'œuvre de Bak tisse ensemble l'histoire personnelle et l'histoire juive pour articuler une iconographie de son expérience de l'Holocauste», indique la galerie Pucker, qui le représente, sur son site internet. «À travers sept décennies de production artistique, Bak a exploré et retravaillé un ensemble de métaphores, une grammaire visuelle, un vocabulaire qui privilégie finalement des questions», ajoute la galerie américaine. La ministre lituanienne de la Culture Liana Ruokyte-Jonsson a salué le retour de Bak à Vilnius, preuve que «les efforts d'annihilation n'ont finalement pas triomphé».

Le territoire actuel de la Lituanie accueillait avant la guerre une importante communauté juive, et Vilnius était surnommée la «Jérusalem du Nord». Quelque 195.000 juifs vivant sur ce territoire ont été tués lors de l'Holocauste. Aujourd'hui, seulement 3000 juifs vivent en Lituanie, pays de 2,8 millions d'habitants, membre de l'Otan et de l'Union européenne. Pour la présidente de la communauté juive Faina Kukliansky, le musée «deviendra un autre signe extraordinaire de l'héritage juif en Lituanie et dans le monde».







--br
Um pintor sobrevivente da Shoah abre seu museu em Литиание.

Samuel Bak, 84, inaugurou na segunda-feira um museu inspirado em sua vida e a história dos judeus em Vilnius. O artista também exibe 60 de suas pinturas.

Décadas após a sua primeira exposição aos 9 anos no gueto criado pelos nazistas nessa cidade polonesa, o pintor Samuel Bak inaugurou na segunda-feira, 20 de novembro, um museu dedicado à história da Vilnius judaica. O homem de 84 anos foi enviado ao gueto com toda a família em 1941, a maioria dos quais nunca mais retornou. Samuel sobreviveu escondido em um convento católico e depois deixou a guerra com sua mãe em Israel. Atualmente vive nos Estados Unidos.

"Eu vivi em tantos países diferentes. Mas eu sou de Vilna, eu me identifico com esta cidade", disse Bak à AFP, referindo-se ao nome hebraico de Vilnius. "Estar aqui é de certa forma um regresso a casa. É também uma oportunidade para expressar minha gratidão aos cristãos que me ajudaram a sobreviver", disse ele antes da cerimônia de abertura. O museu será oficialmente parte do Museu Nacional Judaico de Vilna Gaon. Atualmente inclui 60 pinturas de Samuel Bak.

"O trabalho de Bak entrelaça história pessoal e história judaica para articular uma iconografia de sua experiência do Holocausto", diz a Galeria Pucker, que o representa, em seu site. "Através de sete décadas de produção artística, Bak explorou e retrabalhou um conjunto de metáforas, uma gramática visual, um vocabulário que, em última instância, privilegia questões", acrescenta a galeria americana. O ministro da Cultura lituana Liana Ruokyte-Jonsson saudou o retorno de Bak a Vilnius, prova de que "os esforços de aniquilação não finalmente triunfaram".

O atual território da Lituânia acolheu antes da guerra uma importante comunidade judaica, e Vilnius foi apelidada de "Jerusalém do Norte". Cerca de 195 mil judeus vivendo nesta área foram mortos no Holocausto. Hoje, apenas 3.000 judeus vivem na Lituânia, um país de 2,8 milhões de habitantes, um membro da OTAN e da União Européia. Para o presidente da comunidade judaica Faina Kukliansky, o museu "se tornará outro sinal extraordinário da herança judaica na Lituânia e no mundo".


Sarapul museums, Udmurt Republic - по сарапульским музеям, Удмуртской Республики - Museus de Sarapul, República Udmurt

In the early twentieth century, the ancient city of Kama - Sarapul (now part of the Udmurt Republic) was finally formed as an administrative and economic center of the Middle Kama. Sarapul becomes a city with a developed leather and footwear industry, rich trade, wide cultural and spiritual ties.



The Museum of the Sarapul Zemstvo was created by the efforts and efforts of enthusiastic public figures, collectors and collectors, true patriots of their city.

As far back as 1905, the Sarapul Uyezd Zemstvo in cares about out-of-school education of the population drew attention to the absence in Sarapul of an institution that could serve to study local life and local antiquities. Many archaeological rarities, objects of ancient writing, samples of ancient clothing, utensils, coming out of household use, were lost irrevocably.

In view of this, the county government, at the initiative of Chairman Mikhail Semyonovich Tyunin, issued a report to the next district zemstvo assembly in 1905 on the founding of the Zemstvo museum in Sarapul.

The museum was established in 1909 on the initiative of the public, with the support of the Zemstvo Administration. The origins of its creation were MS Tyunin, the chairman of the Zemstvo Administration; the scientist-entomologist LK Krulikovsky; the editor of the newspaper "Prikamskaya zhizn" NE Ye. Onchukov; Freely practicing physician FV Streltsov; artist P. P. Berkutov; secretary of the Zemstvo Board N.S. Musersky, who managed to captivate the idea of ​​creating a museum of citizens.


The initiators of the museum creation were true patriots and enthusiastic local historians, they collected unique items that laid the foundation for many collections of the museum. So, Leonid Konstantinovich Krulikovsky transferred to the museum the most spectacular part of his unique collection of exotic butterflies; known scientist, ethnographer and folklorist Nikolai Evgenevich Onchukov initiated the ethnographic collection of the museum. Fedor Vasilievich Streltsov donated his numismatic collection, which is constantly replenished to this day. A remarkable library, now included in the rare book fund, was donated to the museum by Nikolai Nikolayevich Blinov - a teacher, a local ethnographer, a writer.

Archaeological collection began to form as a result of research conducted by Lev Afrikanovich Berkutov on the task of the museum in the territory of the former Sarapul Uyezd.


At the invitation of LA. Berkutov, in the study of the archaeological collection of the museum was attended by the famous Finnish scientist-archeologist Talgren. In the period beginning in 1910, Berkutov excavated at a number of the Prikam fortifications in Sarapul Uyezd. In the summer of 1913 the Council of the museum decides to draw a map of all the known fortifications and barrows, charging it to LA Berkutov. In the same year, Lev Afrikanovich excavated a mound near the village of Yushkova.

The natural-scientific collection of the museum was formed by the forces of LK Krulikovsky, who made a great contribution to the study of the nature of the region. D. V. Shaberdin, an active member of the Society for the Study of the Prikamsky Krai, who in 1919 became director of the museum, we owe a fairly complete collection of samples of the local fauna - his taxidermic work still constitutes a significant part of the zoological collection.

In addition, the founders began to collect ancient books and publications relating to the local land. Correspondence was conducted with museums and scientific societies about the provision to the museum of charters, catalogs and editions of these societies. All these appeals had successful results: museums and societies sent their publications.

Thus, with the beginning of the Sarapul Zemstvo Museum, collections began to be formed: the archaeological, ethnographic, natural-scientific, artistic collection of a rare book that emerged as a museum library.

In a short outline of the Sarapul Museum's activity for the first year of its existence it was written: "The attraction of the general public to the museum collections will undoubtedly result in a new influx into the museum of valuable objects for him and, therefore, at the present time it can be said , that the existence of the museum in the future can be considered secured. Without prejudging in the future the educational activity of the museum, as an institution in which scientific societies can be formed, lectures on subjects appropriate to its goals, educational excursions for acquaintance with the local land and its antiquity can be arranged, it can already be said that now it is an educational institution that is very useful for the population and especially for young students ... ".


House-Museum of Academician Melnikov N.V.

The first art exhibition took place in Sarapul in 1909 - the year of the opening of the Museum. Its founders have addressed with the letter to Alexander Porfirievichu Svedomsky with the request for a donation of pictures.

Artists, brothers, Alexander and Pavel Svedomsky, who lived permanently in Italy, where they had their workshop in Rome, where all Russian artists visited the Eternal City, were closely connected with Prikamye: a few versts from Sarapul was their family estate Mikhailovsky Plant , where they often visited in the summer.

In December 1909, the local newspaper Prikamskaya Zhizn published an article entitled "The Picture of Svedomsky in Sarapul." It described the painting "The Execution of Ermak", which A. Svedomsky presented to the museum. A huge canvas (400 x 350 cm) was displayed for viewing in the assembly hall of the women's gymnasium.

The remarkable research traditions of the museum were laid at the beginning of the 20th century, when in 1913 a scientific Society for the Study of the Prikamsky Krai was created in Sarapul, which was administered by scientists with a world-wide reputation: Alexander Andreevich Spitsyn - member of the Imperial Archaeological Commission; Dmitry Konstantinovich Zelenin is an outstanding Russian scientist-ethnographer, doctor of sciences, professor. One of the scientific forms of the work was the issue of Izvestiya Sarapulsky Museum. The first issue was published in September 1911 and contained the articles of LK Krulikovsky, G. G. Vereshchagin and V. F. Berdnikov. In the next three issues of Izvestia ... published scientific works on the history of the city of Sarapul and Vyatka province: NN Blinov, LA Berkutov, GG Vereshchagin, Utrobin, LK Krulikovsky.

The museum exchanged printed publications with many institutions. Among them were: the Minusinsk and Perm museums, the library of the museum of the Academy of Sciences, the Russian Geographical Society, the Moscow Society for Nature Testing, the Kazan Society of History and Ethnography, the Ural Society of Naturalists, the East Siberian Department of the Geographical Society and many others. Also, the Council of the Museum made inquiries of the Murmansk biological station and the zoological museum of the Academy of Sciences on various exhibits. In June 1913, collections of echinoderms and mollusks were sent from the zoological museum of the Academy of Sciences in exchange for the skull of a rhinoceros.

Art-exhibition complex "Dacha Bashenina"



Initially, the Museum was located in 2 classrooms of the women's gymnasium, allocated by the Board of Trustees. The city Duma repeatedly brought up the issue of the expansion of the museum, but its solution was prevented by the First World War that began, then the revolution.

Finally, in 1921, the museum was allocated a separate two-story brick building, the construction of which was started in 1914 under the Nicholas School. In this building, built in the style of late modernism, and now is the head museum of Sarapul.

In 1924 - 1926, during the heyday of Soviet study of local lore, the museum was actively completed from the State Museum Fund. Created in 1918 with the active participation of IE Grabar, the fund was intended for the centralization and further distribution of art monuments between museums of different profiles. The museum receives 40 works of famous Russian artists of the late nineteenth and early twentieth centuries. Among them are works by MV Nesterov, The Boy's Head, IK Aivazovsky's Sunset, AP Bogolyubov's View of the French City, FA Bronnikov's Italian Landscape (from the Spoleto series) , S. P. Kuvshinnikova "Wildflowers".

Here in 1939, after the arrest of Kuzekbai Gerd, the Udmurt national museum he created was transferred from Izhevsk, he was returned to the capital of the republic only on April 1, 1946.

In the years of the Great Patriotic War, the museum carried out a special mission - it served as a museum-storehouse of the Leningrad suburban museum palaces. In the autumn of 1941, he officially receives this title. More than 1000 boxes with collections from the artistic and architectural palace and park ensembles of Petrodvorets, Pushkin (Tsarskoye Selo), Lomonosov (Oranienbaum), Pavlovsk, Gatchina arrived in Sarapul in 1941. About 90,000 items, including paintings, carpets and tapestries, porcelain and furniture-true masterpieces of cultural heritage-were preserved during the difficult war years in the walls of the Sarapul Museum. Legazdin Mikhail Alexandrovich is appointed the director of the museum-storehouse.



After the war, the museum acquires the status of Sarapul Local History Museum. Expositions corresponding to that time were built. The staff of the museum was small. In general, excursions, including the city, were conducted by the museum's director - Kondratiev Yakov Konstantinovich.

Fruitful for the museum were the 1980s. The museum goes to a new level: the Sarapul Local History Museum becomes the "Museum of History and Culture of the Middle Kama Region" and returns to its original tasks - studying the region. During this period, the exposition and enlightenment work intensified, and archaeological research was resumed by the staff.

In 1987, the first branch of the museum appeared in the city - the memorial historical and biographical house-museum of Academician NV Melnikov. It reconstructed the petty-bourgeois environment of the family of the shoemaker-homemaker, so typical for Sarapul of the time in which an outstanding scientist grew up and formed, memorial monuments that reveal the scientific activity of the mining scientist are collected.

In 1995, the Art and Exhibition Complex of the museum was opened in the former country mansion of merchant PA Bashenin, an architectural monument of federal significance, a pearl not only of Sarapul, but of Udmurtia in general. The building was built in the Art Nouveau style, presumably by the design of the famous architect Pavel Trubnikov. The house, located in a picturesque park, amazes with the elegance of its appearance - it seems airy and light, although it is made of stone. In the halls of the art and exhibition complex are the works of famous artists; here the interiors of the turn of the XIX - XX centuries are recreated, which immerse the visitor in the atmosphere of the life of the enlightened Russian merchant class. The former owner of the house, the mayor of the city Pavel Andreevich Basingin - was an educated and progressive man, a great patriot who made a great contribution to the development of the city. In the house his invisible presence is constantly felt - and the visible one, however, too: theatrical excursions with characters of the Bashinny couple: Pavel Andreevich and Lyudmila Nikolayevna are very popular.

Now the Museum of History and Culture of the Middle Kama Region is one of the most interesting and significant museums in Udmurtia. Its collection consists of 21 collections, totaling more than two hundred thousand museum items. The museum complex of Sarapul includes three objects: the historical-regional lore (head) museum, the art-exhibition complex "Dacha Bashenina" and the house-museum named after. Academician NV Melnikov.

Today the Sarapul museum complex is a place for cultural leisure and a scientific and educational institution.

Among the rarities of the museum are the ancient Egyptian cult figures of ushabti, the banner of the Napoleonic Guard, one of the first printed early printed books - the educational Gospel of 1595; daguerreotypes of the 1850s, newsreel of Sarapul in 1912.



At present, the scientific staff of the museum continues research into the nature and cultural and historical heritage of Sarapul and the region.

Today, in continuation of the traditions laid down by its founders, the museum seeks to create close creative contacts with the scientific and artistic world of the region. The museum cooperates with the specialists of the Udmurt State University (Izhevsk), the Udmurt Institute of History, Language and Literature of the Ural Branch of the Russian Academy of Sciences (Izhevsk), Elabuga Pedagogical University (Elabuga), the National Museum of the Udmurt Republic. Kuzebaya Gerda (Izhevsk), the Udmurt Republican Museum of Fine Arts (Izhevsk), the Union of Artists of Udmurtia (Izhevsk) and other institutions, organizations, as well as persons. The museum is the organizer of regional and Russian conferences; takes an active part in the work of regional, Russian and international scientific and practical conferences, seminars and other forums organized and conducted by partners in the field of culture and science.









--ru
В начале ХХ века старинный город на Каме – Сарапул (сегодня в составе Удмуртской Республики) окончательно сложился как административно-экономический центр Среднего Прикамья. Сарапул становится городом с развитой кожевенно-обувной промышленностью, богатой торговлей, широкими культурными и духовными связями.

Музей Сарапульского земства был создан усилиями и стараниями энтузиастов-общественников, собирателей-коллекционеров, истинных патриотов своего города.

Еще в 1905 году Сарапульское уездное земство в заботах о внешкольном образовании населения обратило внимание на отсутствие в г. Сарапуле учреждения, которое могло бы служить для изучения местного быта и местной старины. Многие археологические редкости, предметы древней письменности, образцы древней одежды, утвари, выходящие из домашнего обихода, терялись безвозвратно.

В виду этого уездная управа по инициативе председателя Михаила Семеновича Тюнина вынесла в очередное уездное земское собрание 1905 года доклад об основании в городе Сарапуле земского музея.

Музей был учрежден в 1909 году по инициативе общественности, при поддержке земской Управы. У истоков его создания стояли М. С. Тюнин - председатель земской Управы; ученый-энтомолог Л. К. Круликовский; редактор газеты «Прикамская жизнь» Н. Е. Ончуков; вольно практикующий врач Ф. В. Стрельцов; художник П. П. Беркутов; секретарь земской управы Н. С. Мусерский, сумевшие увлечь идеей создания музея горожан.

Инициаторы создания музея были истинными патриотами и увлеченными краеведами, ими собраны уникальные предметы, положившие начало многим коллекциям музея. Так, Леонид Константинович Круликовский передал в музей наиболее зрелищную часть своей уникальной коллекции экзотических бабочек; известный ученый, этнограф и фольклорист Николай Евгеньевич Ончуков положил начало этнографической коллекции музея. Федор Васильевич Стрельцов передал в дар свою нумизматическую коллекцию, постоянно пополняемую и поныне. Замечательная библиотека, вошедшая ныне в фонд редкой книги, подарена музею Николаем Николаевичем Блиновым – педагогом, краеведом, писателем.

Археологическая коллекция начала формироваться в результате исследований, проводимых Львом Африкановичем Беркутовым по заданию музея на территории бывшего Сарапульского уезда.

По приглашению Л.А. Беркутова, в изучении археологической коллекции музея принимал участие известный финский ученый-археолог Тальгрен. В период, начиная с 1910 года, Беркутов произвел раскопки на ряде прикамских городищ Сарапульского уезда. Летом 1913 года Совет музея решает составить карту всех известных городищ и курганов, поручая это Л. А. Беркутову. В том же году Лев Африканович произвел раскопки кургана у д. Юшковой.

Естественно-научная коллекция музея формировалась силами Л. К. Круликовского, внесшего большой вклад в изучение природы региона. Д. В. Шабердину, активному члену «Общества изучения Прикамского края», в 1919 году ставшему директором музея, мы обязаны достаточно полной коллекцией образцов местной фауны – его таксидермические работы до сих пор составляют значительную часть зоологической коллекции.

Кроме того, учредители приступили к собиранию древних книг и изданий, касающихся местного края. Велась переписка с музеями и учеными обществами о предоставлении музею уставов, каталогов и изданий этих обществ. Все эти обращения имели успешные результаты: музеи и общества прислали свои издания.

Таким образом, с началом деятельности Музея Сарапульского земства начали формироваться коллекции: археологическая, этнографическая, естественно-научная, художественная коллекция редкой книги, которая возникла как музейная библиотека.

В кратком очерке деятельности Сарапульского музея за первый год его существования было написано: «Привлечение широких слоев населения к обозрению коллекций музея несомненно повлечет (что уже замечается и в настоящее время) новый приток в музей ценных для него предметов и поэтому уже в настоящее время можно сказать, что существование музея в будущем можно считать обеспеченным. Не предрешая в дальнейшем будущем просветительной деятельности музея, в качестве учреждения, при котором могут образоваться научные общества, читаться лекции по предметам, соответствующим его целям, устраиваться образовательные экскурсии с целью ознакомления с местным краем и его стариной, можно сказать, что уже теперь он является образовательным учреждением, весьма полезным для населения и в особенности для учащейся молодежи…».

Первая художественная выставка состоялась в Сарапуле в 1909 году – в год открытия Музея. Его учредители обратились с письмом к Александру Порфирьевичу Сведомскому с просьбой о пожертвовании картин.

Художники, братья, Александр и Павел Сведомские, постоянно проживавшие в Италии, где они имели в Риме свою мастерскую, в которой бывали все русские художники, посещавшие Вечный Город, были тесно связаны с Прикамьем: в нескольких верстах от Сарапула находилось их родовое имение Михайловский завод, куда они часто наведывались летом.

В декабре 1909 года в местной газете «Прикамская жизнь» появилась статья «Картина Сведомского в Сарапуле». В ней рассказывалось о картине «Казнь Ермака», которую А. Сведомский подарил музею. Огромное полотно (400 х 350 см) было выставлено для обозрения в актовом зале женской гимназии.

Замечательные исследовательские традиции музея были заложены в начале XX века, когда в 1913 году в Сарапуле было создано научное Общество изучения Прикамского края, попечительство которому оказывали ученые с мировым именем: Александр Андреевич Спицын – член Императорской Археологической комиссии; Дмитрий Константинович Зеленин – выдающийся русский ученый-этнограф, доктор наук, профессор. Одной из научных форм работы явились выпуски «Известий Сарапульского музея». Первый номер вышел в сентябре 1911 года и содержал статьи Л. К. Круликовского, Г. Г. Верещагина и В. Ф. Бердникова. В следующих трех выпусках «Известий…» печатались научные труды по истории города Сарапула и Вятской губернии: Н. Н. Блинова, Л. А. Беркутова, Г. Г. Верещагина, Утробина, Л. К. Круликовского.

Музей обменивался печатными трудами со многими учреждениями. Среди них были: Минусинский и Пермский музеи, библиотека музея Академии наук, русское географическое общество, Московское общество испытаний природы, Казанское общество истории и этнографии, Уральское общество любителей естествознания, Восточно-Сибирский отдел Географического общества и многие другие. Также Совет музея делал запросы Мурманской биологической станции и зоологическому музею Академии наук на различные экспонаты. В июне 1913 года из зоологического музея Академии наук были присланы коллекции иглокожих и моллюсков в обмен на череп носорога.

Первоначально Музей размещался в 2-х классных комнатах женской гимназии, выделенных Попечительским Советом. В городскую Думу неоднократно выносился вопрос о расширении музея, но его решению помешала начавшаяся Первая Мировая война, затем революция.

Наконец, в 1921 году музею было выделено отдельное двухэтажное кирпичное здание, строительство которого было начато в 1914 году под николаевское училище. В этом здании, построенном в стиле позднего модерна, и сейчас находится головной музей Сарапула.

В 1924 - 1926 годы, в период расцвета советского краеведения, музей активно комплектовался из Государственного музейного фонда. Созданный в 1918 году при активном участии И. Э. Грабаря, фонд предназначался для централизации и дальнейшего распределения памятников искусства между музеями разного профиля. В музей поступает 40 работ знаменитых русских художников конца ХIХ - начала ХХ века. Среди них работы: М. В. Нестерова «Голова мальчика», И. К. Айвазовского «Закат», А. П. Боголюбова «Вид французского города», Ф. А. Бронникова «Итальянский пейзаж» (из серии «Сполето»), С. П. Кувшинниковой «Полевые цветы».

Сюда в 1939 году, после ареста Кузебая Герда, был переведен из Ижевска созданный им удмуртский национальный музей, возвращенный в столицу республики лишь 1 апреля 1946 года.

В годы начавшейся Великой Отечественной войны музей выполнял особую миссию – он служил музеем-хранилищем Ленинградских пригородных дворцов-музеев. Осенью 1941 года он официально получает это звание. Более 1000 ящиков с коллекциями из художественно-архитектурных дворцово-парковых ансамблей Петродворца, Пушкина (Царского Села), Ломоносова (Ораниенбаума), Павловска, Гатчины прибыло эшелонами в Сарапул в 1941 году. Около 90 000 предметов, среди которых - живописные полотна, ковры и гобелены, фарфор и мебель – настоящие шедевры культурного наследия – сохранены были в тяжелые военные годы в стенах сарапульского музея. Директором музея-хранилища назначается Легздайн Михаил Александрович.

После войны музей приобретает статус Сарапульского краеведческого музея. Строились экспозиции, соответствующие тому времени. Штат музея был небольшой. В основном экскурсии, в том числе по городу, проводил директор музея – Кондратьев Яков Константинович.

Плодотворными для музея стали 1980-е годы. Музей выходит на новый уровень: Сарапульский краеведческий становится «Музеем истории и культуры Среднего Прикамья» и возвращается в своей деятельности к изначальным задачам – изучению региона. В этот период активизировалась экспозиционная и просветительская работа, были возобновлены археологические исследования силами сотрудников.

В 1987 году появился первый филиал музея в городе - мемориальный историко-биографический дом-музей академика Н. В. Мельникова. В нем реконструирована мещанская обстановка семьи сапожника-надомника, столь типичная для Сарапула того времени, в котором вырос и сформировался выдающийся ученый, собраны мемориальные памятники, раскрывающие научную деятельность ученого-горняка.



В 1995 году открылся Художественно-выставочный комплекс музея в бывшем загородном особняке купца П. А. Башенина - архитектурном памятнике федерального значения, жемчужине не только Сарапула, но и Удмуртии в целом. Здание построено в стиле модерн предположительно по проекту известного архитектора Павла Трубникова. Дом, расположенный в живописном парке, поражает изяществом своего облика - он кажется воздушным и легким, хотя сложен из камня. В залах художественно-выставочного комплекса представлены работы знаменитых художников; здесь воссозданы интерьеры рубежа XIX - XX веков, погружающие посетителя в атмосферу быта просвещенного российского купечества. Бывший хозяин дома, городской голова Павел Андреевич Башенин – был человеком образованным и прогрессивным, большим патриотом, внесшим огромный вклад в развитие города. В доме постоянно чувствуется его незримое присутствие – да и зримое, впрочем, тоже: большим успехом пользуются театрализованные экскурсии, персонажами которых является чета Башениных: Павел Андреевич и Людмила Николаевна.

Сейчас Музей истории и культуры Среднего Прикамья – один из наиболее интересных и значительных музеев Удмуртии. Его собрание состоит из 21 коллекции, общей численностью более двухсот тысяч музейных предметов. Музейный комплекс Сарапула включает три объекта: историко-краеведческий (головной) музей, художественно-выставочный комплекс «Дача Башенина» и дом-музей им. академика Н. В. Мельникова.

Сегодня музейный комплекс Сарапула – место культурного досуга и научно-просветительское учреждение.

Среди раритетов музея – древнеегипетские культовые фигурки ушебти, знамя Наполеоновской гвардии, одна из первых типографских старопечатных книг - учебное Евангелие 1595 года; дагерротипы 1850-х годов, кинохроника Сарапула 1912 года.

В настоящее время научные сотрудники музея продолжают исследовательскую работу по изучению природы и культурно-исторического наследия Сарапула и региона.

Сегодня, в продолжение традиций, заложенных еще его основателями, музей стремится к созданию тесных творческих контактов с научным и художественным миром региона. Музей сотрудничает со специалистами Удмуртского государственного университета (г. Ижевск), Удмуртского института истории, языка и литературы УрО РАН (г. Ижевск), Елабужского педагогического университета (г. Елабуга), Национального музея Удмуртской Республики им. Кузебая Герда (г. Ижевск), Удмуртского республиканского музея изобразительных искусств (г. Ижевск), Союзом художников Удмуртии (г. Ижевск) и другими учреждениями, организациями, а так же персонами. Музей выступает организатором региональных и российских конференций; принимает активное участие в работе региональных, российских и международных научно-практических конференций, семинаров и других форумов, организуемых и проводимых партнерами в сфере культуры и науки.









--br via tradutor do google
No início do século XX, a antiga cidade de Kama - Sarapul (agora parte da República Udmurt) foi finalmente formada como um centro administrativo e econômico do Meio Kama. Sarapul torna-se uma cidade com uma indústria desenvolvida de couro e calçados, comércio rico, laços culturais e espirituais amplos.

O Museu do Sarapul Zemstvo foi criado pelos esforços e esforços de figuras públicas entusiasmadas, colecionadores e colecionadores, verdadeiros patriotas de sua cidade.

Já em 1905, o Sarapul Uyezd Zemstvo se preocupa com a educação extra-escolar da população. Muitas raridades arqueológicas, objetos de escrita antiga, amostras de roupas antigas, utensílios, que saíam do uso doméstico, foram perdidos irrevogavelmente.

Em vista disso, o governo do condado, por iniciativa do presidente Mikhail Semyonovich Tyunin, emitiu um relatório ao próximo distrito de Zemstvo em 1905 sobre a fundação do museu Zemstvo em Sarapul.

O museu foi criado em 1909 por iniciativa da Administração Zemstvo. As origens da sua criação foram MS Tyunin, o presidente da Administração Zemstvo; o cientista-entomologista LK Krulikovsky; O editor do jornal "Prikamskaya zhizn" NE Ye. Onchukov; Médico praticante livre FV Streltsov; artista P. P. Berkutov; secretário do Conselho de Zemstvo N.S. Musersky, que conseguiu cativar a idéia de criar um museu de cidadãos.

Os iniciadores do museu eram verdadeiros patriotas e entusiastas historiadores locais, eles colecionaram itens únicos que lançam as bases para muitas coleções do museu. Então, Leonid Konstantinovich Krulikovsky transferiu para o museu a parte mais espetacular de sua coleção única de borboletas exóticas; cientista conhecido, etnógrafo e folklorista Nikolai Evgenevich Onchukov iniciaram a coleção etnográfica do museu. Fedor Vasilievich Streltsov doou sua coleção numismática, que é constantemente reabastecida até hoje. Uma biblioteca notável, agora incluída no fundo de livros raros, foi doada ao museu por Nikolai Nikolayevich Blinov - um professor, um etnógrafo local, um escritor.

A coleção arqueológica começou no território do antigo Sarapul Uyezd.

A convite de Los Angeles. Berkutov, no estudo da coleção arqueológica do museu contou com a presença do famoso cientista e arqueólogo finlandês Talgren. No período que começou em 1910, Berkutov escavou em várias fortificações de Prikam em Sarapul Uyezd. No verão de 1913, o Conselho do museu decide desenhar um mapa de todas as fortificações e cordeiras conhecidas, cobrando-o para LA Berkutov. No mesmo ano, Lev Afrikanovich escavou um montículo perto da aldeia de Yushkova.

A coleção natural-científica do museu foi feita pelas forças da LK Krulikovsky, que fez um grande contributo para o estudo da natureza da região. DV Shaberdin, um membro ativo da Sociedade para o Estudo do Krai de Prikamsky, que em 1919 tornou-se diretor do museu, devemos uma coleção bastante completa de amostras da fauna local - seu trabalho taxidérmico ainda constitui uma parte significativa do zoológico coleção.

Além disso, os fundadores começaram a colecionar livros e publicações antigas relacionadas à terra local. A correspondência foi realizada com museus e sociedades científicas sobre a provisão do museu de cartas, catálogos e edições dessas sociedades. Todos esses apelos tiveram resultados bem sucedidos: museus e sociedades.

Assim, com o início do Museu Sarapul Zemstvo, as coleções começaram a ser formadas: o arqueológico, o etnográfico, o natural científico, a coleção de um livro raro que surgiu como uma biblioteca do museu.

Em um breve esboço do Museu Sarapul, foi escrito: "A atração do público em geral para as coleções do museu, sem dúvida, resultará em um novo influxo no museu de objetos valiosos para ele e, portanto, no momento atual, pode-se dizer que a existência do museu no futuro pode ser considerada segura sem prejulgar no futuro a atividade educativa do museu Para os seus objetivos, podem ser organizadas excursões educativas para conhecer a terra local e sua antiguidade.

A primeira exposição de arte teve lugar em Sarapul em 1909 - o ano da abertura do museu. Seus fundadores abordaram com a carta a Alexander Porfirievichu Svedomsky com o pedido de uma doação de fotos.

Artistas, irmãos, Alexander e Pavel Svedomsky, que moravam permanentemente na Itália, onde tinham sua oficina em Roma, onde todos os artistas russos frequentavam a Cidade Eterna, estavam intimamente ligados a Prikamye: algumas verstas de Sarapul eram sua planta familiar Mikhailovsky, onde estavam no verão.

As tradições de pesquisa notáveis ​​do museu foram estabelecidas no início do século 20, quando, em 1913, a Sociedade Científica para o Estudo do Krai Prikamsky foi criada em Sarapul, que foi administrada por cientistas com uma reputação mundial: Alexander Andreevich Spitsyn - membro da Comissão Arqueológica Imperial; Dmitry Konstantinovich Zelenin é um destacado cientista-etnógrafo russo, doutor em ciências, professor. Uma das formas científicas do trabalho do Museu Izvestiya Sarapulsky. A primeira edição foi publicada em setembro de 1911 e continha os artigos de LK Krulikovsky, G. G. Vereshchagin e V. F. Berdnikov. Nas próximas três questões de Izvestia ... publicaram trabalhos científicos sobre a história da província de Sarapul e Vyatka: NN Blinov, LA Berkutov, GG Vereshchagin, Utrobin, LK Krulikovsky.

O museu trocou publicações impressas com muitas instituições. Entre eles estavam: os museus Minusinsk e Perm, a Sociedade Geográfica Russa, a Sociedade de Moscou para Testes da Natureza, a Sociedade Kazan de História e Etnografia, a Sociedade Ural de Naturalistas, a Sibéria Oriental Departamento da Sociedade Geográfica e muitos outros. Além disso, o Conselho do Museu fez perguntas sobre a estação biológica de Murmansk e o museu zoológico da Academia de Ciências em várias exposições. Em junho de 1913, coleções de equinodermes e moluscos foram enviadas do museu zoológico da Academia de Ciências em troca do crânio de um rinoceronte.

Inicialmente, o Museu estava localizado em 2 salas de aula do ginásio feminino, alocado pelo Conselho de Curadores. A cidade da Duma tem abordado repetidamente a questão da expansão do museu, mas sua solução foi impedida pela Primeira Guerra Mundial que começou, depois a revolução.

Finalmente, em 1921, o museu recebeu um prédio de tijolos separado de dois andares, cuja construção foi iniciada em 1914 sob a Escola Nicholas. Neste edifício, construído no estilo do modernismo tardio, e agora é o principal museu de Sarapul.

Em 1924-1926, durante o auge do estudo soviético da sabedoria local, o museu foi financiado pelo Fundo do Museu do Estado. Criado em 1918 com a participação ativa do IE Grabar, o fundo foi destinado à centralização e distribuição de arte. O museu recebe 40 obras de artistas russos famosos do final do século XIX e início do século XX. Entre eles estão MV Nesterov, The Boy's Head, IK Aivazovsky's Sunset, AP Bogolyubov's View of the French City, FA Bronnikov's Italian Landscape (da série Spoleto), S. P. Kuvshinnikova "Wildflowers".

Aqui em 1939, após a prisão de Kuzekbai Gerd, o museu nacional de Udmurt que ele foi foi transferido para Izhevsk, em 1 de abril de 1946.

Nos anos da Grande Guerra Patriótica, o museu realizou uma missão especial - serviu como um armazém de museu dos palácios dos museus suburbanos de Leningrado. No outono de 1941, ele recebeu oficialmente este título. Mais de 1.000 caixas com coleções do palácio e parque conjuntos artísticos e arquitectónicos de Petrodvorets, Pushkin (Tsarskoye Selo), Lomonosov (Oranienbaum), Pavlovsk, Gatchina chegou a Sarapul em 1941. Cerca de 90.000 itens, incluindo pinturas, tapetes e tapeçarias, porcelanas e móveis - verdadeiras obras-primas do patrimônio cultural - foram preservadas durante os difíceis anos de guerra nas muralhas do Museu Sarapul. Legazdin Mikhail Alexandrovich é nomeado diretor do armazém do museu.

Após a guerra, o museu adquire o status de Sarapul Local History Museum. Exposições correspondentes a esse tempo foram construídas. A equipe do museu era pequena. Em geral, as excursões, incluindo a cidade, foram conduzidas pelo diretor do museu - Kondratiev Yakov Konstantinovich.

Frutuoso para o museu foram os anos 80. O museu passa para o novo nível: o Museu de História Local de Sarapul torna-se o "Museu de História e Cultura da Região do Médio Kama" e retorna às suas tarefas originais. Durante este período, o trabalho de exposição e iluminação se intensificou, e a pesquisa arqueológica foi retomada pela equipe.

Em 1987, o primeiro ramo do museu apareceu na cidade - o memorial histórico e biográfico da casa-museu do acadêmico NV Melnikov. Foi reconstruído o ambiente pequeno-burguês da família do sapateiro-dono de casa, tão típico para o Sarapul do tempo em que um cientista notável cresceu e se formou, monumentos memorial que revelam a atividade científica do cientista mineiro são coletados.

Em 1995, o Complexo de Arte e Exposição do museu foi aberto na antiga mansão do comerciante PA Bashenin, um monumento arquitetônico de importância federal, uma pérola não só de Sarapul, mas de Udmurtia em geral. O edifício foi construído no estilo Art Nouveau, presumivelmente pelo design do famoso arquiteto Pavel Trubnikov. A casa, localizada em um parque pitoresco, surpreende com a elegância de sua aparência, parece arejada e leve, embora seja feita de pedra. Nos salões da arte e exposição aqui são recriados os interiores da virada dos séculos XIX e XX, que mergulham o visitante na atmosfera da vida da classe mercante russa esclarecida. O antigo dono da casa, o prefeito da cidade, Pavel Andreevich Basingin - era um homem educado e progressista, um grande patriota que contribuiu de forma importante para o desenvolvimento da cidade. Na casa, sua presença invisível sempre é sentida, e a visível, no entanto, também: excursões teatrais com os personagens do casal Bashinny: Pavel Andreevich e Lyudmila Nikolayevna são muito populares.

Agora, o Museu de História e Cultura da Região do Médio Kama é um dos museus mais interessantes e importantes de Udmurtia. Sua coleção é composta por 21 coleções, totalizando mais de duzentos mil itens de museu. O complexo do museu de Sarapul inclui três objetos: o museu histórico-regional (chefe), o complexo de exposições de arte "Dacha Bashenina" e o museu da casa com o nome. Academician NV Melnikov.

Hoje, o complexo do museu Sarapul é um lugar para lazer cultural e uma instituição científica e educacional.

Entre as raridades do museu estão as antigas figuras de culto egípcias de ushabti, a bandeira da Guarda Napoleônica, um dos primeiros livros impressos impressos - o evangelho educacional de 1595; Daguerreotypes da década de 1850, newsreel de Sarapul em 1912.

Atualmente, a equipe científica do museu continua pesquisando a natureza e o patrimônio cultural e histórico de Sarapul e da região.

Hoje, na continuação das tradições, estabelecidas por seus fundadores, o museu, busca criar estreitos contatos criativos com o mundo científico e artístico da região. O museu coopera com os especialistas da Universidade Estadual Udmurt (Izhevsk), do Instituto Udmurt de História, Linguagem e Literatura do Poder Ural da Academia Russa de Ciências (Izhevsk), Universidade Pedagógica Elabuga (Elabuga), Museu Nacional da Udmurt Republic. Kuzebaya Gerda (Izhevsk), o Museu Republicano Udmurt de Belas Artes (Izhevsk), a União de Artistas de Udmurtia (Izhevsk) e outras instituições, organizações, bem como pessoas. O museu é o organizador de conferências regionais e russas; Participa ativamente no trabalho de conferências, seminários e outros fóruns organizados e conduzidos por parceiros no campo da cultura e da ciência.