Ouvir o texto...

terça-feira, 31 de maio de 2011

Museu Zoroastro Artiaga cria projeto artístico aos domingos

O próximo dia 5, primeiro domingo de junho, torna-se um marco artístico na recente história do Museu Zoroastro Artiaga (unidade da Agência Goiana de Cultura – Agepel).  Nesse dia, a partir das 10 horas, será a abertura do projeto Música no Museu, a primeira de uma série de apresentações artísticas, no Auditório Henrique Silva, com entrada franca. 
 
Sob a coordenação do músico Lucas Mendes, o espetáculo de abertura terá David Santos (saxofone) e o próprio Lucas Mendes revezando-se ao violão e ao piano. A estreia começará com uma improvisação (Jam), seguida por um programa que reúne samba e jazz em canções da célebre cantora francesa Edith Piaff (1915-1963) e do compositor carioca Noel Rosa (1910-1937), um dos maiores nomes da música brasileira.
 
O projeto Música no Museu desponta com diferentes objetivos, segundo Henrique de Freitas, diretor do Museu Goiano Zoroastro Artiaga: oferecer ao público uma opção cultural de indiscutível qualidade e, ao mesmo tempo, resgatar uma história de envolvimento com as artes, principalmente a música, uma vez que o Museu anos atrás, abrigou o Conservatório Goiano de Música, foi sede da Orquestra Sinfônica de Goiás e atualmente é palco de ensaios regulares do Coral do Tribunal de Contas do Estado.  “A intenção é abrir espaço para a música em geral, desde o gênero erudito ao popular, passando pelo jazz, blues, modas de viola e outros estilos”, explica o diretor. A iniciativa visa ainda ressaltar o papel do Museu como aparelho cultural que fomenta ações para a revitalização do centro da cidade, especialmente a Praça Cívica, onde se localiza.
 
Por sua vez, Lucas Mendes define a proposta como “opção por uma música leve”, e promete inserir o evento na agenda de apresentações das datas festivas regionais e trazer para o palco grupos de catiras e congos, além de expressões do folclore de Goiás. No início, as exibições acontecerão em domingos alternados, com programações já estabelecidas para 19 de junho e 3 de julho. Posteriormente, as atrações serão em domingos seguidos. De início, os espetáculos serão musicais, posteriormente, haverá espaço para outras manifestações artísticas e culturais, como: dança, poesia e teatro, entre outras. 
 
Com apenas 18 anos de idade, Lucas Mendes de Oliveira é estudante de Publicidade da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Estudou música durante um ano no Instituto Lüdenscheid, na Alemanha, é presidente da Academia Filosófica Goiana (grupo de estudos de filosofia), vem tocando jazz em vários palcos do Brasil e, há quatro anos, tem se apresentado em 12 países da Europa. 
 Mais informações: (62)  3201-4676


fonte:
http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=78952

Nenhum comentário:

Postar um comentário