Ouvir o texto...

domingo, 12 de junho de 2011

Exposição de fotos mostra navios da imigração japonesa

Será aberta nesta sexta-feira (10), às 19 horas, no primeiro andar da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, a exposição de fotografias "Paisagens Flutuantes – Navios da Emigração Japonesa ao Brasil". 

Na ocasião, ocorrerá também o lançamento do livro "Navios de Emigração Japonesa ao Brasil", produzido por técnicos do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, de São Paulo, que traz não apenas o material usado na exposição, mas também uma listagem de todos os imigrantes japoneses que vieram para o Brasil desde 1908. O diretor do Museu, Takeshi Kurihara, e a vice-diretora, Lídia Yamashita, estarão presentes. 

A iniciativa da montagem da mostra em Londrina é do professor Humberto Yamaki, do Departamento de Arquitetura da UEL, coordenador do projeto de pesquisa Paisagem Etnográfica Paranaense, cadastrado no CNPq. 

Yamaki conta que visitou a exposição no Museu da Imigração Japonesa, em São Paulo, levado por uma curiosidade de base familiar: seus pais vieram para o Brasil, ainda crianças, em 1930. Gostou tanto do que viu que se interessou em oferecer a mesma oportunidade para a comunidade não apenas nipônica, mas de todos os estrangeiros do Norte do Paraná que vieram para o Brasil em condições bastante semelhantes às dos japoneses. A direção do Museu concordou. 

Em São Paulo eram fotos, mas, em Londrina, o que será visto são banners de 1,40m por 1,40m com fotos de mais de 30 navios que trouxeram imigrantes japoneses, além de informações, em português e japonês, como onde o navio foi construído, qual a sua capacidade de transporte de passageiros e cargas, se o navio mudou de nome e datas de chegada ao porto de Santos. 

Esse conjunto é a totalidade dos navios japoneses que trouxeram imigrantes para o Brasil de 1908 a 1930. Alguns fizeram mais de 30 viagens nessa rota, informa Yamaki. 

"No imaginário dos imigrantes japoneses, o navio de partida ao Novo Mundo é quase tão importante quanto a própria terra natal", disse o professor. "Até hoje, em São Paulo, se fazem reuniões das pessoas que vieram no mesmo navio, há 50, 60 anos atrás. Naqueles dois meses de viagem, as pessoas criaram laços de amizade em torno da esperança da vida melhor na nova terra". 

O professor providenciou dois jogos de banners. Enquanto um ficará na Biblioteca Municipal, o outro será apresentado ao público em duas oportunidades: no dia 15, uma quarta-feira, na missa dos imigrantes que reunirá cerca de 300 pioneiros na ACEL; e na Expô Japão, a exposição agrícola da ACEL, que será realizada de 23 a 26 próximos, no mesmo local. 

De acordo com Yamaki, o próprio Museu Histórico da Imigração Japonesa, que montou a exposição original, pretende depois levar os banners para realizar mostras em outras localidades. 

A Exposição "Paisagens Flutuantes – Navios de Emigração Japonesa ao Brasil" poderá ser vista até o dia 30 de junho, no horário habitual de expediente da biblioteca, de segunda a sexta até às 19 horas e no sábado de manhã. Tem o apoio da UEL e da Biblioteca Pública Municipal de Londrina.


fonte:
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-2--49-20110610&tit=exposicao+de+fotos+mostra+navios+da+imigracao+japonesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário