Ouvir o texto...

terça-feira, 7 de junho de 2011

OFICINA DE MAPAS - Construção cartográfica através de cadernos de viagem




“Os mapas são um campo estruturado de intencionalidades, uma língua franca que permite a conversa sempre inacabada entre a representação do que somos e a orientação que buscamos. A incompletude estruturada dos mapas é a condição de criatividade com que nos movimentamos entre seus pontos fixos. De nada valeria desenhar mapas se não houvesse viajantes para os percorrer.” (SANTOS, Boaventura Souza, 2002:22)
A oficina Construção Cartográfica propõe aos participantes um exercício de reconhecimento do espaço habitado, a partir de um percurso pelo Bixiga dos artistas e artesãos.
O objetivo é aproximar as referências locais e sensoriais dos integrantes com seu espaço vivido, levando em conta um diálogo entre o EU – futuro viajante/cartógrafo – e o OUTRO – artistas e artesãos do Bixiga.
Como resultado final de todo o processo, a oficina sugere intervenções de ordem individual (caderno de viagem e mapa base) e coletiva (troca de experiências e reflexões).
A oficina é uma das atividades do projeto Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais, que visa mapear os fazeres de artesãos e artistas do bairro a partir da perspectiva de moradores, frequentadores, trabalhadores e dos próprios artesãos e artistas.
Os materiais produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe de mapeamento serão apresentados em forma de website e exposição na Casa de Dona Yayá.
O website apresentará um mapa no qual será possível visualizar lugares e agentes relacionados às artes e ofícios por meio de fotografias, vídeos, depoimentos e cadernos de viagem.
O material produzido pelos participantes da oficina ficará em posse do Centro de Preservação Cultural (CPC-USP), onde no primeiro semestre de 2012 acontecerá uma exposição com os resultados do projeto.
Responsável
Fernanda Barreto
Graduada em Bacharelado em artes visuais na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É integrante do coletivo 3D e trabalha no ateliê ATELIETA. Atualmente, participa de grupos que investigam as práticas urbanas e desenvolve suas pesquisas com foco nas relações presentes na cidade e seus limites físicos e virtuais.
Carga horária: 8 horas 
Público-alvo
Morador, trabalhador ou frequentador do bairro do Bixiga. Idade mínima de 18 anos.
Vagas: 20 pessoas por turma
Valor: Atividade Gratuita
Datas e horários:
Turma 1: 29/6 e 06/7, às quartas-feiras, das 9h às 13h
Turma 2: 30/6 e 07/7, às quintas-feiras, das 13h30 às 17h30
Pré-inscrições
de 01 a 15 de junho de 2011
Enviar para o e-mail cpcpublic@usp.br nome completo, vínculo com o bairro do Bixiga (morador, trabalhador ou frequentador), endereço onde mora ou trabalha no bairro ou locais que costuma frequentar, um parágrafo informando o interesse em participar desta oficina e a opção pelo período do curso: Turma 1 (manhã) ou Turma 2 (tarde).
O material recebido dentro do prazo acima será analisado pelos responsáveis pelo curso com base no perfil do público-alvo. 
Seleção
O resultado da seleção será publicado no dia 21 de junho, no site www.usp.br/cpc, seção “Agenda”.



Periodo: 29/06/2011 à 07/07/2011
Horário: 9h-13h e 13h30-17h30
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.



fonte:
http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf05_agenda.php?ano_select=2011&mes_select=6&cat_select=0&id_evento=325

Nenhum comentário:

Postar um comentário