Ouvir o texto...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Para instituições que cuidam da memória, como o museu, é imprescindível que o acervo audiovisual...

Secretaria de Estado da Cultura realiza em Campinas oficina do MIS-SP


 
Atividade gratuita busca o aperfeiçoamento dos profissionais da área museológica na conservação, manutenção e manuseio de acervos audiovisuais, com base na experiência do museu paulistano

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), oferece para profissionais da área museológica, nos dias 29 e 30 de junho, uma oficina sobre a experiência do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. A temática será manuseio, conservação e aproveitamento de acervos audiovisuais. Com carga de 16 horas, a atividade acontece no Museu da Imagem e do Som de Campinas e a inscrição – gratuita – pode ser feita pelo telefone (19) 2116-0525.

Para instituições que cuidam da memória, como o museu, é imprescindível que o acervo audiovisual esteja em constante manutenção, pois são rica fonte de pesquisa para diversos tipos de pesquisadores. Dessa forma, é importante que as instituições estejam preparadas para atender a demanda, com um sistema de busca de informações rápido e eficiente, além de uma equipe treinada.

Na oficina, a palestrante Patricia Lira, historiadora e documentalista do MIS, discorre sobre os procedimentos básicos para conservação de acervos audiovisuais, como área de guarda para meios magnéticos e para películas cinematográficas, manuseio adequado do acervo e discos ópticos. Os participantes também têm a oportunidade de conhecer as etapas da documentação, por meio do preenchimento de fichas de registro de entrada, de inventário e de catalogação. Serão abordadas, ainda, as especificidades da documentação de diversos tipos de registros e suportes.

Sobre a digitalização de acervo, tema discutido à exaustão por centros de memória, arquivos e bibliotecas, a oficina mostra como avaliar a importância da atividade para que o profissional consiga tomar a decisão de quando digitalizar, os critérios e as prioridades para a digitalização, quais serão os meios de armazenamento e de difusão posterior desse acervo. A questão dos direitos autorais também será abordada, com a avaliação lei nº 9610.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário