Ouvir o texto...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projectos pedagógicos trazem juventude ao museu ( PT )

Os serviços educativos estão, cada vez mais, empenhados em cativar o público infantil. As visitas guiadas sucedem-se e há uma, Jogos Medievais, que termina este mês
Nos primeiros cinco meses do ano, o Museu de Aveiro registou uma subida assinalável do público escolar. Os 1.971 visitantes assinalados até dia 18 de Maio do ano passado, dispararam, este ano, para os 3.360, (no mesmo período), e Maria João Mota justifica este crescimento com os projectos que têm sido desenvolvidos em parceria com os estabelecimentos escolares da região.
Os programas têm acontecido em diferentes formatos e, por vezes, envolvendo activamente alunos estagiários que “vêm para o Museu desenvolver trabalhos de final de curso e que, por norma, se traduzem em visitas guiadas às exposições permanentes ou temporárias do Museu”, avançou a técnica ao Diário de Aveiro.
Paralelamente a estas visitas, impõem-se as dos próprios Serviços Educativos, que decorrem ao longo de todo o ano. Neste momento, estes Serviços têm disponíveis cinco visitas temáticas: “A escolha de Joana”, “Limpinhos e saudáveis”, “Faz do Museu o teu espaço”, “Sentir o Barroco” e, ainda, “O mata-frades e o liberalismo em Aveiro”).
Estas propostas cruzam o conhecimento do próprio Museu de Aveiro com os conteúdos curriculares dos vários anos de ensino e são preparadas para diferentes níveis etários, havendo visitas desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Atrair novos públicos
Paralelamente a esta oferta, o Museu de Aveiro vai acolhendo iniciativas das escolas do concelho, como aconteceu com um projecto de longa duração que envolveu três turmas do 8º Ano da Escola Mário Sacramento, orientadas por alunos de Mestrado em Artes Visuais da Universidade de Aveiro. Durante o ano, aqueles alunos visitaram o museu, contactaram com as peças da exposição permanente e, a partir delas, desenvolveram trabalhos artísticos que acabaram por dar corpo a uma exposição na área da instalação, pintura, banda desenhada e vídeo, inaugurada no Dia Internacional dos Museus. Mas há mais. Também a Escola Secundária José Estêvão encontrou numa das salas do Museu o espaço ideal para acolher uma exposição fotográfica, “Desenhar com a Luz”, da autoria de um grupo de alunas do 12º Ano e a Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro veio a este espaço promover a 6ª edição do “Vestir Arte 2011”. Sob coordenação dos docentes da disciplina de Artes Visuais, os alunos trabalharam o ambiente artístico e cultural das primeiras décadas do século XX, promovendo um espectáculo de dança e tertúlia literária.
“Todas estas acções, não só promovem a dinâmica do Museu e o seu entrosamento com a comunidade, como acabam por atrair muitas pessoas que, de outra forma, não tencionavam visitar o Museu”, destacou ainda Maria João Mota, concretizando com o número de visitas do público geral até 18 de Maio deste ano, 17.907, contra os 12.597 registados no ano passado em igual período.

fonte:
http://www.diarioaveiro.pt/main.php?mode=public&template=frontoffice&srvacr=pages_13&id_page=10172

Nenhum comentário:

Postar um comentário