Ouvir o texto...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Apresentações Culturais em São Carlos

No próximo sábado (23), o Teatro Municipal de São Carlos será palco da apresentação dos primeiros projetos contemplados pelo 1º edital do Fundo Municipal de Cultura. Os projetos estão classificados na área de arte visual, teatro, audiovisual, dança, música e patrimônio cultural.

O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que concede incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas em São Carlos, para a realização de projetos culturais.

Os recursos do Fundo são compostos por dotação orçamentária, doações, parte das taxas arrecadadas no Teatro Municipal e no Cine São Carlos, entre outros. Estes recursos devem ser prioritariamente direcionados para a execução de projetos culturais da cidade.

Para a primeira edição do projeto, o Fundo Municipal de Cultura disponibilizou R$ 73.634,15 para os projetos culturais escolhidos por meio de licitação. Foram eles: Artes Visuais – “Olhares de Passagem / Regard em Passant”, de Matheus Hidalgo, projeto cujo resultado será uma exposição fotográfica que tem como tema as relações entre o Brasil e a França; Artes Cênicas – “Isabela - A Astróloga de Araque”, do Grupo Preto no Branco, projeto que irá resgatar a atmosfera da Commedia dell’Arte, gênero estabelecido a partir do século XVI e “Jogos de Assoprar”, da CIA da Insônia, projeto com base na performance que resultará na montagem de um espetáculo com o mesmo nome, organizado dramaturgicamente por Thaise Nardim, onde mostra diferentes versões do que seria o fracasso e o sucesso; Dança – “Dança Periferia – Inclusão Social”, de Carlos Henrique Mota de Santana, projeto que apresenta a origem da dança de rua e sua difusão no Brasil com o objetivo de oferecer uma opção de cultura e lazer às regiões periféricas da cidade e “O Choro do Morro”, de Antônio Carlos Miguel Ramos, que busca fazer a fusão da dança de rua com a contemporânea buscando uma nova linguagem corporal.

Também foram contemplados os projetos nas categorias de: Patrimônio Cultural – produção do livro, de Claudirene Bandini, “Cantores e Cantorias no Rancho do Abacateiro” e registro etnográfico a partir das histórias de violeiros, de declamadores e catireiros da cidade de São Carlos no Rancho do Abacateiro, lugar de memórias que há mais de duas décadas mantém viva a essência da cultura caipira são-carlense, e a produção do livro “Viva os Santos Reis”, de Fernanda Dias, projeto que apresenta a estrutura de funcionamento, configuração e as formas de peregrinação realizadas pelas Cias. de Santos Reis de São Carlos; Produção Audiovisual – projeto que conta a história do Mestre Izarl, de Marta Kawamura, mestre da mais antiga associação de capoeira em funcionamento de São Carlos, mostrando seu trabalho na preservação e divulgação da cultura da capoeira regional do Mestre Bimba; Música – “Café do Centro”, de Edmilsom Marchetti, coletânea musical que tem como grande homenageada a cantora e compositora Márcia Barnabé, realizado com a participação de mais de 40 músicos da cidade, relembrando as antigas noites do saudoso Café do Centro.

A apresentação terá início às 18h, com entrada gratuita, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”. O Teatro está localizado na rua 7 de setembro, nº 1735, Centro.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário