Ouvir o texto...

sábado, 27 de agosto de 2011

4ª Semana da Canção Brasileira em São Luiz do Paraitinga



A 4ª Semana da Canção Brasileira, sob curadoria da cantora Suzana Salles, vem mais uma vez cumprir o seu papel de discutir a canção popular na estância turística, e agora também Patrimônio Histórico Nacional, a cidade de São Luiz do Paraitinga.

A canção brasileira mais uma vez ganha grande destaque durante a realização da 4ª Semana da Canção Brasileira, que acontece entre os dias 12 e 18 de setembro, na estância turística e Patrimônio Histórico Nacional, a cidade de São Luiz do Paraitinga. Em sua quarta edição, o núcleo de formação potencializa sua programação oferecendo inúmeras oficinas para alunos e professores da rede pública da cidade, para o público participante e já cativo do evento, além de shows em vários espaços da cidade, com atrações que vão dos consagrados Dominguinhos, Leci Brandão e Geraldo Azevedo, até novos talentos como Tulipa Ruiz, Kiko Dinucci e Romulo Fróes, sem esquecer o público infantil, com shows de Hélio Ziskind e Banda Mirim. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, da cidade de São Luiz do Paraitinga, apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e patrocínio da Sabesp e Cesp através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Entre as oficinas que o público em geral terá acesso, estão assuntos fundamentais do cancioneiro brasileiro como o grande encontro entre João Gilberto e Tom Jobim, a obra de Edu Lobo e o canto incomparável da divina Elizeth Cardoso, todas elas ministradas por Zuza Homem de Mello. Também durante os dias da semana, o mestre em musicologia e doutorando em criação musical pela ECA-USP, cantor e compositor Sérgio Molina vai abordar temas e analisar aspectos das obras de Villa-Lobos, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gal Costa e da Vanguarda Paulista. Este ano, além de palestras, o público vai se deleitar com excelentes documentários em quatro exibições no charmoso mercado da cidade, com comentários de Sérgio Molina e debate do público após a sessão. Na programação, Daquele Instante em Diante, que focaliza com maestria a obra de Itamar Assumpção.

A Semana da Canção Brasileira torna-se cada vez mais fundamental para a programação fixa da cidade. O ano de 2010 foi marcado por incrível chuva que deixou a cidade submersa e seu patrimônio material ameaçado. E foi justamente aí que apareceu com mais força a grande importância de seu tesouro imaterial, nas palavras da curadora do evento, a cantora Suzana Salles. “A cultura peculiar e criativa, celebrada incansavelmente ao longo dos últimos anos, virou moeda forte na reconstrução da cidade. Nesse cenário, é relevante lembrar que a Semana da Canção Brasileira é antes de tudo uma reflexão sobre o maior patrimônio imaterial do país, nossa canção popular”, completa Suzana. A edição do evento, este ano, será também uma vitória para o povo local, que merece celebrar junto com o imenso público que deverá comparecer durante a tão esperada 4ª Semana da Canção Brasileira.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário