Ouvir o texto...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Panelas de barro com selo de Goiabeiras-ES


O ofício das paneleiras, prática artesanal de fabricação de panelas de barro, desde 2002 é reconhecido como primeiro patrimônio imaterial brasileiro. Aliás, foi o primeiro a ser reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro dos Saberes.
Agora, o município de Goiabeiras-ES, onde são produzidas as panelas de barro, ganhou certificação. Trata-se do selo de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência. As panelas são exclusivas, feitas com a argila retirada do barreiro do Vale do Mulembá, na ilha de Vitória, e impermeabilizadas com o tanino obtido da casca da planta mangue vermelho da região.
Goiabeiras foi a segunda cidade brasileir a ganhar o selo de indicação geográfica na área do artesanato. A primeira foi o Jalapão, no Tocantins, pela produção artesanal com o Capim Dourado. Saiba mais aqui.
Graças às paneleiras de Goiabeiras que a panela de barro firmou-se como um dos símbolos da cultura popular capixaba. Foto: Agência Brasil.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário