Ouvir o texto...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Rússia leva à Suécia pinturas de mestre das marinhas


Exposição de Ivan Ayvazovsky vai ficar em Estocolmo até novembro


O Museu Nacional Marítimo de Estocolmo, na Suécia, vai exibir até 15 de novembro a exposição “Mestre Ayvazovsky”. Inaugurada na sexta-feira, 2, a exposição faz uma retrospectiva da obra do pintor russo Ivan Ayvazovsky.
Nascido em 29 de julho de 1817, Ivan Konstantinovich Ayvazovsky descendia de família armênia e trabalhou boa parte da sua vida na Crimeia, na Ucrânia, onde criou as marinhas que notabilizaram a sua obra e o fizeram ser visto como um dos maiores artistas plásticos do gênero.
Marinha pintada em 1868, da exposição do russo Ivan Ayvazovsky aberta em Estocolmo
Formado pela Academia de Artes de São Petersburgo, Ivan Ayvazovsky também passou boa parte da sua vida na Turquia, onde esteve por oito vezes, entre os anos de 1845 e 1890. Na primeira vez, viajou para Istambul a convite do Sultão Abdulmecid I, seu grande admirador.
Ivan Ayvazovsky faleceu em 5 de maio de 1900, e o seu acervo está distribuído por museus de Moscou e São Petersburgo, na Rússia, e na Ucrânia e na Turquia.
Hans-Lennart Wilson, diretor do Museu Nacional Marítimo de Estocolmo, disse que a realização da exposição do pintor russo é um sonho antigo que está realizando com a maior alegria.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário