Ouvir o texto...

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Acervo e ensaio de orquestra são atrações do Museu do Estado

O Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) estará de portas abertas ao público neste primeiro sábado após o Carnaval (25), a partir das 10 horas. Entre as mais de 3 mil peças expostas no espaço, a imponente tela “A Conquista do Amazonas”, de Antônio Parreiras, é uma das peças que chamam a atenção dos visitantes. A obra, de 9 metros de comprimento e 4m de altura, considerada uma das mais importantes da pinacoteca brasileira, foi reincorporada recentemente ao acervo do Museu, e atualmente está exposta na sala “A Conquista”, criada especialmente para recebê-la.

Eliseu Dias/Ag. Pará
Ponto de partida do primeiro Círio de Nazaré, a capela de Nossa Senhora da Graça de Belém foi reaberta ao público e abriga celebrações aos domingos

    Da Redação
    Agência Pará de Notícias
    Atualizado em 24/02/2012 às 17:32


    O MHEP oferece ainda 10 salas permanentes à visitação, com um repertório diversificado de pinturas, mobiliário, acessórios e telas com datações que vão desde o período colonial até a contemporaneidade. O espaço abriga ainda grande parte do acervo técnico do Sistema Integrado de Museus (SIM), ligado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ao qual o MHEP está vinculado, junto com outros nove espaços. Somente entre fragmentos arqueológicos são mais de 120 mil itens.
    Música - Além da visitação, o público também poderá assistir ao ensaio da orquestra de câmara Quorum. O grupo, composto por 17 integrantes, mescla música erudita e canções populares em seu repertório. A apresentação é aberta ao público a partir das 10h, na sala de música do museu.
    O diretor do MHEP, Sérgio Melo, destaca que este é um dos momentos que têm cativado os visitantes. “Nossa parceria com a orquestra deu certo. Os ensaios são praticamente uma apresentação. As pessoas realmente prestigiam”, ressalta.    
    Neste mês, outro importante espaço do MHEP também foi devolvido ao público: a capela de Nossa Senhora da Graça de Belém, de onde saiu o primeiro Círio de Nazaré, em 1793. A capela é um projeto do arquiteto italiano Antonio Landi e, assim como o quadro de Parreiras, também passou por um processo de restauro e foi reinaugurada no último dia 15. As missas são celebradas no local aos domingos.
    Serviço: O Museu Histórico do Estado do Pará (instalado no Palácio Lauro Sodré) fica na Praça Dom Pedro II, s/n, bairro da Cidade Velha. Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 10 às 18h, e sábado e domingo, das 10 às 14h. Taxa de manutenção: R$ 2,00. Escolas e grupos podem marcar visitas pelo telefone            (91) 4009-9802      .

    fonte:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário